A Dinâmica do Capitalismo

A Dinâmica do Capitalismo Fernand Braudel

Resenhas - A Dinâmica do Capitalismo

Ingrid.Pardinho 20/12/2020

Um livro introdutório sobre a economia capitalista
Uma obra de fácil compreensão, ainda mais por tratar da economia. O foco de Braudel foi a história de longa duração do capitalismo, não se prendendo a apenas uma história quantitativa.

Boris 27/04/2015

Brilhante
Este brilhante livro reproduz o texto de três conferências que o professor de história francês Fernand Braudel proferiu na Universidade de Johns Hopkins nos Estados Unidos, em 1977.

Sua leitura vale muito a pena, não só para historiadores, mas para todas as pessoas interessadas em entender a economia mundial. E não se enganem, pois apesar do livro conter textos produzidos no ano de 1977, ele continua muito atual. Em especial o termo "economias-mundo" (que não significa economia mundial) criado por Braudel me chamou muito a atenção.

Sou formado em história, e cheguei a este livro porque estou me especializando em economia e sobre processos de venda (pois quero me tornar um vendedor). E quem, na minha experiência, são os melhores para explicar os processos capitalistas e a econômicos? Os historiadores, claro!

PS: Após ler diversos livros de "economistas" que estão vendendo milhares de livros ao redor do mundo, percebi que muitos deles são apenas empresários de sucesso, que não possuem praticamente nenhuma habilidade para conduzir um livro ou um pensamento racional de forma científica. Isso me entristeceu muito, mas ao mesmo tempo me fez redescobrir os Historiadores (tão rigorosos em suas análises e métodos de pesquisa), a quem reneguei após descobrir que a profissão de professor no Brasil é ridiculamente desvalorizada.

PS2: Ironicamente, após ler este livro de Braudel (que pode ser facilmente achado em português e em pdf), comecei a leitura de um livro best-seller de economia lançado em 2013, chamado "O Capital no Século XXI", escrito pelo frances Thomas Piketti. Mas não se enganem, este livro de Piketty, até agora me apresentou uma pesquisa muito rigorosa e científica. Até porque o autor também é um professor de História.

Ana Ruppenthal 25/12/2017

Ótimo
Essa resenha é parte de um trabalho acadêmico:

Escrita por Fernand Braudel em 1977, “A dinâmica do Capitalismo” é o relato histórico, numa perspectiva eminentemente econômica e social, dos quatro séculos que moldaram a civilização moderna – de 1400 a 1800. Muito embora se centre na Europa Ocidental, o relato abrange todo o mundo.

Na parte I, intitulada "Repensando a vida material e a vida econômica", o autor aborda as restrições materiais da vida cotidiana. Assim, Braudel partiu do cotidiano: o hábito, a rotina, costumes inconscientes que o autor chama de vida material. Seria a vida ativa dos homens.

Essa matéria humana em perpétuo movimento comanda, sem que os indivíduos tomem consciência disso, uma boa parte dos destinos de conjunto de seres vivos. Alternadamente, o jogo demográfico tende para o equilíbrio, por serem demasiadamente numerosos os seres vivos, mas o equilíbrio raras vezes se atinge .

Nesta parte, Braudel esboça o que é quase uma história social do mundo. Inicia com um capítulo sobre demografia, que ele vê como fundamental para a com-preensão da história. Dois capítulos são dedicados à alimentação: um para a subsis-tência básica, sob a forma das três grandes culturas de cereais - trigo, arroz e milho - que alimentam a maioria das pessoas do mundo; o outro para os "luxos" - coisas como modas de mesa, sal, carne e especiarias. Mais dois capítulos abordam fontes de energia, metalurgia, transporte e as inovações tecnológicas críticas – pólvora, impressão e, acima de tudo, navegação marítima – o que contribuiu para o a expan-são europeia. O último capítulo examina o crescimento das cidades, que Braudel considera um instrumento e um claro marcador de mudança.
Em seguida, a parte II, intitulada “Os jogos da troca”, fala sobre o comércio e a economia de mercado (que é sinônimo de capitalismo). O autor inicia com a cultu-ra material de câmbio, desde lojas, mercados e mascates (ou vendeores ambulan-tes) até feiras e bolsas de valores. Ele então explora os mais altos níveis de comér-cio: redes de comerciantes, circuitos comerciais, letras de câmbio, oferta e demanda, saldos comerciais, a relação entre moedas de ouro e prata e assim por diante. Dois capítulos lidam com o capitalismo. O primeiro explora seu alcance e sua relação com a agricultura e as primeiras formas de indústria e, em particular, por que não conseguiu se apoderar desses domínios. O segundo considera o capitalismo no seu lar em finanças e comércio internacional, em um mundo de parcerias e empresas, de monopólios e controle, com uma influência muito desproporcional ao seu tamanho relativo. O último capítulo coloca a vida econômica no contexto da sociedade como um "conjunto de conjuntos", conectando-a com as hierarquias sociais, o estado e a ampla dinâmica da mudança cultural.
Por fim, a parte III, intitulada "O tempo do mundo" tem uma abordagem global, que vê o mundo como um sistema. Braudel começa argumentando pela existência de múltiplas "economias mundiais" e descreve suas dimensões geográficas e temporais. Ele então traça o desenvolvimento da economia mundial europeia e das "cidades do mundo" que o governaram sucessivamente: Veneza, Antuérpia, Gênova, Amsterdã e, por fim, Londres. Isto é seguido por uma análise das economias emergentes nacionais e sua relação com o capitalismo internacional, com uma comparação detalhada da França e da Inglaterra. Braudel volta para o resto do mundo - as Américas, a África negra, a Rússia, o Islã, o Extremo Oriente - e sua relação com a Europa, antes de retornar para uma análise da revolução industrial à luz da análise anterior do capitalismo. Aqui Braudel parece um pouco mais especulativo sobre suas conclusões do que ele tinha escrito nos volumes anteriores.

Mada 22/03/2022

Inserção e abordagem do capitalismo, no tempo. Reconsiderações sobre o papel da vida material e económica.
Um resumo bastante interessante sobre a economia-mundo e o que esta representa.