Quando ele se foi

Quando ele se foi Mila Cassins

Resenhas - Quando ele se foi

Babi 12/03/2018

Em "'Quando ele se foi" conhecemos Helena, uma designer que mesmo depois de anos ainda não superou o fim de relacionamento com Renato. Mas agora esta tudo diferente, porque agora Renato não esta mais no plano terrestre e Helena foi avisada da morte de uma forma pouco inusitada, através de um sonho.

Agora Helena busca nas religiões a resposta pelo qual motivo foi lhe revelada à morte de Renato.

Nessa busca começamos a conhecer um pouco do relacionamento complicado dos dois através das memorias de Helena despertado por diversos gatilhos de memorias .

Confesso que na maioria das memorias eu achei que ela se livrou de um mala, mas na verdade coração não é a gente que manda  então que atire a primeira pedra quem nunca se apaixonou  por alguém que as pessoas a  sua volta dizem "Sério ,que você gosta dele?" .E depois tem memorias dele que ele esta um pouco legal.

O livro é narrado em primeira pessoa e acaba intercalando episódios presentes e flashbacks. Na verdade acho que “Quando ele se foi ” foi um dos livros que mais usou esse recurso que eu ate agora li.

Helena è uma personagem presa às amarras do passado e insegura e esse estado de luto agrava ainda mais essas caracteristicas ao decorrer da trama criada por Mila Cassins isso acaba refletindo em vários aspectos da vida de Helena.

Quando ele se foi também è uma boa pedida para quem tem curiosidade de saber mais sobre religião, somos apresentados aos preceitos do budismo, espiritualismo, hinduísmo.

Outra experiência que gostei no livro  foi que ele se passa em Curitiba e essa è uma cidade que tenho muita vontade de conhecer aqui do Brasil. Queria que a Helena passasse em mais pontos turísticos  para conhecer melhor  a cidade com ela .(Muito relevante para a resenha, eu sei)

site: https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com.br/2018/03/resenha-quando-ele-se-foi-de-mila.html

Aline Oliveira | @_aliterando 28/12/2018

Uma história sobre amor, vida e perdão
O livro conta a história de Helena Diniz, uma design focada em seu trabalho, porém, é totalmente insegura e pessimista com sua vida, principalmente na parte amorosa.
Teve um relacionamento de 4 anos com Renato, apesar de terem se distanciado após o término, Lena, como é chamada, sempre teve uma ligação forte com ele.

Até que um dia, Lena tem um sonho angustiante onde seu ex sofre um grave acidente de carro, não resiste e morre. No dia seguinte, ela recebe a chocante notícia que a tragédia de seu sonho foi real, o que a deixa pensativa e confusa.
Em seu sonho, Renato parece recusar que não pertence mais a esse mundo, está perdido e preso em nosso plano, como se ainda tivesse algo que precisasse realizar para sentir-se aliviado antes de finalmente partir em paz.

Com isso, Helena sai em busca de respostas para tentar entender o motivo de seu sonho e encontrar Renato para ajudá-lo. Deste modo, ela inicia uma jornada de autodescoberta pessoal e espiritual, mexendo com suas memórias e colocando em prova sua fé, para assim compreender a mensagem que a vida lhe deu através daquele sonho.
Lena vai conhecendo que a vida espiritual têm muito a nos ensinar.

O livro tem uma história linda, tocante e me fez refletir sobre a vida, sobre coisas que, muitas vezes, não compreendemos do por quê acontecem. Uma história inspiradora para carregar sempre no coração e na memória.
A escrita é tão leve, que li em um piscar de olhos. Mila trata de sentimentos tão delicados com tamanha profundeza e também conhecemos preceitos do Cristianismo, Budismo, Hinduísmo e Espiritismo, sendo apresentadas com total simplicidade das palavras e riqueza em detalhes.
Um romance que nos ensina o valor da vida, das pessoas, que ninguém entra em nossa vida por acaso, cada um tem sua importância e ficam marcadas em nossa história, em nossas páginas da vida.

site: http://www.instagram.com/_aliterando

Bruno.Black 01/05/2023

Sobre saber seguir em frente
A história segue a premissa que começa à partir de um sonho que a protagonista teve e acredita que possa ser uma possível conexão com seu ex namorado. Em uma jornada de conhecimento e religiosidade, Helena acaba descobrindo um vasto universo ligado a fé, superação, perdão e luta para aprender a abrir mão do que dói ou do que ama. História flui de forma natural e orgânica e sem se tornar cansativa.

