Recordando Anne Frank

Recordando Anne Frank Anne Frank
Miep Gies

Resenhas -

lore 17/03/2024

Esse livro é um complemento ao "Diário de Anne Frank" porque nele conseguimos ter a visão de alguém que tinha uma certa liberdade durante a guerra e que ao mesmo tempo colocava sua vida em risco por esconder seus amigos judeus no Anexo Secreto. Miep foi extremamente importante para que a família de Anne e os demais conseguissem sobreviver quase até o fim da guerra quando infelizmente foram descobertos, até hoje não se tem a certeza de quem dedurou sobre o Anexo e o próprio Otto não queria saber. Infelizmente o único sobrevivente foi o pai de Anne que viveu com Miep e seu marido durante alguns anos pós guerra, Miep foi a responsável por proteger o diário de Anne e havia prometido que só o entregaria a ela, oq infelizmente não foi possível. E depois de muito ser pedido, Sr. Frank decidi publicar uma versão do diário, servindo de registro histórico de um passado tão sombrio na Europa. Em "Recordando Anne Frank", nós revivemos a história da pequena Anne e nos aprofundamos mais no fatos ocorridos, achei de suma importância o relato de Miep que esperou anos para a publicação porque não queria ser o centro das atenções no assunto, uma mulher muito sensata e que teve o cuidado de pensar em tudo.

eiabelhinha 22/10/2023

ASSISTAM "A SMALL LIGHT"
" [...] todos os dias da minha vida, eu sempre desejei que tudo tivesse acontecido de outro jeito. E, ainda que o diário de Anne Frank tivesse se perdido para sempre, eu queria que Anne e os outros tivessem se salvado."
A história da Anne me emociona há anos, mas mergulhar nela novamente sob a perspectiva da Miep foi algo totalmente diferente. Não sei se sou capaz de descrever em palavras a experiência que foi ler esse livro. A Miep é um exemplo de ser humano que durante todo o livro diz que ela não deve ser considerada uma heroína, pois fez aquilo que toda pessoa com um bom coração faria.
É admirável sua coragem e determinação em tempos tão sombrios e, mesmo que ela não tenha conseguido salvá-los, ela conseguiu salvar o diário da Anne, mantendo todos vivos e com seus lugares marcados para sempre na história.
A Miep contou sua história para o mundo para que catástrofes como a que ela vivenciou não voltem a acontecer e agora que ela e seus queridos amigos não estão mais aqui, cabe a cada um de nós divulgar seu legado.
Se você é tão fã da Anne Frank quanto eu, este é um livro obrigatório. Muitas coisas muitas vezes mal interpretadas no diário foram corrigidas e novas informações divulgadas.
Agora, só tenho a dizer que minha vontade de conhecer Amsterdã algum dia aumentou ainda mais.
No título da resenha eu coloquei "a small light", uma série sobre a miep que saiu em maio desse ano, mas não vi tanta repercussão a respeito, o que é uma pena.

Vivi 15/10/2023

Maravilhoso!
Leitura leve, simples mesmo se tratando de um assunto e uma história (ou várias histórias) triste.
É muito interessante saber como era a vida em Amsterdã, como o nazismo chegou na Holanda, o quanto impactou e como foi o final da Guerra por lá, contado por alguém que viveu tudo isso.
Acredito ser uma leitura essencial pra quem se interessa pela Segunda Guerra, pra quem pretende visitar Amsterdã e para quem quer saber mais sobre o Dário de Anne Frank.

Stephani.Aparecida 15/08/2023

É um ótimo livro pra você que já leu Anne Frank e quer um complemento da história dela e da Familia Frank. O mais interessante é que é da visão de uma pessoa bem próxima da família, a Miep que ajudou a família Frank a se esconder dos nazistas. Em relação ao contexto histórico, não tem nada muito diferente dos outros livros que falam sobre a Segunda Guerra Mundial e o n*z*sm*. O que foi diferente pra mim é que todos os outros livros que li sobre esse tema contavam a história de pessoas reais que sobreviveram aos campos de concentração. Nesse livro, o ponto de vista será dentro das cidades, das pessoas que não foram capturadas pelos n*z*st*s, como foi a vida dessas pessoas nesse período de guerra. É uma leitura complementar muito interessante para conhecer mais da família Frank e como foi a Anne, como a família viveu escondida e como foi o fenômeno diário de Anne Frank.

