The Last Kingdom

The Last Kingdom Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

@vanessachrisostomo 08/04/2023

Achei legal a aventura de Uthred? como tudo se iniciou, sua vida com os dinamarqueses e como ele foi criando laços e confiança.

Carlos_Junior 27/03/2023

Muito dahoraaa
Estou empolgado com essa serie, gostei muito desse primeiro livro. Pra quem quer um livro com muita batalha, passando em um contexto historico real, tah ai... um dos melhores livros de ficçao historica...

Mário Lopes 18/03/2023

História com história
Achei muito interessante que o escritor seja formado em história.
O livro é leve, de fácil entendimento, moderadamente violento e recheado de eventos reais.
Lendo essa obra o leitor aproveita a história e aprende história.
Será o primeiro de muitos livros que ainda lerei desse autor.
Barbar@ 20/03/2023minha estante
Tem uma série com esse mesmo título ..acho que é desse autor. Muito bom.

Claus 13/03/2023

Decepção!
Confesso que me decepcionei. Porque vi vários comentários na internet sobre os livros de Bernard Cornwell, e crie um expectativa alta demais.

Achei o livro bem meia boca.

A primeira parte que me decepcionou foi o desfecho abrupto e bem resumido da vida de Ragnar, o Intrépido, que era um personagem bem interessante e o autor perdeu a chance de trabalhar mais esse desfecho, resumindo em poucas palavras.

Segundo, por ser um historiador, escreveu numa das páginas que Uhtred, colocou sua espada (longa) nas costas e que era mais prático para sacá-la! Não existe em nenhum lugar registros históricos de guerreiros usando espadas nas costas, e uma espada longa? Totalmente inviável de conseguir tirá-la da bainha das costas!

A história não me prendeu. Não achei Uhtred um personagem muito interessante, achei ele pouco trabalhado. Acho que não teve nenhum momento em que eu fiquei curioso para ver o que aconteceria na próxima página.

No mais, a linguagem é fácil, a leitura flui rapidamente. E a parte melhor do livro para mim foi a parte da infância de Uhtred, o resto foi bem monótono, chato, sem graça.

Talvez eu tente ler o segundo livro das Crônicas Saxônicas para ver se me des-decepciono ou talvez tente ler As Crônicas do Rei Arthur, mas se o rei Arthur tbm for um personagem meio sem graça eu paro de ler kkkk.

3.5 está bom demais.

lyneianana 11/03/2023

QUE LIVRO BOM
Esse livro é do jeitinho que eu gosto: história antiga, muitos personagens marcantes, muito sangue, ambição e emoção.

CONTÉM SPOILER!!!

algumas partes que do final eu gostei:

"Hoje em dia, tanto tempo depois da batalha em Cynuit, emprego um harpista. É um velho galês, mas muito hábil, e freqüentemente canta histórias de seus ancestrais. Gosta de cantar sobre Artur e Guinevere, como Artur trucidava os ingleses, mas toma cuidado para que eu não ouça essas canções.

Em vez disso me elogia e às minhas batalhas com lisonjas ultrajantes, cantando as palavras de meus poetas que me descrevem como Uhtred Espada-Forte, Uhtred Doador da Morte ou Uhtred, o Beneficente. Algumas vezes vejo o cego sorrindo sozinho enquanto suas mãos tangem as cordas e tenho mais simpatia por seu ceticismo do que pelos poetas que não passam de um bando de puxa-sacos hipócritas."

"Pensei em Ragnar, o Jovem, e me perguntei se ele vivia e se o assassino de seu pai, Kjartan, ainda vivia, e como ele morreria se estivesse vivo. E pensar em Ragnar me fez pensar em Brida, e sua lembrança deslizou para uma imagem de Mildrith, e isso me trouxe à mente Alfredo e sua esposa amarga, Elswith. E todas essas pessoas separadas faziam parte da minha vida, cordas tocadas na harpa de Uhtred, e mesmo estando separadas afetavam umas às outras e juntas fariam a música da minha vida.
Pensamentos bobos, disse a mim mesmo. A vida é só a vida. Vivemos, morremos, vamos para o castelo dos cadáveres. Não há música, apenas acaso. O destino é implacável."

"Estava certo. Alfredo era obcecado pela ordem, pela tarefa de transformar o caos da vida em algo que pudesse ser controlado. Faria isso através da igreja e da lei, que são praticamente a mesma coisa, mas eu queria ver um padrão nos fios da vida. No fim encontrei um, e não tinha nada a ver com qualquer deus, e sim com as pessoas. Com as pessoas que amamos. Meu harpista está certo em sorrir quando canta que sou Uhtred, o Doador de Presentes, Uhtred, o Vingador ou Uhtred, o Fazedor de Viúvas, porque é velho e aprendeu o que eu aprendi, que na verdade sou Uhtred, o Solitário. Somos todos solitários e todos procuramos uma mão para nos segurar no escuro. Não é a harpa, e sim a mão que a toca."

"E pela primeira vez olhei para Uhtred, filho de Uhtred, e rezei para que um dia ele fosse o legítimo e único senhor de terras que são cuidadosamente marcadas por pedras e diques, carvalhos e freixos, pântano e mar. Ainda sou dono dessas terras que foram compradas com o sangue de nossa família, retomarei essas terras do homem que as roubou de mim e irei dá-las aos meus filhos. Porque sou Uhtred, o earl Uhtred, Uhtred de Bebbanburg, e o destino é tudo."
Cris 11/03/2023minha estante
A série inteira é maravilhosa! Super vale a pena! ??

lyneianana 14/03/2023minha estante
pretendo continuar lendo!

