Utopia

Utopia Thomas More

Resenhas -

Antonio566 10/01/2024

Um clássico que deve ser lido por todos (mas aos leitores iniciantes, sugiro um acompanhamento ou algumas pesquisas antes da leitura). Utopia significa um lugar inexistente, um "nao-lugar". É um livro que nos faz refletir sobre o comportamento humano, as leis que controlam os países; nos faz refletir sobre poder e a soberba; sobre a vida e nossas escolhas no geral. Um livro que deve ser mastigado aos poucos.

Victor 28/10/2023

Quem sabe um dia...
... possamos desfrutar de um lugar como o descrito no livro. Para nós, cristãos, há a esperança de um paraíso, um lugar perfeito.
Já para os descrentes, talvez continuem a se apegar ao sistema atual e tentar arrumá-lo (até agora sem sucesso).

A obra descreve detalhadamente todos os âmbitos de uma sociedade ordenada. Desde o trabalho até a parte religiosa.
Foi muito interessante -e ao mesmo tempo triste-, ver o funcionamento de uma boa sociedade, entretanto perceber o quão longe disso estamos. Não é à toa que recebeu esse título.

Ao final, é reforçada e esclarecida a ideia que desde o começo já se percebe: o maior mal de uma nação é deixar todos os poderes nas mãos de uma pequena parcela corrupta, enquanto sua grande maioria luta para sobreviver, buscando ter o mínimo para sobreviver.

Também gostei da ideia da erradicação da moeda (dinheiro). Uma sociedade que não é movida pelo dinheiro, provavelmente terá menos condições negativas, como crimes, por exemplo.

Por fim, a forma de escrita foi clara e objetiva. Bastante tranquila, reflexiva e necessária.

Penso que todos aqueles que pleiteiam posições de comando, deveriam ter algum preparo, adquirir conhecimento. Livros como esse, a república, o príncipe de Maquiavel, entre outros.

Más, há quem diga que cada nação tem os líderes que merece...

Cosmonauta 03/07/2022

Um Estado ideal
"O autor não pretende construir um Estado ideal que sirva de modelo a países e nações, mas lança um apelo veemente para salvar a humanidade da decadência. Com esse objetivo, cria na ilha de Utopia um Estado em que o bem material e o espiritual se tornem os princípios fundamentais do bem-estar comum e da felicidade individual."

"Muitos estudiosos sustentam que Thomas More lançou o sistema comunista em primeira mão, sistema que seria realmente implantado somente muito tempo depois, no século 20. Subsistem, porém, diferenças fundamentais entre o pensamento de More e o comunismo do século 20, entre as quais a liberdade total dos utopianos, que era uma mera utopia entre os comunistas do final do segundo milênio, a liberdade religiosa, que não era tolerada pelo comunismo ateu de nossos tempos próximos, o acesso igual e indiscriminado de todo cidadão aos bens do Estado, que no comunismo dos últimos tempos obedecia a medidas discriminatórias ante os cidadãos, e muitas outras diferenças, bastando para verificá-las, uma leitura atenta de Utopia."

Prefácio de Ciro Mioranza

Gabrielli 14/06/2022

Discordo muito, mas interessante
Embora não ache que a sociedade utopiana seja ideal, tampouco alcançável, interessante conhecer esse clássico da política que inspirou muitas ideologias posteriores

Gabrielly308 18/05/2022

O título faz realmente referência á obra, porque a república idealizada por Thomas More é improvável de se tronar realidade. O intuito principal da ilha Utopia é a igualdade e o respeito entre os cidadãos, onde não há dinheiro, muito menos intolerância religiosa. Se igualando a filosofias políticas como o socialismo e comunismo. O livro é curto e nos remete a reflexão sobre o modo como a política é orquestrada atualmente e nosso papel diante dela.

Esther 27/03/2022

É realmente uma utopia, pq nunca vai acontecer!
É um livro bem interessante que te faz repensar em como as coisas poderiam ser e como são.
Na teoria é tudo bem bonito e inatingível mesmo!
Fala sobre a ilha de Utopia onde não há desigualdade, propriedade privada e nem moeda. Conta como a sociedade se organiza e como lida com os problemas.

Ana 19/02/2022

Livro bom, mas com uma linguagem formal e muito difícil de ler, me arrastei muito durante algumas partes mas vale a pena e traz muito conhecimento

Matt 04/11/2021

A Utopia.
pense por um minuto sobre a desigualdade existente no mundo.

não adentre muito na análise para não se deprimir, mas pense, no motivo para poucos terem muito, e muitos terem pouco.

tente conceber o que justifica alguns passarem fome para outros comerem muito mais do que o necessário por dia.

essa é a provocação que o livro “A Utopia” do Sir Thomas More (que descobri ser também um Santo da igreja católica), me causou.

More escreve em meados de 1500 um livro onde conta a história de uma ilha, onde não existe diversidade econômica, assim como não existe pena de morte (comum na época), além da liberdade religiosa.

