Novas Formas de Amar

Novas Formas de Amar Regina Navarro Lins

Resenhas - Novas Formas de Amar

Pâm 24/11/2021

Sim, vim falar desse livro maravilhoso, aprendi muito com ele.

Regina Navarro Lins é uma psicanalista e escritora brasileira e palestrante em assuntos como relacionamentos afetivos e sexualidade.

Novas formas de amar deveria ser um livro obrigatório para quem quer se entender e se relacionar com o outro ou outres, se for o caso.

Esse livro aborda temas como monogamia, não monogamia, sexualidade, gênero, corpo, e a pluralidade das formas de se amar e relacionar em diversas fases da vida.

Como diz a autora " O valor do pluralismo não deveria causar choque, mas reconhecer que a 'sexualidade normal' é simplesmente um tipo de escolha de estilo de vida, entre outros."

Thiago Araujo 20/10/2021

Reflexões sobre nossos desejos e sentimentos
Novas formas de amar trás, como o titulo diz, novas formas de se pensar o amor, crítica fortemente o amor romântico e seus problemas na atualidade.
Com relatos pessoais de diversos pacientes, colegas e entrevistados, Regina nos mostra várias possibilidades de amores que já existem e que dão certo.
Se você busca conhecer mais sobre outras formas de se relacionar amorosamente e ou sexualmente este livro é maravilhoso pra isso!
Adorei lê-lo e expandir minha compreensão sobre a Não-monogâmia.

Tiago.Ropke 08/10/2021

Livro bem básico
Livro bem basicão. Autora não problematiza muito as opressões. Por exemplo uma coisa muito falada na não monogamia são os homens que desejam "abrir" relação com suas companheiras permitindo somente a entrada de mulheres. Tem alguns relatos interessante mas na maioria do tempo o livro é cansativo pra quem ja conhece o tema.

Milena.Meira 07/10/2021

amor a três, poliamor, livres: tem lugar para todo mundo...
Um relato pessoal: antes de ler livro e em minhas relações anteriores eu me sentia mal por querer algo que não "era correto". Basicamente no livro se fala que não há certo ou errado, apenas diferentes formas de amar. Talvez tenhamos dificuldades em compreender e aplicar isso em nossas vidas, pois, a monogamia é culturalmente posta para nós. Não há outra discussão ou outro combinado dentro das relações, a monogamia é subentendida.

Pois bem, Regina Navarro Lins, terapeuta, nos traz uma serie de questões relacionadas ao amor, relacionamentos, prazer, sexo, entre muitas outras. O livro é muito completo. Ela também traz vários exemplos de relatos reais compartilhados no consultório. Eu, particularmente, gosto de ler esses relatos, acho didático. Em alguns me encontrei, em outros acredito que deveria ter um cuidado melhor quando se trata-se de comentários preconceituosos, ao menos para criticar em sequência e não se demonstrar conivente no livro.

Enfim, um excelente livro para quem deseja se aprofundar nesse tema, e, principalmente, se você não se encontra em formatos convenciais de relacionamento, é muito bem ver que há diferentes formas de amar, sentir, se relacionar.

Lorena.Magno 21/09/2021

Novas formas de amar
Não amei. Talvez seja a temática. Mas achei cansativo. Algumas partes são legais, mas a leitura como um todo foi maçante.

Glaucia Maria 15/09/2021

Instrutivo e revelador
O livro é muito interessante e traz conceitos, exemplos e diálogos valiosos sobre o amor é as novas formas de amar. Gostei de lê-lo pois foi possível realizar uma auto reflexão de quem sou e de como vejo e desenvolvo o amor. Muito autorevelador. Por tanto vale a pena dar uma conferida neste livro para quebrar preconceitos e paradigma e consequentemente se conhecer mais e respeitar o próximo melhor!

Carol 08/09/2021

Esta é aquela leitura que precisamos nos despir de qualquer tabu imposto pela sociedade para aproveitar o máximo. O livro e repleto de referências de especialistas, tem várias entrevistas interessantíssimas e traz aspectos polêmicos de forma simples.

