Nova Jaguaruara

Nova Jaguaruara Amaurício Lopes

Resenhas - Nova Jaguaruara

Caroline.Rodrigues 19/04/2024

Viva a literatura nacional
Essa história podia ter se passado na vila onde tem o sítio de minha avó e isso me ajudou muito no visual imaginário hahahaha

Eu tenho gostado muito de explorar a literatura nacional, a história se discorre bem, tem suspense, tem agonias, tem mistério, tudo que um bom causo de interior precisa, se me dissessem que é uma história verídica eu acreditaria hahahah eu adorei

Marcos 18/04/2024

Um bom suspense
O livro começa cheio de mistérios e saltos temporais que instigam à leitura da obra. Os diálogos são meio forçados e no final a obra perde um pouco do fôlego inicial.

Helena 17/04/2024

O começo é um pouco enrolado mas te mantém entretido pra saber o que está acontecendo. Depois de 60% fica muito bom e o final não decepcionou. Leitura brasileira bem legal

fenaka 14/04/2024

Esse livro foi TÃO bom e me surpreendeu tanto porque ninguém fala muito sobre, mas deveriam!!
esse querido me incentivou e me inspirou muito a buscar mais suspenses nacionais, como esse que se passa no Ceará, uma cidade pequena que esconde vários segredos e lendas urbanas

O começo já prende por apresentar um desaparecimento por uma dessas famosas lendas que a cidade fofoca, ainda mais o mistério da falha de energia sempre 00:00

Em algum momento da narrativa me liguei que não era uma narrativa linear, então é apresentado o passado e o futuro, e de um jeito muito genial, todos os personagens se conectam independente da linha temporal!

Eu genuinamente ficava com medo com a fantasia e terror que envolvia as lendas urbanas da cidade pequena, fica agoniada com os personagens e querendo logo descobrir o segredo da falha de energia e do dom do personagem principal retratado no passado

recomendo MUITO esse livro pra todos os amantes de suspense e terror e pra aqueles que querem variar de gênero e se surpreender, tenho certeza que vão!!

Clara.Duarte 11/04/2024

Nova jaguaruara - mauro lopes
Achei bem interessante. a história se desenvolve em três núcleos principais que são interligados.
é um terror com elementos brasileiros.

Nata36 08/04/2024

Nova Jaguaruara
"Nova Jaguaruara" de Amaurício Lopes é uma obra que oferece uma fascinante incursão no universo dos pequenos municípios brasileiros, mas pode não atender totalmente às expectativas dos leitores mais jovens. O livro narra a história de uma cidade fictícia chamada Nova Jaguaruara e seus habitantes, explorando as complexidades das relações humanas e as dinâmicas sociais em um contexto rural.
Uma das principais qualidades deste livro é a sua capacidade de criar um retrato vívido e autêntico da vida em uma cidade do interior. Amaurício Lopes oferece aos leitores uma visão detalhada e envolvente das tradições, costumes e conflitos que moldam a comunidade de Nova Jaguaruara, proporcionando uma experiência de leitura imersiva e emocionante.
Além disso, "Nova Jaguaruara" apresenta uma variedade de personagens interessantes e multifacetados, cada um com sua própria história e jornada. Desde o prefeito corrupto até o jovem empreendedor ambicioso, os habitantes de Nova Jaguaruara ganham vida nas páginas do livro, cativando os leitores com suas esperanças, medos e ambições.
No entanto, para um público mais jovem, o livro pode parecer um pouco lento em termos de ritmo e desenvolvimento da trama. Enquanto os leitores mais velhos podem apreciar a profundidade e complexidade das interações sociais em Nova Jaguaruara, os jovens podem achar a narrativa um tanto arrastada e carente de eventos significativos para manter o interesse ao longo do livro.
Outra crítica ao livro é sua falta de foco narrativo. Embora apresente uma variedade de personagens e subtramas interessantes, "Nova Jaguaruara" pode parecer disperso em sua abordagem, tornando difícil acompanhar todas as histórias e relacionamentos que se desenrolam ao longo do livro.
Em resumo, "Nova Jaguaruara" de Amaurício Lopes é uma leitura envolvente e autêntica que oferece uma visão cativante da vida em uma cidade do interior brasileiro. Com sua narrativa rica em detalhes e personagens memoráveis, o livro é uma escolha interessante para aqueles que buscam uma imersão no mundo das comunidades rurais do Brasil. No entanto, os leitores mais jovens podem encontrar a narrativa um pouco lenta e dispersa em sua execução.

Moreiraca 08/04/2024

O livro é bom, me prendeu bastante e cumpre muito bem a proposta que traz consigo.

Acho que tiveram alguns pontos que me deixaram confuso, não sei se eu que não entendi ou se realmente foram pontas soltas na história, mas eu gostei muito, não é nada que atrapalhe na história em si.

