Quando ele se foi

Quando ele se foi Mila Cassins

Resenhas - Quando ele se foi

Murasakibara12 23/06/2020

Feels like home
Um romance na sua cidade, na escola que você conhece, nos shoppings que você frequenta traz um quentinho pro coração. Além disso, a jornada da Lena incita uma realidade, uma identificação para o leitor, e um passei muito interessante pela fé.

Rafa @paginasencantadas_ 25/07/2020

Resenha: Quando ele se foi, Mila Cassins
Até onde você iria para encontrar quem ama?

Helena Diniz é uma excelente design, mas diante de tantos relacionamentos fracassados e de seu habitual pessimismo, vive constantemente frustrada com sua situação de vida e emprego. A rotina de Helena muda, quando ela começa a sonhar frequentemente com um ex amor de seu passado, e fica em desespero quando percebe que metade de seu sonho foi real após receber um telefonema.

É diante desses acontecimentos que Helena vai em busca de soluções religiosas para entender esses sonhos, mas acaba encontrando muito mais do que crenças, acaba encontrando também o seu próprio EU perdido depois de tanto tempo em profundo descontentamento consigo mesma.

Às vezes eu me perguntava se estava fazendo algo de errado, ou se a vida era mesmo repleta de histórias de amor fadadas ao fracasso. Histórias nas quais insistíamos porque acreditávamos que poderíamos transformá-las, porque perseguimos tanto nossos finais felizes.

Opinião

Esse é um tipo de livro que lemos em uma tarde, repleto de ensinamentos sobre o luto e sobre os diferentes pontos de vistas de religiões, foi uma leitura que me trouxe diversos tipos de reflexões para a vida. Mila Cassins escreve lindamente sobre como nossa protagonista lida com a superação de diversos traumas do passado.

Nesse enredo, a protagonista também precisou analisar bem seu passado afim de entender seu presente e lidar melhor com o seu futuro, e claro, ela também precisou entender alguns assuntos que ficaram em aberto sobre seu antigo amor!Posso dizer para vocês que essa leitura tocou profundamente meu coração, recomendo muito para quem gosta de um livro mais calmo e que possa trazer muitos ensinamentos.

Havíamos nos separado há tanto tempo. Mas se tem uma coisa que aprendi é que, quando você ama de verdade, não deixa de amar, apenas precisa aprender a viver sem aquela pessoa.

-Publi

Roberta Kwietniewski 26/02/2021

GOSTOSINHO DEMAIS!
Que romance ótimo de ler! Imaginei que seria algo mais voltado para o espiritual e fui super surpreendida com um livro intenso sobre relacionamento e vida.? Amei!

Cris.Matthiesen 05/11/2018

Existe hoje muita gente escrevendo qualquer coisa para ver se dá uma sorte e bomba nas plataformas de autopublicaçao. Mila Cassins bancou a edição dela e vende diretamente ao leitor. Seu livro @livroquandoelesefoi chegou ontem para mim e comecei a ler. O prólogo da um start muito bacana porque você quer saber o pq do pq.. E mesclando entre passado e presente a personagem príncipal Lena anda muito descontente com sua vida de uma maneira geral. Um acontecimento muito doloroso dá início a uma busca para Lena tentar fechar um ciclo e fazer uma reavaliação de si mesma tanto do passado, presente e consequentemente, futuro. O livro é muito interessante por suas visões diferentes do mesmo assunto, abordados de maneiras diferentes por várias religiões. Não é um livro sobre religião. É sobre cura e como muitas vezes, é tarde demais para nos arrependermos de coisas que fizemos. Recomendo. Perdoar é libertador!

site: http://www.crismatthiesen.com/

Le Storrer 21/11/2020

O livro é bem escrito e com uma história interessante, mas acredito que seja mais proveitoso para um público mais jovem. Aborda a questão da perda e a busca por respostas junto as mais diversas religiões.

Amanda | @oparaisodaleitura 15/01/2019

Quando Ele Se Foi
Tudo começa quando Helena sonha com um acidente que envolve Renato, ao acordar percebe que seu sonho pode ter sido uma visão. Assustada, ela tenta perceber o que aquele sonho significa e se ela pode descobrir este significado em alguma religião ou crença. Momentos de nostalgia com uma volta ao passado pelo ensino fundamental, médio e a faculdade, me fizeram relembrar diversas coisas que eu passei nesses períodos da vida, assim como a personagem o fez. Acabei percebendo junto de Helena coisas extremamente marcantes que aconteceram, que formaram traços importantes na minha personalidade de hoje.

