O Coração do Leão

O Coração do Leão Jean Plaidy

Resenhas - O Coração do Leão

otxjunior 10/03/2024

O Coração do Leão, Jean Plaidy
Ricardo como marido foi um ótimo rei! Assim como entre o Coração de Leão e outros personagens masculinos, eu compartilho de um "amor estranho" com essa série de livros. Repetitiva e piegas? Sem dúvidas. Mas no final, surge um retrato autêntico de uma figura histórica controversa.

Gabii 26/11/2014

Trazendo como protagonista o famoso Ricardo Coração de Leão, o livro mudou e muito, a minha ótica sobre esse personagem da história, alias um dos grandes feitos dos livros de Plaidy é exatamente esse: tornar grandes figuras da história mais humanas, mais próximas de nós, mudando assim a impressão inicial de que eles foram somente peões no jogo do poder durante as épocas.
Após o final trágico do livro anterior – a morte de Henrique II – Ricardo seu filho vivo mais velho, é coroado rei da Inglaterra, duque da Normandia e mais uma porrada de “coisas” de terras. Apesar de Ricardo ter sido coroado rei e de se esperar que o livro cubra uma parte desse reinado, boa parte deste volume se passa em terras distantes da Inglaterra, tendo Ricardo prometido participar de uma cruzada para devolver a Terra Santa – Jerusalém – a cristandade, praticamente, assim que ele é coroado parte para sua cruzada acompanhado de seu amigo Filipe rei da França.
Ricardo e Filipe juntos em uma empreitada dessas, isso não poderia dar totalmente certo, pois o fato é que apesar das conquistas dessa cruzada, e da amizade anterior deles, Ricardo e Filipe jutos tornaram esse livro um tanto tenso, a verdade é que naquela época – eu não sei se até hoje – o rei a França e o rei da Inglaterra estão fadados a serem inimigos naturais, sendo assim durante o livro a amizade entre Filipe e Ricardo se deteriora, sobrando ao fim do livro ódio, cobiça e inimizade entre os reis...
...
Mas não somente entre eles, até o fim do livro outro personagem, muito famoso e já decisivo no volume anterior toma a dianteira da história, o que esperar do reinado de João Sem Terra? Acompanhem a saga e as resenhas, tudo pode acontecer!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com/2014/11/o-coracao-de-leao-jean-plaidy-saga-dos.html
juniiior 28/09/2017minha estante
Gostei de sua resenha, sua leitura da construção dos personagens de Plaidy é semelhante a que eu pensava, ela é uma autora incrível. Terminei todos os volumes, estou fazendo uma releitura, ótimas obras.

Simone Castro 15/01/2010

um dos melhores da série! A forma como a autora descreve Ricardo o "Coração de Leão" é incrível!

Rodrigo 02/08/2012

Ótima aventura de um dos maiores guerreiros das Cruzadas.

Amal0 31/07/2021

O Coração de Leão
Essa série é para os amantes de história. Livro sem enrolações, direito aos fatos.
Vale a pena ler sem dúvida.

Camila Felicio 04/07/2023

Uma grande personalidade e um péssimo rei!
Ricardo sofre uma verdadeira odisséia para retornar à Inglaterra, onde partiu anos antes para as cruzadas.
Quase não reinou, mas entrou na história com seu embate contra Saladino e os sarracenos, além de seu suposto envolvimento com Felipe Augustus da França.

Leo 26/03/2009

Continua bem
Gostei muito, incrivel acreditar que o Ricardo morreu de uma maneira tão besta e imprudente.

Meu personagem favorito foi a Berengaria que passou da inocencia de acreditar no amor platonico a certeza que nunca seria feliz, mas mesmo assim não desistiu de amar o Rei.

Achei que o Guilherme Marechal merecia mais destaque na trama, mas o final com o desfecho do João conseguindo o trono foi um anti-climax daqueles que faz a gente ir correndo pra livraria pra comprar o próximo
juniiior 26/09/2017minha estante
Gostei de sua resenha, ela representou o que eu achei do livro. Também demonstrei interesse pela Berengaria, sua modificações, de inocência e devoção até a realidade da situação em que se encontrava.??