Qualquer Clichê de Amor

Gabriela Graciosa Guedes
Vanessa Reis

Resenhas - Qualquer Clichê de Amor

Kristine Albuquerque 08/05/2020

"O mundo nem sempre faz sentido, mas, em uma boa comédia romântica, tenho a garantia de um final feliz."
Eu não sou nada romântica, mas às vezes gosto de acompanhar um clichê romântico só para aquecer o coração e esquecer do mundo real. A proposta dessa coletânea é bem essa mesmo e, embora tenha alguns contos não tão bons, acho que ela cumpre isso e pode agradar quem seja mais propenso aos romances.

Conto 01. A coisa mais doce, de Letícia Fávero. É o meu segundo preferido aqui, bem escrito, bem construído, com personagens cativantes (com uma exceção) e muito divertido. Senti falta de uma cena de confronto com o boy lixo, ainda que ele não merecesse, mas só porque queria ver mais da segurança da Betina em cena. Também queria ver mais do Vinicius, mas nem era possível porque só temos um ponto de vista. É a premissa básica do date fake, bem ridícula e inverossímil, mas que eu sempre amo acompanhar nas histórias. O contexto universitário é bem bacana também. Nota: 4,0 estrelas.

Conto 02. Balancê!, de Isabella Calmon. Simples e bonito, é o meu preferido justamente pela delicadeza da autora ao conduzi-lo. É completo em si e na medida certa, não deixa a sensação de que há nada faltando. E é bem coerente com a idade dos personagens, entre 14 e 15 anos. Me levou de volta à adolescência e me trouxe muitos sentimentos bons. E ainda tem o melhor contexto possível, as festas juninas. É sobre primeiras amizades, (des)amores e reconhecimentos. Nota: 4,5 estrelas.

Conto 03. Amy e Poe, de Gabriela Graciosa Guedes. É leve e bonito, se desenvolve em um clima de nostalgia, e tem bons personagens e bom desenvolvimento. O final força demais com uma coincidência gigante e uma solução difícil de acreditar, que poderia ser resolvida com uns parágrafos a mais. É uma leitura gostosa e simples, sobre primeiro amor e reencontros. Nota: 3,5 estrelas.

Conto 04. Você é a minha galáxia, de Vanessa Reis. Triste ver tanto potencial, envolvendo astronomia e uma personagem pcd, ser desperdiçado em uma narrativa confusa, monótona e sem qualquer desenvolvimento. E o pior é que o drama nem existiria se os personagens só conversassem. Não tenho nenhuma paciência para histórias sobre adultos que não sabem conversar. E nem é por não saberem lidar com sentimentos, é por serem imaturos mesmo. Nota: 2,0 estrelas.

Conto 05. Summer Nights, de Melanie Kress. Outra coisa para a qual não tenho paciência são histórias nacionais com cenários e contextos americanizados. Mas isso nem é o pior. Aqui é tudo meio chato, confuso, sem conteúdo, sem rumo e sem emoção. E tinha muito potencial para ser bom e trazer uma mensagem legal sobre amadurecimento, mas acabou sendo um dos piores. É (ou tenta ser) sobre crescimento, expectativas de profissão e reencontros. Nota: 1,0 estrela.

Conto 06. Senti Saudades, de Olívia Pilar. Esse aqui divide o pódio de segundo lugar dos preferidos. É o único com romance sáfico e diversidade racial. Olívia Pilar provou que é possível criar uma história pequena (é uma das mais curtas aqui) com conteúdo, bem construída, personagens com personalidade, abordar temas importantes de um jeito simples e natural e ainda intercalar passado e presente. Envolve amizade, descoberta e aceitação da sexualidade, autoestima e configurações familiares. Gostei muito da maturidade de Betina (sim, mesmo nome do outro conto) e de como ela se impôs, de falar como foi machucada e cobrar a responsabilidade da Sara nisso, mas também se abrir para contornar as pedras do caminho. E tudo foi bem crível para jovens de 16 anos. Nota: 4,0 estrelas.

