Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Sofia.Zuconelli 21/03/2023

O trágico e o sublime
O pássaro de corda é de uma alma excepcional, nem todas as suas ações possuem explicação e sinto que perdi alguma informação importante para o entendimento completo da história. Sinto que faltou algo para a ?chavinha virar?, acho que me decepcionei com a trama trágica de Kumiko ao esperar uma explicação razoável para seu desaparecimento.
A partir de certa parte do livro, surgem muitos personagens e a história começa a ir para rumos completamente diferentes até chegar no final do livro onde estas se desenrolam de uma forma bem rápida e não tão clara. Para mim faltou certa conexão entre estes rumos, como em ?Kafka a beira mar? onde Murakami consegue criar uma conexão genial entre as histórias.
Mas acredito que na essência, é isso que o autor entrega em seus livros, personagens espirituosos com um leque de acontecimentos simultâneos, histórias que ao ler, você nunca conseguirá prever o que acontecerá a cada parágrafo. Há uma certa beleza em não saber o que se esperar em algo, acredito.

Joao 12/03/2023

O interessante dos livros do Murakami é que o mais interessante está nós encontramos ao acaso, em uma e outra história contada por alguém que não faz parte da trama central. Tudo é muito arrastado, cheio de idas e vindas, ainda assim é uma leitura curiosa e agradável. Murakami é um escritor singular realmente. Parece um autor que não está interessado em impressionar seu leitor, parece escrever apenas para si mesmo.

Reginaldo Pereira 04/03/2023minha estante
Se você gostou do Pássaro de Corda, provavelmente vai gostar ainda mais de Kafka à Beira Mar!!!!!!!???

Antonia 04/03/2023minha estante
quero muito ler esse livro tbm ?

Willian 15/02/2023

Mais Murakami que isso é impossível
Crônica do pássaro de corda foi a obra que mais senti o Murakami desenvolver melhor seus personagens, acho que não teve um que não gostei minimamente. O que mais gostei aqui foi que você realmente entra na história e fica imerso nas desgraças e nas coisas inexplicáveis junto com o Okada o tempo todo.

Leila 11/02/2023

E eis que aqui encerro minha carreira com a obra ficcional do Haruki Murakami! Não aguento mais o haxixe estragado que encontro em suas obras. (eu gosto de um livro doido, mas tudo tem limite). Cansei também da repetição de elementos que vi em praticamente todos os livros de realismo mágico dele (as obras mais realistas contém alguma coisinha também), mas poços, meninas novinhas com caras mais velhos, senhoras com moços mais jovens, mundo paralelo, coisas estranhas saindo de dentro de corpos humanos e por aí afora é o que vi em todos os livros que li dele, e olha que não li todos e nem posso dizer que li tantos assim também não, mas pra mim já deu o que tinha que dar. Leitura tem que ser por prazer (além de ser por conhecimento e informação) e ler pra se estressar não dá. Depois de Kafka À beira-mar que odiei com força, li + 2 com suspensão de crença e me abstraindo totalmente para poder aproveitar melhor, mas realmente não adianta forçar algo que não está no meu gene, não gosto muito desse viés dele. Gostei demais, amei até O incolor Tsukuru Tazaki e também do Romancista como vocação, então se aparecer livros do autor pé no chão e não-ficção eu encaro, todos os outros, carreira encerrada.
Dito tudo isso, eu diria que se você nunca leu nada do autor e quer conhecer, encare logo esse livro dele que contém todoossss os elementos que o autor utiliza e aí você já terá um panorama completo de seu estilo e gênero, se você gostar, cai dentro dos outros que a diversão será garantida, agora se for do meu time, se dê por satisfeito e não sofra mais lendo outros (exceto O incolor Tsukuru Tazaki que é lindo e fora da curva). É isso...simbora pro próximo.

Rafhael.Marsigli 08/02/2023

Muramaki em seu melhor
Haruki Muramaki é realmente diferenciado, a quantidade de camadas que ele consegue inserir em sua narrativa são de uma beleza e riqueza admiráveis. Se você ainda não leu nada desse escritor, prepare-se para algo diferente!