é surreal pensar que alguém na realidade histórica daquele tempo conseguiu imaginar um país que fosse extremamente organizado de forma que sequer existisse Estado, ou Governo. É literalmente uma Utopia.

More propõe uma organização “Estatal” onde não existem riquezas, desigualdades ou problemas sociais. Ainda há a figura da escravidão, mas como figura de punição, ao invés da pena de morte.

Sua ideia passa até pela liberdade religiosa, onde cita que:
“Se uma religião é realmente verdadeira e as outras são falsas, contanto que se aja com razão e moderação, a força da verdade […] acabaria um dia por prevalecer por si mesma.”

não cheguei a pesquisar a fundo sobre, mas acredito que essa ilha utópica criada por Thomas More serviu de inspiração para as teorias socialistas/comunistas que surgiram séculos depois.

fugindo da discussão de CAPITALISMO X COMUNISMO, busquei ao máximo absorver a crítica ao sistema da época, que mesmo sofrendo alterações através do tempo, continua com problemas básicos, como a própria desigualdade.

Sir Thomas Mooe, anos após ter feito esta obra atemporal, ironicamente, foi condenado à morte, por motivos puramente políticos.

Imagino que ele preferiria ter nascido em Utopia.

site: https://mattvalim.medium.com/7126f758741a

Diego.Rates 25/09/2021

Uma interessante reflexão sobre a estrutura das sociedades
Somos apresentados a um "novo" conceito de sociedade nessa obra, através da fictícia Utopia. More propõe, através da criação de uma ilha onde os fundamentos os quais a sociedade se baseia são completamente diferentes dos nossos, usando desse artifício para tecer críticas sobre a má distribuição do dinheiro e das propriedades e como isso causa uma grande desestruturação em qualquer nação

Esse livro, que foi publicado no século XVI, é considerado por alguns como o predecessor do modelo comunista, mas creio que muito além disso, ele trás diversas reflexões e questionamentos sobre a forma que todas as coisas são estruturadas fornecendo vantagens aos ricos até os dias de hoje. É um livro bem escrito, e apesar de ter relativamente poucas páginas, é denso, complexo e por mais que se arraste em diversos pontos, ainda é uma leitura extremamente válida para compreendermos melhor a estrutura social, onde as coisas parecem ter mudado muito, mas apenas os nomes foram trocados
Jade 25/09/2021minha estante
O modelo mais usado dos vestibulandos sjajsj

Ale 20/07/2021

Em Utopia, More faz duras críticas à sociedade na qual ele vivia, no século XVI.

A partir de um texto crítico sobre os padrões de vida dos trabalhadores e contra a desigualdade social, o autor cria a ilha de Utopia e, através das vivências dos utopianos, a descreve como um lugar a ser tomado como exemplo pelas demais repúblicas existentes no mundo.

Inocêncio 16/05/2021

Cativante, questionador... utópico!
Terminei o livro ontem. Li a edição da Lafonte e não a recomendo, devido aos diversos erros com as notas de rodapé, que aparecem em páginas diferente do termo a que se referem.
No mais, eu achei a obra fascinante! A leitura é fácil e curta, sendo que o mais denso está na reflexão que ela causa. As descrições da Ilha Utopia colocam o leitor para pensar em quais fatores de fato caracterizam e constroem uma grande Nação, e, ainda, como a Ética e a Moral surgem nesse processo.
Recomendo a todos, mesmo àqueles que não nutrem grande interesse em Política e Filosofia, apenas pela leitura rápida e curiosa.

Vinícius 23/03/2021

A Cidade de Utopia
Tido como as bases primordiais dos regimes socialistas/comunistas a cidade de Utopia relatada pelo autor expõe uma realidade onde todos são iguais e controlados pelo próprios habitantes e um poder superior que se diz saber o que é melhor para todos, o que para o autor parecia um sonho se tornaria um pesadelo depois de alguns séculos. Stalin, Lenin, Trotski e Mao Tse-Tung nos mostraram o quão nefasto o regime de "igualdade ilusória" se tornou.

Rovandro 03/03/2021

Resenha _ Utopia
"Os utopianos aprendem as ciências em sua própria língua. Rica em vocabulário, é harmoniosa, feita como qualquer outra para traduzir os sentimentos da alma. Com algumas alterações regionais, é comum a vastas áreas desse universo."

A ilha imaginária criada no livro Utopia, pelo filósofo Thomas More, retrata algumas opiniões dele próprio de alguns ideias políticos e sociais.
Thomas More aborda de forma fantástica uma forma de viver em sociedade.

E o questionamento que fica é, se ele descreve tão bem isso, porque não funciona?

Claro que se refletirmos, iremos encontrar respostas, e Thomas More, tinha essas respostas, até mesmo, porque o termo Utopia, podemos dizer que significa um lugar que não existe.