A glória e seu cortejo de horrores

A glória e seu cortejo de horrores Fernanda Torres

Resenhas - A Glória e Seu Cortejo De Horrores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Wsbraz 16/04/2024

A autora te envolve através de uma escrita limpa e dinâmica. Um primor! E que final, digamos que escrito para filmar.

gabs pina 05/03/2024

A escrita de Fernanda Torres consegue ser muito bem desenvolvida. Porém, pelo fato de eu não ter me prendido muito na história e não ter me conectado com o personagem, achei o livro razoável.

PAULINHO VELOSO 26/01/2024

Ela e ele: autora e ator
A autora é um homem. Um ator. Um galã ator.

Fernandinha Torres mexia com meus hormônios quando atuou na novela Selva de Pedra como Simone. Inesquecível.

Sua atual incursão na literatura é um grande presente para nossa geração. Uma escritora madura antes dos 60 anos!

Nesta obra ela coloca na pele do protagonista as dores, as alegrias, os horrores e seus cortejos, a glória e a derrocada da profissão de ator/atriz.

Livro para se rir muito. Livro também para se pensar.

Fernandinha já é uma das melhores escritoras brasileiras do nosso tempo. Aliás, consegue dobrar o tempo.

Como defini a profissão de ator/atriz a partir de "A Glória e os seus Cortejos de Horrores"? Profissão de pessoas que são várias. Que vivem para o holofote e que buscam, como todos nós, serem amados (com um pouquinho mais de intensidade).

Lavras-MG, 26 de janeiro de 2024

sordeps 03/12/2023

Foi difícil terminar essa leitura, por vezes frustrante. personagem chato, história sem graça, escrita pesada e complicada. gosto muito da fernanda torres, porém essa não foi uma boa experiência como primeiro livro lido escrito por ela. acho chato livros que se tornam inacessíveis para as pessoas que não possuem o conhecimento das referências, e não sei se deixar a leitura complicada era de fato a ideia dela. alguns momentos foram problemáticos. enfim, não curti nada aqui.
Alê | @alexandrejjr 07/02/2024minha estante
Dúvida sincera: onde que a escrita desse livro é "pesada e complicada"??

Tatá 09/11/2023

Mário se esvai e ressurge
A história do Mario é bem interessante, mas confesso que queria mais do livro. Que ele fosse melhor desenvolvido e que os personagens e tramas ficassem mais claros.
"A vida separa as pessoa, como separa a gente de nós mesmos."

Vitor 26/10/2023

É sobre a arte e a arte vida
Com certeza não serão todos os leitores que vão se interessar por isso. Ou então, vão entender o livro. Talvez seja essa a novidade. Já experimentou ler e, ao sentir alguma dúvida pesquisar? É um dos encantos da literatura.

Quem leu FIM da mesma autora, não vai encontrar em A GLÓRIA? a mesma coisa, ou a mesmíssima coisa - que bom! O novo faz bem! E mergulhar no estilo eloquente e frenético, e tão sublime e inteligente de Torres é um barato!

Esse livro, em especial, me tornou crível pela experiência anterior pessoal com o teatro, que permanece guardada na memória emotiva e na saudade e desejo de um dia retornar aos poucos. Crível por trazer de volta a tona à minha vida a minha paixão que, continua sendo, atuar. Saudades!

bela 23/08/2023

Adorei o livro demais. fiquei tão imersa na narrativa que consegui sentir um pouco da angústia de mario. o modo como a historia foi desenvolvida me satisfez muito, justamente por poder conhecer, aos poucos, os pontos baixos e altos e mais baixos ainda da vida desse ator em constante transformação. uma das coisas que eu mais amei foi a honestidade do livro, a admissão do egocentrismo, do egoísmo e a sensação do auge, de estar no topo e não se importar com mais nada e ninguém senão ele mesmo/aquele sentimento.
foi (mais) uma belíssima canetada de nandinha ????

Sabrina 08/06/2023

Se você não tem muito conhecimento sobre a história do teatro e da televisão brasileira (como eu) esse livro talvez seja confuso pra você. Foi uma boa leitura, com uma escrita precisa, porém não gostei tanto do modo da narrativa. O personagem principal, Mario, traz seus altos e baixos de um modo que eu senti sua angústia; e respirei aliviada nos seus últimos parágrafos. Um bom livro, mas não foi pra mim.