O livro começa com Toru e Kumiko buscando seu gato perdido, não sei como falar do resto sem spoilers. Mas muita coisa acontece nesse meio tempo entre a realidade e o sobrenatural. O que é real? O que é fantasia? Se prepare para uma leitura que envolve traição, diferentes realidades, sexo, guerra (sim, até guerra), tramas não resolvidas (que se encontram no final), personagens profundos e complexos, longas histórias e diálogos comuns.

Sim, vale a pena a leitura! Se você gostar de um livro do Muramaki, vai querer ler o resto logo.

felipe.gugel 19/01/2023

Melhor livro do Murakami (que eu já li)
766 páginas depois, terminei. Levei um ano para terminar esse livro, em meio às leituras obrigatórias da faculdade. Mas acho que essa leitura também foi lenta por ser um livro que precisa ser muito apreciado. É uma linguagem simples, mas que precisa de uma leitura lenta e reflexiva. Murakami consegue seu ponto alto em criar um mundo paralelo cheio de mistérios. É o melhor dele.

Bia 06/01/2023

"aparentemente, as pessoas caem da borda do meu mundo. Todas caminham até ali e, de repente, somem. Acho que deve haver uma espécie de borda em algum lugar" (p. 416).

"Será que o mundo é uma espécie de roda gigante onde a gente fica dando voltas sem sair do lugar?" (P. 517).

Tiago Mujica 17/12/2022

A realidade nem sempre era verdade, e a verdade nem sempre era realidade.
Crônica do Pássaro de Corda é um desafio. Você deve ter uma bagagem, não apenas de leitura, mas de vida para aproveitar melhor o texto e conseguir enxergar as suas camadas.

A história é intensa e confusa, muitas vezes seguindo longas tangentes que são interessantes, mas não parecem se encaixar claramente na linha do tempo da história. Um tanto quanto arrastado pela falta de pontos de virada, somado a sua grande quantidade de páginas.

Com incrível simbologia, no realismo mágico de Murakami tudo é uma metáfora de perfeita semiótica. Murakami reflete e explora as questões do dia a dia, da rotina, a deturpando na intenção de mostrar a irrealidade da vida que não é vivida com propósito. O absurdo de Kafka como um instrumento de crítica.

Como a grande maioria dos protagonistas de Murakami, Okada é um homem de classe média aprisionado na letargia do cotidiano, que não vê razões para dela emergir até que algo fantástico o force a fugir da estagnação. A partir de acontecimentos absurdos, Okada caminha sobre seu próprio despertar e sobre a história do Japão.

Murakami explora o despertar do indivíduo através da catarse, da destruição através de pequenas dores das camadas formadas por nossos medos, comodidades e preguiça e que escondem nossas virtudes. O enso (um círculo) define o estado de espírito Zen, simboliza o vazio e a iluminação budista ou, por outras palavras, o despertar.

Para apreciar a jornada, o leitor deve se permitir a loucura controlada apresentada.

Luisa 09/12/2022

Meu Deus.
Levei uns dois meses para ler, e acho que super valeu a pena. A história é incrível, trata de vários temas diferentes e tem reviravoltas que ninguém esperaria. Os personagens são incríveis, essa é a primeira obra que leio onde todos os personagens são bem escritos e tem histórias interessantes. Algumas coisinhas ficam em aberto no final, se o livro tivesse mais trezentas páginas eu as leria facilmente. Amo muito tudo que o Murakami escreve, e esse é facilmente um dos melhores livros que eu já li na minha vida.

anaartnic 05/11/2022

Um livro em desordem sobre a desordem no mundo
Depois de ter lido 1Q84 acredito eu que nada mais me impacta quando se trata de Murakami, o extraordinário e irreal passa a ser algo tão normal quanto as cenas cotidianas que ele descreve. Com esse preparo, me joguei em Crônica do Pássaro de Corda e já aviso dou como incentivo aos que temem pelo tamanho do livro: Ele possui ligação com 1Q84!