Vitória Moreira 01/08/2023

Impossível avaliar um livro assim, não tem o que se avaliar. Sempre que leio algo desse tipo fico devastada

gabriella12 26/12/2022

Incrível
Já li alguns livros de sobreviventes, sobre o que aconteceu nos campos de concentração e o que aconteceu depois da guerra e a adaptação das pessoas, mas nunca tinha lido do ponto de vista de um pessoa que ajudou a esconder judeus e sobreviveu a guerra, com fome, frio, sem água, etc.
Tenho um carinho gigante pela Anne Frank e não importa a quantidade de vezes que leio eu sempre me sinto ansiosa quando os nazistas descobrem que eles estão escondidos. A sensação foi a mesma agora, aquela angústia e ansiedade, o pensamento de ?e se não tivessem sido traídos??, ?se elas não ficassem doentes e tivessem sobrevividos a guerra??, ?se tivessem achado o diário da Margot??, ?o que a Anne falaria e faria depois da guerra??, fico com uma sensação de luto muito grande.
É uma leitura que recomendo muito, principalmente para os fãs da Anne Frank.

bluesming 26/10/2022

"Dentre tantas perdas irreparáveis, pelo menos a voz de Anne jamais se perderia. Minha jovem amiga tinha deixado um legado memorável para o mundo."

Emocionante. Estou sem palavras para a grandiosidade e importância desse livro e os acontecimentos citados nele.

Ayssa.Aires 04/02/2022

Gostei mais do que o próprio Diário da Anne Frank. A todo momento eu conseguia imaginar as cenas perfeitamente, como se eu estivesse lá assistindo a tudo. Como se eu estivesse dormindo e vendo claramente aquelas imagens dentro de um sonho, quando na verdade se trata de um pesadelo vivido por outras pessoas

Paula 29/01/2022

Recordando Anne Frank
Para mim Recordando Anne Frank foi ainda mais intenso que o próprio Diário. Miep conta fatos que complementam a visão dada por Anne, mas também introduz outros tantos pontos que nunca saberíamos se ela e seu esposo Jan (Henk) não tivessem sido tão generosos ao abrirem sua vida. É preciso muita coragem e empatia para abdicar de si, se arriscando a terminar numa câmara de gás, para ajudar o próximo. Miep e Henk eram assim, resistentes.

Ao longo dos anos muitas pessoas maldosas e neonazistas tentaram desmentir O diário de Anne Frank, apontando-o como uma ficção. Mas Miep, Jan, Otto Frank e outras testemunhas não permitiram que o legado de Anne perecesse.

O livro é lindo e triste. Sabemos o que aconteceu com todos os moradores do anexo e como foi a vida após a prisão deles e, por fim, a libertação da Holanda.

Também trava-se um debate para saber quem entregou a localização do anexo aos nazistas. Miep morreu com quase 101 anos acreditando que o nome do traidor jamais seria descoberto. Otto Frank preferiu não saber, não se aprofundar nas investigações. Mas vejam, semana passada (Jan/2022), foram divulgadas novas pesquisas históricas que concluíram que o delator seria um senhor também judeu, este teria entregado os Frank, os Van Daan, o Dr. Dussel e outros judeus escondidos para proteger a si e a sua família. Neste momento não penso nele com julgamento, entretanto me revolto ainda mais com o sistema nazista que matou, separou famílias e transformou boas pessoas em seus cúmplices.

annacsfraccaro 23/12/2021

Sempre bom recordar
Esse livro é recomendado pra quem quer se aprofundar um pouco mais sobre a família Frank e sobre a história de Miep Gies que os ajudaram.
Mas é um livro bem repetitivo pra quem já leu vários livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas é uma leitura super válida.

Ana 11/11/2021

Nem precisa resenha, né? Simplesmente incrível e um misto de emoções.
Já faz um tempo que li, pretendo ler novamente. Mas Anne tem uma narrativa clara, vívida e lúcida do que passou.

Julio 10/03/2021

Inesperado
Sempre pensei que livros com fundo histórico eram muito sérios e enfadonhos, achei que só começaria a ler livros assim quando mais velho.
Porém, estava completamente equivocado, esse livro me tocou de uma forma diferente, quase chorei por diversas vezes, me fez dar valor a vida, temer o ser humano, compreender como podemos ser cruéis e ao mesmo tempo altruístas.

Uma obra que me arrancou questionamentos e reflexões e adicionou, penso eu, um pouco mais de vontade de fazer o bem. Meu coração foi aquecido e ferido de um jeito bom durante essa leitura!
Malu 10/03/2021minha estante
Realmente é um livro maravilhoso ! Faz muitos anos que li e ainda toca o coração.

Julio 10/03/2021minha estante
Um livro realmente marcante! Estou ansioso para ler O Diário de Annie, deve ser ainda mais tocante!

Claudia 22/02/2021

"Parece que Miep está sempre pensando em nós..."
Recordando Anne Frank é um livro narrado pela perspectiva de Miep, uma das pessoas que ajudaram a família Frank e outros quatro judeus a se esconderem durante a ocupação nazista na Holanda.

Narrado por Miep, o livro começa contando um pouco de sua história, fora trazida à Holanda quando criança, através de um progama para recuperação da saúde de crianças desnutridas. Sendo da Austria, Miep não sabia holandês quando chegou no país, mas foi rapidamente acolhida por seus pais e irmãos adotivos. Para ela, foi amor à primeira vista e, por se sentir uma estranha em seu país natal e com sua família biológica, acabou prolongando eternamente sua estadia na Holanda. Ela não era austríaca, era holandesa de coração.