Conto 07. Dear True Love, de Mônica Campos. Mais um com soluções mágicas, dates fakes e adultos que não gostam de conversar. Tem personagens secundárias em um romance sáfico, mas isso é pouco visto por nós. Se fala um pouco sobre gordofobia, de forma pontual. É uma história legal, mas peca pelos furos no roteiro e falta de revisão. Nota: 3,0 estrelas.

Conto 08. Distraída nas Estrelas: a paixão contra-ataca, de Mariana Rossi. Brega, chato e confuso. Falha em tudo no que se propõe, é sem coerência, sem emoção, estereotipado e com adultos que agem como adolescentes. Nota: 2,0 estrelas.

Conto 09. Loving Him Was Red, de Rovena Naumann. O ponto positivo foi a explicação sobre demissexualidade de forma clara e natural. A construção da narrativa é bem legal, ainda que muito rápida; a nota baixa foi só porque (de novo) não tenho paciência para a famigerada passada de pano com certas pessoas e certas situações. Nota: 2,0 estrelas.

Conto 10. Quando Gira O Mundo, de Gabriela Barbosa. Tem um dos clichês que amo (primeiro amor/desencontros/reaproximação na vida adulta), mas não consegui me apegar tanto aqui. Nem é por questão de escrita, o desenvolvimento é bem coerente e amarra todas as pontas, mas o plot secundário me distanciou da história, o tom entre suspense e humor ficou um pouco deslocado. Nota: 3,0 estrelas.

Myy 28/06/2021

Termino com o coração quentinho.
Nada como um romance leve e super divertido? é o que voce encontrará em alguns desses contos fofos. Recomendo.
JonasDomm 28/06/2021minha estante
Uma boa critica, com recomendaçao e nenhuma estrela?

fev 13/01/2021

Que livro gostoso! É ótimo para quem está precisando ler algo leve é uma ótima pedida. Os meus contos preferidos foram o primeiro A coisa mais doce, Dear True Love e Quando Gira o Mundo.

Às vezes, a gente só precisa de um clichêzinho sobre o amores para aquecer o nosso coração.

PaixAo20 18/10/2017

Distraída nas estrelas: a paixão contra - ataca- 2 estrelas
Loving him was red- 3.5 estrelas
Quando gira o mundo- 4.25 estrelas

Babi Ferreira 05/01/2019

Uma leitura com sensação de quentinho no coração
O livro é muito encantador, as histórias são cheias de clichês mas da melhor maneira possível. Não li na ordem porque uns títulos me chamaram mais atenção que outros mas no fim das contas todas as histórias foram boas. Não tive problemas pra imaginar os personagens e até mesmo me ver na históra, só um conto eu não consegui me relacionar mas é porque eu não tenho a experiência com festas juninas.

Thayane Rodrigues 06/04/2020

Vários clichês de amor mesmo
Esse é aquele tipo de livro que você lê com muita leveza, te faz rir, te faz refletir sobre você e o outro. Para mim, algumas estórias são melhores que outras, mas, com certeza, "A coisa mais doce" de Letícia Fávero e "Quando gira o mundo" de Gabriela Barbosa são as melhores. Coincidentemente são a primeira e a última estória. Eu senti que algumas estórias poderiam ser melhores desenvolvidas, tive a sensação que acabou rápido demais. No geral, o livro é muito bom e me fez recordar muito a adolescência e como o amor pode ter muitas faces.

Julia.Alves 16/06/2021

Não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, por serem várias pequenas histórias de amor, mas eu adorei.
Não gostei muito porque as histórias não tinham como serem bem desenvolvidas, mas esse também não era o intuito do livro. Gostei mais de algumas histórias (principalmente a última) do que de outras, mas o fato do livro ter uma grande diversidade de personagens (pessoas LGBTs, gordas, negras...) me fez gostar muito.

