O azul entre o céu e a água

O azul entre o céu e a água Susan Abulhawa

Resenhas - O Azul entre o Céu a Água

JuBarbosa 20/08/2021

Não esperava muito, mas acabei amando
Por mais que eu não acredite em coincidências, achei interessante o fato de eu começar a ler esse livro ao acaso e na mesma semana o Talibã voltar ao controle do Afeganistão. Ok, o livro se passa na Palestina, onde o problema é com Israel, mas deu para entender um pouco mais a cultura muçulmana e abrir ainda mais a minha mente com curiosidade e pesquisa sobre o assunto e eu amo isso.
Eu amo livros que me acrescentem cultura, conhecimentos de assuntos que não conheço e história de povos e esse me acrescentou muito!
Além disso ele tem um romance lindo de superação de uma família que em meio a caos e destruição faz de tudo para se manter viva e unida e para ter dignidade e momentos felizes.
Eu ri, chorei, senti raiva, repulsa... É maravilhoso!!!! Indico demais, mas vá preparado para cenas fortes e bem pesadas!
Súh 20/08/2021minha estante
É baseado em história real?

JuBarbosa 22/08/2021minha estante
No livro não fala, mas acho que não. Acho que retrata realidades.

Virgínia 28/08/2022

Uma grata surpresa
Comecei a leitura sem expectativas e que grande história tive a oportunidade de ler!

Ano a ano ir passando pela vida dessa família, pelas dores, pela união, reencontros?despedidas?guerra?foi muito tocante.

Esse é o tipo de livro que você não esquece, que deixa um pouco dele com você.

Nubiahp 31/03/2024

Gostei
Achei as histórias bem interessantes e também gostei de como a cultura foi retratada. Confesso que queria outro final ou que ele tivesse mais detalhes

Fabricio268 02/04/2022

Que chegue logo a cura. E o planeta deixe de sangrar.
A guerra é uma doença ainda incurável nesse mundo que vivemos. Um dia chegará a cura.

Bom livro, mas triste. Fé, esperança e união estão juntos o tempo todo.

Durante uma guerra, a vida continua. Durante uma guerra, chefes de família trabalham, esposas cozinham e filhos estudam. Durante uma guerra, amores são feitos e desfeitos. Durante uma guerra, pessoas adoecem, morrem, adoecem e curam-se. Durante uma guerra, há tristeza, mas por incrível que pareça também há alegria. Durante uma guerra, acontecem despedidas e reencontros. Durante uma guerra, lágrimas molham rostos abatidos e também rostos sorridentes. Durante uma guerra, comemoram-se as mínimas alegrias.
Durante uma guerra....deixa pra lá. Um dia não haverão mais guerras.
Janaina Edwiges 02/04/2022minha estante
Que resenha bonita, bem escrita, gostei como você organizou as palavras! Parabéns! Parece ser uma história repleta de sensibilidade.

Carolina.Gomes 03/04/2022minha estante
Q poético, Fabricio! Qta sensibilidade! Gostei!

@bibliotecadedramas 12/09/2022

Susan Abulhawa é uma escritora, jornalista e ativista palestina. Eu nunca tinha lido nenhum livro que retratasse a Palestina de Gaza e os conflitos com Israel, nesta história a guerra é mostrada através de 4 gerações de uma mesma família – como impactou e o que mudou para sempre nas vidas da família Baraka.

O livro nos mostra muito a cultura palestina, a importância do legado pra eles, a coragem e a determinação de continuar vivendo mesmo estando completamente isolados do resto do mundo dentro dos muros de Gaza. É um livro que nos mostra acima de tudo a resiliência e a fé inabalável do povo palestino.

site: https://shejulis.com/livro-o-azul-entre-o-ceu-e-a-agua/

Dani 27/12/2021

Sofrimento
O livro conta a história de 4 gerações de uma família Palestina em meio à guerra, tentando manter suas raízes e seus familiares vivos.
O clima aqui é bem família, que é o assunto mais abordado. Mostra muita força e resiliência de um povo que sofre há décadas.
Já adianto que é muito doloroso, até demais, tem muitos momentos pesados. Morte, assassinato, estupro, tortura, violência, tudo e mais.
Tenta mostrar momentos bonitos entre a família, festas e comemorações, mas eu não consegui aproveitar esses momentos. Não consegui me desligar do sofrimento.
Demorei muito pra ler, acho que é um bom livro, só que o tom da narrativa se perde em vários momentos.
Recomendo (mas sabendo que é uma leitura muito difícil, até porque aborda um assunto muito difícil) pra quem gosta de livros que contam uma história fictícia, mas nem um pouco longe da realidade, histórias sofridas com mulheres fortes e bastante tradição.

