Névoa Lenmarck

Resenhas - Névoa

antoniopimenta86 09/10/2017

Excelente leitura!
Livro Incrível! A cada página a tensão aumenta, a medida que mais perguntas vão surgindo e a trama vai se tornando mais complexa. Após algumas linhas o leitor já está preso com os personagens em um caminho cuidadosamente construído pelo autor, e se preparem para momentos que te deixarão sem fôlego! A Névoa é uma vila isolada que deixaria Night Shyamalan com medo e com personagens que lembraram os bons tempos de Lost (sem aquele final). Por falar nisso, o final do livro é surpreendente. Recomendo muito a leitura!

site: https://antoniopimentablog.wordpress.com/2017/10/04/nevoa-por-lenmarck-andrade/

Laercio.Barbosa 12/12/2017

Te faz mergulhar no ambiente da história
Além de possuir um clima melancólico e sombrio muito bem estabelecidos, 'Nevóa' te faz penetrar no mundo descrito nas páginas, imaginando como seria estar andando de verdade pelos lugares descritos pelo autor. Boa ambientação e bom desenvolvimento de narrativa! Leiam :)

Kalyne @oreinodaspaginas 31/12/2017

Resenha
Um povoado esquecido pela civilização e afastado de tudo, essa é a vila de Névoa. Um lugar repleto de mistérios, lendas e superstições que aterrorizam os moradores há vários anos. Desde a sua criação, de tempos em tempos algum morador morre ao adentrar as sombrias neblinas que cercam a Floresta Morta.
Uma vegetação horripilante e cheia de árvores traiçoeiras que parecem fazer de tudo para aprisionarem permanentemente as pessoas que entram na floresta. Um grupo de cinco amigos: John, Bruce, Alan, Lílian e Dave em uma tarde qualquer, resolvem entrar na Floresta Morta e desbravar os mistérios que cercam o local.
Mas a lei de Murphy se concretiza mais uma vez: se algo pode dar errado, dará. E em meio a uma enorme confusão na floresta, um dos amigos acaba morrendo. O choque foi tanto que os quatro amigos foram obrigados a seguir suas vidas fora de Névoa, apenas Lílian ficou para trás.
Após 15 longos anos sem nenhuma notícia da vida que deixaram para trás, três bilhetes portando o mesmo conteúdo chegam às mãos de cada um dos três amigos que saíram de Névoa: Lílian estava desaparecida, provavelmente dentro da Floresta Morta. Os três decidem voltar para aquele povoado sombrio atrás de respostas e tentarem encontrar a amiga desaparecida.
Mesmo nascendo em Névoa e vivendo grande parte da vida naquele local, os três amigos não são bem vistos pelos habitantes de lá. Acabaram se tornando estrangeiros, e estrangeiros nunca são boas pessoas aos olhos dos moradores de um povoado. Mas isso não será empecilho para nenhum dos três, o que eles mais desejam é solucionar o desaparecimento de Lílian e qual foi a verdade sobre a morte do antigo amigo Dave há 15 anos.
Um suspense de tirar o fôlego, uma narrativa que promete deixar o leitor preso a história e louco para descobrir o mistério que rodeia a vila de Névoa e principalmente a maldita Floresta Morta. Lenmarck possui uma escrita tão rica e bem desenvolvida, que ouso dizer raramente ter visto algo assim em um livro de suspense e mistério.
Indico a todos os adoradores de um bom livro repleto de reviravoltas intrigantes e que fazem o leitor abrir os olhos de surpresa e se maravilhar com os mistérios existentes no mundo. Afinal, o que pode haver de tão perigoso em uma simples floresta?
“- Folhas caídas permanecem mortas.”

site: http://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/

Marina Mafra 01/01/2018

Envolvente, misterioso, perturbador!
O que os seus sentidos captaram tentando descobrir os mistérios da Floresta da sua cidade, que chamavam de Morta, transtornou as vidas de 5 amigos. Apenas 4 voltaram da aventura e 3 decidiram abandonar a cidade pelo ocorrido e nunca mais tocaram no assunto.

"É melhor partir antes que não possa mais ser capaz de seguir em frente."

A única que decidiu ficar, depois de alguns anos sumiu sem deixar rastros e isso atraiu os 3 de volta.

"Ele sempre achou impossível ficar triste perto dela. Era quase como se ela projetasse uma aura de felicidade por onde passava."

Além de não serem bem vindos de volta, ninguém parecia ter coragem de enfrentar os perigos da cidade para investigar o que possa ter acontecido com a amiga deles.

"Este lugar é amaldiçoado... Nós nunca deveríamos ter voltado."

