A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson

Resenhas -

@aprendilendo_ 28/07/2020

Resenha de A Sutil Arte de Ligar o F*da-se
F*da-se, dane-se, não importa: Termos geralmente usados para designar o sentimento de desinteresse, indignação ou mesmo impaciência. O que poucas pessoas admitem é: geralmente tais palavras são usadas justamente quando sentimos o oposto. Nesse contexto, em a Sutil Arte de Ligar o F*da-se, Mark Manson propõem-se a nos ajudar a usa-las (ou pelo menos senti-las) nos momentos oportunos, para as situações necessárias e claro, de forma sincera e pelo motivo correto.

Aqui surge o livro de cerca de 220 páginas o qual fora publicado pela primeira vez em 2016. Diferentemente do parecido à primeira vista pelo título um tanto quanto importuno, a obra não é uma espécie de tratado anarquista o qual oferece uma maneira de simplesmente ignorarmos o mundo e viver como se nada importasse. Muito pelo contrário, como dito por Mark ainda no início de sua escrita, “ Este livro vai ajudar você a pensar um pouco mais claramente sobre o que elege como importante na sua vida e o que considera insignificante”. Essa frase talvez resuma bem o objetivo do autor. Afinal, somos a todo momento expostos aos problemas de uma sociedade entorpecida pelo espetáculo da falsa perfeição. Para isso, o livro é dividido em 9 capítulos e transpassa principalmente pelos temas das escolhas, fracassos e propósitos.

Dessa forma, todo o livro é baseado em experiências do autor, tanto em sua própria vida, quanto ao saber sobre outras histórias de seguidores de seus blogs, familiares, amigos e famosos. Um bom ponto nessa característica é a boa imersão, o escritor é um ótimo contador de narrativas e consegue encaixar muito bem aquilo pretendido ao seu pensamento. Em auxílio a isso surge o bom humor de Manson. Com um tom irônico e sarcástico, damos boas gargalhadas por todo o desenvolver e apesar de em certos momentos as piadas serem um pouco fortes, elas conseguem amenizar o peso de duras críticas as quais podem urgir diretamente aos nossos comportamentos. Tais características somadas dão a ótima sensação de uma conversa séria entre amigos descontraídos, não tornando em nenhum momento o livro em algo como um dedo nos julgando.

Como consequência, temos aqui uma leitura fluida, pouco enjoativa e muito divertida, mas com certeza não menos importante. As boas ponderações do escritor mostram-se extremamente pertinentes e verdadeiras durante a obra, a todo momento somos questionados sobre certas atitudes e pensamentos próprios, gerando também um bom momento de auto conhecer. Entendemos um pouco mais dos porquês de estarmos tão assustados com coisas as quais aparentam ser banais ou mesmo pela falta de importância dada a outros assuntos tão urgentes. Claro, não são todas as conclusões estritamente certeiras, algumas vezes surge em Mark sua filosofia niilista a qual infelizmente é bem mais expressa em seu segundo livro (F*deu Geral), escrita essa a qual decai muito em comparação ao primeiro best-seller do autor. Apesar disso, a obra acerta bem mais do que erra e entrega o prometido.

A Sutil Arte de Ligar o Fod*-se é um livro extremamente cômico, espontâneo e instigante. Ele nos provoca a entender um pouco mais sobre nós mesmos e nossos medos, nos instiga a ir atrás do certo e acima de tudo, de não se importar com aquilo que não vale a pena. Ótima leitura.

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com
Agora também no Instagram: aprendilendo_
Laís Lanne 28/07/2020minha estante
Comecei a ler 20 pág. e desistir, achei muito negativo p mim no começo mas por falta de livro em casa resolvi dar mais uma chance ao livro e valeu a pena, o livro me surpreendeu em vários aspectos. Meta da vida é escrever tão bem quanto vc, parabéns.

@aprendilendo_ 28/07/2020minha estante
Enquanto conversava com alguns amigos sobre a obra eu escutei a mesma coisa. Realmente o inicio do livro talvez não seja dos melhores, mas com o passar dos capítulos parece que Mark pega fôlego. Muito obrigado, de verdade!

