As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Juliana.Kuster 22/03/2020

Livro sobre as lendas do rei Arthur que não é chato, ufa!
Não é só pq tem o nome de Arthur no título que ele é o principal personagem do livro, ainda bem que não! Claro, que ele tem destaque no enredo, mas sem sombras de dúvidas, ele é totalmente ofuscado por uma das melhores personagens mulheres que li: Morgana.
Antes da autora se propor a escrever as lendas de Arthur, os cavalheiros da távola, Avalon e etc, geralmente, os autores sempre colocavam as figuras masculinas no centro de todo enredo. Ok, sem problemas, isso é uma escolha narrativa que claro, pode ser baseada em padrões socias pré estabelecidos, mas enfim, esse não é o foco agora. O foco é: como é bom ler algo dentro desse universo que trouxe personagens femininas fortes como protagonistas. Para além de questões de representatividade feminina, a autora consegue desenvolver um enredo que entretém sendo bem desenvolvido, as motivações dos personagens são convincentes e bem trabalhadas. O que me leva, ao segundo ponto alto do livro: a construção dos personagens, que são complexos e ambíguos, longe daquela objetividade de "bonzinho" ou "vilão", a própria Morgana dá umas escorregadas no livro. Além disso, os relacionamentos dos personagens entre si são cheios de nuances, às vezes me peguei pensando se o que fulano e ciclano sentiam era amor ou ódio, ou as duas coisas.
Por fim, o conflito entre duas religiões que é o pano de fundo do livro, é bastante interessante, sendo que uma é vista como pagã, tendo conceitos bem diferentes da fé cristã, inclusive, em relação ao papel social das mulheres, o que inevitavelmente, gera comportamentos antagônicos entre os seguidores de cada religião. Dessa maneira, achei genial o que autora resolveu fazer com isso no final.
Terminei a leitura já com outros livros do ciclo de Avalon na fila de leitura.
Erasmo.Souza 05/04/2023minha estante
Indico ler o Rei do Inverno do Bernard Cornwell

Erasmo.Souza 05/04/2023minha estante
Indico ler o Rei do Inverno do Bernard Cornwell

Isabella.Wenderros 15/07/2021

Já quero reler.
Imagino que todos conheçam a lenda do Rei Arthur, sua Távola Redonda e a famosa Excalibur. Existem diversas versões, antigas e atuais, da mesma história. Então, a ideia de escrever sobre esse assunto pode não ter sido inovadora, mas Marion surpreendeu quando decidiu trazer para o foco da narrativa as mulheres que sempre estão presentes, mas nunca como protagonistas. Lançado originalmente em 1979, As Brumas de Avalon logo figurou na lista dos mais vendidos e conquista leitores há mais de 40 anos.

A editora Planeta colocou em um único volume os 4 livros do que ficou conhecido como o Primeiro Ciclo de Avalon: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro no Carvalho.

Ao longo de quase mil páginas, muitas coisas acontecem, tecendo a vida de personagens marcantes ao pano de fundo místico e complexo de uma Bretanha marcada por invasões, a chegada do cristianismo e a luta de algumas pessoas para preservarem as tradições antigas. Arthur, Gwenhwyfar, Lancelote, Viviane e Morgana são o núcleo de praticamente todas as interpretações, mas aqui existem muitos outros que vão entrando e saindo de cena, participando ou desencadeando eventos que podem mudar o curso da narrativa. Apesar disso, para mim, o protagonismo dessa obra é de Morgana: ela está presente desde o 1º capítulo ainda como criança, caminha por todos os períodos desse ciclo – mesmo quando não está fisicamente presente, habita os pensamentos do atual narrador –, e perdura além do final de O Prisioneiro de Carvalho. A ilha de Avalon também é quase algo vivo, de onde vários acontecimentos partem ou onde terminam. Nas primeiras páginas, sua influência é grande o suficiente para escolher quem se sentará no trono; conforme o cristianismo avança, esse poder começa a diminuir, mas continua sendo a orientação daqueles que ainda acreditam na Deusa e lutam para que suas crenças sejam respeitadas.

Outro alvo que Marion coloca em sua história é o progresso do cristianismo, que começou como uma religião que conviva pacificamente com as outras que já existiam na região – druidas e padres rezavam juntos e trocavam conhecimentos. Isso muda conforme os sacerdotes passam a desejar mais poder e suprimir qualquer tipo de culto á outras divindades, qualquer atividade considerada pagã e pregar o Deus único e imortal de sua própria fé. As mulheres sábias e fortes de Avalon, que eram consideradas conselheiras valorosas, começam a serem vistas como bruxas; os druidas, como enviados de Satã e a própria ilha como a moradia do diabo. À medida que essa doutrina ganha força, as brumas vão se espessando e afastando cada vez mais Avalon do mundo humano.