Miep começou a trabalhar para a empresa do Sr. Frank como substituta, mas acabou por se tornar uma das funcionárias mais antigas, mantendo relações amigáveis com o Sr. Frank e seus patrões.
Quando Otto Frank pergunta à Miep se ela estaria disposta a ajudar esconder sua família, ela não hesita em responder:

" - É claro- respondi.
Uma ou duas vezes na vida, há uma troca de olhares entre duas pessoas que não pode ser descrita em palavras. Nós compartilhamos esse olhar
- Miep, a punição para quem ajuda os judeus é grave: prisão ou até...
Eu o interrompi.
- Eu disse "é claro". Dei minha palavra."

E a partir de então, entramos em uma jornada com Miep por uma Holanda nazista. Ler a história por outros olhos é expandir conhecimento. Miep nos apresenta informações que nossa querida e dedicada Anne, escondida no Anexo e incapaz de sair, não seria capaz de nos fornecer, além de mostrar a dura realidade do mundo em guerra, do nazismo e suas crueldades. Miep foi corajosa e altruísta como jamais vi outro ser humano ser, assim como os outros que se colocaram em perigo para ajudarem, fazer o certo.

Um viva à Bep, Sr. Kleiman, Sr. Kugler, Jan e Miep e a muitos outros que ajudaram de forma indireta, seja fornecendo alimentos e se mantendo omisso quanto ao esconderijo ou contribuindo com seu silêncio.

Anne Frank e aqueles que arriscaram suas vidas ajudando viverão para sempre em nossos corações.

Maria.Claudia 04/07/2020

Incrível
Toda vez que eu leio algo sobre Anne Frank fico maravilhada pois me identifico muito com ela
Com esse livro não podia ser diferente
Neste livro a autora Miep Gies relata todas as suas angústias e seus medos
Mas nunca sentiu-se covarde ao ponto de abandonar seus amigos que estavam escondidos
Lindo relato de amor e principalmente coragem por parte dela....
Tenho certeza que se estivesse no lugar de Miep Gies teria feito a mesma coisa sz

Paulascrap 23/05/2020

Leitura obrigatória sobre Anne Frank!...
" Por alguma razão, tive a grande sorte de encontrar e proteger o diário, de ser capaz de levar a mensagem de Anne ao mundo. Nunca vou saber por que." Pág 217.................📝Miep nunca de considerou heroína , mesmo após receber diversos prêmios e medalhas como reconhecimento de sua coragem em salvar vidas judias durante o holocausto .....................📝Mieps Gies nos narra sua trajetória com a família Frank , desde o momento no qual conhece Otto e se torna sua secretária na fábrica de geleias , até o estopim da Guerra .......................📝Assim que a família Frank foi trazida para Holanda , Mieps conhece as filhas de Otto , Margot e Anne e logo se aproxima como presença forte em sua adaptação no novo País ...............📝Quando a hora da fuga se tornou inevitável , Otto decide se esconder no anexo secreto localizado no segundo andar do próprio local de trabalho , todo o processo de mudança e a vida no esconderijo em detalhes, bem como todas as privações da população não judia durante a ocupação ......................📝Durante o dia levavam uma vida normal de trabalho e a noite os Franks e os demais moradores do anexo desciam e recebiam a ajuda de Miep e do grupo que mantinha secreto esse isolamento..................................📝Miep e seu marido Henk foram fundamentais para manter os fugitivos seguros, e em muitos momentos arriscando sua própria segurança .....................📝Difícil afirmar o delator do esconderijo , durante o isolamento ocorreram assaltos na fábrica , visitas de busca por judeus e principalmente uma recompensa por essas delações , e até judeus seriam suspeitos , Otto único sobrevivente se recusou a prosseguir a investigação ..📝Enfim o dia da prisão chegou e após os recem prisioneiros serem levados Miep retornou ao anexo para recolher todas as anotações de Anne e foi responsável em guardar esse diário até que a sua amiga judia retornasse , mas esse dia nunca chegou . Era de seu conhecimento que Margot também teria escrito um diário , mas este foi recolhido com os demais objetos do anexo ..📝 " Após o retorno de Otto Miep entrega as anotações de Anne a seu pai , sem nunca ter lido , mesmo após a publicação do Diário continuou se recusando a ler .............📝Até o último momento permaneceram coma esperança de que a família Frank iria se reunir novamente ................📝 Anne e Margot foram separadas de sua mãe Edith em Auschwitz quando transferidas para Bergen-Belsen e morreram de Tipo semanas antes da libertação do campo ..........📝Um filme intitulado Sótão o esconderijo de Anne Frank .......📝Uma experiência de leitura única e super recomendada para quem pretende entender a vida de isolamento e destino da família Frank e seus anjos . #annefrank #recordandoannefrank #miepgies #holocausto #leiturasdeguerra