Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

skyxlord 31/08/2022

Neste livro a minha paixão e fascinação pela escrita do Murakami não apenas se manteve, como, se intensificou, pois, ele consegue subverter muitas camadas em uma escrita cotidiana que não se deixa ficar enfadonha ou repetitiva, juntamente a isso, mistura muitos elementos fantasiosos, que reunidos, resultam em uma obra fantástica. Ademais, não tenho muito o que falar, acredito que, essa obra é uma daquelas que apenas lendo para saber e tirar suas próprias conclusões.
ps: norwegian wood permanece ocupando seu lugar como meu favorito

Ju 03/08/2022

Pássaro de corda e outros nomes
Eu amo como os livros do Haruki Murakami não explicam detalhadamente as coisas, mas conforme a história vai se desenvolvendo você vai ligando os pontos, sinto que a cada leitura você enxerga cada vez mais sinais.
Com Pássaro de Corda, eu me perguntava do que realmente se tratava essa história.
Essas coisas estão acontecendo mesmo ou é tudo uma metáfora?
Com personagens interessantes e uma história intrigante, o livro de prende do início ao fim, mesmo que pareça um pouco confuso, você simplesmente quer saber onde tudo isso vais dar e vai se surpreendendo com os acontecimentos.

guimpinheiro 02/08/2022

O livro que me abriu o universo de Murakami
Em 2013, durante uma aula chatíssima na faculdade, decidi pesquisar no Google ?livros que todo mundo deveria ler?. Em um post da época que o Quora era bom, estava lá uma lista com o nome do Haruki Murakami e o livro ?The wind-Up Bird Chronicle?. Pensei, por que não? Baixei o livro e comecei a ler ele em PDF durante as aulas.

Comecei a ler e fiquei fascinado pela leitura tão diferente de tudo que já havia lido. Narrativas difusas, personagens encarando o estranho e fora da realidade de forma como mais um dia tentando elaborar o que estava acontecendo. Descrições ora minuciosas ora pontuais sobre refeições, baldes de gelo e música clássica. A entrada da história militar do japão no meio da trama, metáforas e simbolismos tão curiosos como um rabo de um gato que já não era tão mais torto assim.

Enfim, um livro fantástico que devorei e me deixou com um gosto de quero mais. E, por sorte, o autos começou a ganhar notoriedade no Brasil tendo suas obras públicas por aqui, e eu sempre indo atrás. Li 1Q84, Kafka à Beira-Mar (meu favorito), Minha Querida Sputinik, Assassinato do Comendador, o Incolor Tsukuro Tazaki e seus anos de peregrinação e O que eu falo quando eu falo sobre corrida.

Foi uma felicidade para mim essa aula ser tão chata. Sem ela, não teria conhecido Murakami. Foi quase como o destino, mexendo seus pauzinhos um a um como uma grande teia sendo construída.

E hoje, 9 anos após aquela aula, reli a versão brasileira do livro que, para minha felicidade, quase não me lembrava da história. Foi ótimo reviver essa crônica do pássaro de corda e de, mais uma vez, confirmar a genialidade do autor.

Jão.Silver 25/06/2022

Crônica do pássaro de corda
Foi um sacrifício terminar esse livro, tive de pausar a leitura várias vezes, e só consegui finalizar ele 4 meses depois praticamente.
Sinceramente, não gostei da proposta do livro, e nem do desenvolvimento. Não sei o que sinto em relação ao autor, já que tive uma experiência maravilhosa e outras muito medianas, que infelizmente se sobrepõem.
A escrita de certa forma consegui te prender, mas não o suficiente para se garantir por 700 páginas.
Acho que no fim não irei ler mais nenhuma obra dele, finalizo a resenha sem nenhuma conclusão.

