Novas Formas de Amar

Novas Formas de Amar Regina Navarro Lins

Resenhas - Novas Formas de Amar

Mestizo 02/03/2024

Sincerão
Olha eu sei que a autora tem uma fama de revolucionária e que esse livro é considerado até um manifesto anti monogâmico mais sincerão tem nada a ver ela trás um apanhado de histórias e pesquisa sobre relacionamento e como isso vem mudando com tempo é super interessante e você termina bem reflexivo a respeito de tudo é impossível não ler esse livro e não comparar os temas com a suas relações é pra mim 10/10

Aline221 28/01/2024

Um bom começo?
O livro é uma ótima introdução para quem quer entender mais sobre o assunto, pelo menos eu li nessa intenção, ele supriu as minhas expectativas e me trouxe clareza sobre os relacionamentos atuais, abordando diversos outros assuntos e questões que são consideradas tabu, me deixando com mais vontade de pesquisar e ir atrás sobre o assunto, enfim, leitura fácil e ótima para começar.

Sche Ferreira 09/01/2024

Formas de amar
Resolvi ler esse livro a partir do momento em que vi uma amiga que tem uma sex shop lendo e comentando esse livro.
Os temas abordados são diversos, desde a monogamia, amor romântico, poliamor entre tantas outras formas de amar, desmistificando também a sexualidade e o prazer.
Durante toda a leitura foi possível refletir sobre os assuntos abordados e também me reconhecer nos assuntos e relatos apresentados no livro.
Essa com certeza é uma leitura que eu indico, para você que quer entender melhor a pluralidade do amor.

@biblioteca.da.alma 16/11/2023

Quebrando preconceitos
Recebi a indicação desse livro quando ouvi um episódio do podcast "Bom Dia, Obvius" com a Regina Navarro como convidada. Achei muito interessante uma especialista, já de idade avançada, tratar assuntos tão polêmicos de uma forma tão leve.
Foi uma ótima escolha fazer essa leitura, pois sinto que muitos preconceitos e tabus que eu tinha em mente foram quebrados, e pude entender melhor as novas formas de amor, e até me entender melhor. O livro aborda temas como relações livres, poliamor, monogamia, sexo a três, sexo na velhice, entre diversos outros temas muito interessantes. Adorei o fato de conter relatos reais, o que tornou a leitura muito interessante, imersiva e proveitosa.

Mariana 13/11/2023

Amar diferente
Eu gostei muito do livro apesar de discordar de alguns pontos específicos, acho que é uma leitura extremamente válida.
para lembrar mesmo para quem opta por viver relações monogâmicas a importância dessa desconstrução do ideal de amor romântico em que só se é feliz com alguém, e que esse alguém suprirá todas as suas necessidades, e que por isso devem se tornar um só, abandonando a individualidade.

Jéssica 25/10/2023

Arbitrário
É uma leitura boa para aumentar o repertório e abrir um pouco a cabeça, para além do jeito tradicional de pensar. Mas acredito que a autora tem umas ideias arbitrárias e usa como "evidência cientifica" uma ou duas situações isoladas. Também acho que as análises que ela fez defendendo relacionamentos não monogâmicos não levou em conta a realidade social e econômica da maior parte da população, penso que foi até mesmo elitista. Sobre a estrutura do livro, não gostei, pois, pareceu uma colcha de retalhos onde a autora colocou relatos de várias realidades, sem desenvolver muito bem o assunto ou mesmo, tornar o texto um único corpo, com passagens fluidas. Ficou como aquele trabalho de grupo onde cada um faz a sua parte e no final, junta tudo sem se preocupar em torná-lo coerente.

Line 11/09/2023

O livro cumpre ao que se propõe, traz diferentes formas de se relacionar, contextualiza os relacionamentos durante a história, em uma espécie de vem e vai, focado no ocidente, além de trazer trechos de entrevistas e relatos de pacientes, o que deixa tudo mais real e instigante.

Magno Urzeda 02/09/2023

Interessante?
Livro instigante. A autora faz um ótimo apanhado sobre as tendências sexuais da população ocidental, através de embasamentos científicos, experiências pessoais de indivíduos e de sua própria análise como profissional. Em alguns momentos, a obra tem um caráter um pouco mais tendencioso, entretanto nos faz confrontar nosso senso comum. Para pessoas que tem uma visão mais conservadora a respeito da prática sexual pode ser uma leitura conflitiva e difícil. No mais, penso que foi uma leitura bastante intrigante e reveladora, recomendo.

