Batman: Vitória Sombria

Batman: Vitória Sombria Jeph Loeb...

Resenhas - Batman - Vitória Sombria

Gabriel 26/03/2024

O Batman que os filmes se inspiram.
Eu amei Batman Vitória Sombria, achei arrastado demais para treze capítulos e haviam momentos onde a história não parecia ir para frente, provavelmente pensando nas treze edições.

De qualquer forma, a história se sustenta sendo uma continuação direta de O Longo Dia das Bruxas. Há um novo mistério que apesar das treze edições, segue bem e com um fim satisfatório. O personagem Batman é muito bem escrito nessas duas histórias, a relação com seus traumas de infância e até mesmo com seus erros na história anterior está sempre presente e isso deixa o grande morcego de dois metros identificável.

O personagem Harvey Dent rouba cena na história, achei incrível como ele passou de alguém que gostaria de jogar o jogo da lei como o Batman para alguém que vira o completo oposto.

Ótimo quadrinho para quem não tem o costume de ler quadrinhos mensais e quer apenas uma história fechada para apreciar em algum momento do ano.

Pedro4041 12/10/2023

A leitura é fluída algo que não vejo muito nas histórias do Batman,pelo menos as que eu li se focam em várias coisas ao mesmo tempo o que deixa confuso as coisas.Porém por ser uma sequência de longo dia das bruxas achei um pouco repetitivo,a trama do Harvey no geral não gostei,mas tem alguns aspectos interessantes,o relacionamento da Selina com os Falcone,a aparição do Robin entre outras coisas.

Caique.Nascimento 22/09/2023

Derrota cansativa
Que os tantos fãs dessa obra me perdoem, mas achei nada demais nessa história.
Talvez porque já tenha lido Batman demais na minha vida. Talvez a expectativa tenha sido alta demais para ser alcançada.

A história é cansativa demais. Esse é o maior ponto. Estava tão cansado que o fim foi um alívio.

Eu havia decido parar na metade, mas insisti porque não é um material barato pra eu simplesmente jogar de lado. Minha persistência não foi recompensada.
A história não é fluida mesmo tendo pouco diálogo, o traço é diferenciado, mas não é do meu gosto.

Parto aqui, e penso, será que O Longo dia das Bruxas é melhor que esta famigerada sequência?

Gustavo 09/07/2023

"Quando você acha que já conhece as respostas, eu mudo as perguntas."

Vitória Sombria é uma sequência direta de O Longo Dia das Bruxas, que expande mais a galeria de vilões e toda a mitológica Gotham City. É um Noir Italiano de atmosfera opressiva que acompanha a jornada do herói e nos apresenta o Garoto Prodígio no começo do seu "estágio remunerado".

Caio.DeMorais 26/05/2023

Como foi o fim da máfia em Gotham?
Por que esse Vitória Sombria é tão bom?

Depois que você começa a ler o primeiro capítulo dessa estória, você vai ficar avido para o próximo, a trama é tão bem escrita que vai mantém você leitor envolvido do início ao fim.

Tim Sale vai te conquistar com sua visão única dos personagens do universo do morcego, suas ilustrações são simplesmente impressionantes. Seu estilo único e atmosférico adiciona uma camada extra de profundidade à história. Cada página é uma obra de arte por si própria, e a combinação entre a arte e a narrativa cria uma experiência visual memorável.

Os personagens são caracterizados de forma crível, tendo camadas profunda e complexa, com motivações e personalidades bem desenvolvidas. O Batman é posto em cheque, em suas forças, fraquezas e lutas internas. Além disso, outros personagens importantes também devidamente apresentados, tendo papéis significativos na história, tornando-a ainda mais rica e interessante.

O quadrinho mergulha profundamente no universo do Batman, explorando aspectos da história da família Wayne, a dinâmica dos mafiosos na cidade de Gotham e a relação entre o Batman e seus aliados e principalmente seus inimigos. Ampliando o conhecimento e a compreensão dos leitores sobre esse universo icônico.

A estória é considerada uma das melhores histórias do universo do Morcego já escritas e tendo um legado pra lá de duradouro. Tendo influência que se estende para além dos quadrinhos, impactando em outras mídias, como filmes e séries de TV. Ler essa obra-prima permite a você leitor apreciar uma das estórias serializadas que moldou e inspirou muitas interpretações posteriores desse universo extremamente rico.

Por fim, Vitória Sombria é estória recomodadíssima não para só fãs do Morcego, mas para todo fã de quadrinhos em geral. Sua combinação de história envolvente e arte deslumbrante, e personagens primorosamente bem desenvolvidos cria uma experiência única, gratificante e muito memorável.

Pipuli 27/03/2023

"Nada disso, cara! Somos uma Dupla Dinâmica!"
Ótima continuação para O Longo Dia das Bruxas e o incrível começo da tão conhecida Dupla Dinâmica.

Com os acontecimentos ocorridos em O Longo Dia das Bruxas, Batman está mais distante do que nunca das pessoas, achando não ser mais possível confiar nelas. A cooperação com o James Gordon não é mais uma opção para ambos, a perda de Harvey Dent foi um golpe muito grande, mesmo quando não se quer admitir isso.

