A glória e seu cortejo de horrores

A glória e seu cortejo de horrores Fernanda Torres

Resenhas - A Glória e Seu Cortejo De Horrores

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alê | @alexandrejjr 19/07/2021

Por detrás das cortinas

Primeiramente: que grata surpresa. Eu soube, no momento em que despretensiosamente peguei o livro para ler o parágrafo inicial, que a leitura ia me marcar de alguma maneira, só não sabia como e que ia ser tanto.

A literatura nacional é um tesouro que poucos brasileiros descobrem, infelizmente. E este livro é um bom exemplo disso. Quem diria que a talentosíssima Fernanda Torres, filha da lendária Fernanda Montenegro, é também uma escritora com futuro promissor? "A glória e seu cortejo de horrores", título fantástico escolhido para o seu segundo romance, que provém de uma frase repetida com frequência por sua mãe, é um resumo tão preciso do que os leitores vão encontrar neste livro que até complica a vida dos resenhistas, sejam eles amadores ou "profissionais".

Em pouco mais de 200 páginas, com um texto agradabilíssimo, rico, erudito e estranhamente coloquial, Fernanda Torres conta as peripécias de Mario Cardoso, em uma clássica história de ascensão e queda com idas ao passado e retornos para o presente. É uma aposta segura falar sobre o universo do teatro, dos atores e da televisão sendo Fernanda quem ela é? É. Mas e quem já havia falado nisso antes? Pois é. O toque original da autora não está na forma, na linguagem ou na história. Aqui é o tema que enriquece o livro, que é maravilhosamente abordado com precisas doses de sarcasmo e ironia.

E não sobra para ninguém. Não sobra para Shakespeare, para Guimarães Rosa, para o Festival de Cannes, para o glamour da TV Globo, para a Rede Record e suas novelas bíblicas, para o teatro altamente canhoto e militante durante os anos da repressão imposta pela ditadura militar, para os ditos "patrocinadores culturais" e muito menos para quem deseja viver através das artes cênicas. Fernanda vai pincelar tudo isso com uma habilidade incomum para uma estreante na arte de escrever. E é um deleite.

Sobram referências culturais que mostram toda a erudição da grande parceira de Luiz Fernando Guimarães na inesquecível série "Os normais", é verdade, mas nada é mal colocado ou citado com a detestável missão de realizar o pecado da prepotência. Fernanda, através de Mario Cardoso, discute o universo particular dos atores e entrega a nós, leitores, um panorama riquíssimo das artes cênicas do país. Com este livro, Fernanda Torres já pede espaço para entrar na longa galeria dos grandes nomes da nossa literatura. Infelizmente, somente o tempo dirá se o romance irá ser um clássico ou será redescoberto após um período de esquecimento ou ostracismo.

Espere de "A glória e seu cortejo de horrores" uma história encantadora, bem escrita e com muitas risadas, além de um final estupendo que é tão surreal que só poderia ser feito na literatura mesmo. E, caso este também seja o seu primeiro livro dela, como foi o meu caso, prepare-se: Fernanda Torres não será somente a excelente atriz que você conhece (ou desconhece). A partir desta leitura, Fernanda também dividirá espaço na sua estante, seja ela física ou virtual.
Renata Ribeiro 19/07/2021minha estante
Tenho ele, mas ainda não li. Vou colocar na fila

Roberta 19/07/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler

Fernanda Quinderé 19/07/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler pela sua resenha ?

Gabi Gomes 19/07/2021minha estante
Confesso que fiquei bem curiosa

Alê | @alexandrejjr 19/07/2021minha estante
Gurias, agradeço a todas vocês pelos comentários e digo o seguinte: é um baita livro. Se tiverem a oportunidade, leiam!

Roberta 19/07/2021minha estante
Valeu ?

dani 19/07/2021minha estante
O título é bem curioso e sua resenha despertou mais ainda a curiosidade!

Júlia 19/07/2021minha estante
fiquei curiosa!

Mi 19/07/2021minha estante
Amei esse livro. Tõ com outro dela aqui na fila. E a fila anda. ;)

Montenegro 20/07/2021minha estante
Realmente é uma delícia de livro ;)

Alê | @alexandrejjr 20/07/2021minha estante
Objetivo atingido então, Dani! Obrigado por ter comentado;

Júlia, tenho certeza que tu vai gostar desse;

Mi e Vanessa: é bom demais, né?! Uma leitura que entretém e ao mesmo tempo ensina.

Felps / @felpssevero 20/07/2021minha estante
Um dos livros mais divertidos que li nos últimos anos. Devorei.

"Fim" também é ótimo.

Alê | @alexandrejjr 22/07/2021minha estante
Bom saber, Felipe. Vou prevenido para ler "Fim" pois sei que deve ser uma obra menos madura, mas imagino que a essência da Fernanda também esteja lá.

JocaTeles 21/06/2021

brasil inferno e chão
Esse livro é o cheiro de cigarro no botequim da esquina no pôr-do-sol às 17:36 - reconhecível, sujo, mas prazeroso.

