Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

vifinkler 16/11/2020

Grandes expectativas grandes decepções
Eu ouvi falar desse autor por meio de pessoas e fui procurar e esse é o livro mais falado dele. São quase 800 páginas pra no fim eu não entender nada, acabei de terminar e vou atrás de uma explicação de gente mais inteligente que eu, pq tô me sentindo burra.
É muito bem escrito, com muitaaa descrição de tudo, com personagens intrigantes. Porém, eu não achei que me agregou muito, nem em diversão e nem em pensamentos. Até traz questionamentos legais, grifei umas partes, mas no fim de tudo eu não recomendaria pq é cansativa demais. Sinto muito acho que não entendi nada sobre Haruki Murakami.

Radamila 19/10/2020

Primeiro livro que li desse autor. Alguns pontos ficam meio que em aberto, sem explicação, mas no todo é uma ótima leitura.

Rodrigo 15/10/2020

A melhor leitura do ano.
Bom, o livro parte do desaparecimento do gato do casal formado por Toru Okada e Kumiko Wataya. Toru está desempregado e sem ideia do que fazer com a sua vida, por isso está cuidando da casa enquanto Kumiko trabalha. Tudo isso está prestes a mudar quando Toru Okada que prepara o seu spaghetti é perturbado por uma ligação telefônica de uma desconhecida que pede apenas dez minutos do seu tempo. À partir deste ponto, começa a surgir diversas coisas na vida de Toru.
Bom, o livro é um realismo fantástico que tem diversos elementos místicos ligado a história. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e o livro alterna o foco da narrativa entre a cidade de Tóquio em 1984 e a região da Manchúria, ao final da Segunda Grande Guerra, quando o Japão é derrotado pelas forças da União Soviética, marcando o final da violenta ocupação da China.
O Murakami é genial, de verdade. Tudo que ele descreve e retrata tem um significado e nada se perde no final. Apesar de ser um livro grande (768 páginas), a leitura é muito fluida e instigante, de forma que eu não me cansava de ler em nenhum momento, por isso acabei lendo em 5 dias.
Enfim, não quero entregar nada do livro porque eu acho que qualquer informação pode estragar um pouco a experiência. Eu não li nada sobre o livro então tudo foi uma surpresa pra mim. Foi a minha melhor leitura do ano e já é um dos meus livros favoritos. Murakami é um gênio.

Karolline.Campos 26/09/2020

???
A narrativa prende e os mistérios lançados nos levam a problematizar uma série de coisas sobre o mundo, a vida. Confesso que no final achei que fiquei sem entender. Gostei que muitas passagens faz pensar e refletir muito. Espero ter a oportunidade de conversar com outras pessoas sobre para talvez colocar uns pontos nos is.

Bruno.Dellatorre 29/08/2020

Certamente um dos melhores livros que já li
Uma mistura entre realismo mágico, filosofia, história do Japão, mistério... esse livro é praticamente perfeito

Rafael 25/08/2020

Fantástico
Aqui a linha entre o que é fantasia e realidade é tênue, por vezes até mesmo inexistente e é justamente isso que o torna tão envolvente.

Quinho1 23/04/2024

Alguém poderia me explicar o significado daquela cena em que o menino vê dois sujeitos subindo em uma árvore?
Realmente não entendi.

Lucia 14/11/2019

Dotado de muitas reflexões
Esse livro é fascinante e foge do óbvio. Começa com a descrição detalhada de uma rotina pessoal e conjugal monótona, cuja reviravolta é repleta de mistérios. Como o protagonista diz em determinado momento: "Eramos jovens e não precisávamos de profecias. O próprio ato de viver já era uma espécie de profecia.". Porém, a profecia sempre esteve presente, e o livro vem para desenvolvê-la, de forma que o personagem entra de corpo e alma à algo maior, cujo sentido não se sabe e cuja razão encontra-se obscura até que seja feito o necessário. Acompanhamos a agonia e os raciocínios do protagonista, tentamos ajudá-lo (sem sucesso), excitamos nossa imaginação no momento em que ele nem sabe se viveu os acontecimentos na realidade física ou em algum lugar profundo de sua consciência. É junto dele que percebemos que as coisas começam a fazer sentido, e que o caminho a ser seguido é aberto perante nossos olhos, sem que se faça uma apresentação prévia de sua chegada. O livro acabou e me deixou anestesiada, não foi um final jogado, pra dar fim a história. Foi um fim sutil e ao mesmo tempo carregado de conteúdos. Entrou pra lista de livros interessantes.

