O Último Reino

O Último Reino Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Jow 12/04/2011

Entre a cruz e a espada.
"Num círculo, vivo horas a mais,
Numa surpresa a cada giro,
Como se estivesse no último ato,
E em tão derradeiro minuto.
Apenas sobraram-me as amarras, o sangue e as armas." Knut Knüdsen

Desde os primórdios da humanidade os homens sempre lutaram por algum ideal. Sejam elas, riquezas, escravos, vingança, liberdade ou como principalmente acontecia, por terras. O fato mais comum de se encontrar na História que chamamos de Pré Medieval, são as invasões de nações gaulesas e nórdicas, chamadas popularmente e erroneamente de Bárbaros. Povos que assolaram e invadiram grande parte da Europa a partir do Século V.

É neste contexto historio que Bernard Cornwell encrava sua ótima história, repleta de guerras, conspirações, estratégia e um forte ponto a ser discutido: O poder da fé. O Deus cristão e os deuses Saxões têm grande papel nesta saga de Cornwell, não intervindo diretamente, mas, psicologicamente invadindo o imaginário e a cultura desses povos, onde a confiança em Deus ou nos deuses, pode segundo esses mesmos povos definir uma guerra.

Neste emaranhado de questões encontramos Uhtred, um Eldorman (título para um nobre cristão) que em meio a uma das várias invasões saxônicas se vê rapto por eles, e perde todo o contato com seu reino. Se você que acha que foi uma derrocada na vida de Uhtred, está bastante enganado! Uhtred, mesmo sendo um prisioneiro se apaixona de tal modo pelos saxões que jamais quis tentar voltar ao lado do povo inglês, nem para sua antiga crença cristã.

E assim Uhtred cresce, e vai aos poucos tomando maior consciência do mundo ao seu redor, e questiona fortemente o modo pelo qual os cristãos veneram o seu Deus, como uma espécie de mágico, alguém que protege seus homens através de forças místicas, milagres bisonhos, e um pesado modo de alienação popular. Para Uhtred, os cristãos são hipócritas, charlatões e principalmente mentirosos. Ao longo do livro, vemos esse constante debate psicológico de Uhtred sobre em qual deus acreditar, sobre em quem confiar e também em busca de uma chance para provar o seu valor.

É um livro de fôlego curto, onde os arcos são rapidamente encerrados através de guerras, e assim vemos a vida de Uhtred se transformar no momento em que ele novamente perde tudo, e é nessa hora em que ele fica entre a cruz e a espada que ele realmente mostra seu valor. Um guerreiro criado entre os dinamarqueses, e que recebe a incumbência de lutar contra eles, não a pedido ou por devoção do rei cristão Alfredo, muito menos por Deus! Uhtred é um homem que busca vingança, que busca tudo aquilo que foi tirado dele, e que vê na família e nos amigos que fez nesta jornada, a força para seguir adiante.

Não importa para quem você lute, ou em quem acredite. O que importa é o quanto você consegue matar, destroçar e causar terror. Para Uhtred o mundo cabe na ponta de sua espada, e nos somos apenas joguetes do destino, nascemos para fazer aquilo que os Governadores do Caos querem que façamos, e se o mundo é um show, então estamos aqui pra fazer o espetáculo pegar fogo... Pelo sangue, pela espada, pela fé!

Fran Kotipelto 09/04/2011minha estante
"(...)se o mundo é um show, então estamos aqui pra fazer o espetáculo pegar fogo... Pelo sangue, pela espada, pela fé!" o/

Parabéns mais uma vez dear Jow, como sempre impecável.

Alan Ventura 10/04/2011minha estante
Suas resenhas como sempre geniais, e nossos comentários como sempre repetitivos. Parabéns!

Gui 30/04/2011minha estante
Boa resenha, mas deu mole em dar aos Dinamarqueses o título de Saxões...
Mas no geral abordou muito bem o conteúdo, pricipalmente no tocante às crenças do pequeno Uthred....

anabnas 19/10/2011minha estante
excelente resenha! me motivou ainda mais a ler esse livro!

Resende 07/04/2012minha estante
Não li o livro ainda, mas depois dessa empolgante resenha, fica impossível não ser tomado pela vontade de começar o mais rápido possível!

