Agonia do Eros

Byung-Chul Han

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Natanny 21/04/2024

"Vivemos em uma sociedade que se faz cada vez mais narcisista."
Esta foi a leitura escolhida do mês de abril pelo clube 'Namjoon Book Club', onde todo mês lemos um livro indicado ou já lido por Kim Namjoon, líder do grupo BTS.

"Agonia de Eros" é uma obra extremamente complexa; não é fácil de ler, e muito menos de entender. Apesar de ter menos de 100 páginas, demorou um bom tempo para que eu me envolvesse na leitura; Byung-Chul Han expressa suas opiniões de forma precisa, complementando seus argumentos com várias referências de outras obras.

Aqui, Han explora a relação entre eros (o desejo, a paixão) e a sociedade contemporânea, especialmente no contexto da cultura digital e da sociedade do desempenho.

Han argumenta que, em vez de promover uma liberdade genuína, a sociedade atual, marcada pela cultura do consumo, do excesso de informação e da hiperconexão digital, cria uma espécie de 'agonia de eros'. Ele discute como o excesso de estímulos e a pressão constante por produtividade e sucesso têm um impacto negativo na capacidade das pessoas de experimentarem conexões autênticas e satisfatórias consigo mesmas e com os outros.

O autor também apresenta uma perspectiva provocativa sobre o amor e suas vicissitudes na contemporaneidade. Han propõe que o amor verdadeiro é uma experiência radical que demanda um desprendimento do eu em prol do encontro com o outro, um encontro com uma alteridade absoluta, não relacionada aos nossos próprios interesses ou ideais.

No entanto, o autor argumenta que, em uma sociedade marcada pelo neoliberalismo, o amor enfrenta dificuldades para se manifestar em sua plenitude. O modelo de consumo predominante exige que o objeto do amor seja algo familiar, algo que se encaixe em nossas expectativas e desejos narcisistas. Essa busca incessante pelo igual nos impede de verdadeiramente nos abrirmos para o diferente e experimentarmos a alteridade.

A consequência desse cenário é evidente nas manifestações de depressão e esgotamento, sintomas de uma sociedade que se tornou excessivamente voltada para si mesma. A busca por uma vida que valha a pena ser vivida, uma vida boa no sentido aristotélico, é substituída pela mera sobrevivência, onde o outro se torna apenas um objeto a ser consumido.

Han também aborda a profanação do amor na pornografia, destacando como a banalização do sexo e a perda de ritualidade minam a comunicação genuína entre as pessoas. Essa falta de profundidade nas relações se estende até mesmo à arte e à política, onde o narcisismo coletivo substitui o bem comum.

Embora algumas críticas possam ser direcionadas à abordagem de Han, especialmente em relação à sua ênfase nos aspectos econômicos em detrimento dos antropológicos, sua análise perspicaz e sua capacidade de incitar reflexões profundas sobre a condição humana são inegáveis. "Agonia de Eros" é uma leitura que desafia as concepções convencionais sobre o amor e a sociedade contemporânea, nos convidando a repensar nossas próprias relações e valores.

Em suma, "Agonia de Eros" pode ser descrito como uma obra desafiadora que confronta o leitor com ideias profundas e incômodas sobre o amor e a sociedade contemporânea. Apesar de sua complexidade e linguagem densa, não se pode negar a importância da mensagem que Byung-Chul Han busca transmitir.

O livro, embora difícil de ler, não deixa de ser uma fonte valiosa de reflexão para aqueles dispostos a se aventurarem em suas páginas. Se a leitura já é um desafio, compreender plenamente suas ideias pode ser ainda mais árduo, mas é justamente nesse esforço que reside sua recompensa. O livro convida o leitor a pensar além das convenções sociais e a questionar suas próprias noções sobre o amor, a identidade e a interação humana.

Nesse sentido, é digno de elogio aqueles como Kim Namjoon, que se dedicam a explorar obras tão complexas e desafiadoras. Ao enfrentarem livros como este, demonstram um compromisso com o pensamento crítico e uma disposição para se envolverem com temas importantes e relevantes para o mundo contemporâneo. E eu, como uma imensa fã, não poderia deixar de elogiá-lo por isso; Em última análise, "Agonia de Eros" não é apenas um livro para ser lido, mas uma experiência intelectual que pode enriquecer e expandir a compreensão do leitor, se este estiver disposto a se entregar ao desafio.

Te amo, Kim Namjoon! Você é um puta de um gênio!

site: https://msha.ke/natannysouza

camilla.thais.3 08/04/2024

Uma boa explanação!
Acho que apresenta bem conceitos importantes. Uma boa interpretação ao tema!
.."eros aplica-se em sentido enfatico ao outro que não pode ser abarcado pelo regime
do eu. No inferno do igual, que vai igualando cada vez mais a sociedade atual, já não mais
nos encontramos, portanto, com a experiência erótica. Essa experiência pressupõe a assimetria e exterioridade do outro."

Chaia 08/04/2024

No fim, a sedução, o mistério e a curiosidade pelo desconhecido são a chave para fugir do inferno da objetividade, da superexposição e da valorização do si. No fim, amar é se perder na diferença do outro. É sentir-se eufórico até com a incerteza da correspondência. Amar é não saber onde tudo isso vai dar e, mesmo assim, continuar acreditando que a dor de todos os finais não estará mais lá. E se ela estiver, (uma hora ou outra vai estar) talvez um abraço apertado seja necessário para que a gente aprenda a deixar ir. Tudo chega ao fim (pra que um dia a gente possa recomeçar).