A melhor qualidade da Fernanda nesse aqui é fazer o leitor se relacionar com a história distante do Mario pela sua forma de pensar extremamente humana, misturando acontecimentos do agora com memórias passadas, exatamente como nós fazemos no dia a dia.

@Matcholo 25/05/2020

fiz a releitura desse livro ontem e fiquei de cara novamente coma capacidade que Fernanda Torres tem não só para atuar mas para escrever também, esse livro emociona demais. tem uns trechos que você para e se pergunta: porque Fernanda? de tão inconformado com a poesia seca e triste da vida cotidiana. para que atua ou gosta de ler peças de teatro é um prato mais cheio ainda. o protagonista é um ator, logo o livro é cheio de referências de peças de Shakespeare e dos livros de Guimarães Rosa e Rachel de Queiroz. leitura boazona e rápida, vale a pena demais.
Thábata 29/08/2020minha estante
Você não quis dizer Fernanda Torres rs?

Wagner 20/05/2021minha estante
Mto booom mesmo. Já leu "Fim" dela também?

@Matcholo 28/05/2021minha estante
Cara não li esse ainda, mas está na minha lista, bom?

Pedro 13/02/2022

Trágico e engraçado
Bem humorado, mordaz e objetivo o livro nos mostra a ascensão e queda não só de um ator, mas de um estilo de vida, de uma forma de encarar o mundo.

Carla Verçoza 21/03/2022

Um livro bom de se ler. Gosto muito do texto da Fernanda Torres, gosto do tipo de humor dela, cínico.
Nesse livro, Mario, um ator decadente, narra sua história enquanto lida com a doença da mãe.
Com muitas referências da literatura e teatro, a autora demonstra erudição sem ficar chata ou pedante.
Assim como em "Fim", as descrições que a autora faz da cidade do rio de janeiro são muito visuais, quem conhece a cidade acompanha os acontecimentos como se estivesse lá.
Confesso q tive um pouco de dificuldade de me interessar pela história passada do Mario e também pensei que desenvolveria um pouco mais o relacionamento com a mãe. Mas a história não foi por esse caminho. A sensação q lembro de ter tido ao terminar "Fim", foi melhor do que nesse, mas já fazem muitos anos...
No entanto, a segunda parte do livro me pegou e adorei o desfecho! Vale muito a leitura.

Lulu 09/08/2021

Me viciei na escrita da Fernanda Torres?
Foi uma leitura tão gostosa, li em doses homeopáticas pra durar mais e agora que acabou parece que tem um buraco pronto pra me engolir kkkk
É um livro sensível no descuido, nas entrelinhas, dá aquelas facadas de emoção em você DO NADA!
Impossível não se identificar com o Mário em algum aspecto?
É uma história que poderia ser facilmente real, acho que essa é a magia. A forma que o protagonista se constrói pra gente? incrível, imbatível, espetacular
Indico demais, inclusive, leia agora!!
(CAPA PERFEITA TBM) ??
Alê | @alexandrejjr 09/08/2021minha estante
A capa é maravilhosa mesmo. ?

krambola 22/11/2022

delírios de uma juventude esparramada ao caos.
"A glória e seu cortejo de horrores." - o tanto que essa frase me pegou mas que só veio fazer sentido mesmo quase no fim da leitura.

frase que a mãe da Fernada, a consagrada e maravilhosa Fernanda Montenegro falava pra ela.

ao que parece, o ser humano ao atingir a glória precisa passar depois por uma estrada de horrores.

aqui acompanhamos a vida ~divina comédia~ de Mário Cardoso, um aspirante a ator. começamos já quase no fim de sua carreira com retrospectos do início, onde ele passou por tudo um pouco. beirando os 65 anos, depois de ter conseguido fama e dinheiro e já insatisfeito com o seu trabalho resolve abandonar a vida nas telinhas e engatar de vez no teatro. "do esquerdismo delirante e involuntariamente cômico das produções mambeantes da época, ele pula para o palco do desbunde."

uma tragicomédia de uma das profissões mais aclamadas do Brasil, se passando nos anos de chumbo e regada de sexo, drogas e narcisismo.

Fernanda faz um panorama da dramaturgia brasileira na década de 60-80, com um texto espetacular e reviravoltas classudas e deprimentes.

motivos para ler: só o nome Fernanda Torres já é motivo suficiente pra engajar esse aqui.

extra: a capa é um frame do filme brasileiro: "O Bandido da luz Vermelha" baseado em fatos reais e disponível no youtube.

PAULINHO VELOSO 26/01/2024

Ela e ele: autora e ator
A autora é um homem. Um ator. Um galã ator.

Fernandinha Torres mexia com meus hormônios quando atuou na novela Selva de Pedra como Simone. Inesquecível.

Sua atual incursão na literatura é um grande presente para nossa geração. Uma escritora madura antes dos 60 anos!