Foram meses lendo As Brumas de Avalon, acompanhando personagens que são quase palpáveis em sua humanidade, onde a autora não passa a mão na cabeça de ninguém. Gostei de vários e de todos, foi Gwenhwyfar e sua hipocrisia quem mais me cansou, apesar de entender seus motivos. Acompanhar Morgana da infância até a velhice foi envolvente, mesmo quando ela se perde um pouco com seus planos nos capítulos finais. Tive um ritmo de leitura diferente em cada um dos 4 livros, mas todos valeram a pena. Eu fui tomada por essa obra e Marion realmente me ganhou.

Maurício 16/09/2021

Meu deus, que obra de arte.
Eu nunca imaginei que esse livro fosse tão bom, senão o teria lido mais cedo! Impecável, com uma história delicada, mas cheia de drama, reviravoltas e até ação. Todas as personagens repletas de nuances e ambiguidade e sem nenhum favoritismo por parte da autora, inclusive a própria Morgana que era muito defendida pela narrativa, teve seus momentos de descrédito.
Creio que por conta dos inúmeros anos que se passaram através do livro, senti que vivi uma vida toda o acompanhando. Vai ser difícil deixar essa história e partir pra outra!
Jonatas 16/09/2021minha estante
É bem por aí mesmo. História muito bem escrita de fato.

Vivi.Montarde 20/04/2020

Inesquecível!
Que livro! Um baita livro. Daqueles que não conseguem sair da nossa cabeça.

A história, que nos apresenta a lenda do Rei Artur, é maravilhosa e nos envolve totalmente, do início ao fim. O livro tem quase mil páginas e quase não sentimos porque ficamos presos ao que está sendo contado ali.

A história é muito bem construída e elaborada. Os personagens são complexos e fogem da dualidade bonzinho e malvado. Morgana foi minha personagem preferida, mas discordei de várias atitudes dela. Tudo que cada um faz é muito bem justificado e entendemos suas ações mesmo sem concordar. Somos brindados com uma história repleta de romance, aventura, mistérios, reviravoltas e conspirações.

Definitivamente, valeu e muito a leitura.

Obs.: Essa edição da Planeta é de capa dura, tem marcador de fitinha de cetim e reúne os quatro livros (A Senhora da magia / A grande rainha / O gamo-rei / O prisioneiro no carvalho) em um só.
Fabrício 20/04/2020minha estante
Já estava na minha lista. Depois da sua resenha super entusiasmada, o livro vai dar um salto na fila. ?

Vivi.Montarde 20/04/2020minha estante
Espero que tb se apaixone! Rsrs

Marisa 20/04/2020minha estante
VIVI!!!! Você já leu?? Como assim??? Não foi esse que você começou outro dia? Ou estou enganada?

Levei 18 dias para ler, Marisa rsrs
Mas quando comecei a ler eu estava de férias. Acho que por isso li rápido rs

Marisa 20/04/2020minha estante
Eu não tenho essa coragem. Então vai devorar Os Miseráveis também. pena que não posso te enviar agora

Vc é demais, Marisa rs
Passando essa epidemia mando os seus livros tb!
Bjao

Janaina Edwiges 20/04/2020minha estante
Suas resenhas são cativantes!!! Sempre instigam a leitura do livro :)

Janaina Edwiges 20/04/2020minha estante
Será que agora você vai se render ao gênero fantasia? rsrs :)

Vivi.Montarde 20/04/2020minha estante
Confesso que tenho uma resistência com o gênero fantasia mesmo. Acho que lerei outros, mas vou selecionar bem rsrs

Katia C. Menezes 21/04/2020minha estante
Sempre tive dúvidas se comprava ou não esse livro, sua resenha me instigou muito.?

Vivi.Montarde 21/04/2020minha estante
Tomara que tb goste bastante, Katia :)

Fabrício 21/04/2020minha estante
Oi, Virginia. Qualquer dias desses compartilhe no nosso grupo suas resenhas. Acho que muitos gostarão. Percebi que por aqui muita gente lerá esse livro por sua causa, inclusive eu. Grande abraço.