Camila Cristiane 29/07/2020minha estante
Amei sua resenha, de início eu relutava muito pra ler esse livro, pelo título achava ele bem superficial... Li no início do ano e tô levando pra vida, é incrível a forma como ele consegue levar o trágico/cômico de uma forma tão certa ao leitor haha

@aprendilendo_ 29/07/2020minha estante
Concordo com você, o título pode dar um pouco de quebra na expectativa. Também peguei alguns conselhos para a vida, por incrível que pareça, muitas das dicas de Mark tem fundamentos até mesmo cristãos. Muito obrigado!

@aprendilendo_ 30/07/2020minha estante
Muito obrigado!!

Daniela.Isabel 06/08/2020minha estante
???

@aprendilendo_ 06/08/2020minha estante
Obrigado!

Lamony 16/08/2020minha estante
Agora estou com vontade de dá uma chance para esse livro. Amei sua resenha.

@aprendilendo_ 16/08/2020minha estante
Muito obrigado! Espero que aproveite a leitura!

laurasoobral 21/08/2020minha estante
amo esse livrooo! li num tempo da vida em que ele se encaixou perfeitamente e levei o que aprendi pra vida. parabens pela resenha!!

@aprendilendo_ 21/08/2020minha estante
Eu tbm adoro ele, assim como vc, li em um momento um pouco constrangedor e ele me ajudou muito. Obrigado!!

Leticia.Vitoria 06/09/2020minha estante
No início foi difícil manter a leitura achei muito negativos mas no decorrer dos noves capítulos foi conquistando minha vontade de ler até o final. Livro cheio de reflexões aprendizados para vida.

Karine.Amorim 23/10/2020minha estante
me ensina a escrever tão quanto você!!!

Glau 22/03/2021minha estante
Irei ler e voltarei para dar minha opinião,sempre ouvi falar muito bem desse livro!

Eduardo 06/09/2021minha estante
Eu ouvi o audiobook dele, com uma narração ótima, e achei uma leitura bem divertida. Gostei bastante, o livro basicamente tenta, de forma leve e engraçada, fazer o leitor acordar pra vida.

cib 08/01/2022minha estante
to vendo mt gnt dizendo q no começo do livro n gostou pq achou mt negativo, desde o começo eu adorei! a vdd é q esse livro é pra quebrar a sua cara! praticamente vai dizer a vc: "seus valores, suas certezas, seus pensamentos, suas ações, seus sentimentos e preocupações, tudo está errado, e vc vai ter que aceitar isso caso queira mudar ao menos um pouco a sua vida."
ele me deixou encantada, ele é bem mais profundo do q as pessoas pensam

@aprendilendo_ 08/01/2022minha estante
Concordo plenamente!

May 14/01/2022minha estante
Amei a sua resenha ??

@aprendilendo_ 14/01/2022minha estante
Muito obrigado!!

Anne.Chenson 18/01/2022minha estante
Livro foda, quero ler os outros dele!

renaylle 05/02/2022minha estante
Tô na pág 20 e não consego me animar pra terminar o livro, depois da sua resenha me deu um ânimo.

Renata Lima 08/02/2022minha estante
Que resenha show! É isso aê ?????????? queria poder compartilhar no meu perfil e lhe citar! Tem essa opção? Sou nova aqui no app! Obrigada ?

Giovanna 04/08/2022minha estante
Mds um dia quero escrever como você! Parabéns pela resenha?

Renan Ramadan 05/01/2023minha estante
Eu abandonei ele? achei chato e repetitivo? mas vendo a galera aqui falar que depois ele melhora? vou recomeçar!

Katy-L.Sofia 22/01/2023minha estante
Fui atrás do teu insta literal só pela tua boa escrita aqui nessa resenha sobre o livro AFF , cadê mais resenhas tua ?! Hahahahah

Saulo35 06/02/2023minha estante
Como faço pra ler?

Jorge.Junior 12/03/2023minha estante
Tô na metade do livro e acho incrível como ele vai passando ensinamentos super importantes para a vida

Isabelle.Furquim 03/07/2023minha estante
Sou fã desse cara! Ele traz tantas reflexões!!

ana laura 23/08/2023minha estante
O livro ajuda você a descobrir o que é e o que não é importante na vida, o que você deve ou não se importar, por mais que nos esforcemos a vida é feita de fracassos, e você escolhe a intensidade que eles podem te afetar.

