O Menino do Gouveia

O Menino do Gouveia Capadócio Maluco

Resenhas - O menino do Gouveia

robson_lourenco 30/04/2023

A minha teoria é que Capadócio Maluco fazia parte da revista para publicar esse texto em pleno século XX. O conto não é chocante só pela temática, mas também pela linguagem.

Watari 31/10/2021

Um menino sem-vergonha
A leitura vale pelo 'valor' histórico da narrativa. O linguajar é escrachado, chulo, pornográfico, a narrativa não tem valor literário algum. A história não tem interesse especial também, a não ser dar uma ideia de como o tema era tratado há 100 anos. Mais interessante é o estudo apresentado no prefácio da edição que encontrei.

jaircozta 03/04/2020

Era uma vez...
#livro O Menino do Gouveia
#autor Capadócio Maluco

Considerado o primeiro conto homoerótico da literatura brasileira, O Menino do Gouveia, de autoria do pseudônimo Capadócio Maluco, foi publicado pela primeira vez em 1914 na polêmica folha O Rio Nu, um periódico pornográfico que circulou no Rio de Janeiro entre os anos de 1898 e 1916.

Este conto utiliza uma linguagem carregada de terminologias vulgares e ditos apelativos, mas em nada perde do ponto de vista da riqueza literária que outras obras realistas-naturalistas como o Cortiço e o Bom-Crioulo, por exemplo, trazem. O caráter pornográfico, talvez exigência de publicado para atingir os anseios sexuais do público leitor tenha tendenciado a escrita, mas para leitores como eu, a importância do texto obsceno talvez esteja aí mesmo. Se nosso sexo repugna uns, excita outras - em ambos os casos todos somos levados a refletir de algum modo ou engolir o sexo homossexual a seco.

O texto é narrado a partir do suposto encontro do próprio Capadócio com o personagem Bembém, que é mais jovem, o qual conta para o narrador-personagem como iniciou-se no sexo, sua predileção pela passividade sexual, a relação com o Gouveia, homem mais velho que se enamora pelo garoto após encontrá-lo na rua pouco depois de o jovem ser expulso de casa, dentre outras situações.

Este livro eu adquiri por meio do projeto @osxdapalavra
(O Sexo da Palavra), que vende e envia para todo o Brasil por um valor super acessível e também é um projeto editorial que visa democratizar o acesso à literatura e aos autores LGBTQIA+ do país.

Maik 20/08/2018

instagram: @paginas.coloridas
? O menino do Gouveia - Capadócio Maluco
Após uma transa, deitado enquanto faz carícias íntimas em seu parceiro, o jovem Bembém lhe conta sobre as primeiras experiências sexuais que teve, quando aos 13/14 anos cobiçava ardentemente o pênis avantajado do tio. 'O menino do Gouveia' foi lançado em 1914 sob autoria do pseudônimo Capadócio Maluco, em um fascículo na revista 'Rio Nu', e é considerado o primeiro conto homoerótico pornográfico publicado no Brasil.
A revista 'Rio Nu' era destinada a um público heterossexual, e trazia inclusive fotos de mulheres nuas. A publicação desse conto em uma revista desse tipo talvez seja fruto da curiosidade em torno do sexo entre homens, algo que até hoje ainda é tabu para boa parte da sociedade, e um século atrás não é de se admirar que despertasse o fetiche de muitos leitores.
Obviamente o conto nos mostra os personagens sob a perspectiva caricata, grotesca e simplista que se tinha acerca da homossexualidade na época (ou "pederastia", termo que então se usava).
'O sexo da palavra' é a editora responsável por recuperar este conto, trazendo ao público uma nova edição, com um prefácio bem interessante e repleto de boas reflexões sobre a linguagem do texto e a época em que foi escrito.

Daniel 23/02/2018

O primeiro conto homoerótico da literatura brasileira
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2018/02/o-menino-do-gouveia-de-capadocio-maluco.html