Debora 21/10/2017

Quanto mais clichê, melhor
Esse livro é uma das iniciativas mais legais que vi nos últimos tempos, especialmente quando levamos em conta a situação de escritores nacionais, que enfrentam desvalorização frente aos livros importados. É um mercado que luta para sobreviver e ganhar espaço e, ao se ter livros tão bons, bem pensados/montados e com uma proposta tão legal como essa, a valorização precisa ser uma peça fundamental! Por isso, leiam Qualquer Clichê de Amor, são diversos contos cheio de clichês que, qualquer pessoa em são consciência, ama e venera. Todos são usados de forma maravilhosa, bem enquadrados dentro da trama e que nos fazem ter surtos e mais surtos de fangirl. Todos são bem escritos, maravilhosamente desenvolvidos e feitos, especialmente, para dar frio na barriga e derreter o coração. Cada conto tem sua particularidade, mesmo que vários compartilhem os clichês (quanto mais fake dating e enemies to lovers melhor, ninguém aqui está reclamando do uso e abuso dessas tropes) cada história, casal e personagem tem suas particularidades.
Uma coisa que me deixou muito feliz (além de ver meus clichês favoritos sendo usados pra dedéu) é o empoderamento, representatividade e ótima caracterização das personagens femininas. Cada uma possui suas particularidades, que só as tornam mais reais e palatáveis, mesmo inseguras ou com medo de morrer sozinha, elas não deixam de ser uns mulherões. Um conto em especial me deixou muito feliz com seu empoderamento, onde a gordofobia é tratada de forma nua e crua, com discursos que certamente servirão de inspiração para garotas que passam pela mesma situação que a protagonista. A representatividade também é algo muito presente, com personagens bissexuais, gays e até demissexuais!!!!
Enfim, LEIAM QUALQUER CLICHÊ DE AMOR, VALE A PENA CADA SEGUNDO!

mouemily 07/11/2017

Geralmente coletâneas de contos são meio difíceis de dar nota - principalmente quando são vários autores. Acontece que Qualquer clichê de amor é TÃO FOFURINHA que não tinha como não dar cinco estrelas.

Teve um ou outro conto que eu não amei amei, mas os casais e os clichês eram todos tão MARAVILHOSOS que eu ficava sorrindo que nem besta em todos eles. Os meus favoritos foram o da Letícia Fávero (EU AMO FAKE DATING SEMPRE), o da Gabriela Graciosa Guedes (TINHA REENCONTROS E ROMANCES ADOLESCENTES E!! CACHORROS!!!), o da Olívia Pilar (ninguém está surpreso pois essa mulher é uma deusa dos contos) e o da Gabriela Barbosa (que era enorme MAS VALEU CADA PALAVRA PUTA MERDA EU AMO A HELENA E O MARCOS) e estou animada pra ler mais dessas minas (e das outras também pois sempre animada para romancinhos br amém).

Resumidamente, amei demais, foi uma experiência topíssima e eu termino esse ebook me sentindo muito mais plena e trouxa, o que é sempre ótimo. LEIAM QUALQUER CLICHÊ DE AMOR.

Solaine 11/11/2017

Eu finalmente terminei de ler essa coletânea e eu podia trocar meus comentários por vários gifs de pessoas chorando de emoção. Pra quem é fã de histórias de amor, esses contos são um prato cheio! E um prato que eu saboreei com muito gosto! Ver todas essas pessoas se apaixonando e todos esses clichês sendo trabalhados, me deixou sorrindo muito durante toda a leitura. Sem contar que é muito bacana conhecer novas escritoras e já ter um gostinho do trabalho delas (e ficar apenas ATENTA esperando elas lançarem coisas novas, TÔ DE OLHO!). Realmente foi uma experiência ótima e é uma leitura tão fofa que não tem como não recomendar pra quem é fã de romances.

Jaque.Campari 27/06/2018

Pq esse livro ainda não tem em edição física? :( queria ler ele todos os dias que estivesse na bad e quisesse um calorzinho no coração. Chega transborda de amor desse livro. AMEEEEEEEI AMEEEEEEEI*-*

Cicin 23/07/2023

Foi uma ótima leitura, adorei a coletânea de contos!

"Às vezes, ficar com uma memória boa de algo no passado é melhor do que arruiná-la com uma realidade cruel no presente."

Maria 12/06/2020

Alguns contos são melhores que outros, mas no geral o livro é incrível, deixa bem aquele quentinho no coração.