Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Clara.Okiishi 16/03/2024

Suspense sobrenatural brasileiro gostoso demais
Confuso no começo por ter muitos personagens e ficar indo e voltando pro passado, mas com o passar dos capítulos acostumei. muito bem escrito, amaurício lopes é um grande escritor.

anan3iva 15/03/2024

Terror brasileiro
?O diabo, com seus olhos vidrados, parecia sorrir. Um sorriso largo e lunático. Você precisa acreditar?

Um livro de terror que tinha de tudo pra ser excelente e ganhar 5 estrelas, mas que pecou no final por terminar de uma forma muito apressada. O final realmente poderia ter sido construído melhor, fiquei esperando que algo inédito ocorresse e isso nunca veio.

De qualquer modo, me apeguei aos personagens, senti a perda de alguns e chorei a ida de outros. Todos levados por algo muito ruim que habita em Nova Jaguaruara e ninguém na cidade tem coragem de falar.

Parabéns ao autor, gostaria apenas que tivesse sido um pouco mais cauteloso
com o desfecho.

Khy999 14/03/2024

Thriller perfeito!
Tive poucas experiências com a literatura nacional, e tenho como meta desvendar os autores brasileiros e conhecer obras incríveis. Nova Jaguaruara certamente é uma delas. Foi certeiro! Mas também sou suspeita a dizer, pois todo livro de terror ou suspense consegue facilmente 5 estrelas de mim devido ao fato de que dificilmente são gêneros que vão decepcionar!
E Nova Jaguaruara não me decepcionou nem um pouco!
No início é difícil de entender o que está acontecendo, e na metade parece que tá no início. Mas eu juro: é justamente isso que te prende do início ao fim! Principalmente quando as histórias e os acontecimentos vão se entrelaçando e tudo vai fazendo sentido.
O autor soube ser bem criativo e não teve medo de nos meter medo nas cenas do capiroto. É bizarro e assustador!
Aviso logo: é preciso ter estômago e coragem, ler preferencialmente durante o dia!

Lena 11/03/2024

Suspense cheio de mistérios
Um livro que mistura terror, suspense e uma pitada de mistério. O livro junta o combo cidade pequena, uma lenda local, pessoas sumindo misteriosamente e a população local que faz de tudo pra esconder o segredo por traz dessa história...
Achei super interessante, gostei bastante, leitura fluída, da vontade de ler cada vez mais!!

biazoka 10/03/2024

Um dos melhores livros que já li na vida
Leiam. apenas leiam!!!!!!! tem no Kindle unlimited, e foi uma surpresa absurda. Eu já tinha ouvido falar muito bem dele, mas não tinha dimensão do quão bom era. virou top melhores leituras da vida. a história, os personagens, a leitura extremamente fluída?. não sei nem falar qual é a melhor parte. Já vou ler o outro livro desse autor, que aliás também tem no Kindle unlimited.

Kah 10/03/2024

Que livro bom!!!!
Eu simplesmente amei esse livro. No início parecia que eu estava lendo mini contos de terror. A cada fim de capitula vinha um arrepio na pele hahaha. Adorei o misto de passado e presente e várias histórias sendo contadas ao mesmo tempo. Que delícia ler um livro nacional tão bom. ?

Littlefox 09/03/2024

Faltou algumas coisas para ser incrível
Comecei a ler pela sinopse que me pareceu ser bem interessante, o começo com as crianças s dúvida foi muito bom e a história prometeu muito, porém não foi bem isso que aconteceu. A história central é dividida com outras 2 histórias, uma em um tempo diferente e outra em outro lugar que não é em Nova Jaguaruara, isso acabou deixando as coisas um pouco confusas, acho que a história da professora e do Bruno não acrescentou nada de relevante na história e no final alguns pontos foram resolvidos e outros (poucos na verdade) ficaram meio soltos e que eu esperava uma explicação melhor sobre.
Queria ter visto como a Rose terminou a história assim como teve do Vicente.
Um ponto aqui, achei burrice ele ficar com o dinheiro, tá certo que aqui não deu merda, mas o dinheiro poderia muito bem está amaldiçoado e poderia ter levado a maldição com ele.
Com tudo, a história me prendeu do inicio ao fim e os capítulos te deixam curioso para descobrir o que de fato acontece naquela cidade. Teve momentos que me arrepiaram principalmente nos primeiros desaparecimentos e na morte de um certo personagem. A história é de fato boa, porém alguns pontos poderiam ter sido mais explorados.

Letwicia 06/03/2024

Palmas para Amaurício Lopes
Sensacional! Peguei pra ler no momento certo, vim visitar minha família em Fortaleza e foi de imediato as ligações do livro com a cidade.

Fazia tempo que eu não sentia um arrepio na espinha enquanto lia, tive que ler diversas vezes no claro ? mas forma que o livro fez suas passagens passado e presente, foi incrível e bem desenvolvido. Teve um desfecho muito chocante e logo muito satisfatório ?? com toda certeza 100000000/10

Jeferson.Gomes 05/03/2024

NOVA JAGUARUARA
O irmão seguiu correndo, pedalando com todos os seus medos, sendo escolhido no sorteio, não entendendo o desaparecimento.

O grupo chega em Jaguaruara para avaliar terrenos, prontos para um novo empreendimento, rolando de todos os jeitos, acidente lamacento.

O menino está na sala acompanhado do vazio, rastro de pó na mesa, bebidas o deixando invisível. Sua mãe se entregou ao vício.