isis 23/06/2022

When thaw
Is not below us
No, can't grow up
In that iron ground
Claire, all too sore for sound''
isis do futuro, você ainda lembra do que esse livro fala? por que eu acho difícil vc lembrar dos inúmeros capítulos dentro do poço e jamais esquecer os relatos de guerra, sinto que eu mesma poderia contar eles como se fossem meus, com tantos detalhes é possível ter certeza que tudo aconteceu ontem a tarde. Eu já esqueci boa parte para falar a verdade, esperava mais desse livro, vc sabe. Foi difícil passar cada página com esse personagem tão vazio quanto seu poço. Sei lá pode ser bobagem mais ele é tão sem graça e eu amo personagem sem graça. Toru nem tentou se defender para mim e me fazer gostar dele, que era só uma pequena impressão, 82917137 paginas se passarem e eu ainda nao sabia quem aquele cara ele, poderia ser tanta gente que acabou não sendo ninguém. E sim das 5 mulheres presentes no livro 4 ele teve algo sexual relacionado, o que é uma surpresa boa até você sabe. Assim como a música escolhida essa livro me dá uma profunda melancolia.
Como pode um livro de 790 páginas não me gerar mais nenhum comentário, não consigo pensar mais em nada que não seja uma parte que o personagem principal é citado, sem ele esse seria um livro que pudesse ser por mim, lembrado.

Renata Barreto 19/06/2022

"A realidade nem sempre era verdade, e a verdade nem sempre era realidade."
Quase 800 páginas de um cara contando a história de um gato dele que sumiu e, apesar de não parecer, é uma história incrível, marcada toda por essa frase ai de cima. Parece um sonho daqueles que a gente se esforça pra acordar e nesse esforço tem de tudo: vontade de ficar um pouco mais, medo, angústia, insegurança, expectativa de que as coisas fiquem inteligíveis... amei!

Gabriel 16/04/2022

Doideira!
Essa é a obra mais surreal do Murakami que eu li. Porém, é a mais robusta e completa que tive contato. Grande parte dos elementos que contém em seus trabalhos estão ali, mas não diria (pelo menos até agora) que ele é um escritor de uma nota só. Existe um tratamento diferente em relação a questão do autoconhecimento. Ultrapassa a questão individual e penetra no inconsciente coletivo de gerações na sociedade japonesa. É um livro muito aberto e sem muitas explicações o que deixa o leitor imerso de uma maneira viciante. A todo momento existe uma instigação pela busca de significado. É uma doideira só! O melhor dele até agora.

andy.meireles 02/03/2022

só o murakami pra fazer eu ler um livro de quase 800 páginas
olha, que missão foi pra eu ler esse livrão, viu? não sou muito fã de livros grandes assim, eu geralmente abandono na metade ou simplesmente nem começo, mas eu garanto que esse vale a pena por cada página lida

como um bom livro do murakami, terminei e fiquei refletindo olhando pro teto sem saber o que dizer? se alguém me perguntasse sobre o que é o livro eu provavelmente diria ?ah, é sobre um cara que tá procurando o gato dele que sumiu? mas a história é obviamente muito mais do que só isso kkkkkkkk

10/10 obra prima

Marcele 22/02/2022

Simbolismo ou realidade?
crônicas do pássaro de corda - Haruki Murakami

E vamos de mais uma leitura nipônica!
Já li outras obras desse autor que é muito popular, inclusive vi em algum lugar que seus leitores/fãs se reúnem para torcer por ele no Nobel de literatura. Um escritor popular com uma narrativa muito fluída, o que não quer dizer que não seja carregada de informações. Muitas das suas obras estão colocadas entre o realismo fantástico, mágico e me agrada muito. Porém tenho a impressão que deveria estudar um pouco mais dos contextos de religiões orientais para me aprofundar nessa interpretação!
Esse livro assim como ?Kafka à beira-mar? trouxe um sentimento de incômodo, perturbação dos sonhos, fascínio e desejo de descobrir junto com o personagem o desenrolar da trama.
O personagem principal Toru Okada, é um jovem casado que se vê perdido na profissão e decide por abandonar o trabalho para resolver o que fará daqui para frente. Nesse momento o gato que ele tem com a esposa Kumiko Okada, cujo nome é Noburo Wataya (nome do irmão de Kumiko que eles não tem muito afeição) desaparece. A partir do desaparecimento do animal a narrativa se desenrolada e inicia um fluxo de acontecimentos tanto inesperados como sobrenaturais, que abrem espaço para dúvidas sobre o real, o irreal e o simbolismos dessas passagens.
Outra coisa interessante são os contos relacionados ao Japão durante a guerra, relação com a Mongólia e Manchúria, o lado sujo da disputa.
E por último um detalhe que gostei muito desse livro é que ao surgir cada personagem tem uma história sobre si mesmo para compartilhar, fazendo com que nosso personagem principal se torne ainda mais carismático, pois passa a impressão de que as pessoas que estão ao lado dele se sentem tão à vontade que desejam compartilhar seus segredos profundos.
Enfim? recomendo!