Shaqit 28/04/2018

Leve ruptura no real
Abri um novo livro para ler mas acho que ainda não me curei da ressaca do último que li, Crônicas do Pássaro de Corda, terminado há alguns dias. Gosto demais dos livros de Haruki Murakami e esse foi um dos que mais me absorveram. E acho que absorver é o termo exato.
Murakami gosta de construir cenários onde as paredes entre a realidade e o absurdo, o fantástico e o imaginativo são tênues. A fronteira é apenas um borrão. E isso eu aprecio bastante. Os protagonistas de Murakami costumam ser sujeitos perdidos dentro desse mundo em que o fantástico surge em cada lugar e nos momentos mais improváveis. E eles sempre parecem aceitar o absurdo, não resistem a serem engolidos por essa realidade nova que se desdobra. Acho que Murakami tem um diálogo muito bom com o Realismo Mágico. A postura aqui não é a da ruptura da realidade que os latinos americanos inovam ao trazer e que os africanos também conseguem sustentar. Nestes, a realidade sempre teve um quê de absurda e só o mágico pode explicar.

Murakami já parece perceber o Fantástico enquanto forma de fugir da racionalização absurda que a sociedade japonesa decide apresentar. Depois do boom econômico dos anos 1980, onde tudo foi transformado em mercadoria e o valor social é apenas valor monetário, só o maravilhoso salva. Culturalmente o Japão possui toda uma tradição religiosa mística/fantástica. O conceito de kami (entidades seria uma boa tradução) é bem mais fluído e cotidiano que os das sociedades ocidentais. E parece que abrir uma brecha dentro da sociedade-ápice do capitalismo tardio para esse tipo de flutuação fantástico e onírica é a forma de Murakami (ou dos seus personagens) tentar reordenar o mundo onde o único valor real de qualquer coisa é o de mercado.

Ao ler Murakami me parece que estou sempre andando cautelosamente em um terreno irregular, onde posso pisar em falso a qualquer momento e cair em uma realidade totalmente distinta. Onde o próprio conceito de realidade me é posto em xeque. Achei, e ainda acho, incrível.

filhodepeterpan 20/05/2020

O caminho é mais importante que o fim.
Crônica do Pássaro de Corda talvez seja a melhor experiência que já tive na literatura. Apesar de ser um livro longo, a narrativa é tão gostosa que o li em apenas 1 semana.
O pássaro de corda é como um sinal de empatia. O sinal que mostra que você não é o único que sofre no mundo. O Murakami é muito justo ao dedicar capítulos só para contar a história da maioria dos personagens que aparecem. Quase todos possuem seu momento de holofote, onde mergulhamos no seu complexo mundo e entendemos o que os fizeram serem como são. Tem a parte do realismo mágico que pode render muitas conversas e teorias loucas sobre o que é essa obra fenomenal. Mas o mais importante é a essência absurdamente humana e o talento do Murakami em conseguir nos segurar na história, aceitando o tudo de absurdo. Um livro inesquecível, que vou levar para a vida toda.