Dudu 16/04/2012minha estante
você fez uma resenha muito boa! vou ler o livro só por causa de sua resenha. parabéns

Manini 23/06/2012minha estante
Fui comprar o Box no Submarino neh a 99 ai com 10% de desconto saiu a 81, ai hoje eles tão vendendo por 76. foda, perdi 5 reais. Mais ainda não li nada, to lendo as cronicas do gelo e fogo ainda.

Leley 30/09/2012minha estante
belíssima resenha!

Thall 21/12/2012minha estante
Você é provavelmente o melhor resenhista do Skoob, parabéns.

Bruno S 28/04/2022minha estante
Resenha incrível! Acompanhei a série de Tv e realmente gostei, mas logicamente nada se compara aos livros, gostinho de quero mais hahaha. Certamente irei conferir a obra literária.

Brenda 26/09/2022minha estante
Estou lendo e amo demais a mitologia nórdica. Dos 13 livros, só tenho o 1, 2 e o 3 mas ela vai se completar logo logo. Vikings para mim significa história de fé e coragem ??

Brenda 30/12/2022minha estante
Um livro perfeito para amantes da Mitologia Nórdica.
História de Alfredo - Rei da Inglaterra ( 849 - 899). Vikings - Ficção e um pequeno Romance Inglês.
Também "interligado" a Série THE LAST KINGDOM da Netflix

Isabelly200 28/03/2024

O destino é tudo
O Último Reino, primeiro livro da série Crônicas Saxônicas escrita por Bernard Cornwell, é uma obra que merece todas as cinco estrelas. A narrativa envolvente nos transporta para a Inglaterra do século IX, em meio às invasões dos Vikings, apresentando uma trama repleta de ação, intrigas políticas e personagens complexos.

O protagonista, Uhtred de Bebbanburg, é cativante com sua personalidade forte e conflitos internos, proporcionando uma jornada emocionante e cheia de reviravoltas. A riqueza histórica e a descrição detalhada da época nos fazem sentir parte da história, enquanto acompanhamos Uhtred em sua busca por identidade e vingança.

Cornwell tece habilmente os eventos históricos com a ficção, criando um cenário autêntico e vibrante. Sua escrita é envolvente e fluida, tornando difícil largar o livro. "O Último Reino" é uma obra-prima da literatura histórica, que encanta e emociona do início ao fim, deixando os leitores ansiosos pela continuação.

Alex 09/09/2022

A primeira parede de escudos
Bernard Cornwell é um mestre na descrição de batalhas, ainda mais quando se trata de Paredes de Escudos.

Neste livro, Bernard te levará a conhecer a realidade de uma Inglaterra ainda inexistente. Uma Inglaterra do século IX, sem união política, sem identidade nacional, fragmentada em diversos reinos, enfraquecidos por lutas constantes.

Além disso, nos apresenta o papel do povo Nórdico nas invasões daquela Inglaterra. Que fomentou, enriqueceu e levou à constituição de um povo unido. De um país que foi gestado em meio às batalhas contra um conquistador estrangeiro.

Por fim, não menos importante, o autor te leva a conhecer o Rei Alfredo, único rei inglês a receber a alcunha de ?O Grande?. Tal rei foi o idealizador da ?Inglaterra?. O primeiro a imaginar a união de todos os reinos, todos aqueles povos, numa nação solidária e forte.

Todo esse panorama será contado através de Uthred, um personagem completamente fictício, que te levará a conhecer todo esse panorama histórico.

Recomendo muito, é uma aula de história e cultura.
Núbia Cortinhas 09/09/2022minha estante
Resenha excelente! ????????

shá 17/01/2023

Quem diria?
Comecei a leitura de maneira bem arrastada, pensando em desisti a todo instante. Achei por vezes até uma leitura enfadonha, porém insisti e me surpreendi!
A infância do protagonista é necessária pra gente entender como ele foi formado mas essa parte pra mim se arrastou demais, quando chegou na juventude e as coisas finalmente começaram acontecer, eu não conseguia parar de ler.
Quem diria, mas já estou ansiosa para ler o próximo da série.

