O Yoga que Conduz à Plenitude

O Yoga que Conduz à Plenitude Gloria Arieira

Resenhas -

Cesinha 20/12/2017

O yoga que conduz à plenitude (e não para pôr a perna lá em cima)
Os Yoga-Sutra de Patañjali são aqui apresentados em sua forma mais pura (mais de 35 anos de trabalho meditativo sobre essa tradução) excelente tanto para quem quer se iniciar na prática espiritual do Yoga como para quem quer estudar os sutras em sânscrito e entender as escolhas da tradução.

O ponto central a ser apresentado é que, diferente do que as livrarias fazem, que é colocar esse livro na prateleira de Esportes, o Yoga é uma prática que vai muito além dos asanas (posições corporais que promovem determinados fluxos energéticos no corpo).

O próposito do Yoga é eliminar os obstáculos acumulados pelo processo de condicionamento mental a que fomos submetidos durante toda a vida. Ou seja, não faz sentido achar que yoga serve para emagrecer e ficar bonito segundo os condicionamentos sociais...

A meta do yoga é atingir Kaivalya, ou a liberdade absoluta, um estado de não-esforço onde os três atributos da matéria (estabilidade, movimento e equilíbio) não estão mais condicionados à uma mente adestrada pelo social, mas sim esvaziada, negativada, que retornou à sua condição original não modificada, podendo assim ter espaço para manifestação do positivo divino sem interferências do Ego.

Simples assim. Bem mais útil do que conseguir colocar a perna lá em cima.

13/01/2019

Digerindo ainda o livro. Leitura riquíssima que faz entendermos a diferença de mente, pensamentos e a consciência e o verdadeiro eu. Pretendo reler quanto for necessário pra fixar esse conhecimento. E a vontade de conhecer mais a fundo a vida em yoga, Ayurveda, os asanas e pranas e entender como se complementam.

Geisalanis 23/01/2022

Se esse é o seu primeiro livro de Yoga sugiro ler outros primeiros. De conteudo e linguagem complexos, segundo a própria autora o livro traz a interpretação dos Sutras de Patanjali Luz do Vedanta. Uma obra para todos que querem se aprofundar nos conhecimentos do Yoga.

Juliana 11/10/2022

Yoga que conduz a plenitude
SIMPLESMENTE incrível! Mas é um livro mais avançado pra iniciante, indicaria outros mais básicos. os Yogas Sutras sendo comentados de uma forma bem nítida, amei

Srta. M 17/02/2023

Para ser lido sem pressa
Os Sutras de Patanjali com comentários preciosos de Gloria Arieira. Livro p a vida e p ser lido e relido.