Então, eles tomaram a decisão de procurar respostas por conta própria.

"Sua capacidade de julgamento está nublada pelo seu coração. Homens mais fortes e corajosos caíram perante a floresta. Não seja apenas mais um?"

Tentaram atrapalhar os planos deles e ainda ocorreram alguns assassinatos. O caso não parecia mais se tratar apenas da amiga. Algo muito maior e misterioso envolvia Névoa, de uma forma que estava além do que eles conseguiam compreender.

"A dor física era mais fácil de ser encarada."

Tive o prazer de finalizar a leitura e abrir o meu coração para o autor. Comentei que a única vez que me senti tão perdida e mexida com uma leitura, foi quando li algo do Neil Gaiman. Para minha surpresa, é uma das inspirações dele. A leitura é um suspense. Senti angústia e medo em cada capítulo. É uma baita de uma história, muito bem escrita e desenvolvida. Mas no decorrer dos fatos, tive a sensação de que a história brincava com as minha emoções. Me fez refletir sobre os meus fantasmas, coisas que deixei lá trás, acreditando não precisar mais tocar. A leitura me trouxe a sensação de desespero, só de imaginar precisar enfrentar os meus próprios medos, que muito se limitam as escolhas que faço.

Minha vontade era gritar para o autor sair da minha cabeça. (Haha) Ele não tinha o direito de brincar com as minhas emoções dessa forma.

Primeiramente senti uma confusão imensa, aí veio a identificação, a raiva e frustração, seguidas de admiração. Afinal, quantos autores conseguem tocar a nossa alma dessa maneira? E finalmente, preciso dizer que foi uma das melhores leituras que já fiz.

É mais um tipo de autor que eu não consigo entender como ainda não possui uma editora.

Recomendo demais gente!

@livrodores 26/01/2018

Névoa
Névoa é uma vila retirada, rodeada da Floresta Morta onde coisas estranhas acontecem, onde pessoas desaparecem de tempos em tempos. Acompanhamos três amigos serem informados do desaparecimento de uma antiga colega, assim eles retornaram ao seu antigo lar, depois de quinze anos fora, no mundo, depois de um membro de grupo ter sido morto e eles terem ido embora. É nesse retorno em que tudo fica mais estranho, a vila mudou, e eles não são mais bem vindos, em busca de respostas e reparo eles vão acabar se perdendo novamente.

Dani 05/02/2018

Névoa
O livro conta a história de uma cidade misteriosa chamada Névoa, lugar que possui uma floresta muito conhecida, densa e rodeada de histórias místicas, poucas são as pessoas que se atravem a visitá-la.

Os acontecimentos estranhos que ocorrem nessa cidade geralmente estão ligados à Floresta Morta, no entanto, os habitantes de Névoa possuem tanto receio em relação aos efeitos que essa possa vir a ter sobre eles, que sequer se empenham de verdade em descobrir os mistérios por trás dos eventos traumáticos.

Os personagens principais são três amigos, Bruce, Alan e John, que depois de muito tempo longe de Névoa, cada um por seus motivos, decidem regressar ao receber o comunicado do falecimento de uma antiga amiga em comum, Lilian, moradora de Névoa.

Eles já possuem uma ligação com a Floresta, sabem do quanto ela pode ser perigosa. Um fato no passado que liga todos eles, inclusive Lilian.
No entanto, ao chegarem à cidade, os amigos descobrem que muita coisa mudou desde que partiram, e que Lilian não está morta e sim desaparecida, mas a última notícia que se tem sobre ela é que ela esteve na Floresta.

Então, os amigos resolvem investigar os mistérios da Floresta e achar uma possível explicação para os desaparecimentos nunca solucionados. Mantendo a esperança, ainda que pequena, de rever sua amiga.

Eles acabam descobrindo que os desaparecimentos são apenas a ponta do iceberg, há muitas coisas além disso. É uma aventura de autodescobrimento e de eventos sobrenaturais que intrigam o leitor do início ao fim.

Há mistério, amizade, lendas e muito suspense.

@bardoriano 02/03/2018

Excelente, cheio de mistérios
Névoa é uma vila/cidade muito estranha, cheia de mistério e isolada do resto do mundo, até sua localização é difícil achar. Como se não bastasse, nos arredores de Névoa existe a Floresta Morta que é ainda mais perturbadora. Os segredos e mistérios são infinitos.

Interessados em desvendar os segredos da Floresta coberta com uma densa neblina, 5 amigos - Dave, Lilian, Alan, Bruce e John - se metem em enrascadas e uma tragédia acontece: Dave morre.