Uma narrativa, em primeira pessoa, regada de lembranças, principalmente envolvendo um antigo amor, Renato, que acabou não dando certo, mas que marcou muito a vida de Helena e a ensinou mais um tanto. Todas as lembranças fizeram com que o livro se tornasse reflexivo com vários momentos onde a narrativa mostrou as indagações da personagem diante do que ela viveu no passado, sendo um livro com poucas falas. Se tornando um enredo com uma quase carga emocional, já que mexe com coisas que estavam sob o tapete.

É possível perceber sentimentos palpáveis por parte da personagem, o que fez eu me identificar com ela. Acabou sendo uma história simples que ficou apenas em torno dessa busca, incluindo as lembranças e novos conhecimentos sobre a vida após a morte. Um livro de superação com o eu interior e com o passado, conseguindo deixar de lado a culpa e a mágoa por coisas já passadas. Percebendo que a resposta que tanto procurava estava em si mesma e não fora. Ela só precisava aceitar os sentimentos.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

“Às vezes eu ainda me pego pensando nisso. É o que me faz parar antes de começar uma discussão, antes de fazer um comentário maldoso sobre alguém. Eu não queria ser uma caixinha de surpresas ruins, nunca mais.”⠀

Helena namorou Renato por 4 anos. Foi um relacionamento difícil, repleto de obstáculos – distância, brigas, falta de demonstrações de amor –, mas que foi e continua sendo muito importante para ela.⠀

Logo após o término, Renato conheceu outra garota e seguiu em frente, mas Helena, não.⠀

Anos depois, Helena sonha com Renato. Em seu sonho, ele sofre um acidente terrível de carro e morre, mas seu espírito continua em nosso plano. Ao acordar, achando que tudo não passou de um sonho, ela descobre, através de uma ligação, que Renato realmente morreu em um acidente com sua atual namorada.⠀

Helena sente que precisa, de alguma forma, ajudar Renato – ou melhor, sua alma – a “seguir" para outro plano, reencarnar ou algo do gênero. Em busca de ajuda e de explicações para seus questionamentos, ela conhece pessoas de diversas crenças, entre elas o Cristianismo, Budismo e Espiritualismo.⠀

Enquanto tenta encontrar respostas, Lena começa a relembrar alguns momentos com Renato e, assim, passamos a entender e conhecer melhor os dois, bem como os motivos que levaram um sentimento tão intenso a terminar.⠀

O final da história me deixou bastante tocada, apesar de ser de certa forma previsível. A escrita da Mila é extremamente boa e fluida. Gostei muito da mensagem que o livro passa, e recomendo principalmente para quem gosta de livros com foco religioso.⠀

Espero que a autora (super simpática e atenciosa) escreva muitas histórias e que mais pessoas dêem uma chance para a literatura nacional! 💙⠀

site: https://www.instagram.com/p/BmCRN1LFCES/

Julia 04/08/2019

Emoção ao ler
Sabe aquele livro que te faz sentir como se fosse o personagem, esse é um.
⠀⠀
Um livro leve e de leitura rápida te desperta diversas emoções, triste em sua maioria mas uma grande história de superação é contada.
Quando ele se foi - Mila Cassins
@livroquandoelesefoi
⠀⠀
Resenhar sobre este é sem dúvida uma uma tarefa árdua, então optei por contar a emoção ao receber o livro, a autora Mila Cassins é um doce, ao receber o livro recebi uma carta escrita a mão contando sobre a trajetória da escrita a publicação, me fez me sentir mais próxima da personagem. Além disso ele é muito bem escrito não parece que é o primeiro livro da autora.
⠀⠀
Me supreendi muito com a leitura e este se tornou meu livro de cabeceira e meu segundo livro favorito (perdendo do Percy Jackson e roubando o lugar de A face radiante da morte).
Minha nota: 5/5 😍😍😍😍😍

site: https://www.instagram.com/biblioteca_da_juh/

30/06/2020

Intenso e incrível
Uma história intensa, que te faz revisitar muitas vivências.
A autora traz um passeio muito interessante por diferentes fés, encarando de frente os acontecidos.
Recomendo muito. Uma jornada em busca de porquês.

