A vida de David Brainerd

A vida de David Brainerd Jonathan Edwards

Resenhas - A vida de David Brainerd

Núbia Cortinhas 04/03/2024

Um jovem missionário incansável que amava a Deus e a obra.
A Vida de David Brainerd entre os índios é um livro incrível que conta a história de um missionário que se entregou totalmente a pregar o evangelho aos povos indígenas da América do Norte no século XVIII. O livro é baseado no diário de Brainerd, que foi editado e publicado por Jonathan Edwards, um dos maiores teólogos do puritanismo americano.

O livro revela os desafios, as dificuldades e as alegrias de Brainerd em sua obra missionária, bem como sua profunda espiritualidade e seu amor por Deus. A leitura do prefácio, escrito por Jonathan Edwards, é super importante para uma melhor compreensão dos fatos e dos conflitos íntimos enfrentados por Brainerd.

O livro é uma obra clássica da literatura cristã e um exemplo de fé, perseverança e sacrifício. Você vai se emocionar e se inspirar com a vida de David Brainerd!
Fabio 06/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Núbia!???
Ja coloquei na minha lista!

Núbia Cortinhas 06/03/2024minha estante
Fábio, de vez em quando ainda me pego refletindo sobre esse livro. ?

Carol 30/07/2010

É um exemplo de vida e de servidão à Deus! É um pouco lento, principalmente, no início, mas tem uma mensagem muito edificadora. Indicadíssimo.

Maicol.AragAo 25/04/2020

Meu favorito depois da Bíblia, para apaixonados em biografia cristã,entra na classe de indispensável, muito edificante.

Joy 29/06/2023

Aaaahhhh que livro inspirador, constrangedor.
Percebi quanto preciso aprender amar a Jesus verdadeiramente e viver de forma que O honre.
Leeeiaaaam!!!

Zane Santos 07/07/2023

Necessário para quem prega.
Um relato do grande amor pelas almas, as dificuldades, as lágrimas, o amor, as orações, o jejum e até mesmo a enfermidades, porém tudo é necessário para uma alma reconhecer o grande sacrifício que Jesus suportou por nós.

Mateus Guarnieri 22/12/2020

Encorajador!
A VIDA DE DAVID BRAINERD é um livro biográfico de Jonathan Edwards, onde junta relatos do Diário do próprio David e adiciona mais comentários sobre a vida desse homem.
O Livro narra uma parte de sua infância, sua conversão, sua vida na Universidade e principalmente seu trabalho missionário em diversas tribos indígenas da América do Norte.
Em seu diário, Brainerd relata suas crises melancólicas, seu sucesso em sei trabalho missionário, e a sua grande luta contra uma tuberculose, que o matou, mas ainda assim ele continuou fazendo o seu trabalho nas tribos.
Seus últimos dias passados foram na casa de Jonathan Edwards, que fez vários relatos acerca da fé de David.
É um livro que vale muito apena ler, de um dos pioneiros das missões na América do Norte, recomendo muito esse livro!

Sandra452 10/10/2021

Uma vida de abnegação
Olá, amigos leitores!

Hoje quero compartilhar com vocês esta leitura incrível que acabei de finalizar: "A vida de David Brainerd", escrito por Jonthan Edwards, publicado pela primeira vez em 1749.

David Brainerd nasceu em Conecticut, em abril de 1718. De caráter melancólico e saúde debilitada (o que não impediu seu trabalho), Brainerd foi um instrumento usado por Deus no alcance de várias tribos indígenas americanas.

Jonathan Edwards teve o prazer de conhecer Brainerd e hospeda-lo em sua casa, onde passou seus últimos meses de vida, morrendo bem jovem, aos 29 anos. Com o consentimento de David, seus diários foram concedidos a Edwards, que publicou nesta obra porções dos mesmos.

Toda a vida de Brainerd foi dedicada às missões. Muitas vezes ele se encontrou desanimado, encontrando resistência entre os indígenas, mas, aos poucos e no tempo de Deus, Brainerd começou a colher os frutos de seu trabalho e muitas almas foram convertidas.

Brainerd anelava viver em santidade, desenvolver sua espiritualidade, ter um coração cada vez mais solícito para servir a Deus e desfrutar, no céu, da glória de Deus.

Quando li seus relatos enxerguei que não faço nada em relação à propagação do Evangelho comparado ao que fez David Brainerd (e ele achava que não havia feito o suficiente!). Sua vida serve de exemplo para todos nós, não só por sua contribuição missionária, mas por priorizar uma vida de comunhão e intimidade com Deus através de suas práticas devocionais.

Por isso, termino esta resenha com as palavras de Jonathan Edwards:

"Que o exemplo de David Brainerd conceda instrução particularmente aos missionários por seu trabalho, dedicação à oração, abnegação, sua resistência nas dificuldades, demonstrando constante determinação e paciência, e também por sua conduta fiel, vigilante e prudente, quanto a muitas outras questões."

Neila Porto 19/07/2022

Recomendo!
O livro é uma narrativa da vida de um missionário chamado David Brainerd, contado por Jonathan Edwards, que adiciona algumas informações extras ao diário do missionário.

Brainderd dedicou a sua vida após a sua conversão ao ensino da palavra de Deus, a pessoas imorais, alcoólatras, assassinos, idólatras, feiticeiros e especialmente aos índios.
Impactada com tamanha devoção ao nosso Deus, David Brainerd fazia do serviço a Deus a atividade mais importante, a que se dedicou e buscou com o maior empenho e diligência até o último dia da sua vida, em meio a todas as suas dificuldades.