Amanda Guelso 14/04/2024

Caramba, como é tenso ler esse livro levando em conta o contexto geopolítico atual. Ler sobre a Palestina e sobre a violência aplicada pelo ?estado? de Israel contra os palestinos é muito pesado. Contudo, acho que esse livro traz algo que só a literatura é capaz de trazer: a capacidade de se colocar no lugar do outro. Num mundo ideal, todos os que são sionistas e a favor do ?estado de Israel? deveriam ter a oportunidade de ler este livro. Eles deveriam conhecer a situação desumana que os palestinos vivem. A humanidade precisa compreender que estamos observando um genocídio étnico acontecendo. Que livro necessário! (tirei uma estrela porque gostaria que o livro tivesse um glossário, para o leitor compreender melhor as expressões árabes. Também, acredito que o final poderia ter sido melhor trabalhado, achei os últimos acontecimentos meio corridos e sem uma finalização adequada.)

Ingrid Guimarães 28/06/2021

?As histórias são muito importantes. Somos compostos por elas. O coração humano é feito das palavras que a gente põe nele. Se um dia alguém disser coisas cruéis pra você, não deixe que essas palavras entrem no seu coração. Tome cuidado pra não por palavras cruéis no coração dos outros também.?
Pg83
Lydiarq 07/08/2021minha estante
Oi! Este livro é bom mesmo? Vc acha que dá pra minha filha de 14 anos ler?

Alan (@coracaodeleitor) 08/11/2021

Eu adoro essa temática e acho muito rico você poder ver os mais diferentes lados. Assim podemos entender e ter novas óticas que enriquecem muito nosso conhecimento sobre tal.

Joyce 04/12/2021

Livro muito bem escrito, me surpreendeu, pensei que fosse ter uma leitura forçada, mas é uma história boa, momentos tristes tem, e no final queria saber o que aconteceu com uma personagem, mas no todo compensou muito!

Daniel1912 21/09/2021

Muito bom!
O livro é super interessante!
Pra quem gosta de personagens fixos, talvez este livro lhe lance uma certa falta; mas, as histórias de todas as pessoas envolvidas nessa trama é de se emocionar!
A guerra retratada na palestina é de chorar pelas atrocidades que se foi escrito nessa trama!
Perdoe-me o fraco desenvolvimento, mas eu ja lhes recomendo!

Lia 13/11/2021

Quanto mais penso sobre esse livro, mais triste fico. Triste porque o ser humano, em todo esse tempo nesse mundo, ainda não aprendeu a viver em paz. Ainda não aprendeu que todo mundo faz parte do mundo e deveria ser tratado com respeito e dignidade. Ainda não aprendeu que guerra é violência não resolve nada. Não resolve, só tira. Tira pessoas e só oferece em troca tristeza.
Esse livro é doloroso. Sempre que leio algo que reflete o ser humano em si fico assim, querendo ser de outra espécie, uma não tão cruel.

Simone de Cássia 28/12/2020

Presente pra nós!
Me apaixonei pela autora quando li "A Cicatriz de Davi" e logo adquiri esse outro livro. Não me decepcionei! A forma com que ela escreve me chama a atenção porque apesar de sempre retratar dor, luto, dramas, perdas, enfim, sofrimento, ela consegue entremear com o amor que transborda em meio ao caos e descrever tudo com poesia, como se "bordasse" as palavras. São frases como " sentar na pilha dos próprios sentimentos" ou " tijolos de ódio que se acumulavam formando paredes em seu coração" que faziam as cenas de horror menos pungentes, embora não menos marcantes. Só lendo com o coração pra entender. Acredito que muito do que ali está escrito retrata a história da própria autora que nasceu em um campo de refugiados. Deve ter vivenciado muitas das angústias que romanceou, mas conseguiu transformá-las em presente pra nós, leitores. Admirável Susan! Lindo livro!

danda 18/06/2022

Comecei a leitura,achando que não fosse gostar. Um drama familiar,passado num período de guerra. Conta a vida de alguns personagens e seus finais.

day 22/08/2021

Um dos melhores que li esse ano
Livros sobre a palestina e a questão do sionismo me tocam muito !
Sou de origem judaica e nunca apoiei o estado de Israel .
Me dói cada história destruída,cada infância roubada e cada morte cruel .
Tenho muitos amigos palestinos e pude ler nesse livro muito das histórias deles.
O livro é triste e necessário,pois muitos não tem ideia do que se passa na palestina .
Vale muito a pena ler esse livro ! Tocante .