Uma nova promotora veio para tampar o buraco deixado por Dent, um novo assassino aparece, O Enforcador, matando policiais enforcados e deixando pistas, na forma de um jogo da forca, o criminoso conhecido como Feriado é solto e um jovem trapezista perde os pais em um “acidente” durante uma apresentação no circo.

Realmente gostei muito dessa história, porém concordo em partes com algumas opiniões sobre ela ser mais do mesmo. Mesma trama, um assassino misterioso a solta, pistas que levam a possíveis suspeitos e assim por diante. Mas, essa trama para mim não é a principal, como foi na história anterior, o principal arco de Vitória Sombria é a decadência da supremacia gangster e o começo do reinado das “aberrações” em Gotham.

A introdução do menino prodígio na vida tanto de Bruce Wayne quanto na do Batman, traz um contraponto importante, fazendo com que o bilionário para de ver com um filho e passe a se perceber com um pai, assim como o combatente do crime se permitindo confiar novamente nas pessoas.

isaak_gd5 13/02/2023

Adorei a narrativa. Concordo que fica um tanto aquém, sim, de Um Longo Dia das Bruxas, e a revelação de quem era o assassino não me surpreendeu tanto quanto gostaria, mas não deixo de recomendar, ainda é maravilhosa ?.

Matheus.Soares 03/02/2023

Boa sequência, mas poderia ser melhor
Temos aqui a sequência direta de Batman - O Longo Dia das Bruxas. Também trazendo a mesma fórmula, um serial killer fazendo suas vítimas nos feriados de cada mês, mas dessa vez apenas com Batman e Gordon tentando desvendar o mistério.
Pra um arco anterior que havia sido 10/10, este em questão fica devendo um pouco. A repetitividade da história, mesmo que justificada, não é nem de longe uma novidade. É uma história boa, sim, mas não tão boa quanto sua anterior. Jeph Loeb faz até um bom trabalho aqui, e Tim Sale, como sempre, destruindo demais com sua arte fenomenal. Como eu amo esse homem.

joaolima 08/01/2023

Assim como em Batman: O Longo Dia das Bruxas, Batman: Vitória Sombria apresenta pontos inteligentes e personagens interessantes, como uma continuação deve ser. Essa história segue do final da história anterior, após os eventos do assassino em série Feriado. Dessa vez, a trama aumenta em escala e utiliza muito bem os diversos personagens apresentados, cada um tendo uma função, sendo apenas um coadjuvante, sendo apenas de aparecer em um ou dois quadros. Investigação, mistério, combate, tudo que o Batman realmente tem a oferecer.

Vertinho0 08/01/2023

O início da dupla!
Um Batman triste por ter perdido o seu amigo para o lado obscuro de Gotham, um vilão que se intitula de "O enforcador" surge praticando os mesmos crimes do "Feriado". Será ele capaz de descobrir a identidade do vilão?

Obs:Um arco que marcou o surgimento da dupla Batman e Robin.

Pedro2361 27/10/2022

Arco muito bom
É uma continuação dos eventos ocorridos em "O longo dia das bruxas", me prendeu do início ao fim. Gostei que encerrou o ciclo de muitos personagens, ao mesmo tempo que iniciou de outros. Novamente o vilão principal é mantido em segredo e fui mais uma vez surpreendido, amei a tensão que aumentava morte após morte.
Recomendo muito
Obs.: Ler "O longo dia das bruxas" primeiro.

Emerz 22/03/2022

Novamente a dupla se junta pra fazer uma história do Batman.

E novamente eu comprei muito a premissa da história e essa ideia de continuação do longo dia das bruxas que é memorável. Porém esse é seu ponto alto mas também seu ponto baixo.

Ponto alto: continuidade da história e melhor desenvolvimento dos personagens e seus fins, já que no longo dia das bruxas não tiveram um certo desfecho. Aqui os autores se preocupam em fechar a história desses personagens e iniciar a história de novos e icônicos.

Ponto baixo: a repetição da fórmula que funcionou no primeiro álbum, porém de forma um pouco mais maçante e com artifícios de ganchos que desvincula os leitores dos mistérios.

Mas mesmo assim a obra consegue ser excepcional e uma boa continuidade da história e com boas marcas dos autores que com certeza cravaram seus nomes na história do personagem.

newt.rnnr 08/02/2022

cara eu to completamente apaixonada pelas histórias do loeb com o tim sale, sério, gostei tanto da arte do sale desde o longo dia das bruxas e meu deus o roteiro impecável, gostei mt apesar de ter achado chatinho em algumas partes. DICK GRAYSON TE AMO MT MEU AMOR

Maria Bia 20/01/2022

Então essa é a origem do Robin?!
Só não dei cinco estrelas porque o início é bem chatinho. A história dá meio que continuação ao Longo dia das Bruxas, então é importante ter lido essa história primeiro.

Quando os Graysons aparecem TUDO fica melhor e conseguimos entender o motivo pelo qual o Bruce decidiu contar quem era pra o Dick e o motivo pelo qual decidiu treiná-lo. Bruce foi o pai que conseguiu ser, mesmo sem querer.

E é incrível como o Alfred segue sendo o melhor personagem da Batfamília, hahaha

@Estantedelivrosdamylla 03/10/2021

Muito bom!!
Nunca li muito sobre o Batman, mas essa HQ me envolveu muito! Eu amei cada detalhe da história, a sequência, os personagens, tudo. Recomendo muito!