Gabriel.Callegari 13/06/2021

Um romance histórico cativante
Fazia tempo que eu não lia um livro tão rápido. Mesmo não sendo tão grande, terminar em 15 dias foi ótimo, a história é envolvente e te anima a continuar e querer saber mais.
Sabendo interpretar a parte romântica é muito perceptível o quão acurado historicamente são esses livros e que houve dedicação em manter a narrativa coerente com a história inglesa.
E de qualquer forma, é um romance histórico, então se você não gosta ou não se interessa pela história das invasões dinamarquesas na Inglaterra e tudo que isso envolve, será mais difícil de você gostar, mas não impossível.
Não quero esperar nem mais uma semana para ler o volume dois.
luci 13/06/2021minha estante
pretendo ler ainda esse ano!

Hono 20/06/2021

Não é a harpa, mas a mão que a toca
Quem diria que eu iria me surpreender tamanho com uma narrativa? Bernard Cornwell explora o que há de mais antigo na história humana: a narrativa da Honra; Da conquista dela e de sua perda.

Os paralelos entre Alfredo e Ragnar são muito legais de ver para aqueles que viram a mesma narrativa sendo contada na série Vikings. Entender essa relação de poder em relação ao país e ao Uhtred faz com que não soltemos esse livro por nada.

Aparentemente vou começar uma nova série literária... Risos.
Hono 08/08/2023minha estante
Não comecei

Jessica 26/08/2021

Crônica de Clamor à Guerra
Bernard Cornwell fez um trabalho perfeito mesclando realidade e ficção em sua criação das Crônicas Saxônicas.
Uma apresentação formidável com seu primeiro volume, O Último Reino, que enreda com protagonismo a rixa entre ingleses e dinamarqueses. A história é repleta de batalhas, estratégias políticas (lei e religião, aqui se fundem) e sangue, muito sangue derramado.
Acompanhamos tudo através dos olhos de Uhtred, de sua infância aos vinte anos, quando participa de sua tão desejada primeira parede de escudos e vai de encontro ao inimigo.
As folhas são repletas de reviravoltas, recomeços ocorrem sempre. Mudanças imprevistas.
Espero, ávida, por fiandeiras entrelaçando seus destinos, marcando suas vidas. Da batalha à Valhalla.

"A guerra é travada no mistério. A verdade pode levar dias para viajar. Adiante da verdade voa o boato e é sempre difícil saber o que realmente está acontecendo, e a arte é arrancar o osso limpo do fato da carne podre do medo e das mentiras."
Oldcat 26/08/2021minha estante
Livro perfeito ??

Jessica 26/08/2021minha estante
Fiquei encantada, é realmente perfeito ?

Jrdncst 25/03/2021

Wyrd bið ful ãræd
Eu fui supreendida por esse livro. Já esperava por uma obra excelente, aliás, nenhuma saga chega ao seu 13º livro sem, no mínimo, ser brilhante. Mas, esse primeiro volume me entregou muito mais do que eu poderia imaginar. Não é apenas uma boa história que classifica um livro como acima da média, o desenvolvimento conta muito. Não vou dar mais detalhes... a escrita do Bernard é excepcional, vale muito a pena. Estou ansiosa pelo segundo .

Henricas14 19/01/2024

"O destino é tudo"
Na história, acompanhamos a jornada de Uthred, um jovem nobre inglês que é raptado e feito de refém pelos dinamarqueses, os quais estão invadindo a Inglaterra para conquistá-la. Dividido entre salvar o seu povo saxão ou continuar com Ragnar, seu pai dinamarquês adotivo que o ama, Uthred vai crescendo nesse embate cultural distinto, entre dois povos totalmente diferentes e capazes de tudo para obter Wessex, o Último Reino inglês salvo dos nórdicos.

O autor mescla bem a ficção com os acontecimentos e personalidades históricas, como o rei Alfredo, o grande, tornando divertido essas interações, além dos embates religiosos do povo nórdico x cristão, que está presente em todo o livro. Por ser uma franquia, o livro deixa muitas pontas soltas, mas creio que sejam resolvidas nas sequências
Bianka.Gouvea 19/01/2024minha estante
Tem uma série na Netflix , se eu não me engano

Henricas14 19/01/2024minha estante
Sim, vdd

Gabms 11/03/2021

Sensacional!
Uma vez me deparei com um comentário que dizia que o melhor livro do mundo teria os personagens escritos por George R. R. Martin e as batalhas por Bernard Cornwell. Só me resta concordar..