Nati Amend @livrosdanati 17/03/2018

Uma estória tocante sobre perdão.
“Tanta gente passa por nossas vidas, conquista uma importância tão grande, e então vai embora."

Helena Diniz é curitibana, designer e extremamente focada em seu trabalho. Apesar da carreira promissora e suas diversas amizades, Lena tem um histórico de relacionamentos amorosos malsucedidos, o que a tornou uma garota pessimista.

Após 4 anos de namoro com Renato, ela não consegue aceitar a forma como a separação dos dois aconteceu e como ele conseguiu seguir com sua vida com tanta facilidade.

“Quem de nós dois terminou? Fomos nós dois. Fui eu, todas as vezes que o forcei e testei para que provasse o seu amor, porque deixei que minha dor e o meu medo me consumissem como um câncer”.

Tudo muda quando Lena sonha com a morte de seu ex e descobre, no dia seguinte, que esta tragédia é real. Em seu angustiante sonho, o espírito de Renato parece ficar preso em nosso plano, como se ainda tivesse algo para realizar antes de partir.

A partir daí, a protagonista inicia uma busca espiritual para compreender esta coincidência e o significado desta mensagem em sua vida. Helena passa a conhecer diversas crenças e religiões diferentes, até encontrar as respostas para toda a sua angústia.

Ao longo da leitura, a autora @milacassins nos entrega fragmentos da história de Lena e Renato, enquanto também nos mostra como a protagonista encara seu dia a dia. Lena é uma personagem com emoções tão reais, que muitas vezes não parecia estar dentro de um livro.

Apesar de ser uma leitura rápida, a narrativa é agradável e consegue abordar sentimentos profundos e delicados, como luto e superação. É uma leitura sobre fé e amor, mas principalmente, sobre a importância do perdão.

Uma ótima indicação para os leitores que buscam estórias que mexam com a nossa espiritualidade, e que também nos apresentem personagens tão reais quanto nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/livrosdanati/

Miila 31/03/2018

Um dos livros mais cativantes que li nos últimos tempos. A história te prende de uma jeito que na da vontade de parar de ler, mas ao mesmo você não quer que acabe.

anee 25/04/2022

Muita encheção de linguiça.
O livro "Quando ele se foi: Até onde você iria por quem ama?" conta a história de Helena, uma designer que, certo dia, sonha com a morte de seu ex namorado, acorda assustada e as coisas só pioram ao descobrir que parte de seu sonho realmente aconteceu...

Eu não sou muito de achar defeitos em livros, nem de ser tão cri cri quanto fui com este, mas teve algumas coisas que me incomodaram:

1° A repetição, o livro me trouxe a sensação de ser um caminho sem fim. A base do livro era a superação, encontrar a fé, mas 90% do livro só fala do Renato, eles já haviam terminado a 4 anos e mesmo assim a única coisa que a Helena sabia falar era dele;

2° 3 páginas de descrição de personagens figurantes que só são citados novamente no final do livro;

3° Falta de desenvolvimento dos sentimentos da personagem principal, em meio a tanta encheção de linguiça a escritora esqueceu de desenvolver a Helena, do nada ela tinha raiva do Renato, do nada era paixão, do nada havia superado ele;

4° A romantização que a escritora fez quando aquele rapaz falou mal do corpo da helena e isso foi totalmente ignorado na história.