Babi 12/03/2018

Em "'Quando ele se foi" conhecemos Helena, uma designer que mesmo depois de anos ainda não superou o fim de relacionamento com Renato. Mas agora esta tudo diferente, porque agora Renato não esta mais no plano terrestre e Helena foi avisada da morte de uma forma pouco inusitada, através de um sonho.

Agora Helena busca nas religiões a resposta pelo qual motivo foi lhe revelada à morte de Renato.

Nessa busca começamos a conhecer um pouco do relacionamento complicado dos dois através das memorias de Helena despertado por diversos gatilhos de memorias .

Confesso que na maioria das memorias eu achei que ela se livrou de um mala, mas na verdade coração não é a gente que manda  então que atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou  por alguém que as pessoas a  sua volta dizem "Sério ,que você gosta dele?" .E depois tem memorias dele que ele esta um pouco legal.

O livro é narrado em primeira pessoa e acaba intercalando episódios presentes e flashbacks. Na verdade acho que “Quando ele se foi ” foi um dos livros que mais usou esse recurso que eu ate agora li.

Helena è uma personagem presa às amarras do passado e insegura e esse estado de luto agrava ainda mais essas caracteristicas ao decorrer da trama criada por Mila Cassins isso acaba refletindo em vários aspectos da vida de Helena.

Quando ele se foi também è uma boa pedida para quem tem curiosidade de saber mais sobre religião, somos apresentados aos preceitos do budismo, espiritualismo, hinduísmo.

Outra experiência que gostei no livro  foi que ele se passa em Curitiba e essa è uma cidade que tenho muita vontade de conhecer aqui do Brasil. Queria que a Helena passasse em mais pontos turísticos  para conhecer melhor  a cidade com ela .(Muito relevante para a resenha, eu sei)

site: https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com.br/2018/03/resenha-quando-ele-se-foi-de-mila.html

Nati Amend @livrosdanati 17/03/2018

Uma estória tocante sobre perdão.
“Tanta gente passa por nossas vidas, conquista uma importância tão grande, e então vai embora."

Helena Diniz é curitibana, designer e extremamente focada em seu trabalho. Apesar da carreira promissora e suas diversas amizades, Lena tem um histórico de relacionamentos amorosos malsucedidos, o que a tornou uma garota pessimista.

Após 4 anos de namoro com Renato, ela não consegue aceitar a forma como a separação dos dois aconteceu e como ele conseguiu seguir com sua vida com tanta facilidade.

“Quem de nós dois terminou? Fomos nós dois. Fui eu, todas as vezes que o forcei e testei para que provasse o seu amor, porque deixei que minha dor e o meu medo me consumissem como um câncer”.

Tudo muda quando Lena sonha com a morte de seu ex e descobre, no dia seguinte, que esta tragédia é real. Em seu angustiante sonho, o espírito de Renato parece ficar preso em nosso plano, como se ainda tivesse algo para realizar antes de partir.

A partir daí, a protagonista inicia uma busca espiritual para compreender esta coincidência e o significado desta mensagem em sua vida. Helena passa a conhecer diversas crenças e religiões diferentes, até encontrar as respostas para toda a sua angústia.

Ao longo da leitura, a autora @milacassins nos entrega fragmentos da história de Lena e Renato, enquanto também nos mostra como a protagonista encara seu dia a dia. Lena é uma personagem com emoções tão reais, que muitas vezes não parecia estar dentro de um livro.

Apesar de ser uma leitura rápida, a narrativa é agradável e consegue abordar sentimentos profundos e delicados, como luto e superação. É uma leitura sobre fé e amor, mas principalmente, sobre a importância do perdão.

Uma ótima indicação para os leitores que buscam estórias que mexam com a nossa espiritualidade, e que também nos apresentem personagens tão reais quanto nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/livrosdanati/

Miila 31/03/2018

Um dos livros mais cativantes que li nos últimos tempos. A história te prende de uma jeito que na da vontade de parar de ler, mas ao mesmo você não quer que acabe.