Após esse acontecimento, eles crescem separados e a única que ficou em Névoa foi Lilian.

15 anos depois John, Bruce e Alan voltam a vila e recebem, cada um, uma carta diferente, de Jaime (irmão do John) onde ele diz que Lilian está desaparecida/morta.

O retorno deles não é bem visto pelo povo e o Conselho passa a vigia-los. Algo não cheira bem e eles sabem disso, os mistérios envolvendo a vila e a floresta são muitos, eles querem saber o que houve com Dave (na infância) e Lilian.

Os amigos vão tentar descobrir o que está rolando. Além disso, tentarão acertar pendências familiares e vão relembrar a infância e o mistério sobre Névoa.

Mas o conselho quer que eles dêem o fora dali o mais rápido possível, porém eles não dão o braço a torcer e isso pode acabar mal novamente. Talvez até com mais mortes...

Opinião

Que livrão é esse maníacos, escrita super leve e rápida, com uma trama envolvente cheia de mistério e aura sobrenatural.

Personagens muito bem desenvolvidos, vamos conhecer um pouco de cada um, os secundários nem se fala. Gostei demais, foram bem feitos, mas já aviso, não se apegue. Hahahaha

Enredo sensacional, tudo bem construído e só faz a curiosidade aumentar a cada página. E os Plots Twists? Sério, é pra você ficar apoplético. Tem mortes e uma parada com visões.

A única certeza é de que Névoa vai lhe envolver, lhe confundir e que as folhas continuam mortas? ou não.

Me surpreendi demais, nacional maravilhoso e cheio de neblina, cuidado, a Floresta Morta pode lhe querer também?

Nota: 5

#resenhabibliomaniaco

Dani Ramos 11/04/2018

Bom!
De fato, foi um livro que me surpreendeu muito em todos os sentidos! A história é bem escrita e o desenvolvimento bem encaixado e interessante. Os personagens são profundos, com qualidades e defeitos reais e isso foi um fator muito positivo!

A história baseia-se na vila de Névoa, onde seu isolamento com o exterior (população e etc) é o foco maior do próprio povoado. A cidade, assim chamada, é muito pequena e reservada, seus habitantes não saem dos arredores e apenas algumas pessoas escolhidas como ?aventureiros? são autorizados a sair de Névoa para tratarem de assuntos de extrema urgência. Com efeito, o turismo do local não é muito conhecido e incentivado, fazendo a maioria das pessoas das cidades vizinhas nunca terem ouvido falar Névoa ou simplesmente  nem conhecem o caminho para o vilarejo.

Seu nome não foi em vão: o local é coberto quase todos os dias por um nevoeiro denso, trazendo consigo temperaturas baixas e uma sensação de sufocamento e até insanidade. Além disso, Névoa guarda um grande segredo desde sua fundação: a Floresta Morta. De acordo com os próprios moradores, mistérios e desaparecimentos ocorreram sempre durante as décadas na vila, intrigando os mais curiosos entre eles. Por outro lado, até aos dias atuais, ninguém possuía de fato coragem e motivos para adentrar a Floresta Morta e conhecer suas obscuridades. Mas quando Lílian desaparece sem dar notícias, deixando seus pais desesperados, os três amigos (John, Alan e Bruce) que há quinze anos não se reencontravam, decidem voltar para sua terra natal ? Névoa ? e desvendar o sumiço de sua amiga. Todavia, por trás desse mistério, ambos descobriram segredos escondidos durante quase duas décadas sobre Dave ? o quinto integrante do grupo assassinado na Floresta Morta.

Agora sendo observados como inimigos e indesejados em Névoa, qual será o plano de Bruce, Alan e John para desvendarem o desaparecimento de Lílian? E por que além dela, outros habitantes sumiram sem vestígios da cidade? Qual será o grande segredo por detrás da Floresta Morta? Qual será a reação dos três amigo após retornarem para Névoa? E o que o futuro guardará para ambos?

Esse foi um livro fluído e angustiante. Fiquei ansiosa para descobrir o final e todos os mistérios envolvendo o vilarejo e os amigos. O motivo de Lílian ter sumido e como Névoa consegue mexer com sua população de uma forma profunda e obscura. Gostei imenso da forma que Lenmarck escreveu e o desfecho foi bem pertubador!

Ottaviou - @octaliterario 27/06/2018

Adentre na cidade esquecida!
Dividido em 3 partes, Névoa nos mostra uma cidade reclusa de toda a sociedade ?externa?, onde, quase todo o ano permanece coberta por um nevoeiro sufocante. O que causa certa incerteza sobre a sanidade dos moradores. Nos arredores da cidade existe a temida Floresta Morta.

