O Hospício de Muskov

O Hospício de Muskov Bruno Godoi...

Resenhas - O Hospício de Muskov

lara 31/05/2020

O hospício de Muskov
... Muskov era um cemitério onde se sepultavam coisas quebradas, indesejáveis, ou que desafavam as leis de um Deus que os havia esquecido. O destino das almas perdidas de uma nação de escombros. Um lugar de misturas de vozes , cada um com sua história.

Daisy 06/12/2021

O hospício de Muskov da Editora Wish foi uma experiência sem igual de leitura. Peguei o livro sem nenhuma pretensão. Esperava contos sobre casos dentro de um hospício, mas o que me entregaram foi algo muito, muito maior. Muito melhor.

O hospício de Muskov é uma antologia de contos de vários autores brasileiros. O livro se passa durante os anos de funcionamento do hospício, e vamos acompanhando as histórias de pacientes, médicos, e da própria instituição em si, se perdendo dentro das paredes de Muskov. Perdendo a sanidade e, em muitas vezes, a vida.

Eu não esperava o nível de terror que me foi entregue. Fiquei chocada logo no primeiro conto, O filho bastardo da Rússia, de Valquíria Vlad, temos uma breve noção do terreno onde estamos pisando. E, a cada conto que se passa, mais aterrorizante a leitura fica. Os autores conseguiram em seus contos criarem uma aura sobrenatural, mas, ao mesmo tempo, com situações que não estão longe da realidade.

Os contos são curtos e de leitura rápida, o que me fez gostar mais do livro. Poderia parar a qualquer momento, pois as histórias se encerravam sem demora, mas, ao mesmo tempo, queria saber cada vez mais sobre O hospício de Muskov e quais eram as atrocidades que aconteciam lá.

Para quem gosta de um bom terror e quer conhecer alguns novos autores, recomendo muito a leitura de O hospício de Muskov. Uma leitura que mostra que temos muitos talentos (e algumas mentes bem perturbadas) em nosso território, e que suas histórias precisam ser lidas.

Apenas, tenham cuidado para não ficarem presos para sempre no hospício.

''Não importa qual seja o seu cárcere, a pior das prisões é a sua própria mente. A segunda, sem dúvidas, é o Hospício de Muskov.''

site: https://mundohype.com.br/review-o-hospicio-de-muskov/

Jey Canavezes 05/08/2020

Livro difícil!
Ao adquirir esse livro eu não pensei que se trataria de algo do gênero de "terror" de alguma forma. E preciso confessar que os primeiros contos me surpreenderam.

Mas... no meio do livro dois contos me decepcionaram demais! Foram "A Boneca da Igreja" e "Os Sigilos do Amanhã". No primeiro senti dificuldade de acompanhar os acontecimentos, na verdade eu não entendi nada desse conto. O segundo achei absurdamente enfadonho, tanto que desisti dele.

O último conto foi pra mim decepcionante, mas finalizou bem a história.

Por outro lado tem contos aqui que me gelaram a espinha, bons demais! Outro foram extremamente inteligentes e as reviravoltas me deixaram de queixo caído.

Como sempre antologias te pegam desprevenido porque tem contos que você devora e outros que empacam, tudo depende de com qual narrativa você vai se adaptar mais.

Giu 13/04/2021

Sou muito fã do trabalho da Wish, mas esse livro realmente não tem a qualidade que elas costumam entregar.

Gostaria que os autores tivessem feito um trabalho de pesquisa a respeito de transtornos mentais, pois teria dado um toque de realismo aos contos e, se bem explorada a barbárie com que eram tratados os pacientes em um hospício no século XIX/XX, também criaria uma atmosfera de terror bem mais madura. No entanto, os autores optaram por explorar clichês, e isso diminuiu bastante a qualidade do livro.

Alguns autores também acabaram pecando pelo excesso em seus contos. Acredito que o tema do livro - um hospício na Rússia no final do século XIX/início do XX - já era um prato cheio para criar contos tenebrosos, não havendo necessidade de ideias mirabolantes para acrescentar complexidade aos textos. A adição de magia e coisas sobrenaturais acabou fazendo com que certos contos ficassem longuíssimos e muito chatos.