Nathalia906 26/12/2023minha estante
Livro ruim! Palavras repetitivas demais.

Clio0 24/01/2024

Como muitos, eu li achando que se tratava de uma comédia... há bastante humor no texto, mas trata-se exatamente do gênero que o próprio autor crítica: autoajuda.

Mark Manson fez um amontoado de situações e observações sobre a sociedade atual, diga-se a da década de 2010, e essencialmente tentou fazer com que seus leitores entendessem o quão ela é pueril. Mídia, política, cultura, se você se preocupa isso a ponto de ficar doente, então é hora de se desligar.

Por algum motivo, talvez pelo fato de que estamos realmente fodidos e condenados há uma morte dolorosa dentro de algumas décadas, a alienação parece ser a resposta que a maioria prefere.

Vale lembrar que a Política do Pão e Circo foi mais intensa durante a decadência de Roma. Infelizmente, isso não é meme.
yasmin 24/01/2024minha estante
kkkkkkkkk esses livros de autoajuda são uma piada!

Thayane 05/01/2018

Para todos que estão cansados de humanos transbordando felicidade em redes sociais.
"[...] quando o foda-se não está acionado - quando se importa com tudo e todos -, você passa a viver como se tivesse a obrigação de ser exatamente do jeito que você quer. Isso é uma doença e vai te comer vivo. Toda adversidade será vista como injustiça; todo desafio, como fracasso; todo inconveniente, como ofensa pessoal; toda divergência, como traição. Vai viver confinado a um inferno de mesquinhez dentro da sua cabeça, ardendo em presunção e arrogância, preso em seu Círculo Vicioso Infernal, em constante movimento mas sem chegar a lugar algum."

Esqueça as resenhas e compre o livro. Sério, simples e imediatamente, compre o livro. Você precisa ler isso tanto quanto precisa parar de se sentir um merd* por não conseguir o corpo ideal, o emprego ideal, a casa ideal, o amor ideal, e todos os demais idealismos utópicos que só existem na sua cabeça. Amém Mark Manson.
Mily 05/01/2018minha estante
Nossa, agr eu preciso ler esse livro... Fiquei interessada!

Thayane 06/01/2018minha estante
Oba! Na torcida por você, Milly! :) Pode confiar que não é autoajuda do tipo "aprenda a seguir um padrão de vida com nossa fórmula de pensamentos felizes", é mesmo um alívio essa linguagem sarcástica, ácida e direta sobre a obrigatoriedade de tentar ser quem não somos.

Isabele.Fernandes 02/08/2018minha estante
Ops... acho que preciso compra dois livros desse!!!

Sara.Cristiny 20/05/2019minha estante
Já ouvi falar que o livro é maravilhoso! E realmente todos nós precisamos desse livro é necessário para nós... Temos muitas decepções com as pessoas, e devemos encarrar isso de uma maneira diferente

Zaqueu 21/02/2020minha estante
Realmente uma leitura que deixa você ver realmente a realidade da vida e não essa baita competição que se tem hoje em dia. Eu já li o livro 2 vezes e pretendo ler mais vezes vale a pena.

@apilhadathay 05/03/2020minha estante
Eu simplesmente estou apaixonada pelo livro. Eu vou lendo no ônibus e devem me achar louca, de tanta risada que eu dou do nada kkkkk

Felipe 09/04/2020minha estante
Se eu esquecer todas as resenhas, como sugere, então terei que incluir a sua, que não é dada como excessão. Então tendo esquecido a sua, me lembrarei de todas novamente. Que paradoxo.

Tayna.Silveira 16/05/2020minha estante
Como eu faço pra ler? Sou nova nesse App

vina 11/07/2020minha estante
Muito bom faz vc repensar no tempo que vc perde com pessoas que nao vive a realidade

Thay Soares 23/05/2021

O autor usou 224 páginas pra falar sobre algo que ele poderia ter concluído em 60 páginas.
Eduarda 23/05/2021minha estante
nossa sim, por isso q eu nem terminei kkkk achei mt repetitivo

Jack 23/05/2021minha estante
Muito forçado esse livro

Maisa.Sousa 23/05/2021minha estante
Exatamente!

