O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Lipe 11/05/2022

Quando li O Fim da Eternidade não fazia a mínima ideia do que esperar do livro! Aliás, pelo nome e pelo gênero sabia que seria algo relacionado com o tempo e espaço. Porém, Isaac Asimov traz uma história bem complexa e "viajada" do jeito que uma boa ficção científica tem de ser. É uma das melhores ficções que li até hoje!!

Henggo 15/03/2022

Aceitemos o Professor Erro
Que livro. Que livro peculiar. Asimov nos leva por uma jornada de conhecimento coletivo. É sobre o futuro? Sim, sem dúvida. Um exercício de futurologia. Porém, acima disso, é sobre nós, sobre o presente, sobre nossa mentalidade, medos, angústias, fardos, pecados; é sobre um instinto humano (e complexo) de querer resolver tudo.

Asimov aqui faz uma ode ao que eu chamo de "Professor Erro". Costumo dizer que temos dois professores: o Erro e a Vida. A Vida ensina dando oportunidades, muitas, segundas, terceiras, quartas oportunidades. A Vida é a Eternidade (quem leu entenderá). O Erro, por sua vez, é aquele professor que dizemos "carrasco". O Erro bate, maltrata, força a transformação. É difícil, contudo, anos a frente, quando pensamos nos ensinamentos, percebemos que quem de fato nos ensinou foi o Erro e não a Vida.

O Erro é a Infinitude.

A ficção científica é instigante porque nos força a pensar para além de nossas bolhas. E veja: não sobre futuros distópicos, distantes. Longe disso. Nos força a pensar sobre o agora. Nos força a pensar sobre a necessidade de pararmos de buscar por uma frágil perfeição.

A busca pela perfeição é uma busca perdida. Os erros nos conduzem a algo melhor. Doem, machucam, deixam cicatrizes; e ferem e fazem chorar. Mas impulsionam.

"O Fim da Eternidade" é um pedido de Asimov para que saibamos lidar com nossos erros, pois isso é o que nos torna humanos.

Rayane.Kevina 19/04/2022

Um livro muito bom para quem gosta de ficção científica. No começo fiquei um pouco entediada por conter muitas explicações técnicas, mas nada que comprometesse a leitura, pois depois eu peguei o ritmo e terminei de boa.

A escrita do autor é muito boa e a história genial, mas vou confessar que fiquei um pouco perdida em algumas partes, acho que por ser um gênero que não sou acostumada a ler, então tive um pouco de dificuldade para entender algumas coisas, de resto, foi uma leitura agradável que super recomendo!!!

Lucas.Cunha 17/10/2020

"O agora dura pouco, mesmo na Eternidade."
Isaac Asimov é tudo aquilo que eu esperava de um autor de ficção e muito mais, a criação de um universo, juntamente com a evolução da trama que ainda acompanha em seu escopo e em defesa da ciência. A maior parte dos livros que leio me decepcionam no final por discordar um pouco do desfecho, mas Asimov é só alegria, acho que já bastaria em dizer a influência que ele teve no Carl Sagan. Você pode ler uma obra de 1955 dele sem ter de falar em resgate histórico, porque ele ainda surpreende e se reinventa; não importa se no no início você tá meio perdido ou deslocado, ao fim do livro você vai ficar maravilhado sobre como ele conseguiu amarrar tudo aquilo, te levar a pensar de uma forma só para depois conseguir te surpreender. Eu diria para aqueles que pensam em desistir da leitura, talvez por confusão em alguns termos que ele tenta esclarecer como funcionam, que deem uma chance e vão até o final, a capacidade do autor de não somente conseguir colocar a reflexão em seu enredo, mas de antemão responder algumas duvidas que você pode ter do próprio funcionamento daquele universo. Por exemplo, nesse livro em uma pequena parte ele explica porquê pode-se viajar no tempo terminando no mesmo lugar no espaço, algo que eu vejo gerar duvidas até hoje e que seria abordado até no universo cinematográfico da DC, mas esse livro foi escrito a quase 5 décadas atrás. Enfim, recomendo fortemente.

Paula Zawatski | @paulazawatski 18/11/2021

"É do perigo e da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas."
Avaliação: 5 estrelas (incrível!!!)