O livro conta a história de Toru Okada, que a partir de certo momento adere ao nome ?de guerra? Pássaro de Corda. Ele possui uma vida ordinária, sempre fazendo tudo do jeito certo, mora com a esposa e seu gato, mas como é de praxe nas obras de Murakami, coisas estranhas acontecem. Ao som do canto de um misterioso pássaro que faz som de ?dar corda?, o seu mundo passa a se desordenar: o seu gato some e, pouco depois, sua esposa vai embora de casa.

Ao procurar pelo animal em seu bairro, Pássaro de Corda passa a explorar um beco, que possui uma casa repleta de mistérios cujo quintal contém um poço seco. Para além da busca pelo gato, nosso protagonista busca entender a misteriosa separação de sua mulher, pois não vê como plausível o motivo dado por ela. Neste ponto, a vida comum e 'normal' passa a incorporar questões 'fantásticas' e um tanto malucas.

O livro possui MUITOS personagens, desde o cunhado rival, irmãs esotéricas com nomes de ilha, uma vizinha meio-psicopata, soldados que participaram da guerra da Manchúria, mãe e filho com negócios misteriosos. Eu vejo em cada personagem uma condição de existência plausível, a histórica não seria a mesma sem eles, porém o autor não dá um desfecho exato para alguns deles, isso me deixou um pouco decepcionada sobretudo por serem histórias repletas de mistérios que eu queria muito ter mais informações sobre.

A obra possui também reflexões muito interessantes sobre o ?ter uma função? na sociedade, há também uma crítica à sociedade japonesa, linkadas com os resquícios das guerras e crises que o Japão participou/lidou. Existem muitos elementos com sentidos figurado (principalmemte animais) e reflexões filosóficas em meio ao caos que se instaura na realidade de Okada, as citações e referências em relação a isso, para mim, foram a fonte mais rica da obra.

Foi uma leitura interessante, eu me senti perdida em vários momentos, mas a sensação de estar em um mundo em desordem tal como o Pássaro de Corda foi memorável, acho que até agora não me recuperei de alguns acontecimentos (e acho que por isso demorei tanto com esta resenha).

A leitura vale muito, mas não espere que todos os pontos tenham nós, porque ?a realidade nem sempre era verdade, e a verdade nem sempre era realidade?, a gente vive em um mundo em desordem aqui também, mas talvez não tenhamos tempo de parar e notar.

Joao366 18/10/2022

Mergulho
Qualquer resenha minha sobre esse livro não irá fazer jus a magnitude do mesmo. O que ele significou pra mim, no momento que eu li, despencou seu peso de profundidades sobre minha cabeça. O livro é um mergulho, tão fundo e tão profundo que existe o porque de seu tamanho de mais de 700 páginas. Não é um livro redondo, não é objetivo, essa que é a magia dele! De tão surreal que é a leitura, eu me senti mais conectado e quase como um reflexo de minha consciência.

