O Livro dos Títulos

O Livro dos Títulos Pedro Cardoso

Resenhas - O Livro dos Títulos

Viviane.Dias 23/02/2018

Resenha | O Livro dos Títulos - Pedro Cardoso
Hoje tem resenha de livro nacional e tenho certeza que muitos de vocês nem conhecem esse título. O livro é do Pedro Cardoso, o ator que interpretou por anos o Agostinho de A Grande Família, e se chama O Livro dos Títulos. Confesso que comprei um por causa do autor, pois admiro muito as suas posições e sua postura diante de muita coisa, e pra minha surpresa foi um dos melhores livros que eu li na minha vida!!

Portanto, hoje vamos conversar sobre essa lindezura que me fez muito feliz nos dias de leitura! =)

Essa obra incrivelmente bem escrita conta a história de um rapaz que não gostava de ler, mas vivia com um livro nas mãos. Já nos primeiros parágrafos ele prendeu minha atenção com uma fala dessa personagem, que a gente também só vai saber o nome no final do livro, em que ele diz que nunca gostou de ler, mas sempre andava com um livro nas mãos porque o livro dava a impressão pra quem passava de que ele nunca estava sozinho ou o estava por opção e não por falta de escolha. Tomo a liberdade aqui de citar esse trecho na íntegra:

"Eu nunca gostei de ler, mas sempre gostei de livros. Quando era jovem, e cria que toda a gente prestava atenção em mim o tempo todo, eu carregava sempre um livro comigo e fingia ler. Eu acreditava que, sendo um grande leitor, ninguém jamais sentiria pena de mim por eu estar constantemente sozinho. O livro me protegia da piedade dos outros."

Ele diz que a leitura era pra ele como um vício em que as palavras o levavam para um universo paralelo. Ele lia sem ler. A personagem é muito bem construída e a história é contada em meio a títulos de livros que compõe a narrativa dando significação ao que o enredo diz. Cada trecho de acontecimentos da história tem um título de algum livro que o ajudam a se compor.

É incrível o que o Pedro Cardoso faz com essa personagem que se encanta por Constância, uma leitora árdua que desperta nele uma tórrida paixão, e passa a viver então em função de escrever um livro que a faça apaixonar por ele.

Paralelamente, conhecemos Constança (sim, ele faz um trocadilho com os nomes e isso a gente só entende no final), uma editora que começa a receber por e-mail pedaços de um livro. A leitura se torna pra ela uma alegria esperada com muita ansiedade pelo próximo capítulo. Essa personagem feminina funciona também no livro como a voz crítica do autor para a situação do nosso país, o Brasil. Ele se usa dela para compor situações do dia a dia de quem vive no país em que a impunidade e a violência são constantes e vistos pela sociedade como algo normal.

Essa obra foi uma belíssima surpresa! Pedro Cardoso tem uma escrita impecável, que envolve o leitor no universo que ele quer criar. Ele nos faz sentir as dores das personagens, nos emocionar com elas e ter prazer em cada página perpassada pelos olhos. Foi dolorido pra mim quando acabou! Eu que já o admirava, agora estou numa fase apaixonada e esperando uma nova obra fantástica dele pra eu me deliciar!

Espero que vocês leiam, pois ta aí um livro que vai pro meu Top Five de melhores leituras da vida!

site: http://www.litegatura.com.br/2018/02/resenha-o-livro-dos-titulos-pedro.html
Zaira Verena 28/02/2018minha estante
Legal. Fiquei curiosa para ler

Jessica280 27/04/2023minha estante
Comprei ele pelo mesmo motivo que você!!! Espero gostar também, por que já amei essa frase do início

Isabela.Freitas 05/12/2022

O livro dos títulos
Achei muito legal começar a ler o livro sem fazer ideia do que se tratava.

Me surpreendeu, primeiro que achei muito legal o jeito que o livro é dividido, sendo cada capítulo a história de um personagem e o livro traz, além do romance, críticas e preocupações para com o futuro do País.

