Antes da Tempestade

Resenhas - Antes da Tempestade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

maricotinhaaa 31/01/2024

Antes da tempestade
Finalmente terminei essa leitura! Não via a hora de finalmente chegar ao final dessa história, que me deixou extremamente reflexiva. Eu gostei do romance de uma maneira geral (com algumas ressalvas, pois achava algumas atitudes incompreensíveis), gostei da abordagem política Inglaterra x Índia, mas houveram algumas coisas que eu não gostei. Em alguns momentos, fiquei muito confusa, com a história dando algumas voltas que não era necessário perto do final, alguns personagens que eu não entendia as suas verdadeiras intenções e a história, na maior parte do tempo, parada, sem acontecer nada. Acho que, por ter demorado muito pra terminar de ler, a leitura acabou ficando ainda mais massante. Gostei da Eliza e do Jay em alguns momentos, em outros ficava de cara com as atitudes deles, principalmente em relação ao relacionamento deles.

Andreia508 14/11/2023

Que livro maravilhoso, história linda, romance de aquecer o coração.
Conta da história de Eliza, uma inglesa e de Jayant, irmão mais novo do marajá.
Recomendo esse e o outro livro da autora "O Perfume da Folha de Chá" que também é lindo.

Eliane350 16/09/2023

Sempre quis conhecer a escrita dessa autora e parece que comecei com o livro mais fraco dela (e essa não é só minha opinião).

Comecei essa leitura muito empolgada porque amo livros que contenham histórias que se passem na Índia. No entanto, no decorrer da história me peguei pulando parágrafos e apressando a leitura porque não conseguia ver evolução nenhuma.

Eliza, a personagem principal, é uma das protagonistas mais sem graça que já vi. Em nenhum momento consegui me importar com o que poderia vir a acontecer com ela. Em muitos momentos, percebi uma atitude mimada e irresponsável. O romance que ela desenvolve com Jay é muito sem sal e não convence.

A escrita da autora não é ruim, mas faltou alguma coisa para me agradar. Não consegui imaginar os ambientes a partir das descrições, não me senti na Índia, como aconteceu quando li A pintora de henna de Alka Joshi.

A história não tem muitos plots twists, para mim dava a impressão de que só estava vendo a protagonista viajar de lá para cá o tempo todo. O grande clímax fica bem para o final e é resolvido em duas páginas.

Mesmo que eu não tenha tido uma experiência de leitura tão incrível, ainda tenho mais dois livros da autora aqui na estante que lerei em breve e espero gostar um pouco mais.

site: https://www.instagram.com/nuvensdecoisas/

Flavissima 20/07/2023

É uma leitura mais cultural
Bom, o livro é bem cansativo pra ler, pois ele não tem um ápice em momento algum. Expressa bem sobre a cultura Indiana. Em alguns momentos a leitura foi bem agradável, porém eu fiquei esperando algo incrível acontecer e não foi assim.

Ratinha de Biblioteca 03/04/2023

Arrastado e sem coesão
Sabe quando você vai virar uma página e passa mais de uma, começa a ler e percebe o erro e volta? Bem, fiz isso umas três vezes no início deste livro até perceber que não, não era eu que estava virando mais de uma página e lendo, era a autora que deixou "furos" na história!
A personagem principal é Eliza, inglesa, órfã de pai, com uma mãe relapsa, ela morou na Índia quando criança e retornou agora adulta e viúva. Ela é uma fotógrafa no início da carreira e vai morar no castelo dos governantes indianos da região de Rajputana para fazer registros fotográficos mais informais. Para quem? Não é explicado. Por que Clifford Salter, o responsável por levá-la até lá, parece ter tanta influência sobre os governantes indianos e autoridades inglesas? Não é falado.
Em determinado momento, um dos governantes indianos irá iniciar um projeto de infraestrutura, sugerido por Eliza, e por influência dela (?), receberá auxílio financeiro dos ingleses por meio de Salter. Como?! Não explica. Mais para frente, fica parecendo que esses governantes não têm dinheiro nenhum! Como, se possuem várias jóias, castelos e residências?!
Ela acabou de chegar e Salter se apaixona e quer casar e ela irá "manipulá-lo" por meio dessa atração. Ao mesmo tempo que faz isso, ela se irrita com o resultado! Bem assim: "vou te visitar toda arrumada para falar dos interesses dos meus amigos indianos, quero que você os ajude, vou flertar e ir embora." Na história é dito que eles se conheciam quando ela era criança, mas não há nada narrado que faça o leitor entender essa relação.

