Clio0 02/07/2020
A pesquisa da professora Selva Fonseca abarca as décadas de 1960, 1970, 1980, justamente o período de regime militar no Brasil (tão atualmente discutido) em relação a sua política educacional, especificamente o ensino de História.
Não há exatamente uma discussão sobre o Positivismo, mas há um intenso trabalho sobre a influência deste no currículo escolar e universitário, na proposta metodológica e em seu meio de reprodução social.
A autora também aborda a resposta a essa corrente durante a década de 80, quando professores de todos os níveis voltaram a pesquisa (e em alguns caso, a didática) para as novas propostas historiográficas como A Nova História francesa, e a História Social inglesa.
Além, é claro, de uma rápida análise na influência da ideologia de mercado influenciando a produção e a divulgação historiográfica, como a explosão de livros didáticos e paradidáticos (Coleção Primeiro Passos; Os Maiores Qualquer-Coisa da História, etc.)
É um trabalho maravilhoso que pode dar uma base para a atual polêmica em torno das políticas educacionais atuais.