Flávia 08/04/2018

Uma lição de vida!
Para o Desafio de abril da página ?Portas Literárias? - mês de Descobrimento do Brasil - Descobrir um novo autor nacional, eu escolhi o livro da Mila Cassins - ?Quando ele se foi?.
Primeiro gostaria de elogiar a maneira dela escrever e desenrolar a estória... fiquei encantada. Tanto que o livro me prendeu do início ao fim... e o li nesta tarde de domingo.
Já em relação a estória, acredito que todas as pessoas poderiam tiram lições neste livro... viver o presente com muita intensidade... amar as pessoas e demostrar isso sempre ... não viver em situações que sejam doentias! A vida é muito curta, pra se viver com remorso o restante dela!
Seja melhor a cada dia!!!! Sempre!!!!
Recomendo muito a leitura, além de incentivar a literatura nacional é um livro incrível!!! ???
#quandoelesefoi #milacassins #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #desafiodeabril #portasliterárias #desafiodescobrirumnovoautornacional

Cris @cristinadaitx 11/04/2018

Leitura emocionante!
Helena estuda design e torna-se uma excelente profissional. Uma menina jovem, bonita, inteligente, que consegue enxergar tudo que há de melhor nas outras pessoas, mas não consegue ver o que há de bom em si mesma.
Mas ela nem sempre foi assim. Quando ela conheceu Renato, conheceu muitas pessoas, fez bons amigos, e apesar de não amá-lo no início, gostava muito de estar com ele. E com o tempo ele foi se tornando muito importante. O amor surgiu, mas também ficaram evidentes as diferenças entre eles. Renato formou-se agrônomo, tinha o sonho de morar no interior, fazer carreira como funcionário público, estar perto dos cavalos, da natureza. Uma vida simples e tranquila.
Mas o que uma designer faria no interior? Lena não queria isso. Não gostava do campo, dos animais, e adorava seu trabalho e a cidade onde morava.
Eles até que tentaram, mas o amor não foi suficiente, e eles se separaram. Mas Lena não esqueceu, e não deixou de amar. Lembrava dos maravilhosos momentos juntos, do carinho, das sensações. Ela tentava sair com outros rapazes, se permitiu encontrar outro alguém, mas nenhum deles era Renato.
Até que um dia Lena recebe um telefonema. Renato se foi. Para sempre. E tudo torna-se insuportável. Ela revive cada momento, perguntando-se aonde errou, o que poderia ter feito para que fosse diferente, para que ele ainda estivesse ali.
Atormentada, ela vai em busca de respostas, mas o que ela ainda não sabe, é que as respostas que procura estão dentro de si mesma, e do amor que sente, por todos a sua volta.

site: https://www.instagram.com/p/BhaQ5S_nCwT/?taken-by=cristinadaitx

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 27/04/2018

Lindo!
“Eu me pergunto o que faz as pessoas entrarem em nossas vidas, se não é pra ficarem. Já me disseram, algumas vezes, que elas se vão por que cumpriram seu papel, mas isso nunca me confortou"

Helena Diniz é designer, workaholic assumida e muito bem sucedida, menos em seus relacionamentos.

Um dia ela sonha com a morte do seu ex-namorado Renato e acaba sentindo muita saudade, ele sempre foi o grande amor da sua vida. Um sentimento de nostalgia e indignação se aloja em seu coração, por que eles não ficaram juntos? Por que ele estava curtindo a vida como se nada tivesse acontecido entre os dois?

Tudo muda quando ela descobre por meio de um telefonema que o seu sonho é real, Renato morreu.

Lena inicia uma busca incessante para tentar descobrir o porquê do sonho, será que o Renato estava querendo deixar alguma mensagem? Ela precisa de ajuda para encontrar todas as respostas, talvez a sua memória e a espiritualidade possam ajuda-la.

Amei! A Lena em suas andanças acaba conhecendo novas religiões, consequentemente nós acabamos aprendendo muito sobre diferenças crenças, junto com ela.

Adorei a escrita da Mila, é leve e flui num ritmo perfeito! A capa é linda e a diagramação impecável. É nítido o quanto ela estudou para se aprofundar nos assuntos espirituais e me emocionei muito em diversos momentos durante a leitura.

Eu amo livros com personagens reais e acabam ensinando o leitor que a vida é curta e devemos aproveitar cada momento ao lado das pessoas que amamos.
Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/p/Bh_4m7AlyMC/?taken-by=pintandoasletras