Ninica 10/09/2018

Insano
Vamos falar d’O Hospício de Muskov, antologia da Editora Wish, que investe em livros com qualidade editorial e histórias peculiares? O Hospício de Muskov é o quarto livro da Wish que compro e, como sempre, ele não me decepcionou. A capa possui hot stamp, o que deixa o projeto editorial perfeito. Procurei a editora no instagram, pedindo pelo amor de Deus que fizesse uma nova tiragem do livro e fui agraciada por uma mensagem da Anya, autora de um dos contos, que me vendeu um dos últimos exemplares dessa preciosidade.

Os contos se passam dentro de um hospício russo, inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945. O primeiro é escrito por uma das organizadoras da antologia, Valquíria Vlad, e quem ama Anastasia vai se identificar muito com o Rasputin construído por ela. O interessante desse livro é sentir que, mesmo que cada história tenha sido construída por um autor diferente, elas se entrelaçam, e você jura que o hospício tem cada sala, corredor, cheiro, tratamento, enfermeiro, médico e fantasma criados. Infelizmente senti que alguns autores, com a proposta deliciosa que a editora fez ao abrir o edital, pecaram no excesso, misturando loucura, sexo, bizarrice, religião e até política, deixando alguns contos uma miscelânea cansativa e sem sentido. Felizmente foram bem poucos os que se encaixaram nesse deslize. Outros contos me surpreenderam em demasia, um deles o da Anya Pires, que vendeu o livro para mim, o fascinante e sensível conto da Marina Avila, editora-chefe da Wish, capista e responsável pelo projeto editorial impecável desse livro, o do autor Stefano Sant’anna, e o do autor David Croft, que possui apenas seis páginas e, para mim, é um dos melhores da antologia. Alguns contos nos prendem dentro do hospício e nos fazem questionar nossa sanidade, outros fazem com que a gente queira entrar no prédio escuro e bizarro para resgatarmos os pacientes, e outros simplesmente passam batido. É bem interessante ver como a insanidade pode ser escrita e descrita de diversas formas, mas quem conseguiu captá-la com maestria não gastou muitas páginas para fazê-la. Afinal, a loucura, meus caros, está na simplicidade dos detalhes.
Thays Rastelli 10/01/2019minha estante
Ninica, acabei de ler a tua resenha.
Sou suspeita para falar, pois ele é meu irmão, mas também acho o Conto do David Croft um dos melhores do livro.
Muito obrigada ?

Thays Rastelli 10/01/2019minha estante
Ninica, também acho que o Conto do David é um dos melhores do livro.
Ele é meu irmão, e tenho muito orgulho do Escritor que é.
Muito obrigada ?

Ninica 09/03/2019minha estante
Ele está de parabéns! ?

David.Raquel 17/05/2019minha estante
Ninica, lhe agradeço demais pelas palavras gentis. Eu sou o David, autor do conto "O Caso Zhenshchina Tchort". Escrevi este conto como uma homenagem às histórias noir, francamente sem pretensões. Tanto que se você observar bem, a história é bem rala e previsível, ainda mais para quem conhece o tema.
Tema este, aliás, que gerou situações bem inusitadas, inclusive certa "resistência mais inflamada" contra certas passagens (e mesmo alterações absurdas que foram para a versão final sem meu conhecimento). O mais curioso, na verdade, foram as pessoas que conheço que vieram a mim com comentários inesperados como "nossa, ele fala estranho", ou "o jeito do conto é esquisito" e vários comentários que me fizeram descobrir que todas essas pessoas não conheciam histórias noir ao contrário do que eu pensava, tema que injetei no conto em doses cavalares.
Fica aqui meu agradecimento por você e os outros terem lido a antologia. Deixo um grande abraço a todos que, como você, gostaram, e a todos que não gostaram, não entenderam ou sentiram-se indiferentes. O importante foi ser lido.

Luizinhu 17/10/2020

#resenhadoluiz | @books.andcoffee_
O Hospício de Muskov

Inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945, o Hospício de Muskov foi palco de atrocidades, assassinatos, muito medo e sofrimento. Fundado por um psicólogo húngaro, o lugar era conhecido como centro de referência para tratamentos psiquiátricos. Em uma época de pouca tecnologia, buscava-se a cura através de métodos cruéis, utilizados sem restrição. Um diagnóstico precipitado era suficiente para levar uma pessoa saudável às portas da insanidade.

Imagine ser chamado para trabalhar em um lugar onde dizem ter a cura para os problemas psicológicos? Ou ser levado à força sem apresentar nenhuma alteração comportamental apenas para que o seu nome fosse apagado da sociedade. Esse é o Hospício Muskov.

O livro possui ao todo 28 contos, escritos por diversos autores e foi lançado pela @editorawish em 2017.