Vivi.Montarde 21/04/2020minha estante
Blz Fabrício :)

Sthéphanny Alves 29/04/2021minha estante
Olá Vivi!!! Tudo bem??
Eu estou querendo adquirir este livro, por ser volume único e capa dura, que é minha paixão hahha mas estou com uma dúvida: quando fui buscar nas lojas, vi que tem outros dois livros (A casa da floresta: O segundo livro do ciclo de Avalon e A senhora de Avalon: Terceiro livro do ciclo de Avalon).
Queria saber se realmente tem essas continuações ou se é só As Brumas de Avalon mesmo. Pois está intitulado volume único, mas os títulos dos outros da a entender que seja continuação. Você sabe me responder? Obrigada!

Joee 26/05/2020

É um excelente livro, com bastante conteúdo. A leitura a partir do terceiro livro se torna um pouco mais lenta, contando com muitos romances e tramas. Apesar de muitas polêmicas existirem penalizando esta obra, por conta de atitudes da autora, acredito que o leitor deve aprender a separar a obra dos atos da escritora. É um livro surpreendente e que tem o seu peso dentro do universo da literatura fantástica.
Não é um livro para pessoas que estão começando a criar o hábito de ler. A edição é muito boa e bonita.
Para quem gosta de romances europeus, da idade média, está aí uma boa pedida.

Marielle.Miziara 13/02/2020

Ótima a história, porém existem capítulos inteiros só com diálogos sobre religião, o que acaba ficando cansativo.
@leitoradassombras 13/02/2020minha estante
To com ele na lista pra ler, vale a pena?

Marielle.Miziara 13/02/2020minha estante
Se você gostar sobre rei Arthur e a Távola redonda você vai amar
Mas vale a pena sim, só essas partes de religião que são um pouco chatinhas

@leitoradassombras 13/02/2020minha estante
Fiquei um pouco desanimada por que vi que tem mais de 900 páginas hahaha mas vou ler ??

Adrya.Jordanaa 15/05/2023

As Brumas de Avalon
Uma visão única da Távola Redonda! Os personagens são bem explorados pela autora, saindo da superficialidade para um ensaio psicológico muito leve e agradável. A trama é fantástica e o desfecho surpreendente. Vale muito a pena ler cada um dos livros.

Thiago.Moreira 02/09/2021

Muito bom, porém não superou minhas expectativas
Como tb li a trilogia de Arthur do Bernard Cornwell, comparações são inevitáveis. A abordagem da autora focada na perspectiva das personagens femininas é definitivamente o ponto alto da obra. O excesso de politicagem e falta de batalhas deixa a história um pouco monótona. O terceiro livro foi meu favorito por trazer mais ação e bastante reviravoltas.

Bolseiro Míope 01/09/2020

Bom demais
Só em se passar no período medieval já é uma delícia. Fala sobre religião, feitiçaria, natureza, guerras, amor, traição e adultério, tudo narrado pelas personagens femininas do enredo. É uma leitura meio longa, mas vale muito a pena. Sério...o livro é perfeito do início ao fim.

Mari 04/01/2021

Melhor livro sobre as lendas arturianas que já li, uma versão arrebatadora que desenvolve uma linha cronológica perfeita, com construção de personagens ideal, me prendeu do início ao fim. A versão dando mais voz a essas mulheres incríveis da história foi uma ideia fenomenal, pois muitas já estavam vivas antes de Arthur até mesmo nascer, oq alimenta a narrativa desde a raiz dos acontecimentos. Fiquei apaixonada no mundo arturiano depois desse livro, e se houvessem mais parecidos, pode ter certeza q eu leria

Cristina.Melo 07/02/2023

Voltei pra esse livro depois de 4 anos. Morgana ainda é meu personagem favorito da vida, essa história ainda é dona do meu coração e depois dessa releitura tenho certeza que será pra sempre. Que a Deusa cuide de todas nós!

Bruna 18/05/2021

As Brumas de Avalon
Ai, nada como ler um livro repleto de personagens femininas fortes e inteligentes.
Havia desistido de fantasias há alguns anos, mas esse livro me fez voltar a amar esse gênero com tanta facilidade.
Por vezes foi difícil aturar tantos personagens católicos, fanáticos e burros, mas daí a Morgana aparecia e tudo ficava bem.
Muito feliz por ter tido a coragem de encarar essa história... é uma pena que a autora tenha sido uma pessoa tão nojenta, pra dizer o mínimo....