O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Fabio.Nunes 16/04/2024

Leitura que fazia parte da minha meta anual. Primeiro contato com Asimov ? e agora entendo por que ele é tão elogiado.

Quanto à obra, trata-se basicamente da Eternidade: um campo temporal que cria atalhos para o tempo comum, sem as limitações do tempo comum, onde toda uma casta de burocratas (mormente homens) trabalham com o intuito de aprimorar a realidade, aperfeiçoando a felicidade humana geral. E o fazem realizando pequenas intervenções na linha do tempo, alterando a todo momento a realidade, afetando diretamente milhões de pessoas em todos os milhares de séculos da linha temporal.
Um desses burocratas é o técnico Harlan. Um homem frio, de invejável intelecto, que aprendeu a reprimir toda demonstração de emoções, e que é convidado pelo computador Twissell a trabalhar num projeto especial, responsável por manter viva a própria Eternidade.
O problema é que Harlan quer tacar fogo no parquinho e destruir a Eternidade. Tudo por amor.
Ou talvez por que seja um ?virjão? nerdola que nunca viu uma mulher na vida ? há controvérsias.
A história é um tanto complexa, pois se trata de viagens no tempo que alteram a única linha temporal que existe. Então, aviso: evitem ler muito cansados ou com a cognição afetada.

Mas mesmo com as interrogações que este livro me deixou, o que vi foram excelentes discussões sobre a ideia de controle: o direito do ser humano ao seu tempo; o direito de os seres humanos (dentro do tempo) serem capazes de resolver seus próprios desafios, em busca de uma felicidade que não pode ser determinada por ninguém, e de escrever sua própria história sem intervenções.

Aliás, qual seria a natureza jurídica do tempo, num mundo em que a realidade pode ser alterada a qualquer momento?

Uma ótima dica de ficção científica.

"Existem muitas felicidades, muitos bens, uma variedade infinita. Esse é o Estado Básico da humanidade."
Craotchky 16/04/2024minha estante
A ideia trabalhada e as implicações dela parecem interessantíssimas. Obrigado pela dica.

Fabio.Nunes 16/04/2024minha estante
Eu que agradeço Filipe. Forte abraço.

Regis 16/04/2024minha estante
Vou deixar para ler sua resenha assim que eu ler o livro, Fábio, mas já sei que sua resenha deve estar maravilhosa. ??

Fabio.Nunes 17/04/2024minha estante
Obrigado Régis. Leia sim (o livro rsrs)

Regis 17/04/2024minha estante
Rsrsr...

Leandro 16/04/2024

Primeira experiência com FC
No começo, na ambientação, me pareceu um pouco entediante. Porém com o desenrolar da história ocorreu uma crescente de tensão, suspense e para onde aquilo iria levar. Vários plot twist no último quarto do livro e o final muito satisfatório. Gostei e pretendo continuar na FC.

Livia M. 15/04/2024

Impactada com tamanha genialidade
Curiosa com a dinâmica do tempo
Com o fim da eternidade deu-se o início da infinidade
E viveram felizes para sempre?

#coleçãoscifi
#contagemregressiva
4 DEIXANDO A ATMOSFERA

Guilherme.Luky 12/04/2024

Uma viagem no tempo como nenhuma outrs
Simplesmente a forma como Isaac Asimov trabalhou a questão da viagem no tempo, amarrando cada ponta solta no final e não deixando nada pra trás, foi simplesmente lindo. E é simplesmente mágico todo o contexto em que tudo é trabalhado a chegar num clímax cheio de reviravoltas, revelações um fim digno com referências a outras obras do autor. Muito bom.

