O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba

O que os Donos do Poder não Querem que Você Saiba Eduardo Moreira

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Virgilio_Luna 18/08/2020

Compreender e articular: novos caminhos propostos
Gostei bastante desta obra! Curtinha, gostosa de ler e extremamente informativa. Não sou fã, nem mesmo me interesso, de economia. No entanto, a forma como o autor apresenta alguns conceitos básicos e desenvolve um "método" 'follow the money' é interessantíssima.

A primeira parte, por mais introdutória que pareça já é bastante interessante, nos mostra tanto uma origem do dinheiro quanto a função dos bancos - vendê-lo. Depois, a sua divulgação da informação revela o que é real nessas instituições, que tantas vezes nos confundem, nos deixam loucos, medrosos, com seus grandes jargões preparados.

Após isso, vemos a estruturação do capitalismo, que tem um de seus pilares como o sistema financeiro. Explora-se bastante as temáticas, o modo ideológico como ele opera etc. une-se a conceitos da psicologia social etc.

Depois, uma pequena exploração sobre a natureza humana, junto a novos caminhos para o nosso país.

Informativo, divertido, educativo.

Lista de Livros 01/12/2022

Lista de Livros: O que os donos do poder não querem que você saiba, de Eduardo Moreira
“O capitalismo sempre será o sistema no qual pobres trabalham para ver o resultado de seu esforço refletido na melhoria da vida alheia, nesse caso a dos ricos. Não se trata de uma afirmação genérica, estudantil ou midiática. Trata-se de um fato concreto, mensurável e passível de prova. Somos iludidos pelo famoso conceito criado por Adam Smith em seu livro A riqueza das nações de que existe, no capitalismo, uma mão invisível que orienta e distribui os recursos de uma forma ótima.
Sorte para o sistema que essa mão é invisível, pois, na hora em que as pessoas forem capazes de vê-la, o sistema tenderá à ruína.”
“A única mão que existe na hora de distribuir recursos e renda no sistema capitalista é a dos donos dos bancos e dos meios de produção. É um sistema baseado no lucro, e o objetivo é sempre maximizá-lo. A melhor definição da filosofia capitalista é a dada pelo personagem Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas no filme Wall Street – O dinheiro nunca dorme, 2010. Quando outro personagem descobre a fortuna de Gekko e pergunta-lhe quanto ele deseja ter como objetivo, sua resposta é: “Mais!”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/11/o-que-os-donos-do-poder-nao-querem-que.html

Matheus 10/10/2022

As coisas como elas são?
O autor conta de um jeito prático como funciona o sistema capitalista e como a sua estrutura sempre beneficiou e privilegiou as classes mais ricas da sociedade.

Renato 03/04/2021

Desvendando os caminhos do poder
O Edu conseguiu sintetizar as principais engrenagens do poder neste livro, desnudando assim as ferramentas destes.
Como se sabe, nosso sistema utiliza de contrapesos ocutados para manter a sociedade mansa, e nosso autor vem demonstrar e começar a discussão sobre esses elementos e mostrando que deve-se olhar todo o sistema de poder sobre outro ângulo, mais justo e moderno.

Fábio Perrucci 26/07/2020

Um livro para quem gosta de pensar, repensar e questionar a mesmice
Um livro instigante e questionador que traz uma abordagem questionadora sobre capitalismo, poder, meritocracia e justiça social. Um livro para quem não se aquieta diante da mesmice e do conformismo que os velhos costumes nos impuseram.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Os donos do poder
A frase que sempre escuto "ricos fica cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres".

Rafaelmmt 09/03/2020

Leitura rápida que vale muito a pena.
Em textos assim não gosto quando os autores apresentam em demasia suas biografias e casos pessoais.
Apesar disso, as ideias e argumentações apresentadas pelo autor são bastante interessantes e valem muito a leitura.

Júlia 19/01/2021

Gostei bastante, ele tenta mostrar o mundo como é e não como é vendido para nós.

Elis 29/03/2021

Não há muitas novidades pra quem acompanha a política, mas é interessante analisar as ideias do autor sobre as possibilidades para ajustar o sistema, onde o público e privado trabalhando em conjunto traria soluções a médio e longo prazo a todos os brasileiros.
Gosto muito desse autor e esperava mais desse livro. Leitura rápida, chatinha no início mas depois flui tranquilamente.

Gabriel.Belli 24/02/2020

Leitura leve e reveladora
Adorei a a didática do Eduardo, na arte de seguir o dinheiro(follow-the-money) ele chega a verdades que incomodam.

Recomendo muito

Laurex 11/08/2022

Excelente!!!!
Não tem como não admirar um cara como o Eduardo.. o primeiro livro que li dos três da "série" foi esse, e creio que seja de fato o primeiro (?).
É um livro de linguagem facil, que explica de forma didática e acessível alguns conceitos econômicos que sempre ouvimos mas não conseguimos de fato entender todo o mecanismo.
É um livro libertador e creio que essa tenha sido mesmo a intenção do Eduardo ao escrevê-lo. Indico e acho que todos deveriam ler para agregar conhecimento e tentar se libertar um pouco mais desse sistema horroroso que vivemos hoje.

Heloisa 28/06/2020

Rápido de ler
Li o livro todo na tarde de hoje. Acredito que o autor poderia ter explorado melhor questões que foram pontuadas, me pareceu tudo muito superficial e com alguns conceitos (como os de espectros políticos) bem rasos.
Sinto que a maior preocupaçao do autor era em se manter central nas questões sem pender a nenhum lado, mas só por isso e por outras falas ja estava pendendo. Passa muito a ideia de inovação e exposição de ideias que não agradariam esses únicos dois lados políticos da sociedade, mas acaba que as opiniões formuladas não possuem realmente algo de inovador. Discordo de diversos pontos do livro, mas traz questões legais, ainda que superficialmente, a serem debatidas.

Angela311 04/12/2022

Faz jus ao título.
Muito bom mesmo, o autor consegue fazer com que a leitura seja completamente instrutiva. Aborda assuntos completamente importantes. E ainda é muito hilário em alguns pontos.
Gostei demais.

Bruno T. 19/12/2019

Pretensioso e ruim
Livrinho curto e pretensioso, onde o vaidoso autor faz questão de louvar os próprios feitos acadêmicos e profissionais enquanto critica o capitalismo e jura de pés juntos não ser socialista, demonstrando, porém, ser um ardoroso defensor do capitalismo de estado praticado por Lula e Dilma.

1 | 2 | 3 | 4