Neste livro acompanhamos o começo da história de Uhtred de Bebbanburg. Conhecemos uma parte de sua infância inglesa e o desenrolar de sua infância em meio aos dinamarqueses. Acompanhamos, também, suas primeiras batalhas e sua trajetória em busca de vingança.

Sou uma grande fã de ficção história e este livro com certeza está entre meus favoritos do gênero. A narrativa de Cornwell é envolvente. Descrições de batalhas costumam ser tediosas (para mim), mas os combates escritos por Cornwell são emocionantes e tensos.

Mal posso esperar para ler o volume 2!!
Ketolli 11/03/2021minha estante
Sou fã da série e do personagem Uhtred e estou ansiosa para ler esse livro! ?

Gabms 11/03/2021minha estante
É muuuito bom, já fui logo comprar o volume 2 e o 3 haha

LisboaPB 18/07/2021

Achei otimo o livro. Tudo o que eu queria. E acho que to começando a curtir aprender sobre mitologia nórdica.

Dem 26/08/2021

Um show de batalhas!
Bernard Cornwell sabe mesmo descrever as cenas das batalhas!
O livro vicia, que a gente nem sente que está chegando ao fim! Agora vou querer ler toda a saga :)
Chris Schmitz 26/08/2021minha estante
13 livrooss ? e ainda nem terminei as crônicas de artur

Dem 26/08/2021minha estante
E eu que estou começando agora? Passar uns dois anos lendo... :)

Chris Schmitz 26/08/2021minha estante
Vai ser longa a jornada, mas vai ser mtoo boa

Simone de Cássia 14/04/2021

Estranhei no começo porque o cenário é bem diferente do usual, mas vencida essa resistência fui me encantando pelos personagens e pela representação deles na história do mundo. Resguardada a ficção, é muito interessante imaginar as batalhas pelo poder, as conquistas sangrentas e os reinos disputados com a vida. Muito bom!
Fabricio268 14/04/2021minha estante
Os personagens de Cornwell realmente são sempre muito bem construídos.

Wania Cris 19/01/2021

Uhtred amor eterno, amor verdadeiro!
Apostei cega e arrojadamente nessa série, comprando os onze primeiros livros (e ganhando o 12º de uma grande amiga) e torcendo pra gostar...

Gostar é pouco, eu amei essa primeira estória e fiquei tão encantada com a escrita de Bernard Cornwell que já estou alterando meus planejamentos pra ler tudo o que esse lindão já escreveu na vida!

OÚltimo Reino nos apresenta o jovem Uhtred, filho de Uhtred, neto de Uhtred e por aí vai. Percebe-se que a época não é de criatividade com nomes de filhos... e os tempos também não são os mais calmos e tranquilos pois o livro já começa a ser contado pelo dia em que o primeiro navio dinamarquês (e não viking...) é visto no litoral daquela que viria a ser a Inglaterra. O pequeno Uhtred, na época ainda Osbeth, de depara com o guerreiro Ragnar, sem saber que sua vida estará inxestricavelmente atada à do guerreiro. Vemos o pequeno Osbeth, com 9 anos, se tornar o guerreiro Uhtred aos 20 e tudo o que ele vive nesse período.

Uhtred é um protagonista narrador de primeira linhagem, é impossível não se afeiçoar a ele, por mais arrogante que ele possa ser (e ele é...). A forma como a narrativa é entregue ao leitor é cativante e poética, fazendo com que torçamos pelos dinamarqueses, não pelos ingleses, não pelos dinamarqueses, não pelos saxões do Oeste, não... por quem Uhtred estiver torcendo, é ele quem conduz toda a estória e nos leva com ele, quer à cavalo, quer a bordo de um navio ou se esgueirando pelas florestas. Somos amigos dos amigos de Uhtred e odiamos quem Uhtred odiar...

Bernard se mostrou uma excelente aposta e passarei todo 2021 na companhia desses meus dois Mozões, Cornwell e Uhtred.
Gabs 19/01/2021minha estante
Ragnar, o Jr, o velho...pode me levar que eu já amo!!!
Ótima resenha, meu amor - como tu!

Yan Guilherme 27/04/2023

Um grande começo.
A história, como já era de se esperar, é excelente. As batalhas, os personagens, cada detalhe do livro ajudam na imersão do universo. Recomendo muitíssimo.