bolodelaranja 13/02/2022

Coloquei três estrelas mas ta mais pra 2.5 ou 2.75. Eu tenho meus problemas com o jeitão do Murakami e esse livro é uma exibição de vários deles. É um livro bem "comecei a ler autores asiáticos agora" pra muita gente (Average leitor do murakami etc etc), mas pra mim ele devia escrever coisas bem menores que isso.

Hamilton* 26/01/2022

Eu tive que pensar bastante sobre esse livro, não para saber o que escrever, mas sobre como. Ele é estranho, essa frase o resume tanto o livro quanto a maior parte dos seus personagens, e eu falo isso de uma maneira extremamente benéfica, ele é estranho, por não ter um padrão, e por ter uma estória não comum. E já que eu só não quero soltar spoilers, termino por aqui.

Vic 12/01/2022

Um romance enigmático, insano, claustrofóbico e inquietante
O romance "Crônica do Pássaro de Corda" de Haruki Murakami é ambientado no Japão, mais especificamente em Tóquio, durante os anos 80, gravitando em torno de Toru Okada, um homem com cerca de trinta anos, casado com a reservada Kumiko em meio a uma rotina banal. A ordem de seu cotidiano é quebrada quando o gato do casal some, o que desencadeia uma série de eventos estranhos, enigmáticos e insanos, com personagens ainda mais excêntricos e improváveis.
A obra é repleta de elementos do realismo fantástico, onde fantasia e realidade estão tão entrelaçadas que a fronteira entre uma e outra é muito turva, como se uma fosse extensão da outra, um reflexo, cuja ordem é sempre invertida: o que é real parece irreal, o que é sonho é mais tangível.
Há uma série de mistérios, metáforas e discussões filosóficas, tornando a trama intrigante e fascinante, transmitindo um magnetismo incrível que atrai e sorve a atenção do leitor, conduzindo-o em uma espiral insana constituída por um mosaico de histórias aparentemente desconexas, mas que são costuradas pela linha enviesada do destino, que mesmo com eventos improváveis, a lógica da narrativa permanece intacta.
Ao meu ver, Murakami transmite em sua obra, como um todo, o cerne do "ens?", o círculo, uma prática oriental da tradição zen, que é a iluminação por meio de um processo que no ocidente chamamos de catarse, cujo o sofrer resulta no florescer de virtudes. O protagonista, Toru Okada, é retratado inicialmente como um homem submergido na letargia do cotidiano, estagnado no tempo, imerso no automático, que metaforicamente só percebe as rachaduras e fendas depois que o templo converteu-se em ruína. Ele passa por um longo processo, guiado por personagens atípicos e acontecimentos surreais, ele é guiado para as profundezas, para os meandros abandonados de si mesmo, se depara com seu próprio desmoronamento para reencontrar-se, uma busca catártica por autoconhecimento.
É um deleite acompanhar o desenvolvimento desse personagem, sua jornada é habitada por uma série de duplos (dopplegängers), simbolismos, metáforas, ciclos que se conectam e relações especulares, por meio de elementos do fantástico e do surrealismo, com uma ótima dose de contexto histórico, abrangendo alguns períodos obscuros do oriente. Como o ens?, Toru passa por um processo que não é baseado na perfeição, é repleto de percalços, erros, desníveis, tensões e sofrimento, mas que muda Okada para sempre, propiciando autoconhecimento e transformando sua relação com os elementos da exterioridade.
Por meio de uma trama não-linear em inúmeras passagens, Murakami aborda em seu romance temas como a liquidez da atualidade, com seus relacionamentos vazios e raquíticas conexões, crise de identidade, autoconhecimento, a ambiguidade da natureza humana e a profunda violência que transpassou o Japão em seu passado durante os conflitos bélicos. O autor consegue transmitir genialmente uma atmosfera claustrofóbica, enigmática e inquietante, que se enquadra perfeitamente no conceito freudiano de estranho familiar, assim como as obras discutidas pelo grande criador da psicanálise em seu ensaio.
É uma obra espetacular que propicia uma experiência marcante, revelando o poder que a literatura tem de remexer em nosso âmago e nos desestabilizar. Recomendadíssima! Sem dúvidas, já é um dos livros da minha vida! Com certeza muitas releituras estão por vir. Se algum dia for adaptada aos cinemas (e aguardarei ansiosamente por esse dia) serei a primeira a comprar os ingressos.
Samuel Chaves 12/01/2022minha estante
Iniciei a leitura da obra dele chamada "sono". Eventos estranhos, enigmáticos e personagens excêntricos parecem ser uma marca bastante presente nas obras dele. Pois alguns elementos que você relatou, também já começam a aparecer no livro que estou lendo. Estou gostando muito até agora.

