Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Pavani 18/05/2021

Interessante
Gostei muito do jeito que foi conduzido a história, o suspense fica mais para saber as conexões de cada núcleo de personagens, poderia ter ficado um pouquinho mais nas partes do terror e uma das personagens que tinha bastante importância, no fim não teve uma conclusão boa...mas ainda assim recomendo a leitura

Caroline.Martins 21/08/2020

Um grupo chega na cidade de Nova Jaguaruara para trabalhar em um projeto, quando se deparam com um fato que assola a cidade a séculos, todo dia à meia noite todas as luzes se apagam por exatamente um minuto; A igreja que ninguém pode visitar. O que será que está por trás dos rumores da cidade?

O livro é realmente muito bom, me surpreendi em vários momentos, a escrita é bem construída e detalhada, te fazendo embarcar cada vez mais nas histórias ali contadas. O autor soube muito bem amarrar todas as narrativas paralelas que é apresentada e levanta ótimas questões do que realmente se faz o mal.

Confesso que a linha temporal e as quebras na narrativa me deixaram um pouco desanimada e, como estava em partes descritivas não ajudou. Deixando isso de lado e a curiosidade aumentando continuei a história e realmente fui pega de surpresa.

Fiquei um pouco incomodada com uma das personagens e o núcleo dela, na minha opinião não fez muita diferença ela ali, o autor poderia descrever mais o "mal" que assombra a cidade e a famosa igreja.

A parte de terror não me assustou tanto assim, talvez funcione para alguém que não seja familiarizado com a bíblia ou a igreja em si.
Enfim, recomendo muito a leitura e que tirem suas próprias conclusões do que realmente era o terror de Nova Jaguaruara.

Nati Sampaio 17/10/2023

Um livro bacana, bem escrito, bem ambientado. Gostei de como se deu o mistério, mas achei a resolução dele meio? forçada, talvez?
Gostei da ida e volta ao passado/presente entre os capítulos, gostei da escrita e dos personagens, de modo geral. Acho que alguns personagens, em excesso, não precisavam de tanto destaque, mas tudo bem.
O plot do livro era um pouco óbvio, não senti medo. O que gostei mesmo foi a forma que o autor escreve e a ambientação da trama.
De um modo geral, um bom livro!

raquelrocha 26/12/2020

maravilhoso
esse livro é sensacional, tem algumas ressalvas, mas em geral é um ótimo livro. esse livro me levou em uma cidade no interior de Pernambuco, mesmo se passando no Ceará, ele mostra muitas cidades do nordeste e oq mais gostei foi isto. o ponto do terror, é muito levinho. o melhor mesmo é o clima da cidade pequena e sobre a igreja que têm em todos lugares. o final é bem decepcionante, mas a escrita é maravilhosa. gostaria de ler mais coisas desse autor.
Fabio 28/12/2020minha estante
Sensacional mesmo.

raquelrocha 29/12/2020minha estante
Simmm

Janaina Edwiges 27/04/2020

"O mal se incomoda quando tudo vai bem"
Há mais de um século, todos os dias, um fenômeno estranho acontece em Nova Jaguaruara, cidadezinha do interior do Ceará:
- Meia noite;
- Todas as luzes se apagam;
- A cidade inteira permanece na escuridão durante um minuto.

Mas o mistério não para por aí. Nos limites da cidade, em torno de uma antiga igreja abandonada, pessoas desaparecem sem nenhuma explicação. Os moradores decidiram esconder esse mistério, não falam sobre o assunto com pessoas de fora e poucos são os que se arriscam a caminhar pelas redondezas da igreja.

Gostei demais deste livro, a leitura é viciante e bem fluida. Ao longo dos primeiros capítulos, o autor introduz novos personagens, que terão suas histórias entrelaçadas no decorrer da narrativa, mesclando presente e passado.

É muito gratificante ler uma história de terror bem brasileira, com as nossas características, nossos fatos históricos, nossos cenários. Este livro foi publicado de maneira independente, apenas no formato digital, mas fico na torcida que uma boa editora possa lapidar esta obra e disponibilizá-la nas livrarias.

Super recomendo para quem gosta de leituras do gênero.

Renato375 24/06/2021

Meia noite, cuidado com o que está nas sobras...
Um gênero que eu não costumo ler, mas que me surpreendeu! A vontade de devorar casa página é insuportável...