Thiago.Mekhael 08/03/2023

Envolvente
Cada cena é única e trava a atenção do leitor, história envolvente e ótima para quem gosta da idade média.

gabsravenclaw 05/03/2023

Bom, porém lento
O Último Reino, adaptado para a televisão pela Netflix, conta a história do rei Alfredo (Elfred) e seus descendentes, contada pela perspectiva de Uhtred Ragnarson, um personagem fictício. Ainda pequeno, Uhtred acompanha o pai em uma batalha na qual eles são derrotados. A partir daí, ele é adotado pelos dinamarqueses e tem um infância pagã.

Bem, eu gostei de como a história é estrutura e coisas se conectam. Dessa maneira, o enredo do primeiro livro em si não tem pontas soltas e as batalhas são todas, por ora, resolvidas. Ademais, a perspectiva de Uhtred, dividido entre o mundo cristão e pagão, é bem interessante, e dá para ver o conflito do personagem e quando ele amadurece. E tem ainda os personagens históricos que você consegue conheer no livro: como Alfredo, Guthrum.

Sobre a questão da minha crítica é no fato da história ser muito detalhista, e se desenrolar de forma lenta. Tudo bem, pelo que pude ver, para os plots e para o desenrolar do enredo todos os acontecimento foram importantes, porém acho que eles poderiam ter sido menos detalhados, o que tornaria o livro menos cansativo. Mas, apesar disso, eu gostei, a batalha final foi muito boa e talvez eu continue a série.

Suéllen 28/02/2023

Maravilhoso
Livro com uma história fantástica que te prende do início ao fim, a escrita é super fluida, ansiosa pra saber o que vai acontecer, recomendo a leitura.

UmEstranho 27/02/2023

Uma releitura
Essa foi a segunda vez que li esse livro e acho que foi a primeira vez que fiz isso, e foi uma experiência muito daora. Mesmo estando relendo parecia que era a primeira vez não estava lembrando de quase nada do que acontecei no livro e percebi que isso aconteceu por que da primeira que tinha lido não tinha me apegado a historia e era diferente das leituras que eu estava lendo, agora quase um ano depois eu vejo como esse livro trais certas muito interessante como: o homem é movido pela fé que ele tem em Deus ou nos deuses.
E mesmo um livro que se passa em 700 e pouco ainda temos muito disso, do sendo movido pela fé e acabando por seguir isso as escuras, mas claro o livro não é sobre isso temos a grande historia do Uhtred desde pequena á sua primeira grande luta numa parede de escudos e como isso que faz dele ser um homem de verdade. Além de ser um livro bem escrito ele te faz querer saber o que vai acontecer com Uhtred, mas também com os outros personagem que o cerca.

joao.emilio.96 14/02/2023

Ficção Histórica de Respeito
O que eu enrolei para iniciar a saga das Crônicas Saxônias não está no gibi, mas que leitura boa e prazeirosa. Agora faltam mais 12 volumes só....

chelez 12/02/2023

O destino é tudo!
Eu sou team uhtred ate o fim!! uma narrativa boa, construtiva, me senti na parede de escudos com o uhtred kkk esse livro eh demaaaiss ??

Gabriel.Sansigolo 10/02/2023

Início da jornada de Uthred
O Último Reino é o primeiro livro da renomada série de livros Crónicas Saxônicas de Bernard Cornwell, nesse livro conhecemos Uthred, protagonista da série, seus sonhos, de retomar seu lar Bebbanburg, usurpado pelo tio e vingar a morte de um membro de sua família. Uma característica interessante do livro, frente a outras novelas de vikings, é que Uthred não é apenas um britânico ou um dinamarques, nosso herói vive sobre o dilema de ter nascido na gra-betânia e ter crescido entre os dinamarqueses, e se questiona por qual lado ele deve lutar. O primeiro livro, assim como outras obras do Cornwell, é um incrível romance histórico com ótimos personagens. Fica a recomendação para qualquer um que gosta do gênero.

David_Salustiano 27/01/2023

O último reino
O primeiro livro de uma longa saga, que acontece durante as invasões "vikings" e a defesa de Wessex pelo rei Alfredo, o grande.

Acompanhamos a história e o crescimento de Uthred de Bebanburg que é sequestrado pelos dinamarqueses e vive por anos em sua cultura.

Recomendo fortemente para quem gosta de romances históricos.

Milie0 20/01/2023

O destino é tudo
A construção do livro é riquíssima em detalhes já que conta com fatos históricos e a mistura com personagens fictícios deixa tudo melhor.

A infância do Uhtred entre os dinamarqueses é incrível, para mim é o melhor desse livro o Ragnar foi a melhor coisa q aconteceu com ele já q ele teve o amor de pai e achou uma família entre eles.

Mas seu coração pertence a Nortumbria e o seu destino tende a querer isso, vamos acompanhar sua jornada pra reconquistar o que é seu por direito de nascença mas no caminho acompanharemos batalhas épicas, intrigas e estratégias.