O Poço e o Pêndulo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Poço e o Pêndulo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luci_books 02/10/2023

Neste conto, encontramos a luta pela vida e a resistência humana. O nosso protagonista, que podemos chamar de "torturado", encontra-se em um poço com o pêndulo. Ao mesmo tempo em que é aterrorizante e angustiante ler os relatos do torturado, conseguimos ver a capacidade de resistir e sobreviver mesmo diante de situações desesperadoras.

Uma frase que pode resumir bem este conto é: "Uma morte diferente e mais suave me esperava. [...] Eu rezava, suplicando que a lâmina do pêndulo descesse de uma vez."

A ideia de que o protagonista, apesar de enfrentar uma morte iminente e aterrorizante, vê essa morte como uma alternativa "diferente e mais suave", revela a profundidade do sofrimento e da angústia que ele experimenta nas mãos de seus torturadores.

Nicolas 03/09/2023

O Poço e o Pêndulo
Por ser um conto de 1842, fiquei com medo de não gostar da escrita, mas fiquei surpreso! É uma narrativa bem curta, rápida de ler. A história é tensa e você se sente aflito pelo personagem, eu gostei e recomendo! Ainda lerei mais coisas do autor.

Josiastds 15/12/2023

Um dos que gostei
No começo é meio confuso, mas o título diz muito sobre o conto, quando começa a tortura e conseguimos ver o nosso protagonista, mesmo querendo morrer rápido no fim sempre tem esperança. Achei essa construção incrível, sempre temos esperança que algo bom aconteça mesmo em momentos difíceis e de loucura. Nosso personagem principal se descreve como muito "covarde", e pra mim, ter medo é algo tão humano.

Thays 13/09/2022

recomendo o livro para pessoas que curtem um terrorzinho, suspense e claro todo toque gótico que o Poe traz.

Michele 27/03/2021

Interessantes reflexões
O conto oferece interessante reflexões.
Além disso, o texto inicial fez toda diferença
Recomendo

Criixty 14/09/2020

Conto rápido que provoca um sentimento de aflição constante. Na minha opinião, vale a leitura.

Vanessa Sousa 16/03/2021

Um conto do Poe né...
O conto é muito bem escrito, como era de se esperar por sua fama. Bastante sensorial, o conto faz o/a leitor(a) sentir e acompanhar o desespero do narrador.
Dei 4 estrelas mais por causa da edição mesmo. Tem uns erros de concordância e os elementos pré-textuais são meio jogados.

anonimoBR 19/05/2020

Li o texto com expectativa meio alta, mas não consegui sentir nada e nem me envolver enquanto lia. Apesar disso reconheço que é um texto bem construído e o fato de não ter gostado da leitura pode ser devido a edição.

Thata 22/05/2020

Inquisição espanhola e Poe
Em uma hora ou menos, Poe nos proporciona um terror psicológico. Realmente foi meu primeiro contato com uma obra do autor, e achei incrível. .

Bom, conhecemos um homem que está preso em um "quarto de tortura" a todo momento ele deixa claro que esta em Toledo na época da inquisição. Provavelmente está sofrendo um ato mais que violento por ser judeu, isso ele não deixa claro, mas devido aos fatos, eu Thais acho que é o mais provável. (Para quem esta estudando para o Enem, leia o conto e pesquise mais sobre a inquisição espanhola). .

Acompanhamos ele passar por uma tortura psicológica e para levá-lo a morte, tem três obstáculos narrados no conto, sendo o poço, o pêndulo e o último não vou contar. Mas adianto que nosso narrador é forte se não como saberíamos disso que aconteceu com ele?!. .

Anarubialv 02/02/2023

não tenho nada a dizer além de: Que agonia! Simplesmente perturbador ler isso, me coloquei na pele do protagonista e fiquei imersa a todo momento na agonia lenta que é essa leitura.

N.S.Moraes 30/04/2020

Pesado...
Pesado... Pesado até pra mim. Descobri algo sobre mim mesma como autora. Não vejo problemas em matar personagens (quem leu meus livros sabe disso) e não tenho problema nenhum em ver os queridinhos das minhas leituras morrerem, mas tem algo no ato da tortura que me dá "coisas". Que bom, né? 😂
☠️
Não posso dizer que quase abandonei a leitura por conta disso...não. Mas o conto me fez sentir repulsa e só por isso merece cinco estrelas. Arte deve fazer você sentir algo e o conto cumpriu essa função tão bem que me surpreendeu.
O conto também merce cinco estrelas pelo final. Eu diria que Poe faz sentir repulsa pelo ser humano e no final dá exatamente aquilo do que o leitor precisa. Não vou dar spoiler 😂
☠️
Durante a leitura, não consegui deixar de pensar na música The Poet and the Pendulum de Nightwish. Imagino que Tuomas tenha se inspirado no conto..hum. Será? Só sei que Dark Passion Play é um dos meus álbuns favoritos de Nightwish e essa música foi a única deles que me fez chorar no final, no ato denominado "Mother and Father". Recomendo muito. Ela te leva de momentos dark às lágrimas. É linda. É uma aventura. Ouça só começo e veja se ela não te engole por completo 😉
☠️
E a leitura do Poço e o Pêndulo, não recomendo para quem abandona leituras com facilidade.

site: https://nsmoraes.com.br

Lommy 30/07/2021

Por ser uma história que li mais que uma vez em uma língua que não me é nativa, confesso que foi uma leitura árdua. Mas isso não interfere na qualidade dela nem na emoção causada ao longo das páginas descritas em primeira pessoa

Ulisses 12/04/2020

Páginas e páginas de terror
O personagem principal conta em primeira pessoa sua vivencia na inquisição. Desorientado, narra seu sofrimento e desespero de forma vívida.

Gostei muito desse livro, tem realmente as características do Poe. Um terror psicológico que, se o leitor estiver bem submerso, pode ficar com dor de cabeça, assim como eu. Ao finalizar a leitura, percebi que estava com uma dor forte de cabeça de tão tenso que fiquei. Recomendo bastante.

Danielle.Brito 07/11/2020

O Poço e o Pêndulo
"O Poço e o Pêndulo" é um conto de autoria de Edgar Allan Poe, foi publicado em 1842 e narra as torturas infligidas pela Inquisição Espanhola em Toledo a um personagem que não é nomeado na história. Trata-se de um relato narrado em primeira pessoa, que descreve o dia-a-dia do condenado em uma masmorra, aguardando o cumprimento de sua sentença de morte.
Ao longo da história o personagem percebe que há na cela um pêndulo com uma lâmina bastante afiada, que vai descendo a cada dia, anunciando a ele uma morte dolorosa. Há também na cela um poço, de onde sobem muitos ratos, que atormentam o personagem.
Surge então o dilema de aguardar a morte pela descida do pêndulo ou atirar-se ao poço e, consequentemente, aos ratos.
A leitura desse conto me causou uma variedade de sentimentos, principalmente por Poe descrever com tantas minúcias a agonia e o desespero do personagem submetido a variadas formas de tortura.
Recomendo a leitura!

Yasminy 14/04/2020

Um dos melhores contos que já li do autor. Me deixou intrigada do início ao fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5