São histórias bem rápidas que vão nos revelando o passado sombrio desse lugar. E a cada leitura vamos conhecendo os corredores e as “celas” que abrigam os pacientes e os funcionários de Muskov.

Cada autor com sua característica de escrita, deu vida a um personagem que pudesse marcar a sua passagem pelo hospício. Apesar de ser uma obra fictícia, você acaba sendo envolvido e até acreditando no que eles contam. Apesar dos métodos usados nos pacientes não estarem muito longe do que era feito na vida real.

Foi uma ótima leitura para ser acrescentada na #TBR da #SPOKYTONA.

site: https://www.instagram.com/p/CGaoqCijHPj/

Vinicius.Dias 19/10/2020

Abrace a sua loucura
Além dessa antologia de contos, eu já li outras duas da Editora Wish. Uma eu achei bacana e a outra eu não gostei muito. Essa terceira, foi a melhor delas. São apresentados 28 contos que abordam temas relacionados à loucura em torno de um hospício que foi criado em 1812 na Rússia e chegou ao fim em 1945 logo após a guerra. Casos de bipolaridade, esquizofrenia, histeria, etc. sendo tratados com os métodos mais aleatórios possíveis. Nesse livro estão presentes muitas experiências, abusos, explorações e tortura, inclusive dependendo do assunto podem até ser gatilho para pessoas que, de alguma forma, já vivenciaram coisas parecidas. Não é um livro leve. Muito pelo contrário, ele escancara a podridão da humanidade e a forma como doentes mentais e/ou pessoas que não se encaixavam na sociedade da época, pelo simples fato de serem diferentes ou de não se calaram ante as injustiças, eram jogadas nesses ambientes e sofriam nas mãos de sádicos travestidos de profissionais da saúde.

De todos os 28 contos, eu não gostei apenas de um deles. Os outros 27, oscilaram em contos medianos, bons e muito bons. Isso me surpreendeu. Levando em conta que uma antologia tem todo tipo de escrita e ideia, achei bem bacana ser cativado por quase todos eles. Ótima seleção!

Não vou falar sobre cada história pois são curtinhas e acho que vale deixar o mistério no ar. Porém, gostaria de citar quatro em particular, ?Celese?, ?Os sigilos do amanhã?, ?Clube noturno de mariposas mortas? e ?Latitude 59. Longitude 30?. O primeiro conto aborda a intolerância religiosa versus a ciência. Um dos melhores contos. Embora seja triste, a resistência da protagonista e o amor pela ciência falam mais alto. Achei muito bom e fiquei feliz em saber que foi uma homenagem ao Carl Sagan. Em tempos de negação da ciência, ler algo assim, é importante e solidifica o quão necessário é desassociar a religião de outros temas comprovadamente atestados. O segundo deles é repleto de misticismo e experimentações. É o maior conto do livro e traz uma abordagem bem bacana. Achei que foi muito bem escrito e rico em detalhes. Exemplifica os horrores das experimentações em pacientes do hospício baseado em achismos e complexo de Deus por parte do médico. Por fora rola uma lembrança de rituais passados que o mago, tido como louco, vivenciou e como isso repercutiu na perda de sua consciência e numa bestialização da sociedade de forma geral. Achei bem legal e tem um desfecho bem interessante. É um conto um pouco arrastado, mas valeu a pena! O terceiro conta a história de 3 pacientes com passados distintos em busca da fuga de Muskov. Achei esse conto bem legal, ele vai do presente ao passado contando como cada uma das protagonistas foi parar no hospício. Um pouco de magia, um pouco de bruxaria e violência doméstica são temas centrais desse passado mencionado. Tudo isso em meio à um evento ecológico que acontece de 10 em 10 anos. Achei muito bom! Por fim, e não menos importante, o quarto conto aborda o final do hospício e é repleto de referências aos outros contos. No final da segunda guerra mundial, soldados soviéticos acamparam no hospício e várias coisas estranhas começam a acontecer. Me passou a sensação de um filme na linha do Quarentena. O que torna esse conto mais interessante, é que no decorrer dele, você consegue perceber várias referências de outros contos, consolidando tudo e dando uma real sensação de uma linha temporal. Achei bem pensado!!