Lívia 07/04/2024

E não é que a Eternidade realmente é um lugar?
Meu primeiro contato com Azimov. Gostei da leitura, como tudo de encaixa mesmo com mudanças no tempo e espaço e um cenário mais complexo do que eu normalmente estou acostumada. Fora que a arte da capa é mt boa hehehe (julguei o livro pela capa e deu certo)

lua 06/04/2024

Início da Infinidade
Ler este livro foi uma completa montanha russa. Houve momentos de calmaria e momentos em que devorei páginas avidamente. O início foi a parte mais difícil; levei um tempo pra engrenar a leitura. Quando finalmente consegui me envolver, surgiam partes que prolongavam a experiência, partes eternas, um misto de emoções. No entanto, gostei do livro, ao contrário do que inicialmente pensei, imaginando que o odiaria. Entre os livros que li este ano, acredito que tenha sido o que menos me agradou. Harlan é um personagem interessante, inteligente e curioso, mas às vezes irritante. Noys aparece e reaparece de maneiras diferentes, mas seu enredo de fato fica intrigante quando o livro está chegando ao fim. Esperava que o plot fosse mais surpreendente, mas ele é revelado antes do esperado, talvez seja justamente isso que fez o plot não ser tão chocante. Muitos fisiotempos se passam e sinto que ficamos num ciclo eterno e acho que é isso mesmo, afinal estamos na eternidade com eternos kkkkkk.
Talvez o livro não seja exatamente o meu estilo, então recomendo a leitura para aqueles que apreciam ficção científica. Amei a edição, e este foi um livro que inicialmente me chamou a atenção pela capa, que é lindíssima e intrigante. Meio vibes Doctor Who, haha!

Tango Fox 04/04/2024

Asimov é brabo
Primeiramente, quanta entrega em tão poucas páginas. Mesmo lendo a versão traduzida, quanta perfeição nas palavras empregadas para definir exatamente a descrição da situação pede.
Demorei um pouco para me apegar a leitura, mas a persistência na leitura valeu muito a pena.
Em minha opinião, um dos maiores triunfos do autor é em como ele consegue apresentar dois personagens, cada um com sua verdade e o seu senso de certo ou errado. Ambos os caminhos que o protagonista possa optar em seguir, se mostram completamente coerentes e, estar na pele do protagonista acompanhado a escolha é incrível.

Mirella 02/04/2024

Muito bom!
Divertido e intrigante com um toque de romantismo!
Adorei os personagens de Noys e Harlan, e como há essa quebra de paradigma dos Eternos. Ótimo livro!

sharacrstn 29/03/2024

O fim da eternidade
Esse livro é um clássico do sci-fi e merece todo o reconhecimento que tem, a temática de viagem no tempo é super bem trabalhada e o plot twist no final é de cair o queixo, deixando espaço para muita reflexão depois que você acaba o livro.

Luiza.Oliveira 29/03/2024

Livro excepcional
Que livro limpo! Sem nenhuma falha no roteiro. Eu amo livros que me surpreendem no final, e esse tem diversos plots. O livro se inicia um pouco confuso, mas quando você começa a entender a eternidade e todo o universo faz total sentido. Eu não esperava o plot no final, mas o círculo ficou realmente completo, o título fez mais sentido do que nunca. Simplesmente leiam! O fim da eternidade te chama e é impossível largar após começar. A mente de Asimov sempre me surpreende, desde a fundação até aqui o autor não falhou em nenhum momento. A escrita é extremamente compreensível.

Jessica Moraes 23/03/2024

Minha experiencia com esse livro foi muito caótica, porque entendia as explicações mas achava tudo muito carregado para os devidos fins.
um cara se interessa por uma mulher e como não ia conseguir continuar com ela, leva-o a tramar um grande plano para acabar com toda a sua "realidade";
muito chato em algumas partes e o final muito "bléh".

Gusstavo64 22/03/2024

Livro sensacional... O plot final realmente me deixou surpreso, gostei muito da explicação e argumentação de uns personagens o que reflete um talento do escritor em imaginar tal linha de raciocino.

Realmente é uma leitura que vale a pena.

No primeiro capítulo eu não entendi nada, mas a partir do 2° a história vai sendo mais linear.

Dan 22/03/2024

Genial
Não existe uma forma diferente de descrever essa história. Em poucas páginas o autor consegue criar todo um universo e retorcê-lo bem na sua frente.