Vic 06/01/2022

Um surpresa boa
Quando eu ganhei esse livro de presente da minha melhor amiga, definitivamente não achava que eu iria gostar tanto dele ou iria precisar tanto ler o que estava escrito, não é só um monte de palavras motivacionais e cheio de besteirol que era o que eu esperava. É um livro capaz de te fazer refletir sobre os seus comportamentos, que te faz começar a mudar seus valores e entender sobre muita coisa. As vezes simplesmente é mais fácil se esconder atrás de uma máscara e dizer que a culpa de absolutamente tudo na sua vida é culpa de outra pessoa.
Taiza 06/01/2022minha estante

Quero muito lê-lo

Peixinho. 06/01/2022minha estante
Esse livro é bom mesmo

O Leitor de ônibus 06/01/2022minha estante
Esse foi um dos melhores livros que eu já li! Estava passando por uma temporada de mudanças na vida e, diferente de outros, o autor desse livro me jogou para cima e me fez sentir mais seguro acerca das minhas escolhas. Cada parte que eu lia me identificava.

Levo esse livro pra vida! ?

Renata.g 27/11/2022

O livro é bem interessante, mas como anos atrás, quando tentei ler o livro continuei achando ele um pouco repetitivo e cansativo, isso quase me fez desistir pela segunda vez. O livro tem suas partes legais o ajuda a leitura , o que me ajudou também foi o audiolivro que por acaso achei no YouTube, senão fosse por isso, provavelmente teria abandonado ele de novo. ?
Apesar disso recomendo a leitura.

Lido em 05/11/22

NathyFischer 09/08/2020

O livro tem bastante conteúdo que nos ajuda a nos libertar dos nossos padrões de comportamento. Daí entra a parte de aprender a ligar o foda-se pra coisas desnecessárias e se preocupar com coisas que realmente importam.
A leitura é fluida e o livro é incrível!
Drizzle 12/08/2020minha estante
Sensacional ?

Zihtuan 17/04/2022

Demorei, mas concluí muito bem. O começo foi interessante e até esquisito, achei mesmo que não ia gostar ou ganhar ritmo porque não consegui ver foco. Aí só fui lendo de pouquinho e por razões externas fez sentido pra mim continuar assim, devagar. Deu certo e realmente tem pontos que me marcaram e outros que concordo bastante. Com certeza leria outra vez!

Julcimari 19/06/2021

Não julgue o livro pelo título
Esse recado está diretamente relacionado ao meu preconceito com esse livro...
Nunca quis ler ele antes porque julguei o conteúdo pelo título do livro (que clichê).
Mas, como participo de uma cumbuca no trabalho e ele foi escolhido democraticamente, passei por cima do meu julgamento e resolvi abrir a mente para ler.
Novamente uma surpresa agradável. Ao contrário do que estava esperando, o autor não usa um discurso irresponsável para instigar a todos a "tacar o f*d@-se" no sentido de não dar a mínima para o que as pessoas pensam ou para as coisas "sérias" da vida.
Ele faz você refletir sobre o fracasso com um olhar de normalidade, como sendo algo ordinário, que todos passam na vida e, em seguida, faz você descer do pedestal da sua arrogância e ver que o mundo não gira ao seu redor e te convida a observar seus valores, ressignificar a morte e faz você refletir sobre os relacionamentos amorosos e de amizades.
Achei bom sim!
Boa leitura ?

Oi, eu sou a Mila ^^ 10/12/2020

Um livro muito rico em ensinamentos. Gostei muito! E eu nem gosto de autoajuda kkkk
Biggie 10/12/2020minha estante
Gostei desse livro também. Ele joga muitas verdades na nossa cara, né? Eu também não curto muito autoajuda kkkj

Thais Toledo 10/12/2020minha estante
Esse livro é ótimo, daqui um tempo quero ler de novo!

Oi, eu sou a Mila ^^ 13/01/2021minha estante
Joga msm viu kkkk

Fellziix 16/02/2024

Muitas histórias legais, um toque bom de humor, é o tipo de livro que você quer ver o final, pelo menos 80% dele parece mais um desabafo