Daniel 07/01/2019

O pássaro que dá corda ao mundo
O enredo gira em torno de Toru Okada, um rapaz aparentemente normal que vive com sua esposa, Kumiko, num bairro nos arredores de Tóquio. Um dia, porém, o gato do casal desaparece, e Toru sai à sua procura, desencadeando uma série de acontecimentos fantásticos e inesperados em sua vida.
Passeando entre o insólito e o surreal, Murakami cria um universo onde a lógica racional é distorcida; onde a realidade, tal como a conhecemos, é governada por forças desconhecidas em constante convulsão, o que confere à obra uma imprevisibilidade tipicamente kafkiana. Os personagens são jogados numa rede de mistérios insolúveis e situações inexplicáveis, que aos poucos se condensa e adentra os próprios sonhos e pensamentos dos mesmos, modificando o noção de real e irreal. Num jogo ambicioso, Murakami mescla o tom onírico típico de seus romances com uma série de flashbacks históricos bastante realistas, construídos a partir de fatos traumáticos da história recente do Japão, como a Segunda Guerra Mundial e a bomba (fatos que, conforme descobrimos nas referências ao final do livro, são baseados em fatos reais). Por trás dessa natureza de sonho, há ainda um simbolismo profundo, que parece girar em torno de certas figuras simbólicas, como agourento Pássaro de Corda (que nunca chega a ser visto, apenas ouvido). Sentimo-nos, assim como em Kafka, enclausurados junto com as personagens de num universo de incertezas, onde tudo aquilo que tomamos como certo e imutável se altera da noite para o dia, tal como é a própria vida.Temas como desejo, poder e livre-arbítrio permeiam toda a obra. Por fim, trata-se de um romance complexo, bem escrito e ambicioso, repleto de nuances pontas soltas, como labirinto borgiano que enreda o leitor até o fim. Uma fábula sobre até onde somos capazes de compreender os outros - e nós mesmos.

Ronaldo.Barbosa 12/01/2019

Mais um ótimo livro de Murakami
Trata-se de uma tradução tardia, já que o livro é de 94/95 e somente traduzido em 2017. São quase 800 páginas, mas a história é tão envolvente e criativa que a leitura flui com facilidade. Quando se vê, o livro já terminou e fica o desejo (pelo menos para mim ficou) de que a história continuasse por mais e mais páginas, não pela sensação de incompletude, e sim, pelo prazer que a leitura proporcionou.

Kari 16/03/2020

766 páginas de literatura surrealista
Terminei ontem o 14º livro que li do Haruki Murakami e posso garantir que traz todas as características presentes nas outras obras do autor: amores por orelhas alheias, referências a músicas (embora poucas), gatos que possuem protagonismo na trama e menções a cidades conhecidas do Japão.
Trata-se da estória de Toru Okada, jovem desempregado que leva uma vida sem maiores ambições ao lado da esposa que, sem motivos, desaparece de casa. A partir daí, Toru conhece uma jovem esquisita que desenvolve um trabalho mais esquisito ainda (classifica as pessoas de acordo com a quantidade de cabelo), duas irmãs com nomes de ilhas que aparecem e somem quando querem, se envolve com seu cunhado corrupto, além de um ex tenente que lutou na guerra da Machúria.
Todos parecem não ter relação nenhuma, mas Murakami, com maestria, consegue criar um envolvimento entre todos os personagens, utilizando Toru Okada como foco central, bem como fazê-los retornar à estória quando o leitor pensa já tê-los esquecido.
Não indicaria para quem quer ler o seu primeiro Murakami (para isso tem Norwegian Wood e O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação), porém se gostas de literatura surrealista e desse japa, taí uma ótima leitura para este ano.

Nota 0-5:4

site: @leyendo_a_los_que_leen

Dave 13/03/2020

Novos personagens, novos contos
Uma viagem misteriosa de 600 e poucas páginas.
Murakami, como sempre, construiu um personagem
do qual você fica tão íntimo, que quase vivemos sua jornada em primeira pessoa.
Uma história que começa simples, acaba nos jogando num furacão de sonhos e diferentes realidades, e nos apresenta personagens secundários tão ricos, que cada história soa como um conto independente.

Lindo.

Maaaaas... Não recomendo para quem quer começar Murakami. Tente outros antes.