Novas Formas de Amar

Novas Formas de Amar Regina Navarro Lins

Resenhas - Novas Formas de Amar

Thárin 20/12/2021

Sexo, que tabu!
Vivemos em um país cuja maioria da população foi forjada pela moral cristã, segundo a qual a sexualidade deve ser exercida dentro da instituição do casamento, de preferência para fins de reprodução, e seguindo os parâmetros sagrados, que estão presentes na Bíblia e possuem interpretação oscilante a depender do local, data, povo, cultura.

Por mais que nas últimas décadas tenhamos conquistado alguns avanços nessa área - e aqui cabe um recorte de gênero porque a sexualidade sempre foi quase plena para homens - ainda há um estranhamento que beira à proibição quando se fala do pleno exercício de diferentes formas de sexualidade e relacionamentos: o casal não é a única forma de se relacionar, e o sexo heterossexual não é o único que dá prazer, e nem estamos falando de diferentes tipos de arranjos familiares!

Em Novas Formas de Amar, a autora apresenta configurações de relações (estáveis ou não) como o trisal, o poliamor, relacionamentos abertos, via internet, entre outros, afirmando que a forma como amamos é uma construção social, que muda conforme a sociedade. A partir do breve histórico dessa evolução, ela problematiza o status do amor romântico como única forma de amor em uma(s) relação(ões), lembrando que esse é um tipo de amor específico do Ocidente.

Como feminista que sou, bissexual, não monogâmica, pra mim esse livro foi uma leitura ilustrativa do que acredito e defendo, apesar de a prática ser quase impossível vivendo num lugar com população tão conservadora.

Recomendo a leitura a qualquer pessoa interessada em ampliar seus horizontes, desconstruir seus preconceitos, e se permitir viver de forma mais livre, por mais que não deseje alterar sua lógica de relacionamentos.

Regina Navarro Lins é psicanalista, escritora, palestrante, especialista em relacionamentos e sexualidade, e traz suas décadas de experiência em consultório com vários relatos de casos ao longo da narrativa.
Gabrielle.Vilefort 15/04/2022minha estante
Ler esse livro é grande movimento na cabeça de uma pessoa principalmente com a cabeça mais fechada, antiquada, porém que se propõe a sair da caixinha, alçar vôos e ser livre..... livre de uma sociedade que uma vida toda

Gabrielle.Vilefort 15/04/2022minha estante
Continuando.....colocou "cinto de castidade" nas mulheres não deixando elas sentirem prazer ou ter um ou dois homens, ou ser bissexuais ou homossexuais.....serem livres...e os homens? Tbm igualmente não podem tbm gritar aos quatro ventos que são gays ou bissexuais pq são alvo de preconceito e agressões verbais e físicas....a sociedade quer mandar e desmandar no indivíduo, não podemos deixar mais. Esse livro é prova disso. Amei ler a parte do centro tântrico...ainda vou visitá-lo. Recomendo demais a leitura a todos e todes.

Glaucia Maria 15/09/2021

Instrutivo e revelador
O livro é muito interessante e traz conceitos, exemplos e diálogos valiosos sobre o amor é as novas formas de amar. Gostei de lê-lo pois foi possível realizar uma auto reflexão de quem sou e de como vejo e desenvolvo o amor. Muito autorevelador. Por tanto vale a pena dar uma conferida neste livro para quebrar preconceitos e paradigma e consequentemente se conhecer mais e respeitar o próximo melhor!

Gigio 11/01/2022

Esclarecedor
Sempre gostei das exposições de Regina, sua clareza e objetividade. Nesta obra não foi diferente. Um texto sem formalismos acadêmicos tratando de temas sensíveis para a maior parte da sociedade, mas sem a hipocrisia e parcialidade que prevalecem na maior parte da literatura sobre o tema.
Toda forma de amor é válida, desde que respeite as vontades e convicções de todos os envolvidos.
Por um mundo com mais respeito e menos julgamento.
Que sejamos todos felizes em nossa particular forma de amar.

Caroline1525 21/04/2021

Novas possibilidades.
Amei! achei bem introdutório e foi perfeito pra mim que buscava algo do gênero. Me abriu a mente para novas possibilidades, além de me surpreender e amar cada relato do livro. Como diz o próprio "nada vai ser como antes".

Biancabcp_ 11/09/2020

Desconstrução do Amor Romântico
O amor romântico e a monogamia constituem o padrão dos relacionamentos do ocidente. Mas será que esses modelos atendem às necessidades de todas as pessoas? Como lidar com a realidade da traição? Como lidar com a diversidade de gênero? Neste livro, entramos em contato com outras possibilidades de se relacionar e ser FELIZ.
Achei uma leitura interessante, pois possibilita a pessoa fazer uma escolha consciente da vida amorosa.

