Ferdydurke

Ferdydurke Witold Gombrowicz

Resenhas - Ferdydurke

Vini 30/08/2014

Maturidade e seus rótulos.
Me surpreendi como consegui ler esse livro, desconhecido, em tão pouco tempo, mesmo pq não possuia o hábito da leitura. Ferdydurke é surreal, fluente, cômico e suas dissertações em meio à trama são um alívio reflexivo maravilhoso. O grande problema vai ser encontrar esse livro a venda, espero ter a sorte de colocá-lo em uma futura coleção.

Frankcimarks 26/09/2020

Poderia ser melhor
Gostei da escrita, mas não da história. Se fui até o final, foi pela escrita do autor, que consegue nos prender mesmo num texto tão confuso. Esse livro é tão caótico quanto os sonhos. Seu título, a meu ver, faz jus à obra, já que não possui nenhum significado. Ferdydurke é uma palavra vazia, sem sentido, o que exprime perfeitamente o enredo, que nada diz. Talvez eu não seja tão inteligente, talvez não saiba interpretar sonhos, o fato é que esperava muito mais desta obra.

Acredito que se a narrativa seguisse os moldes tradicionais, eu teria me agradado mais. Contudo, entendo a importância da inovação, mesmo na literatura. Deixo aqui apenas as minhas impressões: o autor quis tirar sarro da nossa cara, da cara dos críticos. Este livro, se não é uma afronta, é um deboche com certeza. Enfim, não sei.

Matheus 24/05/2020

Esse livro me representa como a minha parte ruim de 16 anos
Infantilidade. Geração Pós-guerra. Machismo. Filosofia. Amontoados. Conceitos. As Vezes Não dá Para Entender. As Vezes dá. Três ou Quatro "Fases"

Júlio 01/09/2017

Ferdydurke conta a história de Józio, homem de 30 anos que se vê cativo no corpo de um adolescente e é obrigado a voltar para escola e interagir com a fauna maliciosa, violenta e imatura do ensino médio polonês. Aliás, imaturo aqui é mais que um adjetivo, é a filosofia de vida de Gombrowicz, é a forma com que ele encara e produz sua arte, Ferdydurke é preenchido com os termos "bumbum" e "fuça" (aliás, sugiro ler a nota do tradutor no final do livro antes de começar a leitura, vai esclarecer muito quais as idéias empregadas na produção do texto) que ilustram as idéias principais do livro, metáforas infantis que são utilizadas para descaracterizar e rotular os personagens.

No meio da trama Gombrowicz insere duas histórias curtas, onde ambas tem seu próprio prefácio nos quais o autor justifica e explica sua forma de vivenciar e lidar com a literatura, zombando daqueles que buscam enaltecer a forma e correr atrás de um ideal erudito que não só é inalcançável como também não há motivos de querer alcançá-lo. Na concepção de Gombrowicz a arte deve ser um veículo de expressão, e não é a toa que o livro zomba de quem pretende buscar significados profundos em cada cena absurda vivida por Józio.

Não que o livro seja vazio de significado, pelo contrário, ele é sim profundo, imaturamente profundo. O narrador, sendo o próprio Józio, é inconstante, dúbio, suspeito, não propositalmente e sim porque se deixa levar pela sua imaturidade. Ele acredita no que vê, no que deve ser feito, mas de forma tão incerta que o leitor fica em dúvida se a cena que se passa realmente é da forma que o narrador descreve, se realmente existe um significado mais profundo por trás de suas ações, provavelmente sendo um prenúncio do que viria a ser Cosmos.

A obra é uma farsa, no melhor sentido da palavra. Muitos são os paralelos com Kafka na situação em que Józio vive, mas ao invés de querer mostrar a fragilidade das relações humanas, a melancolia naquilo em que não exercemos força e ainda sim nos define, a mensagem da obra é cômica, por mais trágico que sejam alguns dos eventos, por mais maldosos que sejam os personagens, a maldade e a lascividade aqui são caricaturas, sinceras e exageradas, onde existem como fruto da imaturidade, essa que guia todos os personagens, não só os adolescentes como também os adultos. O absurdo aqui é muito diferente do apresentado pelo autor de Pornografia e Cosmos, ainda sim é como se todas as obras fossem pintadas com a mesma palheta de cores, não importa se é uma cena cômica, violenta ou surreal.

Ferdydurke é considerado como uma das grandes obras de Gombrowicz (junto com o seu diário, que até onde eu sei não tem tradução para o português), e por mais que as razões fiquem claras após a leitura ainda prefiro a vilania e o absurdo "realista" de Pornografia e Cosmos. Considero Gombrowicz como um dos meus autores favoritos, não há na literatura nada que se compare com sua obra, pelo menos nada que eu tenha encontrado durante minhas leituras.

jota 02/11/2017

Era uma vez em Varsóvia...
Ferdydurke não é o nome de alguém, de algum lugar ou de alguma coisa. Só é mencionado na capa e nos créditos bibliográficos, depois desaparece do romance publicado em 1937 pelo polonês Witold Gombrowicz (1904-1969). No entanto, esse mistério não impediu que o tcheco Milan Kundera sobre ele afirmasse que se trata de "Um dos principais romances do século XX." Para Susan Sontag, que escreveu o prefácio da obra, Ferdydurke é "Extravagante, brilhante, perturbador, audaz, engraçado... maravilhoso." Depois de minha experiência com ele poderia colocar mais um adjetivo nessa lista: desconcertante.

O livro começa com um toque kafkiano: como o Gregor Samsa de A Metamorfose, um homem de trinta anos, o escritor Jozio Kowalski, acorda numa terça-feira e vê-se transformado em um adolescente, que em seguida é raptado e levado para um colégio interno, que não é exatamente um modelo de estabelecimento de ensino. A partir de então acompanhamos suas tentativas de escapar desse pesadelo de olhos abertos, fugir dali, voltar à sua vida anterior. São episódios verdadeiramente quixotescos nos quais Jozio é envolvido.

Toda a sua aventura se passa de maneira alucinada, tudo nos é contado "através de uma narrativa pouco usual, marcada por uma linguagem semelhante à dos sonhos", conforme está assinalado na sinopse aqui no Skoob. E aí, de volta a Susan Sontag, ela nos lembra que Ferdydurke pode ser relacionado com as aventuras de Alice, a inesquecível personagem de Lewis Carrol. Há quem igualmente associe Gombrowicz ao conterrâneo Bruno Schulz, o autor de Lojas de Canela e Hospício, livros de contos pra lá de originais.

Admirado por John Updike ("uma das sátiras mais verdadeiras e engraçadas já impressas") e Ernesto Sabato (para quem Gombrowicz colocava em cena "os mais graves dilemas da existência humana"), Ferdydurke desconcertou os especialistas em literatura na época do lançamento e continua deixando desconcertados os leitores mais de setenta anos depois. Sobre o que seria esse livro? Continuando com Sontag, ela levanta a hipótese de que no fundo mesmo ele é sobre desejo sexual (sem que haja uma única cena de sexo na história toda, ela lembra) e imaturidade, mas tudo escrito em tom cômico e irônico, característica da literatura de Gombrowicz. É para pegar ou largar, divertir-se ou não.

Lido entre 21/10 e 02/11/2017.