Gostei e recomendo!

@retratodaleitora 28/01/2018

O Livro dos Títulos é o primeiro romance do ator e dramaturgo Pedro Cardoso, mais conhecido por interpretar o personagem Agostinho Carrara no seriado A Grande Família, que ficou no ar por 13 anos, papel que lhe rendeu uma indicação ao Emmy Internacional como melhor ator.

Neste livro conhecemos Genuíno Jesus, um jovem simples que nunca conseguiu ler um livro (as palavras nunca fixavam em sua mente ou pareciam fazer sentido), mas sempre adorou os livros. Passava horas na livraria admirando centenas de exemplares, e levando alguns para sua própria coleção; pois apesar de não conseguir ler os livros, Genuíno simplesmente não conseguia ficar longe deles. Eram seu maior vício.

E passava horas com um livro na mão, fingindo ler enquanto sua mente já estava bem longe. E foi essa sua mania de andar sempre com um livro na mão que o aproximou de Constança, uma jovem rica que, depois de uma conversa sobre um livro que ele nunca leu, o cativou rápida e profundamente. Mas ela tem sua própria vida, um namorado e um futuro brilhante, bem longe de Genuíno. Mas ele não quer saber, e continua fantasiando sobre sua amada e sobre o futuro deles, colocando todas as suas esperanças nesse romance fictício... E é exatamente isso que ele faz, arrebatado pela possibilidade de conquistar o amor daquela mulher: ele começa a escrever um livro.

Enquanto isso, em capítulos intercalados, conhecemos Constança, uma editora bem-sucedida que trabalha em uma ONG sueca ligada a Unesco. Uma bela noite ela recebe um e-mail, que ela exita em ler, mas quando o faz fica encantada com o que encontra, e a cada noite recebe um novo pedaço dessa história que, coincidentemente, tem uma personagem com seu nome.

No meio dessas duas histórias tem uma outra bem atual e que já conhecemos bem: a do nosso país. Enquanto acompanhamos esses dois personagens, eles acompanham também, pelas notícias ou nas ruas, o declínio, a ruína em todos os lugares; privatização de praças, violência a todo momento, chacinas... e, claro, no meio de tudo isso: a roubalheira e o descaso na política.

Pedro Cardoso propõe reflexões sobre a realidade em que vivemos criando um cenário de "aproximação do fim" no país, e do qual não estamos muito distantes. Esses capítulos foram intensos e exigem um novo fôlego na leitura, que se manteve por muitos capítulos em uma constante, mas que do meio para o final foi ganhando uma cara nova, um ar diferente, indo do humor ao drama em poucas páginas e levando o leitor em uma viagem imprevisível.

"É uma violência muito grande apanhar de alguém. Quando a mão encontra o rosto, o tapa parece que invade a gente, atravessa a pele, os músculos, os ossos, e sai do outro lado levando um pedaço da nossa alma. Há uma perde de massa espiritual, por assim dizer, e uma parte do sistema nunca mais funcionará perfeitamente. Um tapa na cara rasga a integridade de uma pessoa."

Essa foi uma leitura que me surpreendeu do inicio ao fim. Comecei esperando gostar, como começo todos os livros, naquela expectativa baixa, porém com uma luzinha acessa, e tive uma ótima surpresa. A escrita do Pedro é limpa, cativante, e seu estilo criativo que leva a narrativa a enveredar por caminhos inesperados, cada capítulo levando o leitor a devorar o próximo; até chegar o último, tão corajoso quanto o primeiro, e todos os outros.

O autor escreve na orelha do livro uma pequena nota sobre sua vida e trabalho, e aqui descobrimos que o artista é disléxico, e luta diariamente para continuar escrevendo, lendo e aprendendo. Pedro nunca foi diagnosticado, e esse também é o caso de Genuíno, seu personagem.