Sol 27/01/2022

Acho que a proposta do livro é aumentar o horizonte dos leitores sobre o assunto. Mostrar que às vezes o que falta é entrar em acordo quanto "as novas formas de amar".
Poesia na Alma 27/01/2022minha estante
Está em minha lista de leitura deste ano

Luh 23/12/2021

Bem mais ou menos
Li este livro por conta de um clube do livro do qual estou participando. A minha proposta era sair da minha zona de conforto, o que definitivamente me foi proporcionado com esta leitura. No entanto, não me agradou, nem tanto pela temática mas sim pela desorganização das informações. Alguns relatos estão soltos e sem comentários, inicia-se um tema sem a devida conclusão do anterior... não gostei.

Além disso, a autora força muito a barra para provar o seu ponto... Na conclusão ela menciona que não existe uma única forma aceita de amar, mas ao longo do texto dá a entender que é errada e fadada ao fracasso.

Thais 29/11/2021

meh
acho interessante a proposta da autora de querer trazer alguns assuntos considerados até hoje como tabus. Acredite, muita coisa que eu li nesse livro jamais vou poder conversar com a minha família conservadora.
Só achei meio meh porque a autora tenta a qualquer custo provar que a monogamia e a vida a dois está ultrapassada e que nenhum casal será completamente feliz enquanto adotar esse estilo de vida.
Poxa, se os dois tão bem, que mal tem?

Gabriel 28/06/2022

abriu muito a minha mente ??
Eu comecei a ler esse livro principalmente porque não me sentia mais como uma pessoa monogâmica e queria aprender como lidar com isso. Graças a esse livro hoje vivo uma experiência de amor livre que nunca pensei que viveria antes.

Super recomendo ?? foi uma das melhores leituras desse ano pra mim.

Anne 26/07/2022

Primeiro livro que leio que aborda esse tema e gostei muito, nos faz refletir sobre o amor e as formas como nos relacionamos.

Recomendo!

Kirk 28/06/2021

3 3strelas
Muitos relatos e experiências contadas por outras pessoas onde a autora reune tudo nesta obra. Gostei só de uma coisa que foi a respeito do amor romântico do cinema, novela cinderela e tal onde ela passa o rodo em tudo isso.

@lecobastos 16/01/2018

Regina Navarro Lins já tem mais de dez livros publicados, sendo o mais famoso 'O livro do amor', na obra anterior pudemos ler a biografia e o desenvolvimento do sentimento. Neste, redescobrimos as novas possibilidades da sexualidade e a interação com a tecnologia.
Os tópicos são variados e passeiam entre relacionamento livre, poliamor, flertes na terceira idade e aplicativos para sexo. A escrita corre fluente, recheada de matérias de jornais do mundo todo e algumas entrevistas com pacientes da psicanalista. Regina cita estudiosos das relações humanas durante todo o texto, mas isso não incomoda quem já passou pela vida acadêmica. Confesso que pulei algumas entrevistas por sentir que foram enfadonhas.
O livro é um voto de confiança ao fim dos relacionamentos monogâmicos e uma espiadinha dentro do quarto dos vizinhos.

Carolini21 08/09/2021

Esta é aquela leitura que precisamos nos despir de qualquer tabu imposto pela sociedade para aproveitar o máximo. O livro e repleto de referências de especialistas, tem várias entrevistas interessantíssimas e traz aspectos polêmicos de forma simples.

Relacionamento aberto, liberdade para usarmos nosso corpo como quisermos, as múltiplas formas de fazer sexo e de amar uma ou mais pessoas ao mesmo tempo são assuntos evitados por muitos. A cultura do trair predomina e cada vez menos as pessoas optam por uma conversa aberta com o parceiro sobre seus sentimentos e anseios, não estão prontas para uma relação verdadeiramente livre, saudável. O livro desmistifica muito desses tabus. Um dos relatos dizia: "Caretice e infelicidade andam juntas".

Curti demais a leitura e posso dizer que não sou mais a mesma após este livro. Pretendo relê-lo em breve!
Ricarda Caiafa 14/09/2021minha estante
Nossa! Interessante! Foi pra minha lista!

Julia 20/07/2020

Um livro que no início eu estava com o pé atrás de ler, creio que por saber que ele iria causar mudanças na minha percepção sobre os relacionamentos amorosos.
Obviamente tem muita coisa que eu não tinha ciência, mas foi bom reconhecer todas essas novas formas de amar e desenvolver ao longo da leitura um olhar mais aberto em relação a tudo isso.