O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba

O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba Eduardo Moreira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Aline 14/02/2024

O abismo existente entre percepção e realidade
Um livro muito bom, que faz o leitor refletir sobre seus conceitos econômicos/políticos e como eles surgiram. Uma nova perspectiva para entender o mundo como ele é. "Abrir os olhos das pessoas para as coisas como elas realmente são.".
AliJu 14/02/2024minha estante
Os livros do Edu parecem todos muito bons!

Ádila 13/05/2019

Recomendo muito!
O autor não tem neste livro a intenção de defender uma ideologia em detrimento de outra, mas sim de nos apresentar alguns fatos e trazer reflexões. Logo na introdução diz o seguinte:
“Infelizmente vivemos em um mundo onde conhecemos muito pouco sobre aquilo que usamos, defendemos ou criticamos. Um mundo de aparências, preconceitos, propagandas e enganos. Sabemos pouco sobre o que comemos, sobre nossos investimentos, sobre as estruturas políticas e de poder, e também sobre o que queremos. E é desse universo de desconhecimento, de comportamento míope e de manada que alguns poucos se aproveitam para ter cada vez mais poder, dinheiro e meios.”
Eduardo Moreira desenvolve o livro trazendo alguns dados, contando alguns aspectos de sua vida pessoal de alguém que veio de uma elite do mercado financeiro, e trazendo questionamentos como: por que aceitamos pagar mais de uma centena de bilhões de reais em tarifas aos bancos sem reclamar, mas paramos o país por causa de um aumento de centavos na tarifa do ônibus? Ou por que tanto ódio contra o regime político cubano enquanto existem outros países como o Sudão e o Haiti com indicadores sociais muito piores?
Ele explica de forma extremamente didática como as pessoas podem ser facilmente manipuladas, e como somos cegos à realidade. O mundo real pode ser mais simples do que pensamos, mas como acessá-lo? O que o autor faz é seguir o conselho dos jornalistas que descobriram o escândalo do Watergate nos EUA: siga o dinheiro!
O autor fala sobre investimentos, meritocracia, tributos, capitalismo, algumas medidas governamentais que são ou poderiam ser implantadas, etc.
O livro é curto, de leitura rápida e fácil compreensão. Recomendo à todos! A única bandeira que ele levanta é a do conhecimento, pois acredita que é através dele que nos libertamos!
“A busca pela verdade é muito mais difícil quando se nutre ódio e embate agressivos. Mas é isso que somos estimulados a fazer pelo sistema: brigar, e brigar feio entre nós, porque essa é a melhor maneira de esconder as artimanhas e armadilhas do mundo que há por aí.” – O Que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba (Eduardo Moreira)

Paulo Victor 15/06/2020

Ótima leitura. Não tão boa quanto o livro As Origens da desigualdade, do mesmo autor, porem serve para complementa para a mesma.

Bárbara Souza 27/06/2023

Provocativo e muito didático
Esse é um livro extremamente didático e objetivo, que cumpre um papel essencial nos dias de hoje: o de incentivar o pensamento crítico. O autor, que embora seja uma grande "economista" da atualidade, tem formação acadêmica na engenharia, o que faz com que suas explicações e exemplificações sobre os temas analisados, às vezes, batente abstratos, sejam concretas e muito fáceis de compreender.

Aliás, quanto aos temas, o autor pretende descortinar a realidade política e econômica em que vivemos, esclarecendo questões relativas ao sistema financeiro, ao capitalismo e ao papel do Estado, focando sempre em questionar as informações advindas daqueles que lucram com o status quo.

O mais estimulante da obra é justamente que, por meio das análises e opiniões expressadas, fica bastante claro que o autor escapa da polarização política que temos vivido no Brasil nos últimos anos - tão fomentada pelos "donos do poder" -, adotando posições ponderadas e que misturam ideias e ideais de ambos os lados - esquerda e direita tradicional.

