O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas -

Ivan 02/05/2021

Um classico
José Maria Eça de Queirós foi um dos maiores nomes da literatura portuguesa escrevendo romances que foram marco do realismo português. Em sua época, o autor foi um dos precursores do movimento literário Realismo de Portugal, que tinha como principal característica descrever a sociedade assim como ela é, sem máscaras, sem romantismo e muitas vezes criticando, ironizando e satirizando o comportamento das pessoas.
O primo Basílio é um romance que se passa em Lisboa e narra um caso de adultério. O objetivo de Eça é fazer uma crítica poderosa à sociedade portuguesa, onde a futilidade, a imoralidade, a hipocrisia social, a superficialidade nos relacionamentos, a falsidade e a arrogância do poder econômico criam tipos de indivíduo mesquinhos.
Vamos ao livro? Luísa e Jorge formam o típico casal da burguesia lisboeta. Jorge, funcionário público, viaja a trabalho para o interior de Portugal. A monotonia da vida de casada torna-se insuportável para Luísa e ela se envolve com o primo, Basílio, seu primeiro amor, recém-chegado de Paris. Instaurado o triângulo amoroso, surge Juliana, a invejosa e vingativa criada, que, encontrando cartas de Luísa dirigidas a Basílio, passa a chantagear a patroa, ameaçando entregar as provas da traição a Jorge.
A leitura do livro, devido a expressões já não usadas atualmente, é um pouco complicada, especialmente no começo. Foi necessário consultar o significado de diversas palavras e expressões, o que deixa a leitura não muito fluida.
Apesar destas dificuldades, é uma história interessante, que vale a pena ser lida. Especialmente se você gostar dos clássicos. O início do livro também é um pouco cansativo devido as descrições das cenas e pessoas com um volume muito grande de detalhes. Se você superar o começo, ficará entretido na história e terá dificuldade de largar o livro antes de acabar!
Um ponto interessante é que Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Montes, na música “Amor I Love You”, citam “O Primo Basílio”.

Aline.Momm 01/05/2021

O começo foi bem lento, no final a leitura fluiu mais!
A obra, grande crítica à sociedade lisboeta da época, possui referências literárias e artísticas, riqueza em detalhes de ambiente, e é capaz de proporcionar diversas sensações ao leitor, que se amolece em relação a algumas personagens, se espanta com a frieza e caráter de outras, e, na maior parte do tempo, detesta a maioria delas.
Temas como o adultério, a hipocrisia, o caráter, a mediocridade e os valores morais são as principais características do romance.

A leitura de O primo Basílio, devido a expressões já não usadas atualmente, foi bem complicada para mim, principalmente no começo.

Percebi durante a leitura que não é possível ter uma opinião fixa sobre os personagens; elas passam por momentos de extrema alegria e extrema tristeza, se arrependem, não pensam nas consequências de suas atitudes e, mesmo quando refletem sobre o que é certo e errado, na hora H acabam agindo por impulso.

No começo a minha leitura foi muito lenta, mas nos últimos capítulos eu estive um tanto curiosa para o que ocorreria com os personagens, principalmente com Luísa.