5 amigos, na infância, estão sedentos para descobrir quais segredos a tal floresta esconde. Mas nessas investidas eles acabam se metendo numa terrível enrascada, onde um dos amigos acaba morrendo. Anos depois, após 3 deles terem ido embora de Névoa, a única integrantes desse grupo que ficou em Névoa, acaba morrendo. O incidente trata logo de reunir os 3 de volta à Névoa. Ao chegarem de volta ao passado, em busca de respostas, eles encontram um Conselho rígido e desconfiado. Vendo-os como invasores, estrangeiros, o Conselho passa a vigiar os amigos e tomar decisões nada agradáveis para os 3.

Bem, Névoa é uma ótima pedida para quem busca horror com uma fantasia obscura. É um livro bem elaborado tanto nas descrições de ambiente, quanto a profundidade das personagens. A imaginação fluiu bem, a medida que a leitura avançava, conseguindo ver cada elemento criado pelo autor. Se você curte nacionais e está procurando um livro que te deixa perdido ?lá dentro?, Névoa é sem dúvida alguma, o livro que você procura.

Resenha postada no Instagram literário: @cearabooks

Retipatia 05/11/2018

Bem-vindxs à Névoa!
Um casal de forasteiros chega a Névoa, perdidos do caminho real que desejavam realizar. Mesmo com a aparente ausência de hospitalidade dos moradoras da vila, decidem ficar e desbravar a floresta adjacente, chamada pelos moradores de Floresta Morta.
Desaparecidos.
Anos iriam se passar até que a história volte à cena.
Em uma aventura pueril, cinco jovens amigos decidem entrar na Floresta Morta e, de lá, apenas quatro saem com vida. Quinze anos seriam necessários para que John, Bruce e Alan retornassem ao lugarejo ao qual partiram, quando são todos cientificados do desaparecimento de Lílian, a única que permaneceu vivendo em Névoa.
O passado de cada um deles se entrelaça: não apenas querem respostas do que aconteceu há quinze anos e os fez abandonar a vila, após a morte de Dave na Floresta, como também querem saber o que aconteceu com Lílian.
O principal problema que enfrentam é que os membros da vila não estão nem um pouco dispostos a ter suas vidas investigadas, os três são vistos como forasteiros e precisam tomar cuidado com o Conselho, responsável pelas decisões e ordem do local.
Quanto mais investigam, mais descobrem sobre o passado das pessoas, do lugar e sobre os mistérios que rodeiam a Floresta, assim como o enigmático evento que levou a morte de Dave. Mas a Floresta Morta têm vida própria e, além dos membros da vila que os desejam fora das terras que já lhes fora lar, os três amigos precisam lidar com acontecimentos que vão além da razão humana...
O gênero mistério, levemente regrado ao terror, nunca teve presença marcante nas minhas leituras. Névoa foi uma das primeiras experiências e, que leitura! Do começo ao fim do livro, a história manteve-se interessante, cheia de mistérios a serem desvendados, pistas que nos levam a várias suposições, revelações surpreendentes e um final que não poderia ter sido melhor articulado.
A história de Névoa é bem trabalhada, há todo um passado sobre o local que nos faz perseguir os rastros e imaginar quantas coisas já não se passaram naquele pedaço de terra que, apesar de se chamar Floresta Morta, dá indícios de ser um ser autônomo e vivo. Um personagem-figura-de-linguagem perfeito.
A narrativa também não deixa a desejar, tem fluidez e, sem procurar rebuscar o texto de maneira desnecessária, dá tom às conversas de maneira verdadeira e faz com que detalhes sejam imaginados com precisão e dão ótima ambientação ao local e a cada personagem.
Em falando dos personagens, são todos enigmáticos à sua maneira. O trio de amigos, um deles se tornou padre, o outro famoso historiador e terceiro uma espécie de aventureiro errante. Os acontecimentos de quinze anos atrás não permaneceram no passado, seguiram como uma corda amarrada à Névoa, que, uma hora acabaria por encurtar e levá-los de volta.
Mas há também aqueles que nos são apresentados por suas vidas em Névoa: o caçador renegado, a garota aparentemente arrogante, os chefes do Conselho... todos vivendo em uma espécie de teia que é alimentada para sobrevivência da vila e, ao mesmo tempo, enveredada de segredos e mentiras.
Além das revelações que a história traz, há muitas nuances dos personagens, ora se apostando em que sejam uma coisa, para então, se revelarem algo totalmente diferente. E há ainda o elemento fantástico de toda a história, a vida sublime que parece permear na Floresta, que causa sérias confusões nos sentidos de quem se atreve a adentrá-la.
Mais que um livro de mistério, Névoa trabalha a ideia de acreditar, de lucidez, do imaginário, do poder do conhecimento, da verdade, da manipulação. Fala do próprio poder. Das ações impensadas, da perda e de quem nós somos. Mas, principalmente, sobre medos, sobre o passado, sobre o que nos prende à ele.
Depois que finalizei a leitura, por vários dias me pegava pensando no desfecho, nas possibilidades a partir dali, e no próprio destino de cada um dos personagens. E, durante a própria leitura, tive momentos de raiva, angústia e surpresa. Sim, quis xingar e bater no autor em alguns momentos (ahaha), mas como adoro histórias que não se enquadram na melhor definição de 'e viveram felizes para sempre', tudo valeu a pena, especialmente porque a história encontra, na profundidade que proporciona, uma mensagem bem maior que o simples entretenimento.
Lenmarck me ganhou como leitora fã pela criatividade, perspicácia e surpresas que conseguiu imprimir à Névoa, mas também por todos os pequenos detalhes que fazem do romance um livro completo. A leitura é mais que recomendada e, em especial para quem quer experimentar o gênero e não curte livros longos, Névoa é um livro curto e é garantia de ótimo entretenimento.

