O jogador

O jogador Fiódor Dostoiévski

Resenhas -

Otoniel.Filho 31/10/2020

O jogador
Dostoiévski mais uma vez incomparável em seus livros, excelente livro!

Johniere 16/11/2021

Quem minimamente gosta de uma boa prosa de ficção ou até mesmo quem tenta se aprofundar na leitura desse gênero, sem dúvida, já ouviu falar de Dostoiévski. Nascido sob o nome Fiódor Mikhailovitch Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, ele tornou-se uma sombra para toda literatura mundial. Sua escrita tornou-se um rizoma dictivo para o romance. Seus diálogos, as personagens constituídas de uma paletas de ideias, as contribuições linguísticas de suas obras nos ofertam narrativas que impressiona qualquer modelo de leitor. Quem está diante de tai dicção tem a impressão de que Dostoiévski guarda um molho de chaves que pode abrir a alma humana e todos os seus dilemas. Lemos em suas obras uma profunda análise da psique humana, assim consegue nos transferir para suas histórias.
Os romances de Fiódor, na Rússia do século XIX, foi: 1) jornal, quando não havia imprensa livre ; 2) púlpito, num contexto no qual a Igreja se calava antena dor do povo; 3) voz profética/escatológica, acredita em reino de Deus vindouro; 4) teodiceia; 5) busca por um cristianismo puro e simples, pautado na ortodoxia russa, mas com uma promoção de espiritualidade diferenciada; 6) tribuna, num lugar que não tinha parlamento; 7) cátedra, para um país que em determinado momento valorizava pouco a academia; 8) um curso completo de Psicologia, sem se ter ainda a Ciência da Psicologia; 10) contribuição para o pensamento metafísico; 11) revolução na linguagem, na construção dos diálogos e monólogos fantásticos; 12) desenvolve críticas sociais, abrindo como feridas aporias que não se harmonizam e sempre reelabora esquinas a seriem viradas. Poderia ainda citar muito mais do que se poderia extrair dos seus romances. Contudo, ficamos por aqui. O que já é um bom tamanho para nos demonstrar claramente o tamanho do autor do qual estamos falando nessa postagem.
Visite o @johniere81 lá tem DE OLHO NA ESTANTE com comentários de livros