Contraponto

Contraponto Aldous Huxley

Resenhas - Contraponto

Erick Cruz 12/03/2024

Ainda bem que termina
O livro realmente relata contrapontos - o que chamaríamos atualmente de ponto de vista - ambientando e ambientado dentro da cosmovisão inglesa pós primeira guerra mundial. Havendo quase um maniqueísmo entre as personagens sobre temáticas políticas e religiosa (cristão mais precisamente). Os diálogos são banhados por estrangeirismos (mesmo para os ingleses) e por referências eruditas de artes. É um bom livro no aspecto cultural, ambiental e linguístico, entretanto, extremamente exaustivo quanto as estórias e personagens. Não é um livro que recomendaria para lazer. Foi realmente entediante toda a leitura.

Paulo.Victor 22/02/2024

Quase nada me agradou
Entendo que o autor quis fazer uma obra estilística baseada no conceito do contraponto musical, porém tudo ficou confuso demais. Personagens sem carisma e situações que não levam a lugar nenhum têm papel principal nessa trama. Não gostei, ainda estou lendo e confesso que não estou com vontade de continuar na leitura. Muito chato! Aldous Huxley, não foi desta vez.

Tiago.Zulian 29/11/2023

Densidade erudita
Extremamente detalhista, erudito e de rico vocabulário, poliglota e com notáveis conhecimentos científicos para época. O livro é um pouco denso, mas de alta qualidade a leitura.

Luana 10/09/2023

Livro mais ou menos
Por ser o livro do Aldous Huxley achei que seria um livro bom,mas parece mais a crítica de uma fofoca da vida alheia.

bruna 09/08/2023

Já faz pouco mais de uma semana que terminei o livro e não tive a coragem de escrever a resenha porque acredito que nada que escreva vai dar conta de tudo que é tratado no livro.
O nome do livro é autoexplicativo, contraponto, o tempo inteiro ao longo da narrativa ideias são exprimidas e rebatidas sobre os mais diversos - e mais universais - temas. Ao decorrer do livro também é possível perceber os contrapontos internos de cada personagem, as suas contradições na forma como se comportam em diferentes situações, como agem x como acreditam que se projetam na sociedade. Devo ressaltar também que gostei muito da intercalação dos diálogos / cenas, acredito que correram de forma bastante dinâmica e sem quebrar a sequência e a lógica para os leitores.
A genialidade do Huxley está em construir esse cenário complexo com personagens verossímeis para representar diferentes ideias presentes naquele período, desde as que já seguiam uma tradição antiga até as que estavam apenas emergindo.
Além disso, o personagem baseado no próprio Huxley, Philip Quarles, agrega muito a compreensão da obra, explicitando defeitos e formas de contorna-los no típico romance de ideias, o modo como ele lida com a literatura, com a intelectualidade, um certo distanciamento da esfera pessoal etc. Acho que pra quem gosta do autor esses pontos podem ser bem interessantes.
Por fim, admito que é um livro muito cabeçudo e complexo, muitas coisas fogem da minha possibilidade de compreensão no momento, mas acredito que seja um livro que deve se ganhar ainda mais em uma releitura (daqui a muitos anos rs)

rique 09/03/2023

Que retrato.
é um livro difícil, cansativo é muitas vezes desinteressante. parece meio bobo, meio retrato de um cotidiano burguês enjoado, mas depois da primeira metade do livro eu consegui aproveitar a obra muito bem.

entre os personagens, há muitas contradições e problemas; muitos contrapontos. mas eu diria que o livro deseja denunciar o grande e singular contraponto humano pós-primeira guerra e bem representativo do século xx: o moderno e a velocidade desafiando o tradicional; a efemeridade desafiando o conservador e o eterno; o egocentrismo/individualismo desafiando as relações pessoais.

esse dilema burguês foi bem retratado em uma espécie de ficção histórica, mas encontrei muita dificuldade em apreciar o livro. sinto que esse livro vai me deixou numa ressaca profunda.

