Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Ricardo 26/12/2021

Não será exatamente uma resenha
Porque eu ainda não sei se eu gostei desse livro e não sei exatamente se se o verbo "gostar" é o correto aqui.
Não sei como falar para quem nunca teve alguma experiência com esse tipo de literatura no qual eu ainda só encontro em "livros asiáticos", japoneses, e ainda assim tenho muito pouca experiência nessa literatura para oferecer uma noção do que desejo falar.
O livro tem um clima relativamente parado, até um certo momento parece que está perdido em uma história estranha ou simplória, mas a quem considerar que eu começou é chato (não foi meu caso), convido a manter a leitura até próximo das primeiras 200 páginas esse ainda é considerar que não vale a pena, então pare.
Lia algumas páginas por dia, gostava e continuava minha rotina, mas em um certo momento eu queria não parar de ler, por isso acho que ele pode ser uma opção interessante a quem prefere "literatura contemporânea" também.
Para quem gosta de sair de sua "zona de conforto", a sugestão do livro pode ser bastante proveitosa.

Gisele 16/12/2021

Não sei como comentar sobre esse livro. Parece que nada faz sentido, mas tudo faz sentido de um jeito tão especial... Excelente leitura.

Jules 09/12/2021

Espero que você consiga encontrar a chave para dar corda
Nesse livro a escrita envolvente do autor nos transporta para um realismo fantástico absurdo.
O cotidiano ordinário de Toru Okada nos é apresentado e a estória começa a tomar rumos inesperados com o sumiço do gato do casal Okada, e de repente personagens e situações excêntricas começam surgir?
É difícil, pra mim, resumir esse livro, ele é todo um universo e ao mesmo tempo não é nada, mas a frase que pode minimamente fazer isso é a seguinte: ? a realidade nem sempre era verdade, e a verdade nem sempre era realidade?.

Tenho alguns problemas com esse livro, preciso fazer uma análise melhor no futuro.

Gilzão 03/11/2021

Uma das obras mais profundas
Excelente! Uma viagem aos cantos mais escuros do inconsciente humano! Li uma vez e o reli, com muito gosto...

Lali 18/10/2021

É incrível a capacidade de Murakami de passear pelo fantástico sem nos deixar perder o senso de realidade em nenhum momento. A todo momento você consegue sentir tudo que Okada sente, de forma vívida e intensa. Realmente uma obra prima.

Leo 19/08/2021

Te deixa pensando
Já terminei há um tempo, mas só agora vim escrever uma resenha porque ainda penso nesse livro. Comprei e demorei pra ler, enrolando pela quantidade de páginas, mas, assim que peguei, não me arrependi em nenhum momento.

O livro é cheio de metáforas - comum nas histórias do Murakami - e dá pra fazer várias conexões com o que vivemos. Tenho impressão que é daqueles livros que, a cada releitura em diferentes momentos, vai se conectar diferente. É uma grande metáfora da vida.

LSV 12/07/2021

Para ser honesta não sei nem por onde começar essa resenha...
O livro certamente é enorme, mas fiquei impressionada com o quão rápido eu li!

A escrita do Murakami é única... a forma detalhada como os ambientes e os personagens são descritos me fizeram entrar na história de uma maneira que nunca tinha experimentado, conseguia ver os objetos, escutar os sons dos pássaros e até mesmo sentir cheiros. Fiquei completamente imersa na atmosfera sensorial criada pelo autor com perfeição.

Também me encantou a complexidade de cada um dos personagens. Todos os indivíduos criados por murakami são acompanhados por histórias repletas de mínimos detalhes, dando sentido para cada um dos personagens dentro da história. Senti como se não houvesse personagem secundário, como se cada um dos personagens fosse o principal por um momento dentro do livro.

Desde críticas políticas e socioeconômicas, reflexões sobre um fantasma da violência da guerra e das bombas atômicas, até questionamentos de cunho filosófico sobre o inconsciente individual de cada personagem, Murakami tece uma narrativa que se concentra em uma espécie de limbo entre a realidade e o sonho, dando um aspecto ainda mais emotivo ao livro.