Sci-fi é um dos meu gêneros literários (e cinematográficos) favoritos, e toda vez que leio algo do gênero me pergunto porque levei tanto tempo para ler tal livro. Foi meu primeiro contato com a escrita de Asimov, e oh god!, que escrita fantástica, a narrativa é viciante.
O livro levanta questões bem complexas, mas o autor soube apresentar os acontecimentos de uma forma fluída e que faz não ter vontade de largar o livro.

Somos apresentados a Harlan, que é membro da organização que monitora e controla o Tempo, ele é o profissional responsável por executar Mudanças de Realidade, que é alterar o curso da História; por isso ele precisa ter uma autodisciplina rígida, deixando emoções de lado. Tudo segue seu rumo certo até que Harlan conhece Noÿs, uma mulher que o faz rever conceitos esquecidos em nome do amor, arriscado tudo, até mesmo a Realidade da História.

É um livro com uma jornada fantástica que faz a cabeça explodir, nos instiga a pensar e repensar nas pequenas mudanças que fazemos, escolhas que tomamos, em como uma coisa tão simples pode desencadear alguma mudança séculos depois. Acabamos com muitos questionamentos, que quando analisamos acabamos sem resposta, pois condicionam à pensamentos sobre o mundo atual, sobre aquilo que veio, sobre o que já foi.

Rodrigo.Rodrigo 19/04/2021

Ficção científica com ótimas reviravoltas e uma excelente narrativa sobre o tempo. Leia e conheça a diferença entre eternidade e infinitude.

Tuler 21/02/2021

Izaac Azimov é brilhante
Após a leitura da trilogia "Fundação", Izaac Azimov se tornou um dos meus autores preferidos. O Fim da Eternidade é um livro muito bem escrito, com um desenvolvimento muito suave e com diversas reviravoltas que fazem com que a leitura se torne muito cativante. Super recomendo essa ficção científica com romance, uma história muito bem escrita e intrigante, Azimov não decepciona!

Mariana 30/09/2022

Eita que eu não pensei nisso
Que livro bom minha gente! Difícil? Difícil, com todo jeitinho do Asimov de ir explicando o funcionamento das coisas pelos acontecimentos. Nos perdemos na leitura? Algumas vezes, mas logo as coisas vão se esclarecendo. Uma aventura pelas viagens no tempo que ao mesmo tempo nos induz a pensar sobre a ética das mudanças. Não é por nada que Asimov é Asimov. O universo que constrói é lindo, a
trama é muito bem construída e redondinha dentro de tanta complexidade e elementos técnicos. E as reviravoltas, cheguei bem perto de acertar! Excelente leitura, super recomendo para quem gosta de ficção científica!

Saymon.Botelho 14/03/2022

Claramente desnecessário se arrepender do passado
Asimov como sempre superando as expectativas

Mais um excelente livro de ficção que me trouxe 50 mil sentimentos diferentes e o final é de deixar o coração mole e quentinho

Raiva, angústia, medo, solidão e todo o resto que um nemoravel livro consegue por em palavras

A trama não é nada muito grandiosa como um Dark da vida, mas é lindo os caminhos que ela toma

RaabeF 07/09/2020

Asimov tem meu coração para sempre. Amo essa leitura e como ela se conecta com o universo da Fundação e demais livros.

Felipe 27/04/2023

Muitas reviravoltas
Prato cheio para quem gosta de plot twists, asimov nao economizou nessa obra. Esse é o primeiro livro que leio dele. Pensei que ele escrevia de forma difícil, como alguns outros escritores, mas é o oposto. Escrita simples, sem muitos detalhes, a trama se desenvolve muito rápido, o que gosto. Consegue na medida certa fazer as analogias e dar uma certa filosofada, mas sem ser enfadonho e se estender muito.
Recomendo.
Viagens no tempo e amor, que combinação perfeita ??

Lela 03/02/2021

surpreendente
É a primeira vez que leio algo focado em viagem no tempo e confesso que tinha medo de não conseguir acompanhar a narrativa. Mas, prestando muita atenção, pude entender tudo e aproveitar essa história incrível.

Gostei muito dos personagens, principalmente da Noÿs, que é super importante na trama e não está lá só de enfeite ou simplesmente para ser o par do protagonista.

E o final é muito muito muito bom, eu realmente não esperava aquele plot.