Mauricio186 18/05/2022

Radiografia da Cultura Europeia
Em seu livro de estreia, Huxley já se revelou um dos escritores mais visionários de sua geração. Contraponto é uma radiografia impiedosa das diversas fraquezas, vícios e dilemas da modernidade europeia do período de entreguerras. Através de uma série de personagens muito intensas o Autor vai descortinando um rico cenário de atitudes e ideias instigado pela nova sociedade urbano-industrial que florescia em sua época.
O personagem novelista parece ser seu auterego, mas as teses principais do livro foram sustentadas por outro personagem, Mark Rampion, um pintor humanista ou "naturalista" (com algo de nietzschiano) - teses que estiveram na moda na Europa dos Anos 20, entre literatos e artistas, e que inspirariam depois a obra mais famosa de Huxley, Admirável Mundo Novo, que radicalizará essa crítica ao industrialismo científico e autoritário.
Para jovens leitores (como os membros da Skoob), Contraponto será uma obra valiosíssima como alerta ou antídoto contra inúmeros vícios típicos instigados pela vida moderna e, especialmente, pela vida intelectual.

Indy 02/03/2022

Clássico diferente
Uma leitura não tão fácil, com vários personagens e histórias diferentes que se cruzam. Até que gostei.

Uma pegada bastante cínica, cheia de "contrapontos" diferentes, desde relações entre casais, até visões políticas.

Um livro que aborda diversos temas, desde discussões políticas e pontos de vista diferentes, até questões em casamentos, como filhos e traições.

Eu gostei da história, mas houve um momento que fica um pouco confusa com tantos personagens sendo acrescentados. Mas, no fim, todos tem um desfecho.

O livro em si tem um ar bastante realista e trágico. Acho que isso faz com que tenha este ar tão complexo.

Beatriz 23/01/2022

Maravilhoso
Esse livro é realmente resumido pelo título, ele é contrapontos de pessoas, indivíduos, ideias e reações. E é tão envolvente, engraçado e surpreendente que não dá vontade de sair desse mundo.
Todo esse livro parece um trabalho tão bem pensado e planejado q não tem como não reverenciar um resultado tão magnífico. É realmente um obra pra se apreciar e se surpreender.

Alana Anillo 28/02/2021

Huxley usa da arte pra pintar um cenário exótico (mas também realista) das relações sociais
Contraponto é um livro pra refletirmos principalmente sobre a mecanicidade das relações sociais. É sobre a desumanização que trouxe o século XX.

Não tem um enredo específico. É um emaranhado de situações, personagens, personalidades, questionamentos e diálogos. Ele tá longe de ser um livro tradicional, com início meio e fim.

Saímos de um ponto de vista para outro a todo momento, pois cada personagem traz consigo uma visão de mundo bem caricata e específica. Temos contrapontos entre valores morais e éticos, religião, ciência, arte, filosofia (entre muitas outras coisas).

- O próprio Huxley é base para um dos personagens. -

O embasamento e a analogia ao contraponto musical é genial. O texto de orelha da Biblioteca Azul cita que "a expectativa induzida por certas situações acaba resolvida não por desfechos, mas por rondós." - uma forma musical que consiste em diversas seções musicais que sempre culminam na repetição da seção principal. Ou seja, é cíclico.

Huxley nos faz acreditar que por mais que fujamos do padrão, de alguma forma retornaremos a ele, seja qual for o número de seções diferentes, como no rondó.

Ademais, não achei de tão difícil compreensão quanto vi sugerido por muitas resenhas aqui. Há algumas citações em francês que necessitam de tradução, mas de resto é bem compreensível.
Alê | @alexandrejjr 05/03/2022minha estante
Bela exposição da tua experiência, Alana! Parabéns!

Alana Anillo 17/03/2022minha estante
Gracias, Alê!