Ele mantinha grande vigilância contra qualquer tipo de tentação, seja em pensamentos, fala ou ações, batalhando fervorosamente em jejum e oração, até que Cristo fosse aceito nos corações das pessoas as quais ele fora enviado. Sem dúvida recomendo a leitura deste livro!

Luh Duarte 26/10/2022

Muito precioso
Mais do que seus sermões a vida de David Brainerd muito nos ensina a ser um homem vazio de, cheio de compaixão para que o evangelho alcançasse outros, mas também totalmente apaixonado pelo Senhor.

É impossível ler esse livro e você não ser encorajado a todos os dias reconhecer diante do Senhor o quanto miserável nós somos e precisamos Dele.

O que mais me causou lágrimas nessa leitura não foi a sua morte, mas sim ver a paixão que Ele tinha pelo Senhor.

Que o Senhor ache em nós a disposição de nos tornamos homens como David Brainerd: vazios de si, mas totalmente apaixonado por Ele.

Danielle.Bevilaqua 22/12/2023

Uma vida dedicada a Deus
Nunca me identifiquei tanto e fui tão impactada pela vida de alguém como Brainerd. Talvez por ter lido esse diário numa idade tão próxima à dele na época, ou pelo seu temperamento melancólico, ou ainda por amar diálogos religiosos e espirituais, ou quem sabe por reconhecer a sua esterilidade, compreendendo que não passava de um pecador preservado pela Graça do Senhor.

?Minha alma dói diante de minha esterilidade e inércia, diante do fato que tenho vivido tão pouco para a glória do Deus eterno?

É tão inspirador ver sua vontade em ser útil para a obra de Deus e a compaixão pelas almas, a ponto de desgastar a própria vida pela expansão do Reino de Deus.

Que possamos ter fé em repetir a oração de Brainerd ao dizer: "Que ao deixar de ser útil, não continuasse vivendo"

Ao ler sobre sua missão de evangelizar os índios e testemunhar a conversão de alguns deles, ao ver os frutos colhidos em meio a tanto sofrimento e solidão, é impossível não se emocionar. Conseguia perceber a soberania de Deus em cada detalhe, em cada testemunho de conversão, reconhecendo algo genuíno que não poderia ter sido obra humana, mas sim a potente mão de Deus.

Mesmo ao fim de sua vida, morrendo tão jovem, a preocupação de Brainerd era unicamente glorificar ao Senhor, seja em vida, seja na morte.

?Oh, quão doce é sermos capazes de dizer de todo coração: Senhor, não seja feita a minha vontade, mas a tua.?

Niltom.Mota 13/01/2020

Leitura obrigatória para todo cristão
Como eu fui edificado com a leitura desse livro! O amor que David tinha pelos índios, pelo trabalho em prol do reino de Deus, o amor intenso pela santidade e um amor maior ainda pelo Senhor. Até nos últimos dias de sua vida ele se mostrou um cristão autêntico desejando que a morte viesse logo para se encontar com o seu Senhor. Deus queira que possamos ser assim como o irmão David foi. Soli Deo Glória.

Raylane Rocha 26/06/2021

Um arauto aos peles-vermelhas
A vida de David Brainerd é um testemunho incrível sobre um jovem comum e temente a Deus.
Sua entrega total ao ministério e seu amor pelos pecadores tocam o coração.
Este homem viveu para o seu chamado até sua morte precoce e deu tudo de si pelo Reino de Deus.
Há muito o que aprender com a vida deste missionário.

Natha 15/11/2022

Para glória de Cristo
Esse livro me trouxe duas questões que muito me tocaram?

Primeiro, que ao conhecer e ler sobre a vida cristã de Branierd eu não tive como olhar para a minha vida cristã e perceber quão pouco, quão insignificante é o trabalho das minhas mãos no Reino, isto me envergonha, me perturba e me faz questionar como posso melhorar?

Segundo, que está em Cristo não significa isenção de aflições, dores, sofrimentos, não! Estamos todos sujeitos, todavia Jesus disse, ?não temas, eu venci o mundo? ?Eu estou contigo?. As aflições e agonias que antecederam a morte do Brainerd me assustaram, sim, pode ser doloroso? que possamos olhar para Cristo e perseverar como ele perseverou, a falar com segurança ?vem Senhor Jesus, estou pronto!?

No fim de tudo, penso eu ?miserável homem que sou, só Tu Jesus pode me livrar!!? E digo quão pequena, quão pequena sou, e é por isso que as palavras do Brainerd reflete o ardor do meu coração nessa caminhada ?Se algum dia eu chegar ao céu, assim será porque agrada a Deus e nada mais; pois de mim mesmo nunca fiz qualquer coisa, senão afastar-me dEle!?

Finalizo dizendo que este livro deve ser lido, sim leia! Leia e cresça!

??? quilolitros de lágrimas

Nicole.Dimitria 02/03/2023

Inspirador e uau!
A história de vida de David Brainerd é inspiradora, desde a sua conversão até sua morte ele ensinou, pregou e orou engrandecendo o nome do Senhor. Tantos ensinamentos compartilhados por ele me seguirão pelo resto da minha vida. Ele foi um grande homem de Deus!
Um ensinamento que mais me impactou foi que tudo na vida dele resumia-se em adorar e render glórias a Deus, unicamente a Ele. Tudo o que ele fazia é para engrandecer o nome do Senhor!!
Ele foi um homem que realmente entendeu o evangelho e viveu ele!
Recomendo a leitura!