Nesta obra ela coloca na pele do protagonista as dores, as alegrias, os horrores e seus cortejos, a glória e a derrocada da profissão de ator/atriz.

Livro para se rir muito. Livro também para se pensar.

Fernandinha já é uma das melhores escritoras brasileiras do nosso tempo. Aliás, consegue dobrar o tempo.

Como defini a profissão de ator/atriz a partir de "A Glória e os seus Cortejos de Horrores"? Profissão de pessoas que são várias. Que vivem para o holofote e que buscam, como todos nós, serem amados (com um pouquinho mais de intensidade).

Lavras-MG, 26 de janeiro de 2024

Sol Belchior 06/11/2021

Recomendo!
"(...) É impossível captar o teatro em película, afirmou, ele existe no instante em que é feito, depois, se esvai (...)."

Segundo livro que leio dela e me impressiono, de novo, com o resultado da obra. Que livro sensacional!
#FernandaTorres é uma artista completa!
Diogo 08/11/2021minha estante
Ela escreve bem demais né? Amei o livro da primeira a última frase. Tô até lendo Grande Sertão: Veredas empolgado pelo "delírio cinematográfico" do protagonista... hahahaha

Sol Belchior 11/11/2021minha estante
Ela é completa! Definitivamente.

Carlo Alexandre 19/03/2021

Algumas poucas partes achei um pouco arrastado, mas no todo é um livro belíssimo. Fernanda Torres realmente é excelente em tudo o que se propõe a fazer.
Eu realmente não esperava por esse final

Laís 20/05/2020

Surpreendente
A parte 2 faz com que o livro ganhe uma complexidade especial. É de fato surpreendente! Fernanda torres escreve com uma propriedade das palavras, uma propriedade sobre o assunto. Como se até já conhecesse o desprezível (ou nem tanto), Mario

O plot twist fez eu amar ainda mais. As abordagens sobre ditadura, e toda a realidade dura do teatro e da televisão são um grande diferencial pra trama. Adorei mesmo
Felipe1503 20/05/2020minha estante
Essa foto da capa me lembrou O Bandido da Luz Vermelha. Ótimo filme.

Thai 13/06/2021

Fernanda Torres e a sua glória
O que primeiro me atraiu nesse livro foi a capa, depois o nome da autora estampada nela. Fernanda Torres é uma das vozes mais surpreendentes da literatura atual e me fez sentir uma pontada de amor pela nação ? mesmo em tempos como esses.
A narrativa é fluida, ler esse livro é como deitar a cabeça no travesseiro e ir vivendo histórias até o sono chegar, a diferença é que não consegui adormecer com essa leitura!
Também me encantou todas as referências cinematográficas, teatrais, etc., principalmente dos anos 70. A cada 2 páginas, eu corria no Google pra saber quem era Fulano ou que obra era aquela. E foi um livro que eu fiz questão de rabiscar por inteiro, marquei frases lindas com expressões que só a língua portuguesa poderia proporcionar. E, por Deus, o que são os diálogos dessa autora?!?! A gente consegue sentir a tensão, a dor, o azedume das palavras! Fernanda, não vejo a hora de ler outro livro seu.

Nati 12/12/2020

Como pode ser tão genial em tudo que faz?
Essa é minha pergunta pra Fernanda Torres! Achei a história sensacional, narrativa leve e o enredo super interessante. Jamais esperaria esse final (o final mesmo, não o que parece ser o final hahaha).
Acho que os cariocas vão ter mais familiaridade e identificação pela ambientação da história. Mas acredito também que é um convite pra quem é de fora do rio conhecer melhor por aqui :)

Gois 05/07/2021

Uma surpresa
Ganhei de presente esse livro e ficou alguns meses na estante até resolver pegar. E que bom que peguei! Um livro que mistura humor, tragédia, amor, sexo, romance. Fala sobre o contexto do teatro e televisão que conheço muito pouco. Um livro curto, mas bem escrito. Ácido e doce ao mesmo tempo. Leitura rápida. Uma surpresa. Recomendo!

Bruno.Grecco 02/05/2021

Adorei
Foi difícil seguir lendo o livro até o fim, por ser bem recheado de citações à obras de Shakespeare, além de diretores de cinema, novelas e tal. Mas, isso não cortava pela raiz a vontade de continuar lendo, já que a narrativa é bem balanceada entre os bons, e também maus, momentos vividos pelo Mario.

Um ótimo ponto pra Fernanda foi ter explorado bem o drama da vida de Mario durante, e após, a decepção que foi o Lear, o que, pelo menos pra mim, fez eu me colocar na pele dele nos momentos de maior angústia

No geral, é um livro com uma narrativa bem legal, por se tratar da vida de um ator em decadência, mas que teve seu tempo áureo. Lembre-se que, se você não conhece muito sobre cinema, novelas, teatro e clássicos da literatura (como eu), a leitura será mais lenta, mas não deixa de ser cativante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6