Considerei uma leitura bastante enriquecedora, pois, embora me considere em outro ponto do espectro político, gostei muito do esforço do autor em propor soluções - de maneira eficiente, ética e humana - para o gigantesco problema de ausência de justiça social no país.

Eu diria que é um livro necessário, provocativo, que nos ajuda a refletir sobre o mundo em que vivemos. Minha única critica à obra é em relação a uma explicação específica dada pelo autor que não me pareceu completa e aprofundada o suficiente. De resto, o livro entregou o que tinha que entregar.

Simone Pagliari 23/03/2020

Livro para rever
Livro para rever a maneira de pensar que estamos acostumados.

Bruno T. 19/12/2019

Pretensioso e ruim
Livrinho curto e pretensioso, onde o vaidoso autor faz questão de louvar os próprios feitos acadêmicos e profissionais enquanto critica o capitalismo e jura de pés juntos não ser socialista, demonstrando, porém, ser um ardoroso defensor do capitalismo de estado praticado por Lula e Dilma.

Andre Fiks 25/08/2023

Legal, provocador, mas raso
Funciona bem para o seu propósito estabelecido, que é desafiar preconceitos de quem de antemão não concorda. Gostaria que se aprofundasse mais depois disso. Uma vez aberta a porta, conquistada a boa vontade do leitor, poderia indicar mais caminhos para onde ir.

Dito isso, tem sucesso no que propõe. Leitura leve e provocativa

cuauthemoc.nasser 10/11/2022

Poderia ser melhor
Gosto do autor, mas o livro é extremamente introdutório e superficial. Não é um demérito, é a isso que ele se propõe. No entanto, eu esperava um pouco mais. De qualquer forma, caso o tenha por perto e esteja com algum tempo livre, leia-o.

Broetto 22/05/2020

Um pouco decepcionado
Esperava mais economia. Fala mais de política. Como já tenho uma visão progressista, não encontrei muitas novidades. Mas quem ama EUA e acha que paga muito imposto, deveria ler.

Marci 10/04/2020

Leitura rápida, interessante e linguagem acessível
Este livro é bem interessante pois, o autor apresenta argumentos coerentes e informações importantes para desenvolver um pensamento crítico perante a sociedade.
Maria.Alice 10/04/2020minha estante
Quero ler ?

Bruno.Moura 08/07/2023

As coisas como elas são!!!
O autor conta de um jeito prático como funciona o sistema capitalista e como a sua estrutura sempre beneficiou e privilegiou as classes mais ricas da sociedade.

Antonio.Rosseto 13/03/2021

Bem didático
Gostei bastante da leitura. Deu pra ao menos de ter noção do funcionamento dos bancos e a forma como são tomadas algumas decisões do sistema capitalista.

Matheus 29/12/2017

Curto e grosso
Mais um ótimo livro do Eduardo Moreira. Super rápido de ler, mostrando seu ponto de vista, sempre muito didático e recheado de exemplos. Recomendo!!

Sol 26/07/2021

Eu amei esse livro porque Eduardo Moreira conseguiu explicar coisas na qual os "donos do poder" realmente não querem que nós saibamos de uma forma "legível" e acessível a nós jovens sem fazer com que a leitura ficasse cansativa e monótona.

Daniel4 13/06/2022

Introdução a economia crítica
Neste livro, Eduardo Moreira discorre sobre diversos temas relacionados a economia e mercado financeiro, pondo em cheque questões a respeito dos donos do capital.

Ele aborda e desmistifica diversos temas sensíveis intrínsecos do capitalismo, porém está longe de ter uma postura anticapitalista, apenas expondo e levando o leitor ao questionamento, como uma espécie de introdução ao pensamento crítico.

Com uma leitura fácil, simples e acessível, o livro tem sua utilidade em provocar o leitor, mesmo reproduzindo, em grande parte, uma visão liberal sobre o assunto.

1 | 2 | 3 | 4