Esconjuro

Esconjuro Giselle Melo

Resenhas -

@biaentreleituras 08/11/2017

Catarina está cansada da vida que leva. Ela mora com a mãe em uma cidade pequena e sem atrativos, as duas não interagem muito com os demais moradores e todos as veem como misteriosas. O passado delas é realmente cheio de segredos, mas Catarina não tem conhecimento de tudo, apenas o essencial: Uma maldição as acompanha e em dias de ventania ela precisa correr para casa.

Catarina não se sente feliz, ela deseja ter uma vida normal e namorar, mas não assume nenhum compromisso com ninguém por medo de ser rejeitada caso conte sobre a maldição. Mas recentemente isso mudou, ela conheceu um rapaz que está mexendo com ela e lhe despertando interesse.

Ricardo persistiu até perceber que finalmente havia conquistado a moça. Eles se envolvem em um relacionamento e Catarina sabe que o temido momento de lhe revelar sua condição se aproxima. Sem saber ao certo o que lhes persegue e o porquê da perseguição, ela vai em busca das respostas que a sua mãe lhe nega.

Quando Catarina começa a revirar o passado ela vai encontrando fragmentos da sua história e vai colocando cada peça em seu lugar. Tudo começou há muito tempo, quando ela nem era nascida. Sua mãe foi muito corajosa, ainda que tenha precisado fugir para se manter em segurança e proteger a pequena que crescia dentro dela.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/r4WKoD

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Morgana Brunner 15/05/2018

Esconjuro - Giselle Melo
Oii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a editora Autografia, estava bem ansiosa diante da sinopse assustadora e o mistério e essa capa ainda que me deu mais ânimo para ler.

Esconjuro é um tipo de livro que traz muito suspense em todo seu enredo, gostei de ver a forma que a autora escreveu os primeiros capítulos, não revelando ao certo poderia que chegaria ao teu obstáculo.

"Ambos peregrinavam mudos. Só se ouvia, na calada da noite de Inverno, a inquietude de dois corações afeiçoados." Pág. 30

Rosa e Catarina eram mãe e filha que conviviam com um mal de anos, o mal no qual percebia Rosa quando soubera da gravidez indesejada em relação à sua família, no qual acreditavam que as coisas não deveriam ser assim, afinal só tinha 17 anos e seu namorado 18.

Catarina já uma bela moça grande e admirada por todos, sofria com sua mãe diante do mal que lhe acompanhavam, quando o céu mudava de cor e o vento vinha, era hora de voltar para casa e dar adeus a tudo que estive fazendo, senão os bons pagariam pelo mal que vinha, chegaria e levaria tudo a sua volta.

" - Faça isso. Ler esclarece o espírito. Ler é se ressabiar da realidade. Ler é translucidar." Pág. 118

Precisariam descobrir quem era o homem que haviam lhe imposto essa maldição e que o amor nunca seria tão válido mais para as duas que sofreriam todas as consequências da vida quando alguém chegasse perto, seria hora de ir contra todo esse mal, afinal, tamanho era o sofrimento das duas que sempre estavam a se juntar e fugirem em todos as ocasiões importantes.

Esconjuro foi uma surpresa de leitura para mim, gostei da escrita da Giselle e senti-me envolvida em todo o enredo, diante que o realizei em dois dias, creio que tenha sido rápido o bastante senão tivesse gostado muito.

A edição está fabulosa e fiquei apaixonada pelas formas em que os capítulos são curtos, isso é o que ultimamente ando mais apreciando em um livro, a capa está cheio de mistério e envolvente. Foi uma leitura bem intensa e recomendaria para quem curte um mistério e suspense.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2018/02/esconjuro-giselle-melo.html

Thalita - @mundodaspaginas 21/05/2018

Diferente de tudo que já li!
📖 Esconjuro vai contar a história de Catarina, uma jovem que vive em uma cidadezinha do interior com a mãe e que possui um grande segredo: uma maldição, lançada pelo avô materno, a impede de ter uma vida normal, Catarina é perseguida pelo vento, e cada vez que começa uma ventania ela precisa correr para casa. O avô lançou essa maldição após a mãe dela fugir com Diogo, um jovem cigano, de quem acabou engravidando. Tendo que lidar com isso a vida inteira, e estando completamente apaixonada por um rapaz que conheceu durante as festividades religiosas da cidade, Catarina vai atrás de suas origens e de como acabar com essa maldição, além de redescobrir seu passado e seus sentimentos.
📝 O livro é diferente de tudo o que já li na vida. No começo estranhei um pouco a escrita, já que a linguagem é própria do interior onde se passa o livro. Mas, passado esse primeiro momento, mergulhei nas páginas e me encantei por Catarina, que é uma jovem forte e determinada que precisa carregar um enorme fardo na vida, que nunca foi capaz de ter uma vida comum. No entanto, ela não é perfeita e em diversos momentos você consegue se identificar com ela.
📝 A autora fez uma extensa pesquisa sobre a cultura cigana, cultura essa que eu praticamente não conhecia, e nos apresenta elementos muitos interessantes e inovadores em um livro. O final também me surpreendeu bastante, tendo uma reviravolta nas últimas páginas.
Essa resenha foi postada originalmente no instagram literário @mundodaspaginas