Vic 12/01/2022minha estante
Não conhecia essa obra, mas pretendo ler outros textos do autor, acredito que esse vou gostar bastante, já que amei esses elementos. Murakami é incrível, tem um estilo muito único.

Bruno.Fales 04/01/2022

Pássaro de Corda e o Absurdo
Em Crônica do Pássaro de Corda, Haruki Murakami nos leva a uma jornada incomum e curiosa pela vida do protagonista Toru Okada, um sujeito estritamente comum vivendo os anos 80 no Japão.
Okada é um homem sem norte na vida, cursou Direito, mas nunca se interessou em prestar exame de ordem para advogar, trabalhando em um escritório como um faz tudo. Ele cansa de seu trabalho mecânico e monocromático e decide largar o emprego, ocupando seu tempo com trabalhos domésticos e refletindo sobre o que fazer com sua vida. Sua esposa, Kumiko, trabalha para sustentar o casal em uma editora de revistas e livros, uma mulher que aparenta ser tão comum quanto Okada.
A narrativa segue tranquila e ordinária, com elementos excêntricos, como memórias de visita do casal a um idoso vidente, bem como a apresentação de personagens da família de Kumiko que simbolizam bem a ideologia japonesa de orgulho e subjugação. O ponto de inflexão da história é o sumiço do gato do casal, que a priori leva o nome do irmão de Kumiko, Noboru Wataya.
A partir daí personagens estranhos e com discursos pouco objetivos aparecem na narrativa, fonte de confusão e frustração para Okada, que resume nas últimas páginas do livro: ?Bom, essa série de acontecimentos está muito confusa, com muitos personagens entrando em cena, coisas misteriosas surgindo sem parar... A gente fica sem entender o que está acontecendo se pensar de maneira ordenada na sequência de tudo. Já ao recuar alguns passos e analisar as coisas com certo distanciamento, a história passa a fazer sentido (...)?.
Um impasse simples que serve de combustível para todas as páginas subsequentes é interpretado por Okada como um intrincado e ininteligível quebra-cabeças. Uma das perguntas centrais que podem ser levantadas: a razão serve bem a nós humanos, mas quando não serve, o que fazer? Crônica do Pássaro de Corda é uma obra que remete e faz referência ao Absurdo de Albert Camus e degringola em um vórtex irracional, onírico e simbólico do cotidiano de um japonês trespassado pelo passado de seu povo em continuum com o presente de seu próprio vir-a-ser.

sara320 30/12/2021

?ric-ric? faz o pássaro de corda
a crônica do pássaro de corda é uma obra muito mais ramificada do que eu imaginava. cada detalhe, acontecimento e palavra dita têm sua importância para o seu entendimento como um todo; no fim, tudo faz sentido e se encaixa - o que nem precisava ter acontecido, já que só de entrarmos em contato com os escritos do murakami a leitura já valeria a pena (sou sim muito murakamista). aqui você encontra gatos, guerras (em todas as suas definições e esferas de aparição possíveis), a condição humana explorada no seu mais profundo íntimo e muitos ensinamentos de vida. espero que o autor japonês continue dando corda nos seus livros por muito tempo.

Vitor 27/12/2021

Como descrever como foi a experiência lendo esse livro? É muita coisa doida acontecendo, muitos personagens estranhos, muita reflexão sobre a vida, muita raiva do personagem principal que é um banana. Não parece que tem essa grande quantidade de páginas, a leitura fluiu muito bem