Sobre os outros contos, tem investigação noir; tem paciente com 16 personalidades, bem na linha do filme Fragmentado; Tem a luta da comunidade transexual por não se adaptarem a um padrão estabelecido pela sociedade da época; tem assassinatos passionais para acobertar transgressões de personagens; tem muita experimentação em busca de cura, e da criação de uma nova sociedade modificada? Tem uma abrangência muito grande de maldades nesse livro que por mais que sejam fantasiosas, infelizmente sabemos que aconteciam nesses estabelecimentos.

No mais, achei o livro bem interessante e me prendeu por uns bons dias. Apesar do tema ser triste, é importante darmos visibilidade a isso para que nunca mais voltem a acontecer. Foi lançado pela Editora Wish e em breve sairá uma nova impressão. Super indicado!

Bruna Lima 09/12/2022

A proposta do livro é bem legal, particularmente gosto bastante de histórias que envolvem hospitais psiquiátricos, como era os tratamentos, vivências, etc.

O livro começa com alguns contos bem interessantes, nos quais te fazem mergulhar nos corredores do Hospício de Muskov, criando uma atmosfera de terror, envolto em uma ambientação marcante, intensa e incômoda devido às atrocidades que serão narradas.

No entanto, depois alguns contos vão perdendo o ritmo, as narrativas não são tão bem exploradas ou trabalhadas, assim, oscilando entre contos bons e outros nem tanto.

Um ponto a ser ressaltado é a leitura ser rápida e fluida, e conforme o leitor vai lendo percebe algumas "conexões" entre as histórias, fato que achei interessante.

Angelica.Vanci 01/06/2020

A Loucura prevalece.
Essa antologia de contos de autores brasileiros tem como tema principal um hospício onde a sanidade, se ainda existir, vai ser completamente destruída. Uma das coisas que eu achei muito interessante é que os contos são organizados de forma cronológica então podemos acompanhar todas as “fases” do hospício. Contudo como toda a antologia tem contos maravilhosos e alguns que são bem fraquinhos. O maior conto do livro foi extremamente penoso pra mim, mas de forma geral é uma leitura bem agradável se você gostar de cenas pesadas e uma boa dose de insanidade!

Fabiana191 01/06/2022

Horror
Indico para quem quer uma leitura rápida e que goste de livros e contos de horror. São contos perturbadores e marcantes. Leitura rápida e fácil (na questão da escrita e não do conteúdo haha ?). Me fez querer pesquisar várias curiosidades.

Lorraine.Dias 06/03/2022

Angustiante e assustador
Uma reunião de contos sobre um Hospício russo, onde os métodos utilizados nos trazem a uma atmosfera de terror e um mundo sem piedade.

A cada conto nos surpreendemos com a loucura humana, muito mais vezes vindo de seus tratadores do que seus pacientes.

Uma leitura que exige um pouco de estômago para prosseguir.

Priscilla Santiago 27/04/2020

Bom, porém pesado
O Hospício de Muskov é uma antologia de contos que todos eles se passam no hospício desde sua criação até seu última dia de funcionamento. Praticamente todas as histórias são trágicas então cuidado com o momento em que vai ler essa antologia. Eu achei os primeiros contos do livro muito bom, mas depois a qualidade acaba caindo, em geral a antologia é boa e até que eu gostei.

Jussara 31/01/2022

Não é perfeito, tem alguns contos muito bons outros nem tanto, alguns são bem construídos outros me pareceu vazios, histórias pra impactar só por impactar, mas sem de fato levar a alguma reflexão.

Tati 04/12/2020

História nada leve
É um livro que através de seus contos, narram a história de um fictício hospício na Russia entre os anos de 1812?1945. Em seu primeiro conto ele foi construído tanto para ajudar no avanço das pesquisas de doenças psiquiátricas como também para esconder o filho bastardo do czar da Russia. Também é bem lógico que o livro não seria leve levando em conta a história das pesquisas psiquiátricas, muitas coisas horrendas foram feitas com essas pessoas até chegarmos nos dias de hoje, mas eu não esperava algumas dessas histórias.
A maioria delas são ótimas e gelam a espinha, que acredito ser o objetivo do livro, outras tinham uma reviravolta de cair o queixo, algumas outras foram bem fraquinhas. Eu recomendaria a leitura, mas não sei quando a editora ira disponibilizar novamente o livro, mas se você conseguir comprar ou emprestado de alguém vale a pena ler. Comprei o e-book na Amazon. Livro físico está sem previsão de reimpressão.

amanda 31/12/2020

Assustador...no bom sentido.
Uma antologia de contos, que trás os.mais variados sentimentos: terror,medo, esperança...uma leitura forte e envolvente.