site: https://wp.me/p7r1pU-1gG

Maiani - @minhavidaforadeorbita 21/03/2019

Névoa é uma cidade pequena, misteriosa e de difícil localização. A população local não gosta de estrangeiros e vive em um sistema político e econômico próprio. Uma floresta circunda a cidade, o que a torna uma cidade praticamente isolada do mundo, parada no tempo e com muitos segredos e mistérios. É nesse ambiente inóspito que viviam nossos protagonistas, Alan, Bruce e John, até que eles se veem impelidos a retornar a cidade.

Os personagens são super bem trabalhados, até mesmo os secundários, todos possuem camadas que fazem com que a gente se veja em muitas de suas atitudes. A forma como a população local lida com aqueles que não vivem ali é super interessante, e infelizmente, reflete muito a sociedade atual. A própria Floresta Morta pode ser vista como uma personagem, é por ela que a cidade se tornou o que é, e onde se concentra os mistérios locais.

O clima de suspense e os segredos ditam o tom da narrativa do começo ao fim; desde o início ficamos com aquela sensação de algo está muito errado e o melhor é sair da cidade e não olhar para trás. Quando as coisas vão sendo esclarecidas, somos pegos por vários Plots Twists e nenhum personagem é poupado (gosto assim, nada de calmaria!). Eu só preferiria que o livro fosse um pouco maior, para alguns assuntos serem mais trabalhados, mas isso não atrapalha em nada a história (só coisa de gente curiosa mesmo)

Um livro excelente, super fluído, daqueles que não dá pra largar até chegar a última pagina e entender o que está acontecendo.

"Sua capacidade de julgamento está nublada pelo seu coração. Homens mais fortes e corajosos caíram perante a floresta."

Bruna3731 24/08/2019

Fascinante
Uma leitura de tirar o fôlego e devorar cada página até um final alucinante. Você não vai conseguir escapar de Névoa.

@diariodeleituradanati 16/09/2019

Névoa
Névoa, uma vila afastada de tudo e de todos. Há um mistério em relação a floresta desse lugar: ?A FLORESTA MORTA?.
Um grupo de cinco amigos resolvem entrar na floresta para tentar entender e desvendar o tal mistério e, é aí que apenas quatro do grupo conseguem sair da floresta. Dave se foi!
John, Bruce e Alan foram ?obrigados? a seguir suas vidas fora de Névoa, a única que ficou no povoado foi Lilian.
Após alguns anos, Lilian desaparece, os três amigos foram avisados e decidem retornar a Névoa para saber o que estava acontecendo, mas nada será fácil para eles, pois como viveram muito tempo longe dali, eles são considerados estrangeiros e estrangeiros não são bem vindos.
E depois disso meus amigos se preparem....
Sabe aquele livro que te deixa com o coração acelerado a cada capítulo?
É, Névoa te deixa assim, tem aquele suspense que te assusta, mas te prende rsrs você não quer largar até finalizar.
Que livrão! Super recomendo!!!!
?É melhor partir antes que não possa mais ser capaz de seguir em frente.?
?Este lugar é amaldiçoado... Nós nunca deveríamos ter voltado.?
?- Folhas caídas permanecem mortas.?
"- As raízes se aproximam..."