O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Jherby 28/03/2024

Introdutório, mas interessante.
O autor propõe uma reflexão interessante sobre como o sistema funciona e tenta se perpetuar no poder. Apesar de ser um livro introdutório, para gerar reflexões iniciais, tem muitos conceitos importantes e válidos para abrir os olhos de quem defende o sistema como ele é.

gkampmam 27/03/2024

Livro muito bom e reflexivo! Gosto muito do autor e de suas ideologias e conclusões! Leitura fluida

bella 21/02/2024

Vale a pena um país sem cultura economizar tão pouco?
Mais um dele. na minha opinião, o melhor entre os três que eu tenho. ainda não me acostumei com a habilidade incrível que moreira tem de TRADUZIR todas as coisas que sempre julgamos complicadas na geopolítica pra uma "linguagem de bar". a maneira que ele traz analogias de uma forma extremamente eficaz e interessante é bizarro demais. leria até a lista de mercado desse cara, sinceramente.

Aline 14/02/2024

O abismo existente entre percepção e realidade
Um livro muito bom, que faz o leitor refletir sobre seus conceitos econômicos/políticos e como eles surgiram. Uma nova perspectiva para entender o mundo como ele é. "Abrir os olhos das pessoas para as coisas como elas realmente são.".
AliJu 14/02/2024minha estante
Os livros do Edu parecem todos muito bons!

Diego de Paula 03/02/2024

Nota da Transparência
A leitura é ótima, não esperava aprender tanto, quanto aprendi, lendo "Desvendando o Capitalismo". Uma leitura que te mostra novas visões de mundo que expostas seriam ótimas, mas infelizmente é quase uma utopia, a nível Brasil. Sobre o título que coloquei em minha resenha. Representa um sonho meu que foi descrito no livro.

Paulo1148 12/01/2024

Quando decidi estudar política e economia pelos livros, este foi o primeiro que li. E foi a primeira e uma das melhores experiências de leitura sobre esses temas.

Escrita simples e direta, para todo o público entender, trazendo muita informação valiosa e reveladora.

Destaco o valor que Eduardo Moreira dá ao conhecimento e a importância de compreender o mundo real a partir da economia (ou do dinheiro, termo usado pelo autor).

De forma geral, identifiquei 5 temas tratados em todo o livro: crítica aos bancos, críticas as privatizações, críticas ao capitalismo, reflexões sobre o comportamento humano e o modelo de governo ideal.

Literalmente, o conteúdo diz respeito ao que OS DONOS DO PODER NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA. Recomendo a leitura!

Frases mais impactantes:

"E é desse universo de desconhecimento, de comportamento míope e de manada que alguns poucos se aproveitam para ter cada vez mais poder, dinheiro e meios."

"Da mesma forma como eu vejo, há pouca diferença entre os empresários donos dessas empresas (cervejaria e tabaco) e os barões do tráfico ou das armas... Na verdade os segundos matam bem menos do que os primeiros."

"Se você quer chegar aonde ninguém jamais chegou, deve fazer o que ninguém jamais fez."

Daniel.Martins 10/01/2024

Objetivo e importante
O livro é bem claro e objetivo em sua proposta e acho uma leitura muito importante para fomentar o pensamento crítico do leitor sobre a sociedade que o rodeia e para evitar a reprodução de discursos e respostas prontas.
O livro não trará respostas e super aprofundamentos, mas acho que vai no ponto ótimo de trazer questionamentos e gerar interesse e um nível a mais de conhecimento no leitor.

Thiago Cadidé 10/11/2023

Expectativa diferente do que encontrei
Tenho alguns pontos de crítica ao livro, porém não são eles que me fizeram não gostar muito do livro. De fato, discordo de muitas opiniões do autor, porém acredito ser relevante dar ouvidos a pessoas de quem se discorda.

O que me descontentou foi a expectativa que eu gerei antes da leitura e a frustração de não ter sido atendido. Eu esperava que haveria ensinos mais práticos e mais completos, por exemplo, do "caminho do dinheiro" (que o autor afirma ser importante seguir). A lampejos desse caminho, mas não uma explicação. Também achei que ele explicaria mais detalhadamente como a desigualdade vem sendo construída e perpetuada em nossa sociedade.

Repito, o autor expressa muitas opiniões, mas eu esperava mais fatos e construções objetivas do que a quantidade de subjetividade que encontrei.

Laís 29/09/2023

Livro sem meias palavras
O livro traz muito o que se pensar. E nos faz refletir sobre essa necessidade do ser humano em querer forçar a sua própria realidade e percepção da vida. Num mundo em que a crítica sobressai as ideias práticas para resolução dos problemas é um livro que pode incomodar mas que traz luz a todas essas questões.

Andre Fiks 25/08/2023

Legal, provocador, mas raso
Funciona bem para o seu propósito estabelecido, que é desafiar preconceitos de quem de antemão não concorda. Gostaria que se aprofundasse mais depois disso. Uma vez aberta a porta, conquistada a boa vontade do leitor, poderia indicar mais caminhos para onde ir.

Dito isso, tem sucesso no que propõe. Leitura leve e provocativa

Bruno.Moura 08/07/2023

As coisas como elas são!!!
O autor conta de um jeito prático como funciona o sistema capitalista e como a sua estrutura sempre beneficiou e privilegiou as classes mais ricas da sociedade.

Bárbara Souza 27/06/2023

Provocativo e muito didático
Esse é um livro extremamente didático e objetivo, que cumpre um papel essencial nos dias de hoje: o de incentivar o pensamento crítico. O autor, que embora seja uma grande "economista" da atualidade, tem formação acadêmica na engenharia, o que faz com que suas explicações e exemplificações sobre os temas analisados, às vezes, batente abstratos, sejam concretas e muito fáceis de compreender.

Aliás, quanto aos temas, o autor pretende descortinar a realidade política e econômica em que vivemos, esclarecendo questões relativas ao sistema financeiro, ao capitalismo e ao papel do Estado, focando sempre em questionar as informações advindas daqueles que lucram com o status quo.

O mais estimulante da obra é justamente que, por meio das análises e opiniões expressadas, fica bastante claro que o autor escapa da polarização política que temos vivido no Brasil nos últimos anos - tão fomentada pelos "donos do poder" -, adotando posições ponderadas e que misturam ideias e ideais de ambos os lados - esquerda e direita tradicional.

Considerei uma leitura bastante enriquecedora, pois, embora me considere em outro ponto do espectro político, gostei muito do esforço do autor em propor soluções - de maneira eficiente, ética e humana - para o gigantesco problema de ausência de justiça social no país.

Eu diria que é um livro necessário, provocativo, que nos ajuda a refletir sobre o mundo em que vivemos. Minha única critica à obra é em relação a uma explicação específica dada pelo autor que não me pareceu completa e aprofundada o suficiente. De resto, o livro entregou o que tinha que entregar.

Biancabfmc 09/01/2023

Interessante o livro. Faz voce pensar sobre as coisas. Faz abrir os olhos das pessoas para as coisas como elas realmente são.

Angela311 04/12/2022

Faz jus ao título.
Muito bom mesmo, o autor consegue fazer com que a leitura seja completamente instrutiva. Aborda assuntos completamente importantes. E ainda é muito hilário em alguns pontos.
Gostei demais.

1 | 2 | 3 | 4