O único motivo para eu ter dado 2.5 estrelas para o livro foi eu ter aprendido mais sobre o budismo e as cenas fofas dos pais do renato.

Flávia 08/04/2018

Uma lição de vida!
Para o Desafio de abril da página ?Portas Literárias? - mês de Descobrimento do Brasil - Descobrir um novo autor nacional, eu escolhi o livro da Mila Cassins - ?Quando ele se foi?.
Primeiro gostaria de elogiar a maneira dela escrever e desenrolar a estória... fiquei encantada. Tanto que o livro me prendeu do início ao fim... e o li nesta tarde de domingo.
Já em relação a estória, acredito que todas as pessoas poderiam tiram lições neste livro... viver o presente com muita intensidade... amar as pessoas e demostrar isso sempre ... não viver em situações que sejam doentias! A vida é muito curta, pra se viver com remorso o restante dela!
Seja melhor a cada dia!!!! Sempre!!!!
Recomendo muito a leitura, além de incentivar a literatura nacional é um livro incrível!!! ???
#quandoelesefoi #milacassins #bibliotecaparticularfláviaschütz #amoler #desafiodeabril #portasliterárias #desafiodescobrirumnovoautornacional

Cris @cristinadaitx 11/04/2018

Leitura emocionante!
Helena estuda design e torna-se uma excelente profissional. Uma menina jovem, bonita, inteligente, que consegue enxergar tudo que há de melhor nas outras pessoas, mas não consegue ver o que há de bom em si mesma.
Mas ela nem sempre foi assim. Quando ela conheceu Renato, conheceu muitas pessoas, fez bons amigos, e apesar de não amá-lo no início, gostava muito de estar com ele. E com o tempo ele foi se tornando muito importante. O amor surgiu, mas também ficaram evidentes as diferenças entre eles. Renato formou-se agrônomo, tinha o sonho de morar no interior, fazer carreira como funcionário público, estar perto dos cavalos, da natureza. Uma vida simples e tranquila.
Mas o que uma designer faria no interior? Lena não queria isso. Não gostava do campo, dos animais, e adorava seu trabalho e a cidade onde morava.
Eles até que tentaram, mas o amor não foi suficiente, e eles se separaram. Mas Lena não esqueceu, e não deixou de amar. Lembrava dos maravilhosos momentos juntos, do carinho, das sensações. Ela tentava sair com outros rapazes, se permitiu encontrar outro alguém, mas nenhum deles era Renato.
Até que um dia Lena recebe um telefonema. Renato se foi. Para sempre. E tudo torna-se insuportável. Ela revive cada momento, perguntando-se aonde errou, o que poderia ter feito para que fosse diferente, para que ele ainda estivesse ali.
Atormentada, ela vai em busca de respostas, mas o que ela ainda não sabe, é que as respostas que procura estão dentro de si mesma, e do amor que sente, por todos a sua volta.

site: https://www.instagram.com/p/BhaQ5S_nCwT/?taken-by=cristinadaitx

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 27/04/2018

Lindo!
“Eu me pergunto o que faz as pessoas entrarem em nossas vidas, se não é pra ficarem. Já me disseram, algumas vezes, que elas se vão por que cumpriram seu papel, mas isso nunca me confortou"

Helena Diniz é designer, workaholic assumida e muito bem sucedida, menos em seus relacionamentos.

Um dia ela sonha com a morte do seu ex-namorado Renato e acaba sentindo muita saudade, ele sempre foi o grande amor da sua vida. Um sentimento de nostalgia e indignação se aloja em seu coração, por que eles não ficaram juntos? Por que ele estava curtindo a vida como se nada tivesse acontecido entre os dois?

Tudo muda quando ela descobre por meio de um telefonema que o seu sonho é real, Renato morreu.

Lena inicia uma busca incessante para tentar descobrir o porquê do sonho, será que o Renato estava querendo deixar alguma mensagem? Ela precisa de ajuda para encontrar todas as respostas, talvez a sua memória e a espiritualidade possam ajuda-la.