A garota cai na seca, despertando em outra residência, integrando a sua mais nova família, não àquela abusiva.

O padre para obter dinheiro, negocia milagres dos seus membros, punindo-se de outras elevações, batina levantada, filhos afogados na água.

Assistir filmes eróticos durante o trabalho, guarda o caso, segredo impronunciável, mortos e enterrados para o delegado.

A criatura cruza caminhos, observa a cruz e os espinhos, comunicando-se nos sonhos, acenando como um bom indivíduo.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Léa Diógenes 02/03/2024

Gostei.
O que me atraiu para a leitura do livro foi o terror ambientado no cenário nordestino. Como nordestina, residente em uma região metropolitana de Fortaleza, senti-me imensamente feliz por ver nossas terras sendo exploradas como pano de fundo.

A trama me envolveu desde as primeiras linhas, porém admito que inicialmente fiquei confusa com as mudanças de tempo e personagens. Apenas mais adiante percebi que as duas histórias se desenrolavam em períodos distintos, uma na "atualidade" e a outra no passado, até que se entrelaçam no desfecho.

Não apreciei muito esse aspecto, pois em vez de me imergir na leitura e no terror, passei a me preocupar em compreender a alternância entre os personagens e épocas.

A abordagem atemporal realmente gerou confusão, mas uma vez que me acostumei, consegui desfrutar melhor da história. Os momentos de tensão e terror foram habilmente construídos, transmitindo uma sensação palpável de angústia e medo.

A revelação do passado dos personagens principais, como Bonifácio e o padre, fez sentido, mas achei desnecessário o aprofundamento em outros personagens. Além disso, certos aspectos, como a referência ao bode Ioiô, embora representativa da cultura nordestina, pareceram desconexos em relação ao restante da trama. Ficou claro que o autor desejava fazer essa referência, mas para mim, esse trecho destoou do contexto geral.

Compreendi as questões envolvendo a igreja e o dinheiro, assim como o desfecho da história. Acredito que a trama teria potencial para se tornar um filme. Só não dei cinco estrelas, justamente pela sensação de confusão que senti até chegar na metade do livro.

Luciano 01/03/2024

Oficialmente minha primeira leitura de terror. Antes, apenas havia lido livros que flertavam com o gênero.
E vou falar: que livro bom!!!
O autor nos apresenta um texto super simples e fluido e nos transporta até uma realidade rural com suas lendas e superstições. Personagens enigmáticos e outros tão cativantes.
E o clima é um detalhe à parte. O suspense e a sensação de que algo iria acontecer me provocaram sinceros arrepios. Em um dia tive que dormir de luz acesa kkkk
Enfim, trabalho magnífico de um escritor nacional e que merece todo reconhecimento!
Fabricio268 18/04/2024minha estante
Viva aos escritores tupiniquins! O Brasil está recheado de bons escritores. Alguns bem melhores que muitos escritores estrangeiros famosos. Claudia Lemes, Douglas Ribeiro e muitos outros merecem nossa atenção.

Gabriela.Santos 29/02/2024

Mano que perfeito
Eu simplesmente amei, amei o suspense, o terror nos assombrando, as frases de efeito no final deixando a pulga atrás da orelha, os capítulos se intercalando entre passado e presente, fatos históricos sendo agregados a história, ótima narrativa e construção de personagens (exceto pelo Raquel, que eu esperava mais participação dela no enredo já que?) enfim, muito bom ??

Gessica.Cruz 28/02/2024

Nova Jaguaruara. Lembrar de nunca passar por lá...
A história se passa numa pequena cidade do interior do Ceará que todos os dias a meia-noite sofre com uma estranha e pontual falta de energia elétrica.
A cada capítulo descobrimos os mistérios de Nova Jaguaruara e o pq de seus habitantes tratarem todo o acontecimento como uma maldição.

Gostei muito do livro, apesar de alguns pontos não terem ficado claros ao final da leitura. Será que deixei passar algo? Vale uma releitura futuramente.

Leandro423 27/02/2024

Contém possíveis spoliers
Owww.... que livro, realmente me surpreendeu e me prendeu do começo ao fim.
Não nego que no início ele é um pouco complicado pq as histórias acontecem em tempos diferentes o que causa uma certa confusão, mas as pista são dadas o que torna o livro muito bom quando engata a primeira e vai embora.
Amauricio Lopes realmente tem escritos livros ótimos e que nos deixando pensando ressabiados no que pode acontecer.

gabrielfs13 27/02/2024

Ok, talvez esse livro tenha se tornado um de meus favoritos. A história passa numa cidade do interior do Ceará e a ambientação é ótima. As descrições dos olhares das pessoas, dos lugares e das lendas da cidade me trouxeram uma proximidade e identificação com Nova Jaguaruara. O começo é um pouco difícil de acompanhar porque em cada capítulo ele troca os pontos de vista e introduz personagens e cenários novos, mas não demora até a gente se situar. O autor parece ter feito uma boa pesquisa para escrever, falando muito sobre o processo de implantação de torres eólicas e sobre a história do Ceará. A única coisa que não gostei muito foram os diálogos, que às vezes não pareciam naturais, mas nada que atrapalhasse o desenrolar da história. O livro é extremamente empolgante, e me deixou muito ansioso para descobrir o que vai acontecer com os personagens. Devorei os últimos capítulos em minutos querendo saber como aquela história acabaria.