Tem reviravoltas muito boas, a história, apesar dessa questão anterior, é bem amarrada e te puxa pro universo de Nova Jaguaruara de uma maneira que realmente te faz sentir ali na cidade.

Gostei bastante.

thaiqx7 05/04/2024

Simplesmente sensacional!
Me encantei profundamente pelo modo de escrita do Amaurício, a cada capítulo da leitura eu ficava perplexa de como, de maneira minuciosa e descritiva, ele conseguia exprimir as sensações, a ambientação, a complexidade dos personagens, t u d o, é SUBLIME.
A cada fim de capítulo, que de certa forma, se encaixava com os anteriores e você arregala os olhos pelo plot, ficava até cômico kkkk.
A carga de suspense/terror é excelente, sem tirar nem por.
O último terço do livro eu engoli, tanto é que estou fazendo a resenha às 05 da manhã.
Eu, com toda a certeza, recomendo esse livro!

byetola virus 05/04/2024

Não ler durante a noite!
O livro tem uma construção incrível da história, com uma ambientação perfeita e personagens muito intrigantes

infelizmente, sinto que a história cria uma atmosfera para um grande evento que nunca chegou

o desenrolar final da trama é muito apressado, dando a impressão de resoluções muito simples e básicas para o horror que a história tanto preparou o leitor

entretanto, esse aspecto não tira o mérito de ser um terror nacional muito bom, que fascina pela leitura viciante e pelos mistérios que te fazem ler até o final para realmente entender a história dessa pequena cidade no interior do Ceará

ah, se me permite a dica: leia durante o dia!

Rafael 04/04/2024

Massante mas com uma boa premissa
A premissa da história é mto boa e a ambientação a torna muita próxima de nós, brasileiros. Contudo, não consegui me acostumar com o estilo de escrita do autor e a maneira como ele distribui os núcleos dos personagens. A quantidade dos personagens e a pulverização deles na linha temporal, acaba por confundir um pouco o contexto e desfocar do eixo primário. Há uma tentativa de ampliar o conhecimento por um personagem, creio que no intuito de aproximá-lo do leitor. No entanto, no meu caso não funcionou porque o ritmo se estendeu por demasia, tornando a leitura puxada e massante. Principalmente quando da reta final da história. Inclusive esse subterfúgio se repete até as páginas finais da narrativa, prejudicando o ritmo de terror no qual o livro se coloca. Apesar disso o final é satisfatório e conclui de maneira esclarecedora.

Vale a pena ler? Sim, claro que vale!

Soph.Victoria 03/04/2024

Medo
Eu nunca achei que sentiria medo do que eu estava lendo até ler esse livro. De começo eu estava super desesperançosa porque eu já tinha lido um livro do autor que me indicaram e que eu não tinha gostado, mas esse aqui superou todas as expectativas desse e do outro, vocês tem noção que eu fiquei com medo de dormir?? Foi super rápido de ler e uma história que te prende. O único motivo de ser 4,5 é que no começo eu fiquei meio perdida nas histórias.

VitAria540 03/04/2024

Bom, o livro tem uma ótima premissa, porém achei ele meio confuso. A história te prende, o terror dá um medinho, mas nada muito grave

Bandeira3 02/04/2024

Um nacional H-I-S-T-Ó-R-I-C-O
Um livro nacional e MUUUUITO bom, além de ser realmente assustador ( quem já leu sabe), é uma história envolta em mistérios. A escrita é viciante e prende o leitor do começo ao fim, recomendo demais esse livro.

Maria1691 30/03/2024

1º Livro do ano
Depois de uma ressaca literária de quase 1 ano, finalmente VOLTEI KKKK.
Três principais motivos por eu ter escolhido esse livro: 1 - Minha YouTuber favorita, Beatriz Paludetto panfletou super bem esse livro;
2 - É de um escritor nacional;
3 - Tem no Kindle Unlimited.

A capa e a sinopse pra mim é 10/10, resumiu muito bem a trama, então, não tenho nada a reclamar KKKKK.

Eu gostei muito do fato da história se passar no nordeste, li poucos livros nacionais, muito menos os que ambientavam por esses lugares. Um erro, né? Creio que seja prazeroso explorarmos lugares novos através de livros. As descrições são muito boas, principalmente o local assombrado e o novo lugar que foram se abrigar após os acontecimentos estranhos que ocorreram. A construção dos personagens são rasas, mas talvez tenha sido intenção do autor.

O foco principal do livro é na história da cidade assombrada e sobre Bonifácio, o "curandeiro", ele foi o único personagem que teve uma construção bem elaborada e detalhada. Dei 3 estrelas porquê me perdi um pouco na linha temporal e por possuir vários erros gramaticais ( talvez seja por se tratar de uma publicação independente).

O desfecho e o final não me agradaram muito, mas isso não estragou o prazer de ler esse livro. É bem rapidinho para ler e algumas cenas me causaram arrepios. Recomendo!!!