Mas, não é Salter o amor de Eliza. É alguém por quem não deveria se apaixonar, claro! E ela se apaixona como quem liga um interruptor! Do nada! No início, Jayant a irritava, ela o achava superficial e "playboy" e, depois de cerca de 1/4 do livro, sem nenhum diálogo interessante ou romântico com ele que o leitor tenha tido acesso e sem nenhum contato físico, ela começa a pensar nos olhos cor de âmbar e na pele cor de bronze dele e suspirar. Afff! Se era para ser tão abrupto, deixasse claro desde o início que ela se sentiu atraída por ele!

Há várias outras coisas super irritantes:
* Eliza percebe que está sendo vigiada, mas insiste em continuar no castelo, sendo que no início queria uma casa só para ela. Na verdade, ela irá descobrir que há muitas passagens secretas, formas de se espionar todo mundo e continua agindo naturalmente. ?
* Indira é uma personagem que deveria ser a tensão entre eles? Amiga ou inimiga de Eliza? Toda a parte em que ela participa parece extremamente artificial! Inclusive o desfecho desta personagem! ?
* O lapso de tempo em que se passa a história é muito confuso! Começa em 1912, no início do primeiro capítulo e passam-se 18 anos no próximo. Eliza tinha dez, agora tem 28 anos, certo? Não, ela tem 30. Ela se casou aos 17 anos, mas pelo que é dito na história, ela ficou pouco tempo casada. E ela é viúva há pouco tempo. Cara, ridículo.
* Ela se apaixona por Jayant e sonha com um futuro com ele mesmo ele próprio e a mãe dele e a própria Eliza, saberem que não é possível que eles fiquem juntos. Ele fala para ela que não pode se casar com ela! Na cara dura! E ela fica magoada! Então, o desfecho é patético.
* Erros crassos de tradução! Eliza foi "mordida" por uma aranha. E ela ficou "fritando" na cama. Entre outras "pérolas".

Enfim, se era para ser um romance de época ou um romance histórico, na verdade, não foi nem uma coisa, nem outra! A autora, no máximo, narra a cultura indiana, alguns costumes e festividades de forma bem superficial. Não há contexto histórico e o romance se arrasta em diálogos óbvios e maçantes e repetições dos sentimentos/situações já expostos, as personagens não são bem apresentadas ao leitor... E vou parar por aqui, porque já deu deste livro!

Luana Soares 08/02/2023

Tocante!!
Neste livro conhecemos a jovem viúva Eliza que após o pai ser morto em um ataque na Índia, quando ela tinha 13 anos, voltou na Inglaterra com a mãe altamente relapsa com ela. Anos depois ela aceita uma proposta para fotografar a cidade de Rajputana e a família do marajá para os acervos da coroa britânica.
Lá ela conhece Jayant, um dos irmãos do marajá e os dois embarcam em uma aventura de autoconhecimento e cumplicidade. Acontece que Rajputana está sob intervenção da coroa britânica e a população está muito insatisfeita com atitude nada patriota do marajá e uma série de acontecimentos faz a vida do jovem casal de tornar insustentável, uma vez que Jay é o sucessor do marajá e precisa fazer uma escolha que implicará no futuro do relacionamento dos dois.
Eu gostei muito do livro, as descrições das localidades e dos rituais indianos foram de uma riqueza de detalhes incrível. Amei a narrativa e me surpreendeu muito o final, pois confesso que não esperava.
Super indico!! Vale a pena!!

Gladis Klein 08/12/2022

Antes da tempestade
Uma leitura arrastada, por muito pouco não desisti. Mas não deixa de ser uma leitura agradável, talvez em outro momento teria outra impressão.
Ratinha de Biblioteca 02/04/2023minha estante
Estou tendo a mesma sensação de leitura arrastada!