VitAria.Lucena 14/01/2021

Huxley sendo simplesmente brilhante!
Dono dos diálogos mais brilhantes sobre diversos pontos de vista da existencialidade e modo de vida do ser humano, Huxley não demora muito a apresentar o motivo pelo qual o título do livro é contraponto.
O nome contraponto se refere ao termo musical, correlacionado aos sentimentos e pensamentos das personalidades do romance.
Acredito que ele tenha distribuído um pouco da sua personalidade e ideias sobre o mundo em todos os personagens, de maneira incrível ele foca em como o ser humano deixa (por escolha, muitas vezes) e outras vezes por influências culturais e como ele mesmo coloca "cristão-intelectual-científico" de ser apenas humano. Coloca também a forma como a humanidade se tornou escravo do capitalismo. Como destacado no trecho:

"Devo confessar que não me agrada ser condenado à extinção só porque esses imbecis e cientistas, moralistas, espiritualistas, técnicos, esses literatos e políticos de tendências enaltecedoras e todo o resto do bando não têm o bom senso de ver que o homem deve viver como homem, não como um monstro de cerebralidade ou de alma."

Huxley mais uma vez trazendo toda a sua genialidade em uma narrativa que pouco se colaca enquanto narrador portador de opinião.
Huxley, grata por tudo

Samuel M de Paula 29/12/2020

"As vezes lemos todo um livro sem acharmos uma simples frase de que nos possamos lembrar para fazer uma citação. Para que servem livros assim, eu lhe pergunto?"
Para quem esperava de Aldous Huxley uma história que se assemelhasse a Admirável Mundo Novo, não encontrará uma ficção científica, mas ainda a frieza entre as relações; não achará um mundo tecnologicamente avançado, mas a dificuldade de se expressar estará lá.

Contraponto é o encontro e desencontro de pessoas que cria um mosaico de personagens no início do século XX. A história personifica os valores morais e éticos, a ciência, a religião, e a arte que se entrelaçam e se dispersam. E assim se torna um retrato de nossa época que é delicioso superficialmente, mas melancólico e grotesco em suas entranhas.

Huxley não escreve uma história tradicional em que os personagens felizes para sempre, mas que cada personagem termina isolado dos demais e solitário, não solitário de outras pessoas mas de si mesmos.

Mariana.Laranjo 27/06/2020

Contrapontos de opinião
Alguns de seus personagens foram completamente contrários a muitas de minhas ideologias, o que dificultou a leitura em muitas partes. Como um exemplo, figuras de homens poderosos, opressivos e machistas muitas vezes me atingiram diretamente. Vemos em apenas uma de várias passagens: "(...) não reconhecia, está claro, a superioridade da mulher. Mas a consciência que dessa superioridade ele tinha de uma maneira obscura, e o despeito que sentia por isso, o desejo de provar que, apesar de tudo, ele valia tanto quanto a esposa, ou no fundo, talvez mais do que ela, condicionava toda a sua vida. (...) a relutância em reconhecer o fracasso e a inferioridade pessoal (...) ele não podia confessar-se vencido."

De qualquer forma, o livro é rico em contrapontos, abordando histórias distintas que se cruzam e se interligam. "Alternam-se os temas. Mais interessante, as modulações e as variações são também mais difíceis. O novelista modula repudiando situações e caracteres. Ele mostra várias personagens que se apaixonam, ou que morrem, ou que oram, de maneiras diferentes - dissimilitudes que resolvem o mesmo problema. Ou vice-versa, personagens semelhantes confrontadas com problemas dessemelhantes."

Além disso, o livro é denso e cheio de informações. Tomei algumas notas e vou deixar guardadas comigo diversas passagens, mas assumo que a leitura não foi nada fácil. Acredito que cada pessoa tenha uma experiência única lendo um mesmo livro, e isso que realmente importa. Entretanto, ainda não sei se o recomendaria a algum conhecido.
Kassius 28/06/2020minha estante
??? uau!!