João Reis 16/08/2023

Olha é um livro intrigante e desafiador, pois nos apresenta novos ( nem tanto) modos de relacionamento e ao contrário do que achava, relacionamentos funcionam e fogem totalmente do modo tradicional.
Eu recomendo a leitura; é intrigante e incômodo; este livro nos mostra que vivemos em caixinhas bem pré definidas e qualquer coisa fora delas nos impacta

Maciel 18/07/2023

Abrindo os olhos para além do próprio umbigo
Regina nos diz um monte de coisas que não são fáceis de confrontar, mas a gente vai processando e vai percebendo que são coisas necessárias para serem ditas.

Olhar para as relações monogâmicas e não-monogâmicas como possibilidades iguais é imperativo e se tornou muito mais fácil - apesar do desconforto no processo - após essa leitura.

brrruuunaaa 06/07/2023

Inovador
Eu amei esse livro e caiu como uma luva para o momento em que eu tenho passado na minha vida. Ter um espaço que afirme que é comum querer mais dessa vida, poder ser livre, conhecer pessoas e lugares é como um colo de mãe. Triste demais pensar que nossa sociedade tem tantos preconceitos e que muitos são impedidos de serem verdadeiramente felizes por esse motivo.

um adendo sobre relacionamentos flexíveis e abertos: dominei toda a teoria, fez sentido e me deleitei nos relatos, mas, ainda assim, me parece muito difícil conseguir lidar com o meu próprio egoísmo e insegurança.

O motivo da nota 4 foram os capítulos finais, especificamente o capítulo sobre redes sociais de relacionamento. Achei que prolongou demais, ficou exaustivo. Uma entrevista também muito óbvia e que não acrescentou muito. No entanto, sou jovem e estou inserida nesse mercado - talvez por isso tenha sido entediante. Tenho sabedoria para entender que o livro é para todos e que, por esse motivo, talvez (com certeza) seja novidade para alguns, o que faz desse aspecto intrinsecamente pessoal.

07/06/2023

Livro bastante revelador e esclarecedor, pra desconstruir tudo o que sabemos sobre o amor romântico, que é o padrão na nossa sociedade. Sociedade essa onde, convenhamos, existe muita hipocrisia.
Dando uma passada de olho rápida nas resenhas, vi algumas críticas no sentido de que dá a autora dá a entender que a monogamia está ultrapassada. Mas não vejo dessa forma. O que ela tenta mostrar, de forma meio disruptiva, é que a vida a dois pode funcionar sim, mas não é a única maneira possível de se amar, e ela mostra isso com diversos casos e exemplos.

Daianebcs 06/06/2023

Pra vc pensar
Regina mostra neste livro que amar não pode ter regras. Ilustrado com exemplos reais de pacientes e voluntários que contam a pluralidade de amor que existe no mundo. Pode não ser pra mim ou pra vc mas é importante que todos saibam que o amor é livre.

Eduardo 01/06/2023

Ampliador de horizontes
Definitivamente é um livro que exige mente aberta para conseguir ler. Concordando com algumas coisas e nem tanto assim com outras, é inegável dizer, no entanto, que o livro me surpreendeu muito ao apresentar visões de mundo e perspectivas que eu nunca havia escutado ninguém mais falar e tampouco pensado por mim.
Acho a discussão do livro muito importante e achei muito intrigante diversos pontos que foram trazidos por ele. Acho que com o passar do tempo, o assunto que a obra entrega será cada vez mais alvo de discussão e espero que isso aconteça.

Pra mim valeu muito a leitura.

Cíntia 12/04/2023

Incrivelmente e positivamente desconfortável
Para mim esse livro se resume a desconforto, mas um desconforto positivo, que te sacode das duas crenças tão enraizadas e te lança fora da caixa para pensar de forma completamente diferente do senso comum. Tive momentos em que fiquei realmente incomodada com verdades difíceis de digerir justamente por serem, inegavelmente, verdades. É uma leitura para quem está disposto a se despir de preconceitos e mais, para quem vive o amor de forma não normativa e busca um alento nesse universo que é majoritariamente solitário.