O Livro dos Títulos é uma leitura que indico a todos! Fiquei muito feliz por ter pego o livro e agora definitivamente irei emprestá-lo e indicá-lo a todos os meus amigos. Leiam! :)

Acessem o blog para mais detalhes sobre a edição:

site: https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2018/01/resenha-o-livro-dos-titulos-de-pedro.html#more

Marcia 08/09/2021

Minhas impressoes sobre o livro.
Recentemente descobri num passeio pelo centro de Campinas o livro escrito pelo ator Pedro Cardoso. Livro: "O livro dos títulos."
Nunca soube que o Pedro era escritor e o livro me chamou atenção. Logo o começo da sinopse me conquistou : "Genuíno Jesus Cristóvão do Amanhã nunca gostou de ler, mas sempre gostou dos livros..."
Como assim alguem que nunca gostou de ler mas sempre gostou livros? Peguei o livro e fui ler querendo saber como desvendava essa história.
Que surpresa agradabilíssima! Uma leitura onde "estive"um pouco em Portugal e depois fiquei pelo Rio de Janeiro.
O livro nos traz surpresas, a gente vai imaginando um desfecho e de repente muda kkk O escritor no meio da história fala sobre nosso Brasil, da sugestões, faz algumas críticas, mas sem impor nada. O final da história então... emocionante!
O livro tem humor, um pouco de drama e emoção.
Recomendo a leitura aqueles que gostarem dessa temática.
Sinopse: "Genuíno Jesus Cristóvão do Amanhã nunca gostou de ler, mas sempre gostou dos livros.
Frequentador assíduo da livraria do seu Velhinho Livreiro, formou imensa biblioteca. Após conhecer e se apaixonar por Constança, uma leitora voraz, querendo conquistar o coração da amada escreve – o seu primeiro e único livro: O livro dos títulos.
Explorando de forma original e surpreendente o seu dom para o humor, revela uma visão que é, ao mesmo tempo, crítica do mundo insano em que vivemos, mas também delicada sobre o que nos torna humanos. Nas palavras do autor: “Este livro foi escrito sob o impacto de uma profunda preocupação com o futuro do Brasil; mas não é só disso que ele trata, porque nunca a vida é monotemática. Há nele também perplexidade diante da linguagem, fascínio pelo amor romântico e respeito para com a loucura; vale-se de uma distopia irônica para confirmar a esperança; e aposta na crença de que o humor é um bálsamo para todos os nossos males.”

Eledir Gonçalves 30/12/2021

Genuíno Jesus Cristóvão do Amanhã.
Genuíno nunca gostou de ler, mas sempre gostou dos livros. Ele andava com um livro nas mãos porque o livro dava a impressão pra quem passava de que ele nunca estava sozinho, ou o estava por opção e não por falta de escolha, pois sendo um grande leitor ninguém jamais sentiria pena dele, por estar constantemente sozinho.

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/03/2018

Um romance diferente do que estamos acostumados a ler.
De inicio iremos ser apresentados a um rapaz que é apaixonado por livros, sim! Livros e não leitura, até que ele conhece Constança e se sente determinado a escrever um livro ao se apaixonar por ela.
Depois conheceremos outro personagem uma mulher que trabalhar na editora Books for EveryOne que recebe um e-mail de um remetente estranho e acaba querendo saber mais sobre a história do livro desse autor, mesmo ele não tendo se identificado.
A narrativa irá intercalar entre momentos da vida de Genuíno e da vida de Constança, ambos residentes no Brasil que está passando por uma grande mudança.
E o autor inseri as mudanças no país de maneira esplendida sem sai da narrativa, além de citar vário e vários títulos de livros no meio do texto.
É uma história que trás momentos inusitados que nos leitores nem imaginávamos o que poderia vir a acontecer com os personagens.
É uma leitura que vale a pena ser feita!