Impossível não sentir o cheiro, o gosto e o medo de Nova Jaguaruara no corpo.

O autor nos transporta para um universo mágico tão bem construído que nada parece estar fora do lugar.

E-book
Preço: disponível no Amazon unlimited
rodrigo963 24/06/2021minha estante
Q ótimo!! ?????

DistintoFelps 17/10/2023

Nova Jaguaruara e seus empecilhos
Nova Jaguaruara é uma cidade como qualquer outra, com muitas casas, lojas e diversas outras construções de uma pequena cidade, até uma pequena igreja que é conhecida por todos. Tem seus habitantes, alguns peculiares, mas em sua maioria cidadãos comuns que vivem suas vidas como quaisquer outros moradores. Contudo, há uma pequena peculiaridade, um pequeno detalhe que interfere no bem-estar de toda a cidade, todo dia à meia noite, todas as luzes se apagam, por um minuto, sem exceção. Sendo assim, acompanhamos a trajetória de um grupo de pessoas que tentam desvendar esse mistério, mas não somente da cidade, mas também sobre eles mesmos.

Primeiramente, gostaria de ressaltar que este é um dos poucos livros nacionais de terror sobrenatural, isso por si só é um destaque impressionante ao meu ver.

Amaurício Lopes consegue gerenciar e unificar diversos contos, mesmo que sobre um âmbito específico, sobre a cidade de Nova Jaguaruara, uma cidade construída recentemente e com diversos segredos e peculiaridades. Sendo assim, ao ler esta obra notei que o autor conseguiu progredir com a trama de maneira eficiente e diferenciada, sendo bem diferente de tantas outras tramas disponíveis atualmente.
Recomendo este livro para todos os tipos de leitores, já que possui uma linguagem fácil e usual, principalmente a todos os aficcionados por terror sobrenatural e livros nacionais.

Augusto 27/04/2021

Terror cearense, sim, senhor.
Uma pequena cidade do interior do Ceará guarda segredos e mistérios.
Todos os dias, religiosamente à meia-noite, as fontes de iluminação da cidade se apagam. Não interessa se é um fósforo, um lampião ou uma lâmpada LED. Durante um minuto a população de Nova Jaguaruara permanece na mais absoluta escuridão. As inúmeras tentativas da companhia elétrica de sanar o problema deram em nada. Não há qualquer defeito na rede de distribuição de energia.
Os mais velhos recomendam: sair de casa nesses 60 segundos de breu é péssima ideia. Histórias de desaparecimentos inexplicáveis de crianças, adultos e idosos existem aos montes. Há fotos em murais pela cidade de pessoas que sumiram sem deixar vestígio.
Só crendice boba de gente de interior, correto? Você, uma pessoa esclarecida, homem ou mulher de pensamento científico, certamente não teria receio de contrariar os conselhos e andaria tranquilamente pelas ruas durante o tal minuto de trevas, não é? Não é?

Não sei se alguém que lê esta resenha já passou por isso, mas... sabe quando os adultos começam a falar sobre aquele tipo de história de arrepiar os cabelos? Na minha família, esse momento era seguido da inevitável sentença: "Passa pra dentro, menino, que isso não é história pra criança estar ouvindo. Depois não consegue dormir e fica aperreando a gente".
Pois é... só que eu era a criança que encontrava algum lugar por perto pra me esconder de modo a continuar ouvindo tudo, de olhos arregalados e coração acelerado.
"Nossa, que corajoso. Você não ficava com medo?"
Pfff, claro que ficava. E dava trabalho pra dormir e tinha pesadelos também. O pacote completo.
Mas por alguma razão eu adorava essas histórias e, sempre que podia, estava de novo tentando me esgueirar para ouvi-las.
Então até hoje, quase sempre que me chega às mãos um livro do gênero, sobretudo quando acompanhando de uma boa indicação, o recebo com entusiasmo.

A premissa do livro de Mauro Lopes é boa. Há personagens cativantes, um bom ritmo e o autor tem boa "pena". Senti falta foi de um melhor trabalho de revisão. Muitos errinhos que, em alguns momentos, podem incomodar um leitor mais chato... como eu. Esperava também encontrar mais frequentemente os regionalismos do meu Ceará.
O enredo não é linear e não há indicações prévias que sinalizem a quebra na cronologia da narrativa (como uma data no início do capítulo, por exemplo). Isso pode confundir um pouco de início, mas tendo sido percebido uma vez, não atrapalha.
Surpreendeu-me positivamente a decisão de abordar temas como alcoolismo, estupro, alienação parental, violência doméstica, etc. Pertinente e não soou como militância. Ponto para o autor.

