O Último Reino

O Último Reino Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Mylena.Esteves 21/04/2024

Que saudade que eu estava de ler algo do meu gênero queridinho. Como é maravilhoso ler ficção misturada com fatos históricos e como é bom encontrar mais um autor para querer ler tudo. Amei a escrita e fiquei muito animada para seguir essa enorme série de livros. ?

marinaresenhas 19/04/2024

O Último Reino ?5,0/5,0?
(Esqueci de fazer essa resenha antes, então vamos lá).

Ser apresentada à trama de Uhtred de Bebbanburg foi como um choque para mim. Eu desfrutei cada segundo dessa leitura e agradeço muito ao professor que me mostrou Crônicas Saxônicas e o próprio Bernard Cornwell, que tem tantas mais obras com um fundo histórico que tanto me fascina.

Conhecer mais sobre os vikings/dinamarqueses e os próprios povos saxões e mércios é uma experiência magnifica. E ter a trama de Uhtred, um garoto saxão de nascença, mércio por parentesco e dinamarquês por consideração, ambicioso, feroz e guerreiro, apenas deixa tudo mais magnífico.

Bato palmas para Bernard Cornwell nessa obra. Me surpreendeu com os plots e continua a me surpreender já no terceiro livro. Criei um apego imensurável a essa história e Uhtred de Bebbanburg, ou seria Ragnarson? Fica a dúvida.

Leandria.Leite 14/04/2024

Wyrd bið ful aræd
Bernard Cornwell é com certeza um dos melhores autores do qual eu já li livro na vida, esse homem é um completo gênio, ele descreve as coisas extremamente bem, principalmente a cenas de luta. É uma descrição detalhada mas não do jeito que fica chato, é de um jeito incrível, tanto que pra mim a leitura foi bem mais leve do que eu imaginava.
Ver o Uhtred amadurecendo foi incrível mesmo a maioria do tempo ele ainda sendo meio tonhão mas o final foi espetacular. Eu esperei tanto pra aquela parede de escudos acontecer, já tava quase rezando aqui.
Eu confesso que quando aconteceu o incêndio e a galera lá morreu e o Uhtred ficou sozinho denovo eu fiquei triste, gostava deles até. Tenho fé que o Uhtred junto com o Ragnar vão vingar todos eles.

MWeirich 12/04/2024

Excelente!
Uhtred é um senhor que teve suas terras roubadas, ele é o Senhor de Bebbanburg, ele é um dinamarques e também um inglês. Ele é um guerreiro buscando reconquista aquilo que lhe foi roubado.

E quem livro, senhoras e senhores! A história de Uhtred, busca contar como Alexandre, o grande, sobreviveu as investidas vikings, como expandiu seu território em busca da Inglaterra e conta a história de Uhtred, que não queria ter nada haver com tudo isso.

Entretanto o destino é tudo.

Isabelly200 28/03/2024

O destino é tudo
O Último Reino, primeiro livro da série Crônicas Saxônicas escrita por Bernard Cornwell, é uma obra que merece todas as cinco estrelas. A narrativa envolvente nos transporta para a Inglaterra do século IX, em meio às invasões dos Vikings, apresentando uma trama repleta de ação, intrigas políticas e personagens complexos.

O protagonista, Uhtred de Bebbanburg, é cativante com sua personalidade forte e conflitos internos, proporcionando uma jornada emocionante e cheia de reviravoltas. A riqueza histórica e a descrição detalhada da época nos fazem sentir parte da história, enquanto acompanhamos Uhtred em sua busca por identidade e vingança.

Cornwell tece habilmente os eventos históricos com a ficção, criando um cenário autêntico e vibrante. Sua escrita é envolvente e fluida, tornando difícil largar o livro. "O Último Reino" é uma obra-prima da literatura histórica, que encanta e emociona do início ao fim, deixando os leitores ansiosos pela continuação.

Geraldo.Junior 15/03/2024

Uhtred, filho de Uhtred
Introdução ao gênero, momento histórico, figuras e interesses!

Nesse primeiro volume das crônicas saxônicas somos contextualizados de maneira precisa (créditos ao mapa do que parece ser a heptarquia anglo saxônica no começo do livro) aos principais personagens, objetivos, motivações e personalidades através da vida de Uhtred, filho de Uhtred e herdeiro legítimo de Bamburgh, na Nortúmbria.

O destino é tudo!

Começo essa resenha aplaudindo com palavras o Bernard Cornwell, autor que aqui tem um trabalho impecável de construção, desenvolvimento e finalização da narrativa. Eu, que sabia muito pouco sobre a história nórdica, me senti acolhido pela construção dos fatos narrados, que são resultados da soma entre a história real e a história criada/adaptada para a série de livros.

O ritmo, assim como os acontecimentos, brincam e se envolvem a todo momento. São tantas reviravoltas, comemorações e lutos (em momentos sempre bem desenvolvidos) que qualquer um perderia a mão e faria desses, momentos inadequados, mas que Cornwell rege e conduz assim como um bom maestro faz com sua orquestra.

Sem dúvidas o ponto mais forte do livro são as inúmeras camadas de cada personagem. Seja ele próximo ou não do protagonista, cada um é movido por um interesse político, social, cultural ou pelo simples prazer de sentir o calor de uma parede de escudos! E esses interesses moldam Uhtred.

