Os Senhores de Cashelmara

Os Senhores de Cashelmara Susan Howatch

Resenhas - Os Senhores de Cashelmara

Mayara 24/12/2012

I <3 patrick.
A trama conta a história de 'Patricks Edwards', e suas esposas, seus amantes, seus filhos e netos. É impossível não amar a personalidade de cada um, apesar de seus defeitos, apesar de suas escolhas.
Te faz pensar. Sentir. Amar o errado, se enganar, chorar, e cada história de cada personagem te envolve tão abundantemente, que talvez, o sofrimento deles, transpareça para quem o lê.
Este é justamente um daqueles livros que, se julgado pela capa, nunca sairia das estantes. Sua sinopse não revela muito, não empolga muito. E, rapidamente, você se apaixona por Cashelmara e seus moradores, as vidas que vem que que vão, as surpresas que ocorrem tão surpreendentemente.

Lia Gabriele 10/11/2015

Horror e tragédia em Cashelmara
“Os Senhores de Cashelmara” é um daqueles livros que você não entende por que não virou um clássico da literatura. Se eu pudesse arriscar um palpite, diria que foi uma mera questão de edição de texto. Explico: se Susan Howatch tivesse deixado de fora alguns trechos das primeiras três partes, é provável que sua obra se tornasse imortal.

Ainda que tenha ficado esquecido pela crítica, “Os Senhores de Cashelmara” é uma obra capaz de marcar a ferro a memória de qualquer leitor. Seus personagens muito bem construídos desfilam com uma riqueza admirável dentro de nossos olhos.

Um leitor mais atento sentirá um leve odor de tragédia ali pelo fim da terceira parte, a de Patrick. A partir daí, o mergulho às profundezas da alma humana começa, e é impossível chegar ao fim dessa queda ileso. Em um mar de tragédias e velhos ressentimentos, somos obrigados a fazer mais do que julgar. Quando o drama é tão doloroso, condenar não adianta muito.

Susan Howatch uniu com maestria criaturas e destinos improváveis. A autora tem o dom de levar o leitor às lágrimas com o mesmo personagem que trairá os sentimentos de quem segura o livro. Esse é o máximo que um escritor pode fazer: tornar um personagem belo e odioso na mesma proporção. Howarch é tão admirável que desfere olhares diversos à natureza humana, da mais vil à mais bondosa. Para ela, o bem e o mal podem residir na mesma alma, dilacerando a consciência de quem sente dois mundos dentro de si.

A obra é dividida em seis partes, cada uma narrada por um personagem diferente. Na metade em diante, ou um pouco antes, será impossível parar de ler. As reviravoltas são tão intensas e as revelações são tão brutais que impedem uma noite tranquila de sono. Há um desfile de assuntos delicados e que ainda representam um tabu na sociedade, como homossexualidade e frigidez, bem como diálogos ácidos e cruéis que nos fazem corar.

O sabor na boca é amargo após a leitura do final surpreendente. Talvez porque a aventura humana seja assim, de fato. Não há doçura possível ao cair dos panos quando a complexidade da alma humana é tão imensa.

nathsreading 31/03/2024

Um achado que valeu a pena
Como amante de livros que acompanham dramas familiares, eu logo me apaixonei pelos Senhores de Cashelmara. Uma narrativa cheia de tragédia, desejo e emoções que me fez chorar, me causou raiva e angústia pelas vivências dos personagens. Durante toda a leitura me perguntei o porque do livro não ser tão conhecido, tinha tudo pra ser um clássico apesar de alguns trechos arrastantes.