Kalynne 05/12/2022

Antes da tempestade
É o livro que eu menos gosto da Dinah e ainda assim consegue ser maravilhoso. Uma coisa sobre essa autora de romances incrível é que ela não escreve apenas romance, ela incorpora em sua histórias questões que vão além de um casal. Por exemplo, em "O perfume da folha de chá" é tratado a questão do racismo; em "A viúva de safira", a superação de um ser humano após ter seu mundo virado de cabeça para baixo; e, finalmente, em "Antes da tempestade", nos é mostrada a realidade da Índia da década de 1930 quando ainda era um domínio britânico. Com base nisso, podemos ver que Jefferies não simplesmente escreve sobre sentimentos, ela senta e pesquisa sobre cada informação colocada em seus livros.

Nesse livro, diferente dos outros, eu senti que os personagens eram mais imaturos e jovens, não na idade, mas na forma de agir: um casal de adolescentes descobrindo as facetas do amor. Fiquei incomodada com algumas coisas que a Eliza fez durante o livro, mas nada que realmente tira a beleza da história.

Simplesmente leiam.

Fayracr 19/11/2022

Muito abaixo das minhas expectativas.
Sinceramente me decepcionei com esse livro, esperava mais sensibilidade e conexão com personagens.
Para mim os personagens desse livro foram vazios e desprovidos de intensidade, além de que achei o romance entre os protagonistas bem medíocre e com um final cheio de pontas soltas.
Tive que me esforçar para terminar esse livro, simplesmente não consegui me cativar por ele.

Laninha 06/10/2022

Transmite tranquilidade
É o segundo livro que leio dessa autora e gostei muito mais deste. Um livro gostoso de ler. Me senti transportada para a Índia, deu vontade de conhecer esse lugar.

Susan.Kelle 23/07/2022

O início da livro até foi interessante, mas senti falta de mais cultura indiana e obviamente de mais tradição indiana. Eliza todo tempo tentava ser politicamente correta, mas ao mesmo tempo ignorava as tradições do país em que estava. Romanticamente falando era insossa e iludida, o casal não teve química. Ele era apenas bonito e o bad boy da corte, ela era só diferente do que ele via todo dia. A Índia não passou de um pano de fundo, com suas tradições, inúmeros deuses e sua riqueza cultural ignorados em prol de personagens estereotipados e coincidências a lá Deus ex pra ligar todas as pontas soltas da história e deixa-la redondinha.

@estantedamarcia 30/05/2022

Uma leitura, com vários acontecimentos, reviravoltas no decorrer da história.Mas, bem escrito e com um olhar na história, que eu gosto muito, além de uma pitada de hot.

Sandra 14/04/2022

Antes da Tempestade.
Neste romance conhecemos a história da fotógrafa britânica Eliza, que voltou à Índia vinte anos depois, trazendo muitas lembranças tristes, incluindo a morte de seu pai. A autora relata todos os problemas sociais, econômicos da Índia daquela época.
A história é linda, a proposta é ótima, o enredo fala sobre escolhas, decisões e destino, algo que todos um dia pensamos sobre.
A leitura flui que em certos momentos pensei que estava andando pelos labirintos no castelo, e pelo o deserto vendo suas belezas e desafios.

Diocely 08/02/2022

Segundo livro que leio desta autora, e que vontade de conhecer a Índia, as descrições de cada lugar,nos faz querer comprar uma passagem e ir já..... que romance bem construído vale muito a leitura

Nickzita 04/01/2022

Quem aí gosta de heroícos príncipes indianos?
Uma fotógrafa britânica viúva, um sonho, um lindo príncipe e muitos segredos e aventuras. Esse livro nos transporta para a Índia e nos leva a uma viagem por sua cultura, me apaixonei por cada detalhe da escrita de Dinah Jefferies, e me senti conectada com os personagens. Aliás, não posso esquecer de citar o quão bem construídos eles são, e como a trama de "Antes da Tempestade" é bem escrita.
Vale lembrar que além de ser um livro +18 por conter cenas de violência explícita, menções de abuso psicológico e cenas de sexo, não é um livro com uma boa representatividade. Mas mesmo assim, considero como uma leitura incrível, que me levou pra outro lugar. Me curou de uma enorme ressaca literária, portanto, considero um livro com uma escrita fluída e fácil de ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5