Tudo Nela Brilha E Queima

Resenhas - Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor

Alane.Sthefany 10/04/2022

Tudo Nela Brilha e Queima - Ryane Leão
Quotes ?????

A única vez que perguntei para minha mãe se ela nunca mais se apaixonou, ela falou que o único homem em que ela confiou a deixou em pedaços, nesse dia, uma frase me fez entender, certas feridas que meu pai causou sangram até hoje e me perguntei quantos iguais a ele, continuam desmoronando mulheres por anos a fio.

Qual o seu medo?
Toda vez que a pergunta vem, a maioria de nós diz que teme ficar sozinha, me preocupa esse assombro que temos de nós mesmas e como nos foi ensinado que não podemos caminhar e como a pior solidão é estar cercada de pessoas que não nos compreendem, mas preferimos manter assim.

É tão delicada a linha entre lembrar e esquecer, que muitas vezes, pra te apagar, sem querer te trago de volta à tona.

Li uma vez um texto que falava de um quarto lotado de amores que já passaram, em qual colo você escolheria descansar?
Eu descansaria no chão sozinha, já não me interessa encontrar quem se desencontrou de mim e a solidão não me assombra, me faz boa companhia.

Compreenda que o que é seu inevitavelmente virá pros seus braços.

Desejo que saiba, que talvez você não volte a ser quem foi e que isso é maravilhoso.

Não esqueça o motivo de nenhuma de suas partidas.

Nunca olho no relógio quando te encontro, porque quando inventei de fazer isso, a hora tinha corrido tanto, que já precisava ir e fiquei maluca das ideias, querendo entortar os ponteiros com as mãos, pra fazer o tempo parar.

Irônico e incômodo conviver com as sobras de alguém que só te ofereceu sobras.

São bilhões de galáxias, tantas que eu mal sei a dimensão desse número, mas fico feliz por termos nos topado agora no mesmo lugar.

O que você vai fazer com esse coração que colocaram em suas mãos, diz bastante sobre quem você é.

O tanto do passado, me permitiu ser muito hoje, já faz tempo que não recuo e revisito o que já passei.

Em caso de urgência, como quando precisamos resgatar memórias, pra compreender novas estradas ou pra saber que hoje somos melhores.

Não confunda desabar com desistir, te vejo distraindo tuas dores, e o que te falta de verdade, é deitar no chão de casa e sentir e chorar e apertar os olhos; se esvazie de suas agonias, para que novos rios corram dentro de você.

Antes de se afundar novamente no que já passou, se lembre do porquê de ter ido embora.

Eu já não ocupo espaços onde eu tenha que me abreviar.
Max 25/11/2022minha estante
Uma resenha razoavelmente grande e profunda, e uma estrelinha? O livro é ruim? Desculpe não entendi...?

Alane.Sthefany 25/11/2022minha estante
Um livro de quase 200 pág, e eu só gostei dessas partes.

Não achei nenhum livro de poesia que gostasse de verdade.

Pretendo ler Shakespeare e ver se o problema está em mim.

E sim, eu não gostei.

Max 25/11/2022minha estante
Obrigado, Alane! Teria em mente alguns ótimo livros de poesia que gosto, mas há mister na poesia, o que agrada e toca um, são apenas palavras a outro. Boa sorte nas leituras!??

Alane.Sthefany 25/11/2022minha estante
Já li diversos livros de poesia, por exemplo: todos da Rupi Kaur, de outras autoras e também de um autor que se chama Pedro Salomão, com o livro intitulado "Eu tenho sérios poemas mentais".

O que eu mais gostei foi o dele, o restante que eu li de mulheres, são apenas militâncias feministas, e eu não tenho paciência para ouvir e muito menos de ler esses tipos de militâncias em livros.

Renata (@renatac.arruda) 25/09/2018

Ryane Leão é uma poeta inserida neste novo fazer poético conhecido como instapoem: poemas-pílula, escritos de maneira aforística, publicados para serem lidos em redes sociais e com alto potencial compartilhável. Os temas geralmente envolvem amor, raízes, cura, autoestima e a vivência enquanto mulher no mundo e tem como principal representante a Rupi Kaur, que se tornou best-seller e é apontada como responsável por despertar em uma nova geração o interesse por poesia.