Rodrigo1185 15/05/2023

Muito bem construída a trama que conta a vida de um artista, sua ascensão e queda. A vida contada por ele mesmo, a soberba, a solidão, a teimosia, suas paixões e amores. As diferentes formas que se apresentam as pedras do caminho, tudo muito bem escrito com acidez, humor e angústia. Muito bom!

Gabriel1994 13/05/2023

Ai definitivamente não sou fa da escrita da Fernanda. Achei Fim um cansaço e esse aqui seguiu a mesma linha.

Só queria que acabasse logo.

robson_lourenco 07/05/2023

Já era fã da Fernandinha como atriz e descobrir nela uma ótima escritora é uma grata surpresa. Um livro muito bem escrito, a história transita entre passado e presente da vida conturbada do personagem Mário Cardoso e nos oferece várias reflexões para a vida e para as relações que firmamos.

Liza 21/04/2023

livro realmente fala da glória e seus cortejos de horrores
É uma escrita totalmente diferente daquilo que estamos acostumados, mas acredito que essa já seja uma característica da Fernanda Torres. Por mais de ser diferente, é uma linda e bem feita escrita. Acho que a escrita de um livro tem que ter a ver com ele, e isso é muito bem representado nesse livro.

Seguimos a vida de Mario, um ator que narrar em primeira pessoa (na primeira parte) sua vida e todos os horrores dela. A vida do Mario foi literalmente a glória e um cortejo de horrores.

Na segunda parte, o livro é em terceira pessoa e narra a vida de Mario após uma tragédia. Essa é a minha parte favorita do livro.

A Fernanda Torres ela é experiente em criar personagens masculinos insuportáveis e terríveis, mas tão interessantes para ler.

Amei o livro e recomendo muito!

GiuLaganá 14/04/2023

Fernanda deveria escrever mais
Segundo livro de Fernanda Montenegro e mais um daqueles ideias para ler em momentos de descontração.
Bem escrito e de leitura gostosa.
Marcio Cardoso é um ator que viveu momentos de glória e após um fracasso no teatro, vê sua vida transformada pelo fracasso.
Deveria ter sido Macbeth!

Ellen Rayane 10/04/2023

Estava com altas expectativas depois de ter gostado tanto de "Fim"
Acho que eu esperava encontrar uma história um pouco parecida, mas não é isso!!
Acredito que o livro não funcionou pra mim por conta da expectativa

Charleees 28/03/2023

Fernanda Torres tem um conhecimento, uma vivência de mundo muito grande, se você for um leitor mais atento verá as muitas referências, citações em seu texto. Em A Glória e seu cortejo de horrores citações a Shakespeare, Janete Clair, Gloria Magadan, Graciliano Ramos e outros nomes da literatura se fazem presentes. É um verdadeiro mergulho, uma imersão em universos como: teatro, televisão, literatura, o Rio de Janeiro do período militar e dos primeiros anos de abertura política.

Fernanda é conhecida pelo texto ácido, que por vezes tende a incomodar, o que é ótimo. "De que vale Shakespeare diante de uma novela das sete?" ou "a asa de frango a R$ 2.99 oferecida entre a sujeição do povo escolhido e a barbárie dos adoradores de ídolos" para quem não captou, a asa de frango sendo oferecida no comercial da telenovela bíblica, o marketing sendo disputado a tapas com o 'povo de Deus'.

Sobre a trama, Fernanda narra ascensão de um ator, Mario Cardoso, que começou sua carreira nos idos dos anos 60 no RJ período militar no Brasil, Teatro de protesto, militância, os anos 70 e 80 seu período de glória na tevê e sua decadência pessoal e profissional que seguiu anos depois, até despontar em um papel simplório numa novela bíblica de produção duvidosa (beijos Rede Record). A trama bem construída como no primeiro livro da autora, me fisgou da primeira a última página. Vale muito a pena a leitura!

* Resenha editada em Janeiro 2018

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6