O Poço e o Pêndulo

Resenhas - O Poço e o Pêndulo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clara 29/03/2020

O poço e o pêndulo
Conto disponibilizado para download no site da editora Darkside

Caroline Gurgel 08/08/2017

Que escrita!
Esta semana, quando atualizava os marcadores na minha edição de 1001 livros para ler antes de morrer, fiquei surpresa quando não só me deparei com um "simples" conto de Edgar Allan Poe na lista, como também ele ocupava duas páginas do livro, proeza reservada a grandes obras.

Corri para ver se no Contos de Imaginação e Mistério, edição linda da Tordesilhas, tinha a história e... bingo! Comecei a leitura... de noite... Não façam isso!

O Poço e o Pêndulo foi uma daquelas surpresas que a literatura traz, que rompe com os rótulos e os preconceitos. Quantas vezes não disse que não gostava de histórias de horror?!

Com uma escrita espetacular e um vocabulário riquíssimo, Poe me transportou para uma escuridão sem fim, para dentro do calabouço em que se encontrava. Claustrofobia, amigos! Uma sensação de claustrofobia real e agonizante.

Já assistiu Jogos Mortais? Pois bem, apesar do sucesso do filme, nunca consegui gostar porque não consigo manter os olhos abertos, rs, mas sempre achei a ideia interessante. E, tcham ram, olha de quem foi a tal ideia. De Poe!

Curto, lindamente escrito e tenebrosamente memorável. Taí, acho que gosto de horror. Do bom horror, claro.

instagram: @historiasdepapel_

site: www.historiasdepapel.com.br

TMLQA 17/07/2015

Essa história claustrofóbica de horror e suspense garantiu a Edgar Allan Poe um lugar proeminente na vanguarda da tradição romântica, junto com o Drácula de Bram Stoker e Frankenstein, de Mary Shelley. Como um dos primeiros críticos literários sérios dos Estados Unidos, Poe desprezava a arte e a literatura preocupadas com o mundano ou o cotidiano, preferindo lidar com o inesperado e o intrigante em suas próprias narrativas – especificamente, o aterrorizante e o sobrenatural.
Poe era conceituado como autor de poesia e prosa, mas sua vida foi assolada por doenças, problemas financeiros e surtos de depressão e doença mental, agravados pelo álcool. Dois anos após a morte da esposa (ele se casara com a prima de 13 anos), mergulhou num estado de desespero e, aos 40 anos, morreu após entrar em coma alcoólico.
Não surpreende, portanto, que tantas de suas histórias mostrem protagonistas aflitos levados pelo terror às raias da insanidade. Porém grande parte das críticas populares a Poe e sua obra, em especial a procura de símbolos para a interpretação psicanalítica, confunde o tormento do próprio autor com o de seus narradores. O poço e o pêndulo descreve uma atmosfera esmagadora de pavor – a câmara escura fedendo a putrefação e morte, os ratos frenéticos, o horror da vítima imobilizada ante a descida do pêndulo cortante – que gerou muita discussão sobre o estado mental do autor. Mas essa obra-prima, que se inspira em tantos temas típicos e recorrentes dos escritores do gênero horror, deve ser lida como a criação cativante e primorosa de uma imaginação fértil

SakuraUchiha 06/04/2015

Escrita mortal!
Mais um livro que me vi 'obrigada' a ler depois de ver o filme por indicação de uma professor. Como ele disse que o filme não fazia jus ao conto fomos correndo ler o livro e que surpresa boa. O livro é sobre um cara que é capturado e torturado por um pêndulo, mas logo depois é jogado em um abismo. Este narrador sem nome vive através dessa câmara de horrores tão engenhosa, perguntando por que os monges cristãos iria construir tal quarto e infligir tal tortura? Um pêndulo com precisão matemática e suas paredes que viram brasa, para montar tal sala bizarra. Este é um conto quase palpável, onde você podia quase tocar os ratos nojentos que roeram suas cordas, tamanha a maestria do autor em relatar o conto.
Sua escrita é sempre muito excelente e muito marcante. Poe explora os pensamentos e as psiques de pessoas em situações terríveis.Vítimas de tortura, entre outras situações fazem
Se vocês acham que só King domina o terror, vocês precisam conhecer Poe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5