A Origem da Família da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas -

carolinagarlic 30/12/2023

O livro é bom, me fez refletir muito. É bem pesado, precisa de um tempo par absorver as informações, não da para ler tudo de uma vez, mas é bem interessante e indico.

Daianex 28/12/2023

Ótimo livro, claro que tem limitações em relações ao quanto ele foi profundo no assunto (pouco) e quanto a alguns conceitos que podem ser considerados ultrapassados porém de modo geral é ótimo pra entender a origem não apenas da monogamia mas de muitos costumes e normas da nossa atual sociedade.
Linguagem simples e clara.

Lueji1 13/11/2023

Leitura essencial
Li esse livro no primeiro ano de faculdade e desde então sempre recorro a ele quando quero entender o porquê de algumas regras sociais serem o que são.

Mônica 23/08/2022

O livro é bom, apesar de ter um conteudo complexo e leitura pesada. Pra quem quer ler com objetivo de aprofundar os conhecimentos em pautas relacionadas ao funcionamento das engrenagens do sistema em que vivemos, eu super aconselho, pois acredito que ele é umas das bases para ler Marks e outras filosofias políticas.

Pati Setter 25/05/2022

A história sempre se repete
O livro diserta sobre a evolução da família e como está se desenvolveu até os tempos atuais. Desenvolvendo uma cronologia dos estágios de evolução do homem, selvagem/ barbarie e civilização. Traça aspectos importantes de todos os estágios da evolução da família e como a criação do estado foi fruto da própria civilização

Bcoutis 02/01/2022

...
É uma obra essencial para entender como se formaram as sociedades da dita Pré-História ao início da contemporaneidade e a passagem do matriarcado para o patriarcado. É preciso ter um conhecimento básico do surgimento do pensamento antropológico no séc. XIX pra não voar nos contextos da obra. Estudantes, profissionais e curiosos da história de certo irão se deleitar com a leitura.

iarakessia 30/12/2021

Engels com sua escrita afiada e sem papas na língua, aborda a origem da família e de como ela influenciou o surgimento da propriedade privada e do estado. Ele se utiliza dos estudos de Morgan, e refuta outros escritores sobre o assunto. É importante aprendermos sobre o início das coisas, e principalmente da família. Apesar de ser um ateu ferrenho, Engels não direciona seu estudo à crítica cristã, entretanto, ele dá uma cutucada aqui e ali.
Foi muito interessante descobrir como surgiu a família e como eram organizadas as primeiras famílias, claro que fiquei confusa e até escandalizada, mas faz parte.

gwasem 20/09/2021

Fundamental!
Engels nos entrega um apanhado histórico do desenvolvimento da civilização, desde os primeiros agrupamentos de humanos até os dias modernos. Demonstra como a divisão social e sexual do trabalho moldou nossa sociedade. Juntamente com o surgimento do patriarcado e a opressão das mulheres surgem as classes sociais em oposição e seus antagonismos. Advém daí o aparecimento do Estado enquanto necessidade histórica para manutenção de tais opressões e oposições de classe. Leitura fundamental!

Thamires.Viel 07/09/2021

Feminista?
É claro que pelo ano de publicação fica difícil definir a escrita como feminista, mas, é inegável que os primeiros capítulos jogam luz sobre as sombras da monogamia e de como o sexo feminino foi negociado por anos como moeda de troca.

Para mim a leitura fluiu muito bem até metade do livro depois, senti que meu interesse deu uma caída, ainda sim é uma ótima leitura, muito esclarecedora.
Pedro murangu 18/02/2024minha estante
Me identifico demais, tô na parte final eu até deixei de ler, mas não queria perder essa leitura

Zele 09/02/2021

Essencial
Faz um resgate histórico das sociedades antigas até os tempos atuais, buscando compreender como surgiu a família monogâmica e de unidade econômica, a propriedade privada e o estado.

Bea 12/10/2020

É um livro difícil e pesado, acho que não é qualquer um que vai conseguir ler tranquilamente, mas vale a tentativa. É uma leitura necessária!

Eduardo 06/09/2020

Um pouco carregado e complexo nos detalhes histórico, mas muito bom para entender a origem da família como conhecemos.

Renata 24/07/2020

Abaixo ao PATRIARCADO
Grande obra para nos demonstrar o desenvolvimento que resultou na sociedade que nos tornamos com vários problemas.

Dutra 15/07/2020

o livro disserta sobre a civilização desde o estado selvagem, a barbárie, a genealogia da família e como sua evolução é intrinsecamente ligada a formação da propriedade privada e do estado, explicando o "gens" (identidade familiar de um determinado conjunto) de grupos indígenas da américa do norte, passando por gregos, romanos, celtas e germânicos, desde a formulação da origem das relações familiares (a poligamia, endogamia, exogamia, pré-monogamia e a monogamia), até como, hoje em dia, o estado usa de relações senhoriais que foram estabelecidas há bem mais de um milênio como forma de opressão da classe proletaria.

Essencial para entender o pensamento Marxista e, até mesmo, a concepção histórica do direito de família.

Manu 24/06/2020

Aqui Engels faz uma síntese da evolução do homem em comunidade dos remotos tempos da idade da pedra até o modelo de sociedade moderna que temos atualmente.
É incrível ver como o desenvolvimento do modelo de família monogâmica atual contribuiu para o surgimento do conceito de propriedade privada e para o surgimento do Estado. E compreender esse elo entre essas três instituições é de suma importância para entender as origens dos antagonismos que existem: de gênero, classe e raça.