Amei! A Lena em suas andanças acaba conhecendo novas religiões, consequentemente nós acabamos aprendendo muito sobre diferenças crenças, junto com ela.

Adorei a escrita da Mila, é leve e flui num ritmo perfeito! A capa é linda e a diagramação impecável. É nítido o quanto ela estudou para se aprofundar nos assuntos espirituais e me emocionei muito em diversos momentos durante a leitura.

Eu amo livros com personagens reais e acabam ensinando o leitor que a vida é curta e devemos aproveitar cada momento ao lado das pessoas que amamos.
Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/p/Bh_4m7AlyMC/?taken-by=pintandoasletras

skuser02844 11/08/2018

Por que "sofremos" tanto por amor?
Todos nós passamos por perdas e sabemos que nenhuma é fácil de ser enfrentada. E ao contrário do que dizem, só conseguiremos aprender com elas, se nos esforçamos para isso.

O relacionamento de Helena e Renato já havia terminado quando ela tem aquele sonho que a devasta pelo remorso.

Aqui abro um parêntese para dizer que sempre achei que deve haver alguma coisa errada na forma que amamos, pois não estaríamos sofrendo tanto, supostamente, por amor.
Mas voltando à história, ao despertar, ela descobre que sua vida nunca mais seria a mesma.

As perdas, sejam em que aspecto for, de um emprego à um amor ou ente querido, são sempre traumáticas, horríveis.
Principalmente se vierem acompanhadas de remorso, coisas que ficaram inacabadas, perguntas que não foram feitas ou respondidas, enfim, tudo aquilo que não tivemos tempo de dizer. Acreditem, quando isso acontece, elas (as perdas) são devastadoras.

Helena descobre que seu sonho se tornou real, então procura desesperadamente e de todas as maneiras, uma forma de encontrar respostas para entender a enorme angustia e inquietação, e acalmar seu coração.

A autora nos leva, através de Helena, a protagonista, e suas inúmeras amizades, e ela tem muitas, mas que não preenchem esse seu vazio, à diversas religiões que podem ter uma resposta plausível para suas indagações.
Embora aparentemente essa busca se mostre infrutífera e não pareça acontecer, se fixarmos nossos olhos nas respostas de cada uma dessas religiões, creio que TODAS, tiveram uma participação.
Mas as respostas que Helena tanto procura, e talvez ela nem tenha se dado conta, já estavam respondidas dentro dela mesma.

O final nos prova que sim.

É uma leitura densa mas sensível; triste mas realista em sua procura pela redenção.
Gostei muito e super recomendo.

Raíssa Maria 19/08/2018

Apaixonante!
Logo nas primeiras paginas Lena sonha com o acidente de carro que matou seu ex-namorado, o sonho assim como todas as outras descrições são muito bem feitas tornando-se assim fácil de imaginar tudo que está ocorrendo. Após esse sonho a protagonista se sente pior a cada dia por não ser capaz de encontrar respostas de como ajudá-lo, garantir que ?seu espirito? ficasse bem.

Ao decorrer dos capítulos temos a alternância entre o presente e memórias do passado de Lena. Durante essas memorias pensei que o ex dela ?Renato- era tudo menos bom, cheguei a achar que ele até faria algo com a Lena mas graças a Deus eu estava errada, terminei o livro não odiando o Renato e nem gostando dele ?vai entender.

Gostei muito da forma como a autora apresentou e retratou as religiões, aprendi junto da Helena sobre elas e por fim acabei com minha ignorância em relação às religiões. Durante a leitura me identifiquei bastante com varias características da Helena, principalmente a parte de ser uma caixinha de surpresas ruins. Em alguma parte do livro ela fala sobre paixonites na adolescência, algo que todos vivemos em algum momento e isso me ajudou a superar uma que eu estava tendo naquele momento.

Leiam esse livro MARAVILHOSO e se apaixonem assim como eu.