O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba

O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba Eduardo Moreira

Resenhas -

Virgilio_Luna 18/08/2020

Compreender e articular: novos caminhos propostos
Gostei bastante desta obra! Curtinha, gostosa de ler e extremamente informativa. Não sou fã, nem mesmo me interesso, de economia. No entanto, a forma como o autor apresenta alguns conceitos básicos e desenvolve um "método" 'follow the money' é interessantíssima.

A primeira parte, por mais introdutória que pareça já é bastante interessante, nos mostra tanto uma origem do dinheiro quanto a função dos bancos - vendê-lo. Depois, a sua divulgação da informação revela o que é real nessas instituições, que tantas vezes nos confundem, nos deixam loucos, medrosos, com seus grandes jargões preparados.

Após isso, vemos a estruturação do capitalismo, que tem um de seus pilares como o sistema financeiro. Explora-se bastante as temáticas, o modo ideológico como ele opera etc. une-se a conceitos da psicologia social etc.

Depois, uma pequena exploração sobre a natureza humana, junto a novos caminhos para o nosso país.

Informativo, divertido, educativo.

Renato 03/04/2021

Desvendando os caminhos do poder
O Edu conseguiu sintetizar as principais engrenagens do poder neste livro, desnudando assim as ferramentas destes.
Como se sabe, nosso sistema utiliza de contrapesos ocutados para manter a sociedade mansa, e nosso autor vem demonstrar e começar a discussão sobre esses elementos e mostrando que deve-se olhar todo o sistema de poder sobre outro ângulo, mais justo e moderno.

Fábio Perrucci 26/07/2020

Um livro para quem gosta de pensar, repensar e questionar a mesmice
Um livro instigante e questionador que traz uma abordagem questionadora sobre capitalismo, poder, meritocracia e justiça social. Um livro para quem não se aquieta diante da mesmice e do conformismo que os velhos costumes nos impuseram.

Rafaelmmt 09/03/2020

Leitura rápida que vale muito a pena.
Em textos assim não gosto quando os autores apresentam em demasia suas biografias e casos pessoais.
Apesar disso, as ideias e argumentações apresentadas pelo autor são bastante interessantes e valem muito a leitura.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Os donos do poder
A frase que sempre escuto "ricos fica cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres".

Júlia 19/01/2021

Gostei bastante, ele tenta mostrar o mundo como é e não como é vendido para nós.

Elis 29/03/2021

Não há muitas novidades pra quem acompanha a política, mas é interessante analisar as ideias do autor sobre as possibilidades para ajustar o sistema, onde o público e privado trabalhando em conjunto traria soluções a médio e longo prazo a todos os brasileiros.
Gosto muito desse autor e esperava mais desse livro. Leitura rápida, chatinha no início mas depois flui tranquilamente.

Gabriel.Belli 24/02/2020

Leitura leve e reveladora
Adorei a a didática do Eduardo, na arte de seguir o dinheiro(follow-the-money) ele chega a verdades que incomodam.

Recomendo muito

Ádila 13/05/2019

Recomendo muito!
O autor não tem neste livro a intenção de defender uma ideologia em detrimento de outra, mas sim de nos apresentar alguns fatos e trazer reflexões. Logo na introdução diz o seguinte:
“Infelizmente vivemos em um mundo onde conhecemos muito pouco sobre aquilo que usamos, defendemos ou criticamos. Um mundo de aparências, preconceitos, propagandas e enganos. Sabemos pouco sobre o que comemos, sobre nossos investimentos, sobre as estruturas políticas e de poder, e também sobre o que queremos. E é desse universo de desconhecimento, de comportamento míope e de manada que alguns poucos se aproveitam para ter cada vez mais poder, dinheiro e meios.”
Eduardo Moreira desenvolve o livro trazendo alguns dados, contando alguns aspectos de sua vida pessoal de alguém que veio de uma elite do mercado financeiro, e trazendo questionamentos como: por que aceitamos pagar mais de uma centena de bilhões de reais em tarifas aos bancos sem reclamar, mas paramos o país por causa de um aumento de centavos na tarifa do ônibus? Ou por que tanto ódio contra o regime político cubano enquanto existem outros países como o Sudão e o Haiti com indicadores sociais muito piores?
Ele explica de forma extremamente didática como as pessoas podem ser facilmente manipuladas, e como somos cegos à realidade. O mundo real pode ser mais simples do que pensamos, mas como acessá-lo? O que o autor faz é seguir o conselho dos jornalistas que descobriram o escândalo do Watergate nos EUA: siga o dinheiro!
O autor fala sobre investimentos, meritocracia, tributos, capitalismo, algumas medidas governamentais que são ou poderiam ser implantadas, etc.
O livro é curto, de leitura rápida e fácil compreensão. Recomendo à todos! A única bandeira que ele levanta é a do conhecimento, pois acredita que é através dele que nos libertamos!
“A busca pela verdade é muito mais difícil quando se nutre ódio e embate agressivos. Mas é isso que somos estimulados a fazer pelo sistema: brigar, e brigar feio entre nós, porque essa é a melhor maneira de esconder as artimanhas e armadilhas do mundo que há por aí.” – O Que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba (Eduardo Moreira)

Jader Selleri 30/01/2021

Acho que no fim das contas, já sabia de tudo aquilo proposto pelo livro

Bruno T. 19/12/2019

Pretensioso e ruim
Livrinho curto e pretensioso, onde o vaidoso autor faz questão de louvar os próprios feitos acadêmicos e profissionais enquanto critica o capitalismo e jura de pés juntos não ser socialista, demonstrando, porém, ser um ardoroso defensor do capitalismo de estado praticado por Lula e Dilma.

Simone Pagliari 23/03/2020

Livro para rever
Livro para rever a maneira de pensar que estamos acostumados.

Heloisa 28/06/2020

Rápido de ler
Li o livro todo na tarde de hoje. Acredito que o autor poderia ter explorado melhor questões que foram pontuadas, me pareceu tudo muito superficial e com alguns conceitos (como os de espectros políticos) bem rasos.
Sinto que a maior preocupaçao do autor era em se manter central nas questões sem pender a nenhum lado, mas só por isso e por outras falas ja estava pendendo. Passa muito a ideia de inovação e exposição de ideias que não agradariam esses únicos dois lados políticos da sociedade, mas acaba que as opiniões formuladas não possuem realmente algo de inovador. Discordo de diversos pontos do livro, mas traz questões legais, ainda que superficialmente, a serem debatidas.

Paulo Victor 15/06/2020

Ótima leitura. Não tão boa quanto o livro As Origens da desigualdade, do mesmo autor, porem serve para complementa para a mesma.

Matheus 29/12/2017

Curto e grosso
Mais um ótimo livro do Eduardo Moreira. Super rápido de ler, mostrando seu ponto de vista, sempre muito didático e recheado de exemplos. Recomendo!!