Rupi parece uma inspiração óbvia para Ryane (e, até este momento, há uma seção nos stories da autora dedicada a imagens de seu livro ao lado dos de Rupi, postadas por leitores), mas eu notei algo curioso: enquanto no original, em inglês, os poemas de Rupi têm ritmo e musicalidade, além da redação ser pensada para causar um efeito potencializado pela leitura (coisa que se perdeu na tradução), os de Ryane me pareceram usar o estilo de forma mais aleatória, além de soarem um pouco truncados, como se fossem traduções (algo muito comum entre escritores e letristas que consomem muitas obras estrangeiras, não sei se é o caso da autora). De qualquer maneira, a autora escreve com honestidade e seus poemas conseguem dialogar com o leitor e comunicar a mensagem que pretendem passar. Como algo que funciona muito bem em redes sociais, não acho que funcione tanto quando reunido em livro: para mim, é diferente ler uma frase de efeito na timeline e ler um volume inteiro, como se fosse uma timeline impressa, principalmente porque, nesse caso, os poemas não estão agrupados em nenhuma ordem temática e vão passando de forma aleatória.

Ainda que muitos escritores e acadêmicos rejeitem que esse tipo de expressão seja formalmente considerada como poesia, eu não tenho certeza se é necessário ser considerado assim para ter algum valor. Não ser poesia não é, necessariamente, um demérito, o que importa mesmo é a qualidade do que está sendo feito e do talento de quem faz - alguns terão bastante, outros nem tanto.

Por enquanto, eu acompanho esse momento com curiosidade para saber o que vem em seguida: se vai se estabelecer como um fazer artístico legítimo ou se será apenas mais um fenômeno mercadológico.

Em: https://www.instagram.com/p/BoFMkZfHuNe/

site: https://www.instagram.com/p/BoFMkZfHuNe/
Thais 24/11/2021minha estante
perfeito

Nanda 30/04/2022minha estante
Nossa, é exatamente isso! Na timeline do insta seria agradável dar de cara com alguns poemas dela, mas no livro, de forma tão aleatória, não ficou bacana. Além de vários serem apenas frases de efeito, que gerariam vários likes no insta, com certrza.

Bruna 08/08/2023minha estante
Renata, eu tô lendo e tô sentindo a mesma coisa. Tem recado? Tem. Mas não tem poesia, não flui. São frases.

Narinh4 21/03/2024

E não adianta nem me procurar ?
Não sei bem como começar uma resenha de um livro de poemas visto que esse é o segundo que leio, o primeiro foi do Manoel de Barros e nem tenho certeza se terminei porque foi há mais de dez anos, mas vamos lá.

A escrita da Ryane é muita linda, delicada e fluida, sinto que ela deve ser uma mulher incrível só pelo que escreve, são versos bons demais, intensos demais para terem sido criados por alguém medíocre.

Li o livro em algumas horas e realmente me senti bem lendo, mas sinto também que boa parte do que ela escreveu foi com a intensão de ?lacrar? alguns poemas pareciam frases de insta, essa foi a causa de não ser um cinco estrelas pra mim.

Apesar desse pequeno detalhe o livro é maravilhoso e gostei profundamente, até cheguei a me emocionar lendo, foi uma ótima leitura para a tarde em que li, realmente é uma leitura linda e necessária.

QUOTES:

?Quanto tempo faz
que estou poupando as palavras?
caso se pergunte isso já passou da hora de
ir.?

?não divida tua confusão com quem não pode
te trazer calma?

?dispenso esse negócio de pertencer
e prefiro as coisas assim
bem livres
voando por aí?

?segura as pontas
que você dá conta, mulher
você não cogitou ir tão longe e mesmo assim
conseguiu
é arrebatador
traçar o próprio roteiro?

?é raro escutarem nossos silêncios
e o que não contamos é o que mais
queremos gritar?

?se enganam os que não sabem
que a literatura também é uma arma?

?desejo que se lembre de ser gentil com quem
você está se tornando
e desejo que saiba que talvez
você não volte a ser quem foi
e que isso é maravilhoso?

?que ideia mais estúpida
achar que é melhor sentir dor a não sentir nada
elevamos o sentir a níveis tão errados
que preferimos atear fogo em nós mesmas a conviver com nossos vazios.?

Ps: O livro me lembrou muito a música da Pitty ?Na sua estante?
Giovanni89 21/03/2024minha estante
Queria ter esse tempo pra ler tanto.

Luå 22/03/2024minha estante
Nossa, amiga, não acredito. Uns dias atrás fiquei em dúvida entre esse livro e Nuvens de Algodão, que foi minha leitura recente. Agora fiquei mais curiosa ainda, vou adicionar esse à minha lista.

Narinh4 22/03/2024minha estante
@Lua Amiga leia! Ele é muito bom, vale a pena a leitura ??