simplesmente maravilhoso

Thaisa 28/09/2022

O puro suco do realismo mágico de Murakami!
Okada vive feliz há anos com a sua esposa, Kumiko, até que o gato deles desaparece. Como ela trabalha fora e ele cuida da casa, o rapaz fica responsável por tentar encontrar Noboru Wataya (o gato que, estranhamente, possui o mesmo nome do irmão de Kumiko). Buscando o felino na vizinhança, Okada faz uma improvável amizade com uma adolescente e também descobre que a casa em frente é conhecida por ser assombrada, já que todos os seus antigos moradores morreram de maneiras terríveis - isso sem contar que, no terreno, há um poço vazio que parece clamar pela presença de Okada...
Logo depois, uma mulher liga para Kumiko dizendo ter informações sobre o gato perdido. Porém, quando o protagonista a encontra, ela fala, de forma enigmática, que coisas bizarras estão para ocorrer na vida de Okada... O que se concretiza: ele descobrirá informações horrendas sobre seu genro, começará a trabalhar para uma estranha mulher e seu filho (que não fala, mas escreve várias histórias que intitula como Crônicas do Pássaro de Corda), conhecerá pessoas com poderes psíquicos, terá contato com as memórias de vários indivíduos (e será tanto uma esponja desses enredos quanto um espelho desses acontecimentos) e utilizará esse poço, sentando no fundo dele, na tentativa de achar uma resolução para um problema muito maior, pois além do sumiço do gato, Kumiko também abandonou Okada - ela deixa uma carta explicando que está voltando para a casa dos pais e para a proteção do irmão (um grande político), pedindo o divórcio, mas o marido recusa-se a jogar tantos anos e sentimentos pela janela sem nem mesmo conversar com Kumiko, tentando achar uma forma de encontrar a esposa e convencê-la a voltar para a casa.
"Crônica do Pássaro de Corda" foi publicado, originalmente, em três volumes (o que faz sentido, pois o volume é dividido em três livros); e sinto que se eu tivesse lido essa trilogia com mais calma, talvez eu teria aproveitado ainda mais essa leitura - o que significa que, no futuro, uma releitura será bem-vinda!
Ainda assim, eu adorei essa história: Okada foi o primeiro protagonista de Murakami que eu realmente gostei; o autor conseguiu espelhar muitas tramas, sem deixar de colocar Okada como o ponto central do enredo, sendo um humano tão perdido quanto o leitor, absorvendo tudo que ocorre com os outros personagens (psicologicamente e fisicamente); a narrativa é típica de Murakami, com uma escrita simples e reflexiva, explorando a vida real e a rotina misturada com elementos fantásticos, mostrando o brilhante realismo mágico tão famoso de Haruki, que acaba levantando milhões de perguntas durante a leitura, mas responde pouquíssimas delas, fazendo com que o leitor tire suas próprias conclusões; e além de adicionar, na trama, várias referências à suas obras (principalmente 3 contos com Noboru Wataya em "O Elefante Desaparece"), o autor também cria muitas metáforas importantes para a narrativa sobre solidão, perda, amor, trauma, medo e, principalmente, depressão.
Esse foi um livro realmente mágico e encantador, com centenas de reflexões cruciais e capaz de despertar as mais diversas emoções em seu leitor. Mais uma vez, Murakami constrói uma história magistral onde, como de costume, manipula nossos pensamentos e sentimentos como ninguém mais consegue!

stgabis 19/09/2022

As boas notícias são transmitidas em voz baixa
Olha, meu livro favorito da vida é uma obra do Murakami (1q84), então comecei a ler esse livro com muita espectativa.
Eu amo a forma de escrever do Murakami, me perco na leitura por horas, ele realmente consegue captar as nuances do comportamento humano e trazer para o papel.
Infelizmente eu achei esse livro meio vazio? Como o poço da casa dos enforcados. A narrativa é interessante e me prendeu do começo ao fim, mas sei lá, me senti como se sempre tivesse faltando algo. Uma inquietação dentro de mim.
Não consegui correlacionar os acontecimentos com o Canela, Noz-moscada, Creta Kano, May Kasahara... O próprio Okada nem é explorado direito. Me senti como se as histórias delas tentassem passar algo pela metade (ou eu que fui burro demais pra perceber as nuances).
A conclusão também é meio "????"
Ainda assim, foi um livro que gostei bastante, a leitura fluiu muito, mas me deixou com sensação de vazio, inexistência, como se faltasse algo que eu não sei dizer.

skyxlord 31/08/2022

Neste livro a minha paixão e fascinação pela escrita do Murakami não apenas se manteve, como, se intensificou, pois, ele consegue subverter muitas camadas em uma escrita cotidiana que não se deixa ficar enfadonha ou repetitiva, juntamente a isso, mistura muitos elementos fantasiosos, que reunidos, resultam em uma obra fantástica. Ademais, não tenho muito o que falar, acredito que, essa obra é uma daquelas que apenas lendo para saber e tirar suas próprias conclusões.
ps: norwegian wood permanece ocupando seu lugar como meu favorito