Por fim, Bernard Cornwell coroa o Último Reino com um protagonista único. Uhtred é dúbio, vingativo, forte e inteligente, mas ainda não sabe qual é o melhor caminho a se seguir (e quem poderia saber?). Se no início do livro você acha suas decisões estranhas, no fim você entende que valeu a pena confiar em um earsling da Nortúmbria.

Luiz Namur 14/03/2024

Coragem é encontrar a vontade de superar seu medo, nada mais
"O Último Reino" é o primeiro livro da série "Crônicas Saxônicas" escrita por Bernard Cornwell.

Ambientado no século IX, durante o período das invasões vikings na Inglaterra, o romance narra a história de Uhtred de Bebbanburg, um jovem nobre saxão capturado e criado por vikings após a morte de seu pai.Conforme Uhtred cresce, ele se vê dividido entre suas raízes saxônicas e sua lealdade adotiva aos guerreiros nórdicos.

A narrativa é repleta de intrigas políticas, batalhas épicas e personagens complexos, proporcionando uma imersão profunda na história e cultura da época.

Cornwell habilmente mescla fatos históricos com ficção, criando um enredo envolvente que mantém o leitor cativado até o final.

banxwz 09/03/2024

" Na verdade sou o Uhtred , o solitário . Somos todos solitários e todos procuramos uma mão para nos segurar no escuro . "

Fofinho6969 06/03/2024

O Destino é tudo
O Último Reino" de Bernard Cornwell é uma obra que se destaca pela sua maestria em transportar os leitores para um cenário medieval repleto de ação, intriga e personagens fascinantes. A narrativa envolvente do autor mergulha profundamente na vida de Uhtred, um personagem complexo e carismático que se torna o elo entre a tradição saqueada pelos vikings e a influência crescente dos saxões.

A trama se desenrola de maneira magistral, combinando detalhes históricos autênticos com uma prosa envolvente, criando uma atmosfera imersiva que prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas. Cornwell habilmente tece uma tapeçaria de eventos épicos, desde batalhas intensas até intrigas políticas, mantendo o leitor ansioso por cada reviravolta.

A construção dos personagens é um dos pontos altos da obra, com Uhtred se destacando como um protagonista memorável, cujas motivações complexas e jornada pessoal ressoam de maneira impactante. A riqueza de detalhes na caracterização dos personagens e o desenvolvimento cuidadoso das relações interpessoais contribuem para a profundidade emocional da história.

A ambientação histórica é ricamente explorada, proporcionando não apenas uma leitura envolvente, mas também uma imersão na cultura e nos conflitos da época. A descrição dos cenários, dos costumes e das nuances políticas enriquece ainda mais a experiência do leitor, transportando-o para um período repleto de desafios e transformações.

Bernard Cornwell cria um mundo que é não apenas digno de ser explorado, mas que se torna uma experiência literária inesquecível, deixando os leitores ávidos por mais dessa envolvente saga.

skål ?

Yasmim648 25/02/2024

O Destino é Inexorável !
Uma aula de História Medieval Inglesa. Como amante de História, me prendeu do início ao fim
A saga de Uhtred mistura fatos históricos com a introdução do Uhtred fazendo parte deles, dando ao leitor uma base do que provavelmente aconteceu e como eram as figuras históricas retratadas no livro. A vida do Uhtred é realmente uma tragédia!
Gostei muito! Daria nota 1.000

DomGabriel 14/02/2024

Gênero
Bom, talvez não seja o melhor gênero para mim, achei muito linear a história muito linear o fato dele narrar certos acontecimentos nos instiga a querer ir até o fim a saber como hoje o personagem se encontra, porém, é tudo muito previsível as tramas são previsíveis o assunto é único e as reviravoltas não casaram, em mim particularmente, a emoção desejada.

Não irei seguir a sequência, mas foi uma experiência bem interessante e recomendo muito a quem gosta do gênero.

Gabriela3462 13/02/2024

O Último Reino
O Último Reino (1° Crônicas Saxônicas)

364 páginas

????

Amei tanto esse livro, perfeito!
É muito introdutório, então é bem confuso em várias partes, mas depois que adentra na história fica tranquilo e viciante.
Tem tantas revelações e a história muda o tempo inteiro, o fim é completamente que diferente do meio do livro e o msm é diferente do começo, locais, pessoas e desenvolver da história. Além disso é incrível ver a relação do Uthred com os inglês e os dinamarquês durante o decorrer.

13/02/24
Livro 11

Mário Lopes 09/02/2024minha estante
Existe uma série que fizeram baseada nesses livros. "The last kingdom" é o nome da série.

Davi 09/02/2024minha estante
Conheço, mas só assisti Vikings.

Estevam.Moraes 28/01/2024

Ótima aula de história e batalha medieval
Tornou-se meu segundo livro favorito sobre batalhas medievais (atrás apenas de tambores na chuva) e me surpreendeu pela qualidade da descrição de um combate na parede de escudos.
As invasões Viquingues a Inglaterra (apresentadas em séries e filmes com frequência) foram bem reapresentados e a gama de personagens é suficiente pra passar a tensão presente na época.