Grazi @graziliterata 09/05/2019

Quando você vê esse livro, você logo pensa: mas que diacho é esconjuro? É é um sinônimo de maldição, o que tem tudo a ver com a história desse livro.
A história se passa no ano de 1999, e sempre vai voltar para o ano de 1979 para desvendar os mistérios.
Rosa e Catarina, são mãe é filhas que vivem se escondendo de um vento que se pegar elas leva todas as lembranças.
Catarina não sabe quem poderia ser essa pessoa que rogou essa praga, e então decide tentar encontrar uma forma de acabar com tudo isso e elas poderem serem felizes de verdade.
Para quem gosta de ciganismo, esse livro vai ser muito interessante, porque gira em torno disso também, o ciganismo que vai ajudar a acabar com a maldição.
Eu nunca tinha lido um livro que fala sobre ciganismo, ainda mais livro nacional.
Eu gostei da história, tanto que li em 4 dias e em transporte público só.
Mas senti falta de um desfecho na história, não deu pra saber que fim deu a história de Nikolai e Catarina por exemplo, a gente apenas subentende que ficou tudo certo.
Para quem gosta de quotes, esse tem várias, aqui coloquei só algumas para vocês verem.
Mesmo eu sentindo falta do desfecho do livro, isso não atrapalhou a leitura, e a autora pode ter feito de propósito pra quem sabe um dia ela continuar a história.
Fica a dica então, de um livro que tem história com ciganos pra vocês.

Amanda.Bartholomeu 16/05/2019

Um livro que te instiga a querer entender a origem, o início desse esconjuro. Esconjuro = maldição. Catarina, filha de Rosa e Diogo, recebeu uma maldição: o vento levaria sempre suas lembranças, bem como a de seus pais. Dessa forma, ela não conseguia se relacionar com ninguém. Tal situação ocorreu pois seu avô materno, um feiticeiro, não aceitou que sua filha Rosa estivesse grávida de Diogo, que era cigano. Com isso, a família começou a sofrer as consequências desse feitiço. Será que Diogo sofreu e recebeu algum esconjuro? Além desses possíveis esquecimentos, quais outras consequências Catarina teve em sua vida devido a essa situação em que seu avô a colocou? Rosa e Catarina vão em busca, na aldeia cigana da bisavó paterna, na tentativa de quebrar o esconjuro. Será que deu certo? Será que é necessário que o autor desfaça? Será que o avô voltou atrás em sua decisão e desfez o feitiço? Como será que Rosa lida com toda essa situação? E Diogo, onde está e o que faz da vida? Será que mãe e filha arrumaram uma alternativa para enganar o Vento? Perguntas e mistérios que envolvem o livro. Somente lendo para desvendar. O livro é narrado tanto em 1ª e 3ª pessoa.

site: http://temdetudoblogpost.blogspot.com/2019/05/esconjuro-giselle-melo-resenha.html

Natália | @tracandolivros 01/06/2019

Esconjuro
🍃Catarina e sua mãe vivem uma vida amaldiçoada pelo avô, ele nunca aceitou o relacionamento de sua filha com um meio cigano, por isso amaldiçoou a ela e a neta, impedindo-as de poderem ser felizes e terem um amor.⁣
.⁣
🍃Agora que Catarina tem alguém de quem ela gosta, precisa tentar acabar com essa maldição para poder viver ao lado dele.⁣
.⁣
💬Uma história que começa muito bem fluída, já nos larga no meio ali de tudo e já vai explicando alguns pontos iniciais.⁣
.⁣
💬A trama cresce e se desenvolve muito bem. Tem algumas cenas num acampamento cigano, onde mostra mais da cultura deles, o que é muito interessante.⁣
.⁣
💬O final da história ficou em aberto, com aquele gostinho de quero mais. Eu gostei muito do final assim para que o leitor fiquei criando teorias.⁣
💬Mas para quem não gosta de finais abertos, pode ficar tranquilo que a autora já está planejando uma continuação e ao todo será uma trilogia!

site: https://www.instagram.com/p/BvXYjMSgeKb/