Relacionamento aberto, liberdade para usarmos nosso corpo como quisermos, as múltiplas formas de fazer sexo e de amar uma ou mais pessoas ao mesmo tempo são assuntos evitados por muitos. A cultura do trair predomina e cada vez menos as pessoas optam por uma conversa aberta com o parceiro sobre seus sentimentos e anseios, não estão prontas para uma relação verdadeiramente livre, saudável. O livro desmistifica muito desses tabus. Um dos relatos dizia: "Caretice e infelicidade andam juntas".

Curti demais a leitura e posso dizer que não sou mais a mesma após este livro. Pretendo relê-lo em breve!
Ricarda Caiafa 14/09/2021minha estante
Nossa! Interessante! Foi pra minha lista!

Caroline.Evellyn 29/08/2021

Legal
Gostei dos depoimentos do consultório e informações com as pesquisas. Realmente conheci novas formas de amar ?

cedofeito 26/08/2021

Eu gosto de ler e estudar sobre não monogamia política e por isso li o livro. Confesso que gostei bastante até a metade, depois ele se enche de relatos de um monte de gente sobre um monte de coisa e a leitura se torna maçante. Mas ainda assim, recomendo.

Mariana 09/07/2021

Novas formas de amar
O livro foi uma grata surpresa. Li pois um amigo me indicou e realmente é tão bom que não tem como largar.
O livro começa falando sobre o mito do amor romântico e depois detalha diferentes formas de amor, casamentos abertos, sexo sem compromisso, amor a três, etc.
Achei bem interessante e me fez abrir os olhos e enxergar sem preconceitos algumas formas de amor.

Cris.Aguiar 29/06/2021

Provocador
Provocador porque nos incomoda (pelo menos a mim) pensar fora do usual, principalmente nos relacionamentos.

Muitas vezes quis argumentar com a escritora (mentalmente), para logo em seguida me questionar e refletir melhor... (aliás, ler esse livro depois de Sapiens ajudou muito).

Levando em conta o quanto já fizemos cair por terra algumas normas que hoje são tidas como normais... quem garante que o que esse livro traz, em breve também não o será? Quem garante que já não seja ou sempre foi, mas só agora é abordado de maneira mais séria?

Um ótimo livro para nos conscientizarmos de que AMOR é amor, desde que haja respeito e concordância (entre os envolvidos) e para quem está de fora, não tem que dar pitaco.

Recomendo esse livro.... Leia de mente aberta!

(esse livro foi um dos indicados no Clube do Livro da Gabriela Priolli e Leandro Karnal de 2021)

Kirk 28/06/2021

3 3strelas
Muitos relatos e experiências contadas por outras pessoas onde a autora reune tudo nesta obra. Gostei só de uma coisa que foi a respeito do amor romântico do cinema, novela cinderela e tal onde ela passa o rodo em tudo isso.

Fael.Souza 22/06/2021

Nunca entenderemos o amor por completo mas?
? quanto mais soubermos menos complicado esse fica. Amei a linguagem da Regina ao falar de assuntos que na verdade são simples, mas ao longo do tempo criamos tabus com eles.
Achei que o assunto ?trisal? se estendeu um pouco mais do que o necessário, mas no geral o livro é fluído e dá pra ler ele rapidinho.
Super indico, é como se fosse uma chave pra abrir a cabeça sobre o amor e como ele assume várias formas.

Oseas.Carlos 18/06/2021

Leitura Tranquila
Conceitos introdutórios acerca da evolução dos relacionamentos e as Novas Formas de Amar, abrangendo as diversas nuances de gênero, sexo e sexualidades.

Vitor 12/06/2021

Desapega!
Abriu minha mente para compreender diversos conceitos que estão impostos na nossa sociedade e entender as diversas possibilidades de relacionamentos. Recomendo muito!