Rosangela Max 23/08/2022

Uma brado de força.
Adorei a forma que a autora mostra, através de suas poesias, o quão forte uma mulher é. E a maioria nem reconhece sua força porque o mundo insiste em ressaltar nossas fraquezas.
São tantas desilusões e decepções na vida, mas seguimos em frente, recolhendo nossos cacos e remendando nossas armaduras.
A escrita é ótima!
Recomendo a leitura.
Ellen 23/08/2022minha estante
Amo essa livro?

Mah 19/01/2022

Gostei de cada poema, esse livro fala sobre empoderamento, relacionamento abusivo, preconceito e amor-próprio de forma simples e leve, a leitura é rápida e as palavras nos atingem mesmo assim, é a primeira obra que leio dela e espero ler muito mais, gostei da mensagem que ela quis passar e com certeza levarei muitas delas comigo, recomendo.

Bea 05/06/2022

tudo pra mim. ?
ju.tiimm 05/06/2022minha estante
jurooo????

Nanda.Santos 12/10/2020

Livro de poesias fluído, li todo em apenas 1 hora. Trata sobre o empoderamento feminino entre outros assuntos ligados as mulheres.

Gessyka.Loyola 10/08/2023

Ela brilha!
Amei esses poemas, por diversos momentos parecia que eles falavam diretamente comigo, recomendo para quem quer ter um momento de reflexão sobre o ser mulher!!

Helen.Maria 06/01/2022

Livro muito tocante pra mim,passei por momentos muito complicados na minha vida em 2021 e acabei largando a leitura por quase 2 anos,e esse livro me despertou a vontade de ler novamente e me inseriu no gênero de poesia. Dei 5 estrelas não só pela narrativa,mas pelo afeto que ele me causou,não me identifiquei com todos os poemas e também senti falta de mais ilustrações,mas merece minha nota máxima por afetividade.

caspaeletrica 10/08/2023

2/10: Nada brilha no livro, mas ele poderia ser queimado
Frases de efeito formuladas não são poesia.

Mais uma prova de como a poesia brasileira está indo ladeira abaixo em questão de qualidade. O impacto da Am*nda Lovelace causou uma catástrofe mesmo.

Os tópicos retratados nesse livro são importantes para discussão e mereciam uma execução melhor. Esse livro e essa corrente são os suprassumos do desleixo. Não há esforço, não há inovação: simplesmente a mesma coisa de sempre. Imagino que muita gente pode se identificar com esse livro e talvez com isso, ele encante as pessoas, escondendo que ele apenas é cru. Enfim, indico esse livro apenas para fins humorísticos!

MELHOR POEMA: nenhum

PIOR POEMA: quase todos

2/10

Sabrina 12/12/2023

Mt fofo gente
É um livro com poesias simples que não vão acrescentar em nada na sua vida porém servem para momentos em que a gente busca ler algo fofo e tranquilo para ficar em um momento de paz. Eu achei que foi bom

Júlia 03/02/2023

os poemas são legais, alguns achei meio fracos, outros me pegaram um pouco mais. é uma leitura bem rápida, legal pra quem quer ler uns poemas que não são difíceis de entender.

Ana 04/02/2021

Não romantize o que te rasga o peito.
Gostei tanto de como foram construídos os poemas.
Sempre com uma forma de explicar antes o que será tratado a seguir.
Muitos trechos marcados e comentados nas minhas notas do Kindle.
Rapidíssimo de ler e com ilustrações que eu achei belíssimas!

"Ela parecia aqueles fogos de artifício
tudo nela brilhava e queimava
antes de apagar e virar poeira"
É isso...

duda 02/12/2022

Que livro bom da 🤬 #$%!&
Então!!!!!! Eu comecei a ler porque teve um projeto de poesia aqui em casa, eu só participei pelo dinheiro, mas foi ótimo.
É um livro pesado, e fala sobre muitas questões raciais que eu me identifiquei, acho que é um livro que eu me identifiquei do início ao fim, ainda bem que nunca me relacionei com um daqueles filhos da puta.
Eu tô achando até que os livros de poesia que eu leio são muito parecidos de estrutura, e eu procura uns mais diferentes, mas esse foi simplesmente perfeito, incrível, lindo, maravilhoso, tudo de bom.

Daianny.Andrade 02/09/2021

Força da mulher
Este livro é incrível, te faz reconhecer o quanto nos mulheres somos fortes, e quanta garra a valentia nós temos. Do mesmo jeito que reconhecemos, que também precisamos descansar. Pois mesmo sendo guerreiras, toda guerreira precisa recuperar suas forças ao se permitir relaxar. É potente.