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

Mari Imaginária 15/03/2018

Genuíno não gosta de ler mas adora livros. Destes ele só lê a capa e finge ler seu conteúdo como uma droga usada todos os dias. Certo dia se apaixona por uma amiga mais velha da irmã do amigo, Constança. Para conquistar Constança, leitora ávida, Genuíno Jesus resolve escrever um livro. Certo de que deveria escrever sua biografia, ele só consegue escrever títulos após títulos. Concomitantemente Constança editora chefe de uma editora social, recebe por e-mail um livro, que acredita ser de seu namoradinho em segredo. O país passa por uma grave crise, devido à corrupção, e a violência se instaura no dia a dia. O amor não correspondido, ilusões, superações, perdas, e descobertas se dão num cenário da Guerra Civil eminente.

Pedro Cardoso se mostra um exímio escritor neste livro, que combina o romance, o humor e suas visões políticas hiperrealistas nos impactando com um Brasil pré/pós apocalíptico e um ode à leitura. Amei e recomendo demais!! Todo mundo deveria ler.
Tadeu 08/07/2018minha estante
Vou comprar! Amanhã! ?

Mari Imaginária 09/07/2018minha estante
Me diz o q achou depois

@Marverosa 01/04/2018

Livro esquisito
Romance gira ao redor da história paralela dos dois personagens : José um não leitor nato e Constança, leitora compulsiva e o alvo de sua paixão adolescente.
José decide escrever um romance para conquistar Constança.
Neste contexto, o autor insere um país em crise e desintegração.

Não sei bem o que pensar deste livro.

A história é bem escrita, tem trechos bem legais, mas para mim faltou muito enredo e fluência.

Gostei muito da proposta de ser contada em paralelo - dois personagens ao mesmo tempo, mas para mim o contexto político foi uma forçada de barra pesada.

Não é que o que ele fala de política seja ruim. É até bem bom.

Mas é totalmente fora da narrativa. Ficou a sensação que se interrompe a narrativa - começa a se falar de política e social - volta a narrativa, muito sem confluência exata com a história, mesmo nos momentos em que ele insere os personagens no contexto.
A sensação é que você lê três livros ao mesmo tempo.
Enredo meio forçado ao meu ver. Parece que o autor queria falar coisas importantes do nosso país, válidas, mas meio que inventou os fatos dos personagens depois. Não sei. Não foi muito do meu gosto por isso.
Mas acrescentou a leitura. Como disse, tem trechos bem legais.

Joao 22/10/2021

A precisão que o acaso pode maltratar uma pessoa tem requintes de crueldade.
O Livro dos Títulos é o primeiro romance do ator e dramaturgo Pedro Cardoso, mais conhecido por interpretar o personagem Agostinho Carrara, em A Grande Família. Atuação que rendeu uma indicação ao Emmy Internacional, para o ator.

Conheci o livro através de uma entrevista, que o ator deu em um canal de TV. Logo de cara, a sinopse, me conquistou: 'Genuíno Jesus Cristóvão do Amanhã nunca gostou de ler, mas sempre gostou dos livros...'. Fiquei pensando como essa história poderia se desenvolver, e como esse feito era possível.

O livro tem drama, um bocado de humor e emoção. 'Estive' brevemente em Portugal e depois fiquei passeando pelos bairros do Rio de Janeiro, junto com Genuíno. No meio de todo romance, o escritor encontrou um jeito de falar sobre o nosso país. Dá sugestões de gestão, faz algumas críticas... Eu achei bem interessante!

O livro apresenta duas características cativantes. Pedro Cardoso intercala os personagens, entre os capítulos, contando as histórias em paralelo, uma metalinguagem legal. E insere nome de livros no final dos parágrafos, que agregam sentindo a sentença.

No final do livro, encontramos uma Guerra Civil, quase que utópica, em meio a história de amor. É uma história com momentos incomuns, que nos leitores, nem imaginávamos o que poderia passar-se com os personagens.

É uma leitura que vale a pena ser feita!

Rodrigo946 10/06/2023

Título Vazio
Livro cheio de idéias porém repedidamente repetitivo. Expectativa maior do que a realidade. Lembro que na época do lançamento houve muita promoção em cima deste romance; a leitura começa boa contudo vai dando lugar a mesmice até um final insosso.