Larissa3354 06/04/2024

Bom, mas não é pra mim
O livro faz refletir sobre vários assuntos e tem umas colocações muito interessantes, porém não é meu estilo de livro, tem muitas citações e referências misturadas com conceitos. Pra quem gosta de filosofia será muito bom.

Sarah 13/03/2024

"o amor não é uma possibilidade, nao é devido a nossa iniciativa; ele é sem razão, ele se precipita sobre nós e nos fere. a sociedade do desempenho, dominada pelo poder, onde tudo é possível, onde tudo é iniciativa e projeto, não tem acesso ao amor enquanto vulneraçao e paixão"

nesse aqui o querido nós mostra como a subjetividade dos afetos é massacrada, chutada e cuspida para se encaixar somente em uma modalidade de consumo que faz um movimento de rotação e translação em nosso eu narcisista.
o amor, uma coisa tão linda, vem sofrendo um bullying mortal, porque nossos corpos estão sendo vendidos, por um valor baixissimo, somente como objeto de excitação o que vem moldando, consequentemente, nossa visão de mundo, nossos costumes e desejos

#VoltemAMAR

Faluz 12/03/2024

Agonia do Eros - Byung-Chul Han
O autor, Byung-Chul Han, nos faz pensar sobre o momento em sociedade. Neste Agonia do Eros, continua a abordagem dada em Sociedade Paliativa, que nos coloca diante desse manancial de informações que nos impede de elaborarmos tudo nos deixando superficiais além da posição narcisista já enfatizada, nessa sociedade.
A leitura sistematiza nossa percepção dessa sociedade politizada e polarizada que não dá lugar `a alteridade.
Vale muito a leitura.

gio 18/02/2024

Um poço de complexidade
Esse livro tem um linguagem bastante rebuscada e por isso, mesmo que seja bem pequeno, levei 3 dias pra ler ele, pois quis ler com calma para entender tudo e poder refletir sobre as questões que Byung aborda. Gosto bastante de entender mais sobre os temas abordados e de como o autor analisa que na sociedade imediatista de hoje o eros acaba sendo transformado em um objeto para consumo e perdido para a pornografização. Mas, minha parte favorita foi quando ele analisou que o eros se contrapõe a depressão pois nele há desejo pelo outro, que amar alguém significa se perder no outro, ser vulnerável, criar um mundo no ponto de vista do outro e etc.

Juh 11/02/2024

Agonia do Eros
Han é um ótimo escritor, essa obra além de genial, bem feita, é extremamente inteligente, o que fica perceptível durante o decorrer da obra. Contudo, não é nada fácil compreender de cara a mensagem apresentada. Num geral Han, expôs e crítica a sociedade atual com um conceito muito similar ao de Bauman, de uma sociedade egocêntrica, imediatista que se esquece de ter um olhar atento a alteridade do próximo. Uma sociedade que é exatamente cheia de si, e ao se tratar do outro tudo é pedir demais, é só se pode oferecer pouco.
Uma leitura que vale muito a pena, pela perspectiva que apresenta de olhar pro outro, e ver além do que está ali.

julia5908 25/01/2024

Um misto de emoções sinceramente
Com esse livro eu percebi que preciso me aprofundar muito mais na filosofia alemã caso queira de fato comentar sobre. mas também pelas ideias desenvolvidas lá.
achei bem confuso no começo, não estou acostumado com esse tipo de leitura, mas gostei da experiência, é rápido e consegui pegar o ritmo depois de um tempo.

Laisinhaa_aa 21/01/2024

A agonia do eros
Maus um trabalho muito interessante do Byung, com enfoque no Eros, e como ele é moldado ( e perdido) em meio à sociedade do cansaço e desempenho com a qual convivemos.

Cleberson 03/01/2024

Eros é a solução?
Sempre buscamos explicação para tudo, nessa linha este livro tenta abordar assuntos difíceis da socialidade.

Poderia um narcisista ser isso por amar demais alguém?
Por querer completude do outro nele.

É uma tese citada e argumentada por aqui.
Mais um livro para se ler com mente aberta e estar pronto para termos mais complicados da filosofia.

É uma ótima leitura para quem quer compreender a si e o mundo ao redor.

eurenato 31/12/2023

O Eros vence a depressão
Byung-Chul Han é este filósofo que eu tenho lido bastante ultimamente, tem uma série de livros-ensaio onde ele trata de assuntos e sobretudo angústias da contemporaneidade. Em agonia do Eros não é diferente e ele aponta sobre como as relações quando cada vez mais orientadas para o consumo transformam tudo em objetos a serem consumidos, numa experiência narcísica que exclui a possibilidades de alteridade. O eu narcísico não deseja nada para além de si, portanto se fecha e se deprime. O Eros se contrapõe à depressão justamente por ter em sua essência o (desejo pelo) outro.
Amar o outro é se lançar para fora de si, portanto mirar no Eros e com isso estar vulnerável, estar disposto a perder. Reduzir as perdas, operar pela primazia do lucro e da acumulação são tendências do modo de vida da sociedade do desempenho, o que agoniza o Eros e desumaniza as relações.
Dentre tantas leituras possíveis, é um chamado para reacender uma postura desejante (desejar e ser desejável), não pelo consumo (de ter para si) mas pela necessidade de alteridade (de ser com o outro).

Kácio 30/12/2023

Eros é Filosofia
A agonia do Eros de Byung Chul Han nos traz a relação do nosso tempo e de sua aceleração com as relações.

É com certeza um livro para reler após conhecer outros textos do autor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6