Algumas... decisões criativas me desapontaram. Mas tentando pensar de forma mais imparcial, percebo que isso aconteceu em virtude da concepção prévia que tenho sobre Deus, anjos, demônios, etc. Minhas raízes estão fincadas na teologia cristã protestante reformada e, por essa razão, certos conceitos soaram meio absurdos. Mas sei que os demônios, por exemplo, são comuns a diversas religiões e muitas delas divergem sobre os poderes e a atuação desses seres no mundo físico. Então, o que me incomodou, talvez não pareça um problema para outros leitores. Afinal o livro não foi escrito "para Augusto".
Mas... seja por esse motivo ou por outro qualquer que me escapa, a história perdeu fôlego no terço final e terminei um pouquinho desanimado.
Ainda assim, no todo, uma boa leitura.
FranciscoM 27/04/2021minha estante
Que beleza de resenha!
Vou ler em breve este livro. Aqui no Ceará! Haha

Augusto 27/04/2021minha estante
Valeu, Francisco.
Boa leitura.

Jessica.Myla 15/11/2021

O livro é bom, gostei da história. Tem um suspense, só o que achei confuso foi a narrativa com menção de tantos personagens. Mas no final os personagens se encaixam na história!
4 estrelas e meia

leiturasdaursula 25/10/2020

Aterrorizante
É um livro bem tenso, com terror, demônios, maldade humana. Tem muitas histórias e personagens que se misturam em linhas temporais diferentes, mas que no final faz sentido. A escrita é um pouco confusa, algumas coisas não gostei, mas valeu a leitura!

jusousan 28/10/2021

Nova Jaguaruara
Após pesquisar livros para o temático mês do halloween, me deparei com esse livro do Mauro Lopes, um autor brasileiro.

O livro perpetua entre terror e suspense e me pegou de surpresa. Muito bem desenvolvido e com uma narrativa envolvente, o autor entrega o que promete.

O que mais gostei, além da história, foi o fato do autor intercalar presente e passado. Para mim, enriqueceu muito a experiência.

Aqui temos várias nuances do mal e do terror que perpetua entre a história da cidade e dos personagens que aparecem. Foram poucas páginas, mas que me deixaram querendo mais.

Por fim, por mais que não tenha me assustado, gostei de como a trama teve aquele toque de lenda urbana, mesmo que o final tenha sido um pouco forçado e, assim, tenha tirado um pouco do brilho da história.

Mas, recomendo a leitura. Certamente ficará na minha memória.
Gustavo Rodrigues 28/10/2021minha estante
De nada

jusousan 29/10/2021minha estante
obrigada hahahah lembrar de sempre pegar dicas no teu

juggu 05/05/2021

É...
Não é aquele terror absurdo que todos falam, a sinopse é tão tão boa que eu esperava muito mais. O retrato do mal ficou um pouco ridículo pra mim, mas entendo que isso depende do que cada um acredita. Também não curti as decisões dos personagens e o final foi bem corrido.
Enfim, vale a pena ler por ser um terror nacional e pela linha temporal do livro que eu gostei bastante e ficava ansiosa para saber a importância do personagem para a história.
Thais645 05/05/2021minha estante
Concordo com você. Li o livro e tive impressões similares.

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
Eu parei quase na metade. Irei continuar. É um terror interessante, mas concordo que em alguns momentos dava para ser trabalhado mais coisa.

juggu 05/05/2021minha estante
É verdade amgs tinha tudo para ser meu favoritado, ele podia ter explorado muito mais

Netto.Lobato 05/05/2021minha estante
E é um terror nacional sobre uma história, que aparentemente, é lenda ou causo de algum lugar. Achei massa a ideia, a construção...mas faltou algo, e olha q ainda nem terminei kkkk

Jadechemale 10/05/2021

Nem bom e nem ruim
A história é envolvente mas faltou o aprofundamento de alguns personagens e deixou algumas lacunas. Mas foi bom p passar o tempo

Andréa 02/07/2020

Nova Jaguaruara
Livro de terror muito bom, bem escrito, quando você passa da metade é impossível parar de ler. Gostei bastante