Não acho que posso dizer que acabei a leitura entendendo toda a complexidade proposta pela narrativa, mas sendo honesta não estava esperando isso mesmo rs. Sinto que o livro me mostrou novas perspectivas sobre as quais posso enxergar o mundo, mesmo tendo compreendido apenas uma porcentagem de tudo aquilo que foi proposto por Murakami durante sua escrita, além de ter sido uma experiência sensorial incrível. Assim, recomendo fortemente a leitura!

sabrina 06/07/2021

crônica do pássaro de corda - haruki murakami
esse foi o meu segundo contato com a escrita de Murakami e digo que esse foi um dos livros mais originais e surreais (no sentido literal) que já li em minha vida. sua escrita é feita de forma muito particular e única, totalmente crua e com reflexões de uma narrativa voltada para o mundo real e o surreal.

a narrativa vai abordar principalmente em como solidão pode alienar uma pessoa, como estar só pode afetar sua vida. Murakami tem uma característica de criar personagens que seriam secundários, porém são como personagens principais também e nisso conhecemos a história de cada um deles que durante a narrativa vão criando laços e trazendo mais sentido pra história (são personagens excêntricos e intensos, com muitas particularidades). Murakami também em grande maioria de seus livros traz contextos históricos de guerra em que se teve no Japão (um país que foi aliado ao nazismo) e que com certeza nessa narrativa também se encontra falando bastante sobre.

nesse livro não espere encontrar um enredo em que todos os problemas da narrativa sejam "solucionados", em muitos momentos você vai se pegar achando que foi "enganado" pela história não seguir totalmente linear e sim as vezes modificando perspectivas e deixando o leitor com muitas perguntas, é o tipo de livro que o leitor deve se entregar e ter a mente livre pra se permitir entrar nesse mundo real e surreal ao mesmo tempo, o tipo de livro que não se esquece!

Joana 01/08/2021minha estante
também noto muitas semelhanças entre Murakami e David Lynch. As cenas no outro mundo me lembram muito algumas cenas da 3ª temporada de Twin Peaks

André 14/06/2021

Metafórico porém real
Que livro interessante, esse é um livro que vale a pena ler de novo pra encaixar mais peças, mas não seria possível juntar todas porque cada leitor vai montar uma imagem dessa história baseado em si mesmo. Muita coisa é metafórica mas ao mesmo tempo é real, então é um livro que eu indicaria pra quem não quer todas as respostas, mas que gosta de analisar diferentes interpretações. O que os personagens representam? O que os acontecimentos refletem sobre os personagens? Camadas, camadas e camadas... Eu adoraria que tivesse uma análise profunda sobre esse livro, porque imerso nas emoções podemos sentir mas não racionalizar as respostas...

Thaís 04/06/2021

Até onde somos estrangeiros de nós mesmos?
O livro de fato é uma viagem, mas uma viagem gostosa e de uma escrita fluída entre o real e o surreal, que até então parece não ter sentido algum as simbologias presentes, mas ao logo dos capítulos, começam a fazer sentido, ou talvez damos o sentindo.

O gato, um dos símbolos, na minha opinião é o seu eu, e o ato de perder o gato, seria perde-se de si mesmo, gerando como consequências a sua separação e tantas outras transformações, levando-o ao fim do poço, que nesse caso não seria bem uma simbologia kkkkkk mas que o fez questionar-se, dialoga com a morte e o desespero (May) e só assim pudera sair dali e depois encontrar o gato.

Outra coisa muito legal que me chamou atenção, ainda na pegada real e surreal, é como ele mistura o mundo dos sonhos com fatos históricos, como exemplo a bomba e a segunda guerra, denunciando e anunciando os traumas causados.

Ainda não sei bem o porque do nome, o pássaro nunca foi visto por toru, nem por kumiko apenas ouvido, como uma espécie de presságio, que indica uma falsa ideia de comandar-se, de ter liberdade de si sobre si.
Em resumo, o livro pra mim fala sobre até onde somos estrangeiros de nós mesmos? Até onde conhecemos o outro de fato?

Giovanna1599 05/05/2021

fiquei obcecada por esse livro e eu só queria saber como as coisas iam terminar, acho que é meu preferido dele até agora

Nicole939 15/04/2021

Recomendo para iniciar com Murakami
Honestamente, se fosse o primeiro livro lido do Murakami, ganharia 5 estrelas. Crônica do pássaro de corda possui quase tudo do famigerado "bingo do Murakami". Todas as suas obras possuem elementos parecidos. No entanto, todas as suas obras são absurdamente imersivas.

K.Lima 14/04/2021

Esoterismo usado com bom gosto
"Quando abro um microondas fico tão espantado por ainda encontrar lá dentro a comida que acabei de colocar quanto ficaria caso essa comida tivesse se transformado em outra coisa". Parafraseei do livro porque não achei a frase. Acho que essa frase descreve perfeitamente o sentimento que percorre quem lê uma ficção com elementos esotéricos como essa.
Se usado com mal gosto, o esoterismo destrói a narrativa, já que o sentido das coisas passa a ser constantemente questionado; nesse caso, a narrativa perde seu encontro com a realidade, quem lê o livro passa a sentir-se como alguém que lê a descrição de um sonho. Quando usado com bom gosto cria-se uma experiência única, uma mistura de viver e sonhar. Difícil explicar mas Crônica do Pássaro de Corda é um exemplo perfeito disso.